O açai esta transmitindo a doença de chagas

image

Symptoms

Açaí contaminado é, hoje, a principal via de transmissão da Doença de Chagas. Foto: Alex Silva/A2 Estúdio

Causes

O diagnóstico da doença de chagas é feito por meio do exame de sangue. Os testes de doença de chagas são recomendados especialmente para os pacientes que apresentam os sintomas da condição e que vivem nas regiões onde essa doença é endêmica e comum, como a região Norte do País. Quais são os sintomas da Doença de Chagas?

Prevention

Sua carreira científica foi marcada por estudos a respeito da malária e da doença que recebeu seu nome: a doença de Chagas. Em 1909, ele detectou o protozoário causador dessa doença em seres humanos, identificou o vetor e ainda descreveu a doença. Carlos Chagas faleceu em 8 de novembro de 1934, no Rio de Janeiro.

Complications

A Doença de Chagas é transmitida pelo Trypanosoma cruzi, um parasita da mesma família do tripanosoma africano, responsável pela doença do sono.

Qual é a principal via de transmissão da doença de Chagas?

Como é feito o diagnóstico da doença de Chagas?

Quem foi o autor da doença de Chagas?

Quais são os parasitos que transmitem a doença de Chagas?

image


É possível pegar doença de Chagas pelo açaí?

A suspeita, já levantada desde 2006, foi confirmada em 2010 por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).


Qual o perigo de tomar açaí?

Acontece que essa saborosa fruta pode esconder um perigo: o parasita que transmite a doença de Chagas. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cerca de 10% dos alimentos à base de açaí no Pará e Rio de Janeiro apresentaram DNA do parasita, informa o G1 dessa doença.


O que transmite a doença de Chagas?

É uma doença transmissível causada por um parasito e transmitida principalmente através do inseto “barbeiro”. O agente causador é um protozoário denominado Trypanosoma cruzi.


Qual é a doença do açaí?

Resumo: No Brasil, a ingestão do açaí processado artesanalmente, sem tratamento térmico, tem sido relacionada a casos crescentes de doença de Chagas (Strawn et al., 2011), pela contaminação dos frutos pelo protozoário Trypanosoma cruzi (Pereira et al., 2009), agente causal da doença.


Quais são os efeitos colaterais do açaí?

Não estão descritos os efeitos colaterais relacionados ao consumo de açaí, no entanto, como possui muitas calorias e gordura, o consumo excessivo de açaí pode engordar. Dessa forma, o açaí deve ser evitado por quem tem excesso de peso ou obesidade, sendo esta a única contra-indicação do consumo do fruto.


Pode tomar açaí todos os dias?

O açaí é rico em carboidratos e isso pode ser negativo, quando o consumo é excessivo, pois favorece o acúmulo de gordura e pode estimular o desenvolvimento da diabetes. A fruta também não é recomendada para alguns casos de pacientes com câncer.


Qual é o vetor que transmite a doença de Chagas?

A Doença de Chagas é uma doença infecciosa causada pelo protozoário (parasito), o Trypanosoma cruzi, transmitido pelas fezes/urina do vetor, o inseto triatomíneo (barbeiro), quando defeca na pele de pessoas e/ou animais silvestres (mamíferos, aves, anfíbios e répteis) ao se alimentar de sangue.


Qual é o barbeiro que transmite a doença de Chagas?

O barbeiro é um tipo de percevejo que se alimenta de sangue, podendo transmitir a doença de Chagas através da picada.


Como a doença é transmitida?

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra, por meio de: Aperto de mãos. Gotículas de saliva. Espirro.


O que é lúpus é como se pega?

Como se pega lúpus Ao contrário de boatos, o lúpus não é uma doença contagiosa, ou seja, não se pega, não se transmite. O lúpus geralmente é desenvolvido por conta do sistema imunológico, que produz anticorpos que atacam o próprio corpo.


Qual a bactéria que tem no açaí?

Resultados: Em 50% das amostras foram detectadas bactérias do gênero Staphylococcus sp., Enterobacter sp. (25%), Serratia sp. (15%) e Escherichia coli (10%), sendo que em algumas das amostras teve o crescimento de mais de uma espécie bacteriana.


É seguro comer açaí?

As pesquisas e os dados epidemiológicos demonstram que o produto processado termicamente, seja pasteurizado ou esterilizado acima de no mínimo 80°C por 10 s, torna-se seguro, enquanto o produto in natura ou apenas resfriado ou congelado poderá não ser.


Sintomas da doença de Chagas

A doença de chagas pode ser classificada em duas fases principais, a fase aguda e a fase crônica. Na fase aguda normalmente não há sintomas e corresponde ao período em que o parasita está se multiplicando e espalhando pelo corpo através da corrente sanguínea.


Como acontece a transmissão

A doença de Chagas é causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, que possui como hospedeiro intermediário o inseto barbeiro. Esse inseto costuma ser encontrado em frestas de casas de pau a pique, camas, colchões, depósitos, ninhos de aves, troncos de árvores, dentre outros locais, sendo que tem preferência por locais próximos à sua fonte de alimento.


Ciclo de vida do T. cruzi

O ciclo de vida do Trypanosoma cruzi tem início quando parasita entra na corrente sanguínea da pessoa e invade as células, se transformando em amastigota, que é a fase de desenvolvimento e multiplicação desse parasita.


Como é feito o tratamento

O tratamento para a doença de Chagas deve ser iniciado assim que for feito o diagnóstico, sendo normalmente realizado com o uso de Benznidazol, que é um medicamento antiparasitário oferecido pelo SUS e que atua diretamente no T. cruzi. De forma geral, o tratamento é feito com 2 a 3 doses do medicamento por dia, durante 60 dias seguidos.


Sinais de melhora e piora

A melhora dos sintomas geralmente vai surgindo gradualmente a partir da primeira semana de tratamento e inclui redução da febre, melhora do mal estar, diminuição do inchaço abdominal e desaparecimento da diarreia.


O que é Doença de Chagas?

Doença de Chagas é uma inflamação causada por um parasita encontrado em fezes de insetos. É bastante comum em países da América do Sul, América Central e no México. Alguns casos da doença já foram identificados nos Estados Unidos também.


Transmissão

A Doença de Chagas é transmitida pelo Trypanosoma cruzi, um parasita da mesma família do tripanosoma africano, responsável pela doença do sono.


Sintomas de Doença de Chagas

A doença de Chagas tem dois estágios: agudo e crônico. A fase aguda pode apresentar sintomas moderados ou nenhum sintoma. Entre os principais sintomas estão:


Doença de Chagas tem cura?

Cerca de 30% das pessoas infectadas que não se tratarem desenvolverão a fase crônica da Doença de Chagas. Pode levar mais de 20 anos desde o momento inicial da infecção até o desenvolvimento de problemas cardíacos ou digestivos características da fase sintomática da doença.


Buscando ajuda médica

Procure um especialista se você mora ou viajou para algum local considerado de risco para a Doença de Chagas e apresentou sintomas suspeitos. A recomendação é que você procure um infectologista.


Diagnóstico de Doença de Chagas

O primeiro passo para o diagnóstico é o exame físico e um questionamento sobre histórico médico e possíveis fatores que podem ter desencadeado a Doença de Chagas.


Prevenção

Controle de insetos com inseticidas e habitações com menos propensão de ter populações de insetos ajudam a controlar a disseminação da doença. Ainda não existe uma vacina disponível para a prevenção da Doença de Chagas.


O que é a doença de Chagas?

A doença de Chagas ou tripanossomíase americana é uma doença que afeta milhões de pessoas e é causada por um protozoário flagelado da espécie Trypanosoma cruzi. A doença pode ser transmitida de diferentes formas, sendo a transmissão vetorial uma delas. A transmissão vetorial necessita de vetores triatomíneos, conhecidos popularmente como babeiros.


Transmissão da doença de Chagas

A doença de Chagas pode ser transmitida de diferentes formas. A forma mais conhecida é a transmissão vetorial por meio de triatomíneos infectados.


Sintomas da doença de Chagas

O protozoário, após infectar o ser humano, circula na corrente sanguínea e pode acometer órgãos como o coração, esôfago e intestino. A doença de Chagas apresenta uma fase aguda e uma fase crônica. Na fase aguda, os sintomas podem ser mais leves, e algumas pessoas são assintomáticas.


Diagnóstico da doença de Chagas

A doença de Chagas é diagnosticada por meio de exames laboratoriais específicos. A depender da fase da doença, poderá ser realizado o exame de sangue parasitológico e/ou sorológico. O exame parasitológico identifica a presença de parasitos circundantes, enquanto o exame sorológico analisa a presença de anticorpos anti- T. cruzi.


Tratamento da doença de Chagas

O tratamento da doença de Chagas é feito baseando-se na fase em que a doença se apresenta e nas complicações decorrentes da infecção. Pessoas que apresentam a doença na fase aguda fazem uso do medicamento benznidazol, o qual é fornecido pelo Ministério da Saúde de maneira gratuita.


Prevenção da doença de Chagas

Como salientado, a doença de Chagas pode ser transmitida de diferentes maneiras, portanto, há diferentes formas de se prevenir. No que diz respeito à transmissão vetorial, faz-se necessário evitar o contato com o barbeiro.


Carlos Chagas

Não podemos falar de doença de Chagas sem explicar quem foi Carlos Chagas. Esse pesquisador nasceu em Minas Gerais, em 1879. Sua carreira científica foi marcada por estudos a respeito da malária e da doença que recebeu seu nome: a doença de Chagas.


Transmissão

É uma doença de contágio indireto, pois necessita de um vetor – o barbeiro ou Chupão. Existem mais de 300 espécies deste inseto que podem transmitir a doença. Dentre elas podemos destacar o Triatoma infestans , Rhodnius prolixus e Panstrongylus megistus. Esse inseto possui hábitos noturnos, e a noite sai do seu esconderijo para procurar alimento.


Sintomas

A fase aguda da doença, normalmente não existe sintomas aparentes. Quando presentes, os sintomas surgem de 5 a 14 dias após a picada do vetor e 30 a 40 dias nos casos de infecção por transfusão sanguínea. Os sintomas da fase crônica da doença só se manifestarão de 20 a 40 anos após a infecção original.


Diagnóstico

O diagnóstico é realizado com a visualização do parasita no sangue. Pode ser utilizada também a detecção de anticorpos no soro (imunofluorescência indireta, hemaglutinação indireta e teste de Elisa que detecta enzimas). Existem também testes moleculares que podem ser utilizados para a confirmação da doença em qualquer fase.


Tratamento

O tratamento é realizado com o uso do benzonidazol. Este medicamento é distribuído pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em casos agudos e crônicos. Contudo, ainda não há garantias na eficácia total do tratamento. Para retardar a evolução da doença é muito importante uma boa alimentação e um acompanhamento médico constante.


Prevenção

A prevenção é feita tomando-se medidas para evitar que o inseto penetre nas casas e forme uma colônia. As frestas de telhados e paredes devem ser eliminadas. Pode-se também usar mosquiteiros e telas para evitar que o inseto entre voando. No caso de utilização de alimentos in natura deve-se observar se os mesmos não estão contaminados.

image


O Que É Doença de Chagas?


Transmissão

Medically reviewed by
Dr. Karthikeya T M

Symptoms

If you or someone you know is exhibiting symptoms of Chagas disease, seek medical attention immediately.

The symptoms at initial stage of infection include:

  • Fever
  • Swelling at site of infection
  • Rash
  • Eyelid Swelling
  • Splenomegaly – enlargement of spleen or hepatomegaly, the enlargement of liver

At a later stage, it may lead to complications such as:

  • Irregular heart beat
  • Heart failure
  • Esophagus enlargement
  • Megacolon-widening of the large intestine
  • Neurologic- meningoencephalitis
Causes

The parasite Trypanosoma cruzi is responsible for causing Chagas disease. They invade the lymphatic system and the blood stream.

Chagas disease is spread through:

  • Bites by triatomine bugs infected with T. cruzi
  • Transmission from mother to child

The triatomine bug is more common in South America, Central America and Mexico and risk factors include:

  • Living in rural areas of these countries
  • Home or work place with triatomine bug
  • Blood transfusion with infected blood
  • Organ transplant containing T.cruzi
Prevention

  • Use insecticide soaked netting while sleeping in a mud or thatch house
  • Screen the blood to be transfused
  • Home improvement to prevent bug infestation
  • Wash fruits and eat well cooked meat as fruits may contain feces of the triatomine bug.
Complications

If untreated, it may lead to complications such as:

  • Heart failure
  • Enlargement of esophagus that can lead to difficulty in swallowing
  • Enlargement of colon causing distention and constipation


Sintomas


Diagnóstico


Fatores de Risco


Na Consulta Médica

  • A Doença de Chagas é transmitida pelo Trypanosoma cruzi, um parasita da mesma família do tripanosoma africano, responsável pela doença do sono. O parasita pode ser encontrado nas fezes de alguns insetos que são vetores do parasita, principalmente um conhecido como barbeiro, e é um dos maiores problemas de saúde na América do Sul, América Central e …

See more on minhavida.com.br


Buscando Ajuda Médica

  • A doença de Chagas tem dois estágios: agudo e crônico. A fase aguda pode apresentar sintomas moderados ou nenhum sintoma. Entre os principais sintomas estão: 1. Febre 2. Mal-estar 3. Inchaço de um olho 4. Inchaço e vermelhidão no local da picada do inseto 5. Fadiga 6. Irritação sobre a pele 7. Dores no corpo 8. Dor de cabeça 9. Náusea, diarreiaou vômito 10. Surgimento d…

See more on minhavida.com.br


Tratamento

  • O primeiro passo para o diagnóstico é o exame físico e um questionamento sobre histórico médico e possíveis fatores que podem ter desencadeado a Doença de Chagas. Um exame de físico pode confirmar o diagnóstico. Mas para saber em que fase a doença está exatamente, outros exames deverão ser solicitados. Entre eles estão: 1. Eletrocardiograma (ECG) 2. Raio-X d…

See more on minhavida.com.br


Medicamentos

  • Os principais fatores de risco para a doença de Chagas são: 1. Habitar em uma cabana onde insetos transmissores vivam nas paredes 2. Morar na América do Sul, América Central ou no México 3. Viver sob condições extremas de pobreza 4. Receber transfusão de sangue ou um transplante de órgão de uma pessoa portadora do parasita, mas que não tenha manifestado a D…

See more on minhavida.com.br


Tem Cura?

  • Entre as especialidades que podem diagnosticar a doença de Chagas estão: 1. Clínica médica 2. Infectologista

See more on minhavida.com.br

Leave a Comment