O açai como transmissor da doença de chagas

image

Quais são as formas de transmissão de doença de Chagas?

De acordo com o Ministério da Saúde, em relação às formas de transmissão de doença de Chagas em nosso país, entre 2008 e 2017, 72% foram por transmissão oral, 9% por transmissão vetorial, e, em 18%, não foi identificada a forma de transmissão.

Por que o açaí transmite a doença de Chagas?

Este texto tem como objetivo esclarecer se o açaí transmite a doença de Chagas e apresentar os riscos e cuidados que devem ser tomados em relação ao consumo desse alimento. A doença de Chagas é causada por um parasita chamado Trypanosoma cruzi.

Quem foi o autor da doença de Chagas?

Sua carreira científica foi marcada por estudos a respeito da malária e da doença que recebeu seu nome: a doença de Chagas. Em 1909, ele detectou o protozoário causador dessa doença em seres humanos, identificou o vetor e ainda descreveu a doença. Carlos Chagas faleceu em 8 de novembro de 1934, no Rio de Janeiro.

Qual é o vetor da doença de Chagas?

O vetor da doença de Chagas é um inseto conhecido como barbeiro. Apesar de a transmissão por essa espécie ter sido interrompida, outros triatomíneos continuam a transmitir a doença aos seres humanos. Nessa forma de transmissão, o vetor contaminado, ao sugar o sangue, deposita suas fezes com formas infectantes do protozoário.

image


Como o açaí transmite a doença de Chagas?

O pesquisador explica que o açaí em geral é contaminado quando um barbeiro, inseto vetor da doença, ou as fezes dele se misturam à polpa durante o processamento. “Às vezes são os reservatórios utilizados na produção do vinho de açaí que estão contaminados”, conta.


Qual o principal transmissor da doença de Chagas?

Transmissão: O Trypanosoma entra no sangue a partir do contato das fezes do inseto “barbeiro” com a pele ferida ou com a mucosa do olho, ou pela ingestão de alimentos contaminados com esse material. Pode ocorrer também recebendo transfusão de sangue ou transplante de pessoas com a doença.


Qual o perigo de tomar açaí?

Acontece que essa saborosa fruta pode esconder um perigo: o parasita que transmite a doença de Chagas. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cerca de 10% dos alimentos à base de açaí no Pará e Rio de Janeiro apresentaram DNA do parasita, informa o G1 dessa doença.


Qual é a doença do açaí?

Resumo: No Brasil, a ingestão do açaí processado artesanalmente, sem tratamento térmico, tem sido relacionada a casos crescentes de doença de Chagas (Strawn et al., 2011), pela contaminação dos frutos pelo protozoário Trypanosoma cruzi (Pereira et al., 2009), agente causal da doença.


Quem é o agente transmissor?

Os agentes transmissores de doenças ou vetores são organismos responsáveis por carrear patógenos em seus corpos, contaminando outros seres vivos.


Qual é o causador da doença de Chagas e qual o seu reino gênero e espécie?

Tripanossomíase é qualquer doença causada pelos protozoários do gênero Trypanosoma. É uma doença parasitária que afeta o sistema cardiovascular. O protozoário flagelado Trypanosoma cruzi é o agente causador da doença.


Quais são os efeitos colaterais do açaí?

Não estão descritos os efeitos colaterais relacionados ao consumo de açaí, no entanto, como possui muitas calorias e gordura, o consumo excessivo de açaí pode engordar. Dessa forma, o açaí deve ser evitado por quem tem excesso de peso ou obesidade, sendo esta a única contra-indicação do consumo do fruto.


Pode tomar açaí todos os dias?

O açaí é rico em carboidratos e isso pode ser negativo, quando o consumo é excessivo, pois favorece o acúmulo de gordura e pode estimular o desenvolvimento da diabetes. A fruta também não é recomendada para alguns casos de pacientes com câncer.


Qual a bactéria que tem no açaí?

Resultados: Em 50% das amostras foram detectadas bactérias do gênero Staphylococcus sp., Enterobacter sp. (25%), Serratia sp. (15%) e Escherichia coli (10%), sendo que em algumas das amostras teve o crescimento de mais de uma espécie bacteriana.


O que é lúpus é como se pega?

Como se pega lúpus Ao contrário de boatos, o lúpus não é uma doença contagiosa, ou seja, não se pega, não se transmite. O lúpus geralmente é desenvolvido por conta do sistema imunológico, que produz anticorpos que atacam o próprio corpo.


É seguro comer açaí?

As pesquisas e os dados epidemiológicos demonstram que o produto processado termicamente, seja pasteurizado ou esterilizado acima de no mínimo 80°C por 10 s, torna-se seguro, enquanto o produto in natura ou apenas resfriado ou congelado poderá não ser.


Como eliminar o barbeiro do açaí?

Entre os procedimentos recomendados está o tratamento por choque térmico dos frutos de açaí, para eliminar o protozoário Trypanosoma cruzi, agente causador da Doença de Chagas, e que pode ser encontrado no inseto conhecido como barbeiro.


Sintomas da doença de Chagas

A doença de chagas pode ser classificada em duas fases principais, a fase aguda e a fase crônica. Na fase aguda normalmente não há sintomas e corresponde ao período em que o parasita está se multiplicando e espalhando pelo corpo através da corrente sanguínea.


Como acontece a transmissão

A doença de Chagas é causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, que possui como hospedeiro intermediário o inseto barbeiro. Esse inseto costuma ser encontrado em frestas de casas de pau a pique, camas, colchões, depósitos, ninhos de aves, troncos de árvores, dentre outros locais, sendo que tem preferência por locais próximos à sua fonte de alimento.


Ciclo de vida do T. cruzi

O ciclo de vida do Trypanosoma cruzi tem início quando parasita entra na corrente sanguínea da pessoa e invade as células, se transformando em amastigota, que é a fase de desenvolvimento e multiplicação desse parasita.


Como é feito o tratamento

O tratamento para a doença de Chagas deve ser iniciado assim que for feito o diagnóstico, sendo normalmente realizado com o uso de Benznidazol, que é um medicamento antiparasitário oferecido pelo SUS e que atua diretamente no T. cruzi. De forma geral, o tratamento é feito com 2 a 3 doses do medicamento por dia, durante 60 dias seguidos.


Sinais de melhora e piora

A melhora dos sintomas geralmente vai surgindo gradualmente a partir da primeira semana de tratamento e inclui redução da febre, melhora do mal estar, diminuição do inchaço abdominal e desaparecimento da diarreia.


Transmissão da doença de Chagas

Quando falamos em doença de Chagas, a transmissão vetorial se destaca como uma das mais conhecidas, mas essa não é a única forma de contrair a doença. No que diz respeito à via vetorial, a doença é transmitida por meio do contato com fezes e/ou urina do vetor infectado após a picada.


Sintomas da doença de Chagas

A doença de chagas é, na maioria dos casos, assintomática. Estima-se que cerca de 90% das pessoas infectadas não saibam que possuem a doença. Ela apresenta duas fases clínicas: aguda e crônica.


Diagnóstico da doença de Chagas

O diagnóstico da doença de Chagas é feito por meio da análise dos sintomas do indivíduo, bem como pela realização de exames laboratoriais parasitológicos e/ou sorológicos a depender da fase da doença.


Tratamento da doença de Chagas

A doença de chagas apresenta cura se o tratamento for iniciado logo após a infecção. Em pacientes crônicos, o tratamento visa, principalmente, a frear a progressão da doença. Medicamentos para tratá-la são fornecidos gratuitamente pelo Ministério da Saúde mediante recomendação médica.


Prevenção da doença de Chagas

Como a doença de Chagas está relacionada com diferentes formas de transmissão, a prevenção pode ser conseguida de diferentes maneiras. Uma das formas de prevenção consiste em evitar a multiplicação de barbeiros nas residências.


Artigos Relacionados

Saiba qual é a origem do açaí e conheça seus benefícios para a saúde. Entenda também como é o seu consumo pelo país e quais as características do cultivo.


O que é a doença de Chagas?

A doença de Chagas ou tripanossomíase americana é uma doença que afeta milhões de pessoas e é causada por um protozoário flagelado da espécie Trypanosoma cruzi. A doença pode ser transmitida de diferentes formas, sendo a transmissão vetorial uma delas. A transmissão vetorial necessita de vetores triatomíneos, conhecidos popularmente como babeiros.


Transmissão da doença de Chagas

A doença de Chagas pode ser transmitida de diferentes formas. A forma mais conhecida é a transmissão vetorial por meio de triatomíneos infectados.


Sintomas da doença de Chagas

O protozoário, após infectar o ser humano, circula na corrente sanguínea e pode acometer órgãos como o coração, esôfago e intestino. A doença de Chagas apresenta uma fase aguda e uma fase crônica. Na fase aguda, os sintomas podem ser mais leves, e algumas pessoas são assintomáticas.


Diagnóstico da doença de Chagas

A doença de Chagas é diagnosticada por meio de exames laboratoriais específicos. A depender da fase da doença, poderá ser realizado o exame de sangue parasitológico e/ou sorológico. O exame parasitológico identifica a presença de parasitos circundantes, enquanto o exame sorológico analisa a presença de anticorpos anti- T. cruzi.


Tratamento da doença de Chagas

O tratamento da doença de Chagas é feito baseando-se na fase em que a doença se apresenta e nas complicações decorrentes da infecção. Pessoas que apresentam a doença na fase aguda fazem uso do medicamento benznidazol, o qual é fornecido pelo Ministério da Saúde de maneira gratuita.


Prevenção da doença de Chagas

Como salientado, a doença de Chagas pode ser transmitida de diferentes maneiras, portanto, há diferentes formas de se prevenir. No que diz respeito à transmissão vetorial, faz-se necessário evitar o contato com o barbeiro.


Carlos Chagas

Não podemos falar de doença de Chagas sem explicar quem foi Carlos Chagas. Esse pesquisador nasceu em Minas Gerais, em 1879. Sua carreira científica foi marcada por estudos a respeito da malária e da doença que recebeu seu nome: a doença de Chagas.


Como o barbeiro transmite a doença de Chagas?

A causa deste problema é um micro-organismo parasita encontrado nas fezes do barbeiro, chamado Trypanosoma cruzi. O inseto portador é aquele que, ao picar, defeca na mesma área com sangue onde está ocorrendo a picada.


Sintomas da doença de Chagas

É uma doença fácil de tratar e de curar, com sintomas iniciais tão comuns quanto febre, vômitos, desconforto corporal, diarreia, erupção cutânea, pálpebras inchadas ou dor em diferentes partes do corpo, tais como pescoço ou cabeça.


Outros métodos de contágio além do barbeiro

Além do contágio através da picada do inseto, esta doença também pode ser transmitida de mãe para filho durante a gravidez, por meio de transfusões de sangue que contenham esse micro-organismo, ou por via oral, embora a forma mais comum e perigosa seja através do temido barbeiro.


O que é Doença de Chagas?

A Doença de Chagas – ou Tripanossomíase americana – é uma inflamação causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi normalmente encontrado nas fezes de insetos da subfamília Triatominae, principalmente do barbeiro.


Transmissão da Doença de Chagas

A Doença de Chagas é transmitida pelo Trypanosoma cruzi, um parasita que pode ser encontrado nas fezes de alguns insetos. A doença não é transmitida aos seres humanos diretamente através da picada do inseto. A transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada e as fezes eliminadas pelo barbeiro penetram pelo orifício ali deixado.


Sintomas da Doença de Chagas

A Doença de Chagas pode apresentar sintomas distintos dependendo da fase em que se encontra. Durante a fase aguda – considerada mais leve – a pessoa pode apresentar sinais moderados ou até mesmo não sentir nada. Confira abaixo os sintomas em cada uma das fases da doença:


Como a Doença de Chagas é diagnosticada?

Em ambas as fases da doença o diagnóstico é realizado por meio da análise laboratorial de amostras de sangue, porém há uma diferenciação: na fase aguda, o diagnóstico é feito por meio do isolamento do parasita do sangue, enquanto na fase crônica, o diagnóstico é realizado pela detecção de anticorpos.


Tratamento da Doença de Chagas

Agora que você sabe o que é a Doença de Chagas e quais os principais sintomas, saiba como funciona o tratamento dessa doença, que tem como principal objetivo matar o parasita causador, reduzir e aliviar os sintomas.


A Doença de Chagas tem cura?

Estima-se que 30% das pessoas infectadas que não se submetem ao tratamento desenvolvem a fase crônica da doença. Pode levar mais de 20 anos desde o momento inicial da infecção até o desenvolvimento de problemas cardíacos ou digestivos características da fase sintomática da doença.

image

Leave a Comment