O açai e extrativismo vegetal

image

O extrativismo vegetal é a retirada de frutos, madeira e raízes da natureza realizada pelo ser humano. É também característico do extrativismo vegetal a exploração de seivas, como látex, usado na produção de borracha…. Um exemplo de produto que chega para nós por meio do extrativismo é o açaí. Quais são extrativismo vegetal?

Full
Answer

Quais as características do extrativismo vegetal no Brasil?

Além da madeira, há outros vários produtos integrantes do Extrativismo Vegetal no Brasil. O Brasil é um país coberto por grandes porções de floresta que foram preservadas na colonização e no progresso de sua população. Por ser um país com vasta extensão territorial, há espaço suficiente para as reservas naturais.

Quais são os diferentes tipos de extrativismo?

Ocorrem então dois tipos possíveis de extrativismo, o mineral e o vegetal. A biodiversidade brasileira é uma das maiores do mundo, sua riqueza é incalculável. Mas as constantes atividades de extrativismo colocam em risco todo esse aparato natural disponível em território brasileiro, já que muitas vezes ocorre de forma ilegal ou então irregular.

Por que o extrativismo é uma atividade extremamente nociva ao meio-ambiente?

O extrativismo pode ser, então, uma atividade extremamente nociva ao meio-ambiente. Os países em desenvolvimento são os que mais praticam este tipo de atividade, ao contrário dos países desenvolvidos que são mais industrializados.

Quais as principais atividades extrativas vegetais do Brasil?

Há diversos produtos do extrativismo vegetal no Brasil, que variam de região para região. Alguns dos mais característicos estão no Norte, como o látex e a castanha-do-pará. A mais importante atividade extrativa vegetal do Brasil é sem dúvida a madeireira.

image


Qual é o extrativismo do açaí?

Em termos de produtos extrativistas, os mais importantes na região são o fruto e o palmito de açaí, a borracha, o cupuaçu, a castanha-do-pará e as fibras de malva e de piaçava. O Estado do Pará retém a maior produção de açaí de fontes extrativistas, tanto fruto como palmito.


Qual é o exemplo do extrativismo vegetal?

Extrativismo vegetal: consiste na retirada de recursos de origem vegetal. No Brasil, em especial na Região Norte, é muito comum o extrativismo de madeiras, castanhas, açaí e látex (que é uma seiva extraída da seringueira), muito utilizado para a fabricação de borracha.


São considerados extração vegetal?

O extrativismo vegetal consiste em recolher frutos, madeira e raízes da natureza. Também é possível retirar resinas e o látex de certas espécies de árvores que serão transformados em ceras e borracha, respectivamente. É preciso não confundir a agricultura com o extrativismo vegetal.


Quais alimentos foram obtidos pelo extrativismo vegetal?

Principais produtos do extrativismo vegetalMadeira: extrativismo vegetal.Castanha-do-paráPalmito.Extração do látex.Palmeira babaçu.Palmeira carnaúba.Cacho de buriti.


São exemplos de extrativismo animal?

A pesca e a caça são formas de extrativismo animal. “Um tipo de atividade muito presente nos nossos ancestrais até a revolução agrícola há 10 mil anos, quando a sociedade humana começou a produzir alimentos e domesticar animais, que seria a futura pecuária.


O que é o extrativismo animal?

A atividade extrativista animal executa a pesca e a caça, tais procedimentos em animais silvestres como jacarés, onças, macacos e pássaros são protegidos pela lei federal, mesmo assim ainda é uma prática que ocorre frequentemente e de forma ilegal.


Quais os principais métodos de extração de ativos vegetais?

Os métodos extrativos para obtenção de extratos vegetais incluem maceração, infusão, percolação, decocção, extração contínua quente (Soxhlet), extração em contra-corrente, extração assistida por microondas, ultra-som, fluido supercrítico e turbólise.


Quais são os métodos de extração?

As técnicas mais comumente utilizadas para extração e/ou pré-concentração de compostos presentes em fluidos biológicos são: extração líquido-líquido, extração em fase sólida, extração com fluido supercrítico e extração com membranas sólidas (diálise e ultrafiltração) ou líquidas.


Quais são os principais produtos do extrativismo vegetal no Brasil?

Em alguns lugares do Brasil, o Extrativismo Vegetal ainda possuem destaque, sendo que a madeira é o produto mais explorado. Além da madeira, há outros vários produtos integrantes do Extrativismo Vegetal no Brasil.


O que recursos são aproveitados no Extrativismo Vegetal da região?

Quina, jaborandi e copaíba: são vegetais com propriedades medicinais usados na fabricação de remédios e produtos de beleza. Látex: substância extraída de uma árvore denominada de seringueira, é usada na fabricação da borracha. Castanha-do-pará: é uma castanha oriunda da castanheira.


Quais são os três tipos de extrativismo?

Existem vários tipos diferentes de extrativismo, sendo os mais comuns: extrativismo vegetal, extrativismo mineral e o extrativismo animal.


O que se produz no extrativismo?

Extrativismo significa resumidamente todas as atividades de coleta de produtos naturais, sejam estes produtos de origem animal, vegetal ou mineral. É a mais antiga atividade humana, antecedendo a agricultura, a pecuária e a indústria.


O começo do extrativismo vegetal no Brasil

As atividades de extrativismo vegetal no Brasil sempre estiveram presentes em nosso país. Isso se deve principalmente à grande diversidade de espécies que o país apresenta.


A exploração vegetal no cenário atual

A exploração vegetal, que acontece em maior parte de forma ilegal, coloca em risco não só as espécies vegetais, mas também as espécies animais que dependem de determinadas plantas para sua sobrevivência.


Sobre o (a) autor (a)

Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Curso Enem Gratuito. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22


O que é o extrativismo?

Uma das tarefas mais antigas feitas pelo ser humano, o extrativismo, como o nome já sugere, é definido como a ação de extrair recursos naturais, seja manualmente ou com auxílio de máquinas. Usado inicialmente para subsistência, quando a humanidade era nômade, ainda hoje a atividade é amplamente praticada.


Extrativismo no Brasil

No território brasileiro, a ação extrativista, que começou com a retirada de pau-brasil no período de exploração portuguesa, hoje é dominada principalmente pelo minério de ferro e petróleo, produtos exportados. Em algumas regiões, porém, o extrativismo vegetal ainda é praticado, destinado em sua maioria à subsistência.


Madeira

A mais importante atividade extrativa vegetal do Brasil é sem dúvida a madeireira. Ela ocorre desde o início da colonização e levou várias formações vegetais à extinção.


Açaí

O açaí é uma palmeira típica de várias regiões da Amazônia, espalhando-se até o Maranhão, a Guiana e a Venezuela. É conhecido pelos indígenas como “içá-çai”, a “fruta que chora”. Produz um saboroso palmito, que vem sendo industrializado nos últimos anos.


Látex

O látex é retirado de seringueiras da floresta Amazônica. De 1870 a 1920, o Brasil viveu o auge da produção de látex para fabricação de borracha natural. Durante esse período, tomou-se o primeiro produtor mundial.


Capim-dourado

O capim-dourado é uma planta típica do Tocantins, encontrada apenas na região do alapão. O material é utilizado na confecção de vários tipos de artesanato, como bolsas, cintos,


Poaia

A poaia é uma planta do Cerrado cujas raízes têm propriedades medicinais, sendo utilizada pela indústria farmacêutica para o tratamento das disenterias, bronquites e coqueluches.


Quebracho

O quebracho é uma espécie do Cerrado cuja madeira, de qualidade inferior, é utilizada para produção de carvão vegetal, enquanto a casca, rica em tanino, é usada para curtimento do couro.


Babaçu

O babaçu é uma palmeira típica da Mata dos Cocais (vegetação de transição entre as espécies da Caatinga e as da Floresta Amazônica) que ocorre principalmente no Maranhão.


Tipos de extrativismo

O extrativismo vegetal consiste em retirar frutos, madeiras e raízes da natureza. Além disso, também é possível retirar outros materiais, como látex e resinas de certas espécies.


Extrativismo no Brasil

O extrativismo no Brasil é essencial nas comunidades indígenas. Além disso, é também importante para a economia brasileira, uma vez que o petróleo e o minério de ferro são produtos com alta exportação.

image


O Que É O Extrativismo?


Extrativismo: Modalidades principais

  • Vegetal
    Diferente da agricultura, o extrativismo vegetal se dá no recolhimento da flora que nasce e se desenvolve espontaneamente no ambiente natural, sem necessidade de plantio e cultivo. Pode se dar com frutos, raízes, madeira e até mesmo secreções de algumas espécies, como o látex, qu…
  • Mineral
    Seja de rios, mares ou do solo, minérios podem ser encontrados, recolhidos e aproveitados de diferentes maneiras. O processo, que já foi essencialmente manual, hoje é mecanizado em praticamente todas as suas etapas. Isso potencializa as alterações nos ecossistemas e paisag…

See more on summitagro.estadao.com.br


Extrativismo No Brasil

  • No território brasileiro, a ação extrativista, que começou com a retirada de pau-brasil no período de exploração portuguesa, hoje é dominada principalmente pelo minério de ferro e petróleo, produtos exportados. Em algumas regiões, porém, o extrativismo vegetal ainda é praticado, destinado em sua maioria à subsistência. Leia também: Agronegócio garante abastecimento d…

See more on summitagro.estadao.com.br

Leave a Comment