O açai é uma especie envasora

image

O que é uma espécie invasora e qual a sua importância?

“Uma espécie invasora tem como principal característica o facto de possuir uma grande capacidade de propagação, trazendo inúmeras consequências aos ecossistemas, bem como à biodiversidade nativa.

Por que as espécies invasoras são consideradas uma das maiores ameaças atuais ao meio ambiente?

Além do aumento da competição e predação, muitas espécies invasoras são responsáveis por disseminar doenças e pragas. Todos esses fatores fazem com que as espécies invasoras ocasionem reduções acentuadas nas populações e degradação considerável de habitat. Por essa razão, elas são consideradas umas das maiores ameaças atuais ao meio ambiente.

Quais são os problemas causados pelas espécies invasoras?

As espécies invasoras não viviam naquela área, então, geralmente, não possuem predadores. A falta de inimigos naturais faz com que essas espécies reproduzam-se de maneira descontrolada, aumentando o tamanho da população. O aumento da população exótica afeta diretamente o ecossistema. → Quais são os problemas causados pelas espécies invasoras?

Quais são as espécies invasoras do Brasil?

No Brasil, podemos citar algumas espécies invasoras, bem comuns: Abelha africana ( Apis mellifera) foi introduzida no Brasil para pesquisa científica, mas perderam o controle e ela se espalhou por toda América do Sul.

image


O QUE SÃO AS ESPÉCIES INVASORAS

As espécies exóticas invasoras são aquelas que quando introduzidas em outros territórios conseguem adaptar-se, estabelecer-se, reproduzir-se e espalhar-se até colonizar o ambiente, formar novas populações e causar impactos na biodiversidade, saúde ou economia.


COMO AS ESPÉCIES INVASORAS SÃO INTRODUZIDAS

As espécies exóticas viajam por todo o mundo seguindo as rotas mais inimagináveis até se instalarem a milhares de quilômetros de seus habitats naturais. Isso pode ocorrer devido à intervenção humana — de forma intencional ou não — e através de fenômenos naturais. A seguir especificamos algumas formas que têm relação com as atividades humanas:


COMO CONTROLAR E REDUZIR O IMPACTO DE ESPÉCIES INVASORAS

A introdução dessas espécies tem consequências negativas não só para o meio ambiente, pois afeta a segurança alimentar, o controle de doenças como a malária e a dengue, entre outras, assim como prejudica a economia.


As espécies invasoras sem inimigos naturais podem tornar-se pragas muito nocivas

Todos os ecossistemas precisam ser mantidos de maneira estável. Se por algum motivo uma espécie invasora é introduzida em um habitat, o equilíbrio natural fica enfraquecido e o ecossistema seriamente ameaçado.


Os colonizadores europeus introduziram espécies exóticas no continente americano. Assim, ratos, lebres e coelhos foram introduzidos em alguns ecossistemas e ainda sofrem as consequências

Por exemplo, as cabras introduzidas na ilha de Juan Fernández, no Chile, provêm de uma raça doméstica europeia introduzida na ilha, no século XV, com o propósito de alimentar os navegantes (estes animais alteraram a vegetação autóctone deste lugar ).


Principais consequências

O fenômeno da invasão traz diversas consequências, como a alteração do ambiente, novos mecanismos de competição com as espécies autóctones ou possíveis invasões das infraestruturas de canalização da água.


Quais são as espécies invasoras

Quando falamos de espécies invasoras, nos referimos a espécies de animais, plantas ou outros organismos que foram libertados em um habitat que não é o deles.


Exemplos de espécies invasoras

Existem milhares de espécies invasoras no planeta. Por exemplo, na Austrália, um deles é o coelho europeu, que é uma verdadeira praga que acabou com extensos campos de cultivo.


Espécies endêmicas

Também chamadas de nativas, as espécies endêmicas são animais ou plantas que, por suas próprias características, são encontradas somente em uma determinada área ou região. O endemismo é causado por barreiras físicas, climáticas e biológicas, que delimitam a distribuição de uma espécie.


Espécies exóticas

Espécies exóticas correspondem a animais ou vegetais que são levados a locais onde não são naturalmente encontrados.


Espécies invasoras

Essas espécies estão entre as principais causas diretas de perda de biodiversidade e extinção de espécies, juntamente com mudanças climáticas, redução de habitat, exploração desenfreada da natureza e a poluição.

image


Definições

Image
Espécie nativa:espécie que evoluiu no ambiente em questão ou que lá chegou desde épocas remotas, sem a interferência humana. Espécie exótica:espécie que está em ambiente diferente de seu local de origem, por ação do homem (intencional ou acidental). Exótica casual:espécie fora de seu ambiente de origem, sem a capacidade de formar população persiste…

See more on pt.wikipedia.org


Caracterização

  • As características distintivas de uma espécie invasora ainda não foram bem delimitadas pelos especialistas. Em geral a espécie apresenta alta capacidade reprodutiva, alta capacidade de dispersão, alta resistência e versatilidade adaptativa face a mudanças ambientais (baixa especialização / alta plasticidade fenotípica), ausência de competição importante por parte de espécies nativas, e escassez ou ausência de inimigos naturais …

See more on pt.wikipedia.org


Panorama Global

  • Breve histórico e causas principais
    As invasões podem se dar de forma natural, através de migrações de populações, transporte de sementes pelo vento, água ou animais, e ser provocadas por alterações geográficas e climáticas, entre outros meios. A flora e a fauna da Terra variaram radicalmente ao longo de sua história de milhões de anos, adaptando-se às sempre mu…
  • Efeitos
    Os efeitos da introdução de espécies exóticas são em geral imprevisíveis, mas elas só se tornam uma ameaça significativa quando passam a ser invasoras, quando os efeitos podem ser graves e extensos. Esse fenômeno ocorre não só quando a espécie exótica encontra no novo local boas condições para sua vida e reprodução, ma…

See more on pt.wikipedia.org


No Brasil

  • O Brasil não é uma exceção nesse contexto. Desde o século XVII se registram casos de invasões, mas apenas há poucos anos o problema vem recebendo atenção oficial e acadêmica, e foi somente em 2005 que apareceu a primeira listagem de espécies invasoras no Brasil, compilada por uma parceria entre várias instituições e o governo federal. Essa ausência de dados dificultou e dificulta o mapeamento da situação atual e a estimativa d…

See more on pt.wikipedia.org


Estudos

  • O estudo de espécies invasoras pode ser feito por várias áreas da biologia, mas a maior parte das procuras sobre organismos invasores tem sido feita pela ecologia e pela geografia, onde a questão das invasões biológicas é especialmente importante. Embora, por volta de 1860, Charles Darwin já tivesse chamado a atenção para o crescimento explosivo das espécies invasoras, foi só em 1958 que Charles Elton, em seu livro Ecology of invasi…

See more on pt.wikipedia.org


Ver também


Ligações Externas

Leave a Comment