O açai pode transmitir a doença de chagas

image

São Paulo – O açaí, fruta típica da região amazônica, mesmo quando congelada pode abrigar o protozoário Trypanosoma cruzi, responsável pelo mal de Chagas, e transmitir a doença infecciosa para quem consumi-lo.

Full
Answer

Qual é a principal via de transmissão da doença de Chagas?

Açaí contaminado é, hoje, a principal via de transmissão da Doença de Chagas. Foto: Alex Silva/A2 Estúdio

Quais são os parasitos que transmitem a doença de Chagas?

A Doença de Chagas é transmitida pelo Trypanosoma cruzi, um parasita da mesma família do tripanosoma africano, responsável pela doença do sono.

Por que o açaí transmite a doença de Chagas?

Este texto tem como objetivo esclarecer se o açaí transmite a doença de Chagas e apresentar os riscos e cuidados que devem ser tomados em relação ao consumo desse alimento. A doença de Chagas é causada por um parasita chamado Trypanosoma cruzi.

Como é feito o diagnóstico da doença de Chagas?

O diagnóstico da doença de chagas é feito por meio do exame de sangue. Os testes de doença de chagas são recomendados especialmente para os pacientes que apresentam os sintomas da condição e que vivem nas regiões onde essa doença é endêmica e comum, como a região Norte do País. Quais são os sintomas da Doença de Chagas?

image


É possível pegar doença de Chagas pelo açaí?

A suspeita, já levantada desde 2006, foi confirmada em 2010 por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).


Porque o açaí pode transmitir doença Chagas?

O fruto do açaí é contaminado quando o barbeiro ou as fezes dele se misturam à polpa durante o processamento. Às vezes, reservatórios utilizados na produção do vinho de açaí também podem ser contaminados.


Quais os perigos de tomar açaí?

Acontece que essa saborosa fruta pode esconder um perigo: o parasita que transmite a doença de Chagas. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cerca de 10% dos alimentos à base de açaí no Pará e Rio de Janeiro apresentaram DNA do parasita, informa o G1 dessa doença.


Quais alimentos podem transmitir Chagas?

Em 2005 foi relatado um surto de doença de Chagas no estado de Santa Catarina, relacionado ao consumo de caldo de cana. Além dos vegetais, carne crua, sangue de mamíferos e leite cru podem apresentar riscos de contaminação.


Qual a relação entre a doença de Chagas e o consumo do açaí explique ainda a forma mais comum de transmissão desta Protozoose?

Embora o tal protozoário seja realmente o causador da enfermidade, hoje ele é passado adiante principalmente através do açaí contaminado – e só em menor proporção pela picada do inseto. Atualmente, cerca de 70% dos casos de Chagas têm como pano de fundo o consumo de açaí contaminado.


Como eliminar o barbeiro do açaí?

Entre os procedimentos recomendados está o tratamento por choque térmico dos frutos de açaí, para eliminar o protozoário Trypanosoma cruzi, agente causador da Doença de Chagas, e que pode ser encontrado no inseto conhecido como barbeiro.


Pode tomar açaí todos os dias?

O açaí é rico em carboidratos e isso pode ser negativo, quando o consumo é excessivo, pois favorece o acúmulo de gordura e pode estimular o desenvolvimento da diabetes. A fruta também não é recomendada para alguns casos de pacientes com câncer.


Qual a bactéria que tem no açaí?

Resultados: Em 50% das amostras foram detectadas bactérias do gênero Staphylococcus sp., Enterobacter sp. (25%), Serratia sp. (15%) e Escherichia coli (10%), sendo que em algumas das amostras teve o crescimento de mais de uma espécie bacteriana.


Quais são os benefícios e malefícios do açaí?

Veja, a seguir, alguns dos principais benefícios do açaí:Previne doenças cardiovasculares;Fortalece o sistema imunológico;Ajuda a emagrecer;Melhora a saúde da pele;Previne o envelhecimento precoce;Fornece energia ao corpo;Diminuir as câimbras e dores musculares;Melhora a saúde dos ossos e dentes;More items…


Qual é o alimento do barbeiro?

Os barbeiros são insetos hematófagos, cujos jovens e adultos, fêmeas e machos, alimentam-se exclusivamente de sangue de animais vertebrados.


O que atrai o inseto barbeiro?

Travesseiros, términos de paredes com sancas que permitam locais escuros e que sirvam de esconderijo também são ambientes ideais para abrigá-lo. Deve-se ainda ter atenção com os ambientes de criação de animais domésticos, como camas de cachorros e de gatos, gaiolas de pássaros e de roedores, galinheiros e chiqueiros.


Como a doença de Chagas é transmitida por via oral?

A transmissão pela via oral ocorre principal- mente por ingestão de material contaminado com triatomíneos infectados ou suas fezes, ingestão de carne crua, ou mal cozida, ou ainda pelas secreções de alguns mamíferos infectados14.


Sintomas da doença de Chagas

A doença de chagas pode ser classificada em duas fases principais, a fase aguda e a fase crônica. Na fase aguda normalmente não há sintomas e corresponde ao período em que o parasita está se multiplicando e espalhando pelo corpo através da corrente sanguínea.


Como acontece a transmissão

A doença de Chagas é causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, que possui como hospedeiro intermediário o inseto barbeiro. Esse inseto costuma ser encontrado em frestas de casas de pau a pique, camas, colchões, depósitos, ninhos de aves, troncos de árvores, dentre outros locais, sendo que tem preferência por locais próximos à sua fonte de alimento.


Ciclo de vida do T. cruzi

O ciclo de vida do Trypanosoma cruzi tem início quando parasita entra na corrente sanguínea da pessoa e invade as células, se transformando em amastigota, que é a fase de desenvolvimento e multiplicação desse parasita.


Como é feito o tratamento

O tratamento para a doença de Chagas deve ser iniciado assim que for feito o diagnóstico, sendo normalmente realizado com o uso de Benznidazol, que é um medicamento antiparasitário oferecido pelo SUS e que atua diretamente no T. cruzi. De forma geral, o tratamento é feito com 2 a 3 doses do medicamento por dia, durante 60 dias seguidos.


Sinais de melhora e piora

A melhora dos sintomas geralmente vai surgindo gradualmente a partir da primeira semana de tratamento e inclui redução da febre, melhora do mal estar, diminuição do inchaço abdominal e desaparecimento da diarreia.


O que é Doença de Chagas?

Doença de Chagas é uma inflamação causada por um parasita encontrado em fezes de insetos. É bastante comum em países da América do Sul, América Central e no México. Alguns casos da doença já foram identificados nos Estados Unidos também.


Transmissão

A Doença de Chagas é transmitida pelo Trypanosoma cruzi, um parasita da mesma família do tripanosoma africano, responsável pela doença do sono.


Sintomas de Doença de Chagas

A doença de Chagas tem dois estágios: agudo e crônico. A fase aguda pode apresentar sintomas moderados ou nenhum sintoma. Entre os principais sintomas estão:


Doença de Chagas tem cura?

Cerca de 30% das pessoas infectadas que não se tratarem desenvolverão a fase crônica da Doença de Chagas. Pode levar mais de 20 anos desde o momento inicial da infecção até o desenvolvimento de problemas cardíacos ou digestivos características da fase sintomática da doença.


Buscando ajuda médica

Procure um especialista se você mora ou viajou para algum local considerado de risco para a Doença de Chagas e apresentou sintomas suspeitos. A recomendação é que você procure um infectologista.


Diagnóstico de Doença de Chagas

O primeiro passo para o diagnóstico é o exame físico e um questionamento sobre histórico médico e possíveis fatores que podem ter desencadeado a Doença de Chagas.


Prevenção

Controle de insetos com inseticidas e habitações com menos propensão de ter populações de insetos ajudam a controlar a disseminação da doença. Ainda não existe uma vacina disponível para a prevenção da Doença de Chagas.


O que é a doença de Chagas?

A doença de Chagas, também conhecida como tripanossomíase americana, é um problema grave e apresenta alta morbimortalidade, principalmente em países endêmicos, como é o caso do Brasil. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de sete milhões de pessoas estão contaminadas, estando a maioria na América Latina .


Transmissão da doença de Chagas

Existem duas vias principais de transmissão da doença. A forma clássica ocorre através da picada de um inseto triatomíneo hematófago (alimenta-se de sangue) conhecido como barbeiro. Enquanto ele suga o sangue do hospedeiro, elimina fezes contendo a forma contaminante do protozoário.


Diagnóstico e tratamento da doença de Chagas

O diagnóstico da doença de Chagas é realizado por exames laboratoriais específicos, como a Imunofluorescência Indireta (IFI), e exames sorológicos. O diagnóstico deve feito o mais rápido possível, pois o tratamento deve acontecer ainda na fase inicial da doença, quando apresenta maior eficácia.


Mal de Chagas, tudo o que você precisa saber

Você sabe o que é a doença de Chagas? Neste artigo, vou te dizer tudo o que precisa saber sobre a doença de Chagas: como se contagia, quais são os seus sintomas, qual é o seu tratamento e muito mais. Vem comigo?


O que é a doença de Chagas?

A doença de Chagas é uma parasitose endêmica da América, que deve seu nome ao seu descobridor Carlos Chagas, um infectologista brasileiro que a descreveu, lá pelo ano de 1909. Anos depois, Salvador Mazza, um médico argentino, completou os estudos de Chagas com relação ao parasita que a causa, o Trypanosoma cruzi.


Como prevenir a doença de Chagas?

Em qualquer caso, é importante que você saiba como prevenir a doença de Chagas. Uma das formas mais eficazes de prevenção desta doença é combater o barbeiro. Para isso é necessário que você leve em conta as seguintes recomendações:


Sintomas da doença de Chagas

Quanto aos sintomas do mal de Chagas, você deve saber que na maioria dos casos, ser portador da doença de Chagas não produz sintomas. Daí que existe a possibilidade de estar infectad@ e não saber disso. Inclusive em 70% dos casos estar infectado com o Trypanosoma cruzi não implica que se irá sofrer da doença.


Doença de Chagas: consequências

A longo prazo, a doença de Chagas pode causar problemas cardíacos ou digestivos, na medida em que o parasita se aloja no coração e no trato digestivo do portador. Os mais frequentes e também os mais perigosos são os cardíacos, especialmente se afetam as crianças.


A doença de Chagas tem cura?

Nos últimos tempos, se abriram várias linhas de investigação na busca de uma cura para o mal de Chagas. No momento, o tratamento com vermicidas da doença de Chagas, quando é detectado na fase aguda, permite ter o parasita controlado e evitar seu desenvolvimento.


Chagas: tratamento natural

Por último, embora existam tratamentos convencionais muito eficazes na etapa aguda, talvez te interesse conhecer outras alternativas para o tratamento natural da doença de Chagas. A seguir, eu compartilho algumas das mais populares. Em qualquer caso, consulte seu médico e leve em conta que são coadjuvantes, não substitutos.

image

Leave a Comment