O açaí que vem em ondas

image

Quais são as ondas?

As ondas são perturbações que se propagam pelo espaço sem transporte de matéria, apenas de energia. O elemento que provoca uma onda é denominado fonte, por exemplo, uma pedra lançada nas águas de um rio gerarão ondas circulares. São exemplos de ondas: ondas do mar, ondas de rádio, som, luz, raio-x, micro-ondas dentre outras.

O que são ondas e como elas se propagam?

As ondas são perturbações que se propagam pelo espaço sem transporte de matéria, apenas de energia. O elemento que provoca uma onda é denominado fonte, por exemplo, uma pedra lançada nas águas de um rio gerarão ondas circulares. Ondas circulares na superfície de um líquido. São exemplos de ondas: ondas do mar, ondas de rádio, som, luz, raio-x, …

Como é descrita a velocidade de uma onda?

Onda sísmica presente nos terremotos, que podem ser dos tipos S, P e L. São ondas resultantes da combinação de um campo elétrico com um campo magnético. As ondas eletromagnéticas se propagam no vácuo com a mesma velocidade: c = 299 792 458 m/s. Diferem das ondas mecânicas por se propagarem sem a necessidade um meio físico intermediário. Raio x.

Qual a diferença entre a velocidade da onda e a frequência da onda senoidal?

A velocidade da onda varia, pelo que o comprimento de onda também varia, mas a frequência permanece sempre igual, pois é característica da fonte emissora. Onda senoidal entrando numa região de menor velocidade, mostrando a refração.

image


Características Das Ondas

Image
Ondas podem ser descritas usando um número de variáveis, incluindo: frequência, comprimento de onda, amplitude e período, etc.

See more on pt.wikipedia.org


Velocidade Da Onda

  • A velocidade de uma onda é descrita pela seguinte equação: 1. v = λ ⋅ f , {\displaystyle v=\lambda \cdot f,} onde λ {\displaystyle \lambda } é o comprimento de onda e f {\displaystyle f} a frequência de onda. Está equação também pode ser descrita em termos da frequência angular e do número de onda: 1. v = ω k . {\displaystyle v={\frac {\omega }{k}}.} A velocidade de uma ond…

See more on pt.wikipedia.org


Equação de Schrödinger

  • A equação de Schrödinger descreve o comportamento ondulatório da matéria na mecânica quântica. As soluções desta equação são funções de ondaque podem ser usadas para descrever a densidade de probabilidade de uma partícula.

See more on pt.wikipedia.org


Tipos de Ondas

  • Ondas estacionárias
    Ondas que permanecem no mesmo lugar são chamadas ondas estacionárias, como as vibrações em uma corda de violino.Quando uma corda é deformada, a perturbação propaga-se por toda a corda, refletindo-se nas suas extremidades fixas. A interferência de duas ondas senoidais iguai…
  • Ondas senoidais
    Ondas que se movem (não-estacionárias) têm uma perturbação que varia tanto com o tempo t quanto com a distância xe pode ser expressada matematicamente como: 1. y ( x , t ) = γ sen ⁡ ( k x − ω t + ϕ ) , {\displaystyle y(x,t)=\gamma \operatorname {sen}(kx-\omega t+\phi ),} onde γ {\disp…

See more on pt.wikipedia.org


Meios de Propagação

  • Podemos classificar os meios onde as ondas se podem propagar das seguintes formas[15]: 1. Meios lineares: se diferentes ondas de qualquer ponto particular do meio em questão podem ser somadas; 2. Meios limitados: se ele é finito em extensão, caso contrário são considerados ilimitados; 3. Meios uniformes: se suas propriedades físicas não podem ser modificadas de dife…

See more on pt.wikipedia.org


Propriedades Físicas

  • Todas as ondas tem um comportamento comum em situações padrões. Todas as ondas tem as seguintes características[16] [17]: 1. Reflexão- Quando uma onda volta para a direção de onde veio, devido à batida em material reflexivo. 2. Refração – Há mudança da direção das ondas, devido a entrada em outro meio. A velocidade da onda varia, pelo que o comprimento de ondata…

See more on pt.wikipedia.org


Ver também


Ligações Externas

Leave a Comment