O açai deixa a boca rocha

image

Por que a gente sente amargor na boca?

Fatores psicologico podem sim causar um amargor. A gente até costuma se referir a “um amargor na boca” antes de tomar uma decisão difícil, de enfrentar uma situação delicada enfim, mas fora isso há possíveis causas físicas, de saúde, que devem ser averiguadas, principalmente se o amargor for sentido com frequência.

O que fazer quando a boca está com mau cheiro?

O refluxo acontece quando o conteúdo do estômago consegue chegar até ao esôfago, depois de começar a digestão, transportando ácido para boca, o que deixa a boca com um gosto amargo e, até, com mau cheiro. O que fazer: deve-se evitar comer alimentos muito gordurosos ou de digestão difícil, pois aumentam a produção de ácido pelo estômago.

Quais são as causas do amargor na boca?

Entre as principais causas, a sensação de boca amargar pode ser decorrente de: Infecções respiratórias (resfriados, dores de garganta e até situações mais graves) Deficiências vitamínicas ou micronutricionais (falta de vitaminas e ou sais minerais) A primeira coisa a fazer é tentar descobrir a causa do sintoma.

O que fazer quando a boca está seca?

-Opte por beber refrigerantes apenas em último caso (ou na hora da larica), pois o excesso de açúcar pode causar mais sede e acabar piorando a sensação de boca seca em alguns casos; -Tenha sempre à mão chicletes e balas, de preferência sem açúcar – pelo menos motivo citado acima.

image


O que causa o herpes labial

O herpes é um tipo de vírus que após adquirido normalmente fica no corpo por vários anos, mantendo-se “adormecido” a maior parte do tempo. Porém, existem alguns fatores que podem levar a que o vírus provoque o aparecimento de sintomas e, normalmente, estão relacionados com o enfraquecimento do sistema imune.


Como é feito o tratamento

Não é necessário qualquer tipo de tratamento para o herpes labial, já que o sistema imune consegue combater o vírus e resolver os sintomas em cerca de 10 dias.


1. Má higiene bucal

Esta é a causa mais comum de gosto amargo na boca, especialmente ao acordar, e acontece devido ao acúmulo de saliva e bactérias na língua, nos dentes e gengivas, causando mau hálito.


2. Uso de antibióticos ou antidepressivos

Existem alguns remédios que, quando ingeridos, são absorvidos pelo organismo e liberados na saliva, levando a uma alteração do paladar, deixando a boca a marga. Alguns exemplos são os antibióticos, como as tetraciclinas, os remédios para gota, como alopurinol, o lítio ou os medicamentos usados no tratamento de algumas doenças cardíacas.


3. Gravidez

A disgeusia, também conhecida como gosto metálico na boca, é um sintoma muito comum a várias mulheres durante o primeiro trimestre de gravidez. Isto acontece devido às alterações hormonais que acontecem no corpo da mulher, deixando o paladar mais apurado. Veja que outros sintomas podem ser sinal de gravidez.


4. Uso de suplementos vitamínicos

Alguns suplementos vitamínicos que contêm elevadas quantidades de substâncias metálicas, como zinco, cobre, ferro ou cromo, podem levar ao surgimento de um sabor metálico e amargo na boca. Este efeito secundário é muito comum e, normalmente, aparece quando o suplemento é completamente absorvido pelo corpo.


5. Refluxo gastroesofágico

O refluxo acontece quando o conteúdo do estômago consegue chegar até ao esôfago, depois de começar a digestão, transportando ácido para boca, o que deixa a boca com um gosto amargo e, até, com mau cheiro.


6. Hepatite, fígado gordo ou cirrose

Quando o fígado não está funcionando corretamente, o corpo começa a acumular elevadas quantidades de amônia, que é uma substância tóxica, que normalmente é transformada em ureia pelo fígado e eliminada na urina. Estes níveis aumentados de amônia provocam uma alteração do gosto, semelhante a peixe ou cebola.


7. Resfriado, sinusite e outras infecções

As infecções do trato respiratório superior, como resfriados, rinite, sinusite ou amigdalite, por exemplo, podem causar o surgimento de gosto amargo na boca, devido às substâncias produzidas pelas bactérias desse tipo de infecções.


AS POSSÍVEIS CAUSAS DO AMARGOR NA BOCA

Fatores psicologico podem sim causar um amargor. A gente até costuma se referir a “um amargor na boca” antes de tomar uma decisão difícil, de enfrentar uma situação delicada enfim, mas fora isso há possíveis causas físicas, de saúde, que devem ser averiguadas, principalmente se o amargor for sentido com frequência.


REMÉDIOS PARA BOCA AMARGA

A primeira coisa a fazer é tentar descobrir a causa do sintoma. Ir a um médico, fazer um exame de sangue geral (hemograma completo) pode dar pistas sobre o porquê de sentir a boca amarga.


PROCURE UM ESPECIALISTA

Como vimos, a sensação de amargo na boca pode vir de muitos motivos, desde as causas psicológicas a uma má higiene bucal mas também, infelizmente, pode ser um sintoma de algumas doenças mais graves.


Glândulas salivares possuem receptores de canabinoides

Até o momento, os pesquisadores da Universidade de Buenos Aires, na Argentina, foram os que mergulharam mais fundo na investigação sobre as relações entre cannabis e xerostomia.


Muito além da boca seca

O estudo argentino também concluiu que o papel do sistema endocanabinoide vai além de apenas reduzir temporariamente o funcionamento em glândulas salivares.


Boca amarga e seca

A sensação de boca seca, também conhecida como xerostomia, pode ser causada por uma diminuição na produção salivar ou mudança na composição da saliva.


Boca amarga na gravidez

É normal que grávidas sintam a boca amarga. Isso porque, o hormônio feminino estrogênio, que flutua durante a gravidez, também pode alterar as papilas gustativas.

image

Leave a Comment