O açai tem proteina

image

Quais alimentos têm proteína?

Os alimentos de origem vegetal também podem fornecer proteínas para a dieta e devem aparecer como fonte do nutriente principalmente nas refeições das pessoas que seguem dietas vegetarianas ou veganas, nas quais não consomem carnes e/ou demais produtos de origem animal.

Qual a quantidade de proteína por dia?

Na dieta rica em proteína, também chamada de dieta hiperproteica, deve ser consumido entre 1,1 e 1,5 gramas de proteína por quilograma de peso corporal por dia.

Qual a importância da proteína para o corpo?

As chamadas enzimas, sem as quais o organismo não conseguiria executar a maior parte das reações químicas que necessita, são proteínas. Quais alimentos têm proteínas? A proteína é produzida pelo organismo por meio das proteínas que são ingeridas na alimentação.

Qual a quantidade de proteína de um ovo?

Bife (85g) = 26g de proteína. Salmão (85g) = 22g de proteína. Atum (85g) = 22g de proteína. Camarão (85g) = 20g de proteína. Ovo (unidade) = 6g de proteína. Grãos:2. Grão de soja (28g) = 12g de proteína. Sementes de abóbora (28g) = 9g de proteína. Amendoim (28g) = 7g de proteína.

image


Especialistas falam dos benefícios do nutriente

Por Jacyara Pianes
Tudo bem que a proteína é o item principal de dietas que prometem grande perda de peso em pouco tempo, mas não se esqueça de que ela é muito mais do que um meio para se chegar ao emagrecimento.
Veja receitas com as proteínas abaixo no Youtube do Nhac GNT.
Composta por cadeias de aminoácidos, a proteína é importantíssima para uma vida saudável, sendo capaz de, entre outras coisas, influenciar a capacidade de contração dos músculos, produção de anticorpos e construção de novos tecidos.
Dieta das proteínas: entenda como funciona o famoso método Dukan
De acordo com a nutricionista funcional Andrezza Botelho, a quantidade ideal de proteínas para se consumir por dia varia de acordo com as características e o organismo de cada um; mas, em teoria, vai de 0,8 a 1,2 gramas por quilo que a pessoa pesa.


1. Soja (34g de proteína a cada 100g)

A soja é uma importante proteína vegetal, mas é preciso ficar atento à intolerância a ela. Andrezza explica que, como a maior parte da produção é transgênica, a maioria das pessoas ainda não está acostumada com a digestão deste alimento. É recomendado não consumir em excesso.


2. Camarão (24g de proteína a cada 100g)

O camarão é rico em proteínas, mas não deve ser consumido diariamente, porque tem colesterol mais alto do que em outras opções, como alguns peixes. Por outro lado, possui ômega 3 (gordura boa). É recomendado comer até duas vezes por semana; de preferência, preparado no vapor.


3. Frango (23g de proteína a cada 100g)

Para que se torne ainda mais saudável, a nutróloga Ana Luisa orienta a dar preferência ao consumo sem pele e, em especial, ao peito, para evitar a ingestão exagerada de gordura. Os melhores modos de preparo são assado ou grelhado. Uma dica é consumi-lo com saladas.


7. Peixes (20g de proteína a cada 100g)

Segundo a nutricionista Andrezza Botelho, são ótimos alimentos, sem contraindicações. Mas é melhor optar pelo preparo no forno, cozimento ou na grelha.


8. Tofu (8,1 g de proteína a cada 100g)

Ele pode ser adicionado à dieta in natura, cozido ou refogado sem alterar suas propriedades nutricionais. Mas a médica recomenda a escolher apenas uma porção de alimento à base de soja para consumir diariamente: uma xícara de leite de soja ou meia xícara de tofu (espécie de queijo de soja) ou 100g de soja cozida em grãos (cinco colheres de sopa).


9. Leite de vaca (8g de proteína a cada 100g)

O leite e seus derivados, como queijos e iogurtes, ajudam a enriquecer as refeições por serem compostos por três partes praticamente iguais de proteínas, carboidratos e gorduras — tornando os alimentos muito completos, segundo a nutróloga.


Aminoácidos Essenciais e Não Essenciais

Todas as proteínas são compostas por longas cadeias que combinam dos modos mais diversos os 22 tipos de aminoácidos.


Proteínas Completas e Incompletas

A qualidade de uma proteína se dá pelos aminoácidos essenciais que são encontrados nela. Se um alimento contém todos os 9 aminoácidos essenciais, trata-se de uma proteína completa – uma fonte de proteína, portanto, excelente. Então, quais alimentos têm proteína completa e são as melhores fontes do nutriente?


Proteína Animal e Proteína Vegetal

Já que a maior parte das fontes de proteínas completas são de origem animal, muita gente acredita que as proteínas de origem animal são simplesmente melhores. A verdade, porém, é que todas as fontes de proteínas completas têm os seus méritos e problemas.


Combinações de Proteínas Incompletas

A obtenção de todos os 9 aminoácidos essenciais não precisa ser feita apenas pela ingestão das fontes de proteínas completas. Muitos podem preferir alimentos que são fontes de proteínas incompletas, pelos mais diversos motivos pessoais.


O Problema da Proporção

Um problema que ainda merece atenção é a proporção dos aminoácidos. Como não poderia deixar de ser, o corpo humano não precisa dos 9 aminoácidos essenciais nas mesmas quantidades, mas em proporções diversas. A leucina, por exemplo, é exigida em quantidades maiores do que o triptófano, e assim por diante.


Diversificação das Fontes de Proteínas

A preocupação com a proporcionalidade da nutrição proteica e da complementação é de extrema importância, mas não é recomendável procurar uma fonte perfeita de proteína e consumi-la repetidamente. Obter os 9 aminoácidos essenciais é apenas uma parte de uma nutrição saudável, que certamente não se faz com um grupo muito restrito de alimentos.


Funções das proteínas

As proteínas desempenham funções muito diversas no corpo humano. Entre elas, uma das mais relevantes é a estrutural. São nutrientes que fazem parte de quase todos os tecidos do corpo, ganhando uma grande importância no âmbito muscular.


Alimentos ricos em proteínas

Agora que você sabe qual é a importância das proteínas na dieta, é fundamental saber identificar os alimentos que são fonte desses nutrientes. São os seguintes:


Quanta proteína devo consumir ao longo do dia?

Este tópico gerou muito debate nos últimos anos. Atualmente, afirma-se que adultos saudáveis sedentários devem consumir pelo menos 0,8 gramas de proteína por quilo de peso corporal por dia.


Introduzir alimentos ricos em proteínas na dieta

Agora que você sabe quais são os alimentos ricos em proteínas, não hesite em incluí-los na sua dieta regularmente. Isso irá garantir um fornecimento contínuo desses nutrientes, o que facilita a recuperação muscular, os processos de adaptação dos tecidos, a hipertrofia, e favorece a boa saúde.


Quais alimentos têm proteínas?

A proteína é produzida pelo organismo por meio das proteínas que são ingeridas na alimentação. Como o nutriente é utilizado em tantos processos essenciais (como aprendemos acima), os seus estoques precisam ser constantemente repostos.


Carnes

Quando falamos de quais alimentos tem proteínas, é normal que as carnes apareçam de cara em nossa mente. E não é para menos, elas realmente possuem quantidades expressivas do nutriente.


Produtos laticínios

O leite e os seus derivados também servem como fontes de proteínas. Confira na lista a seguir quais alimentos têm proteínas dentre diferentes produtos laticínios:


Vegetais

Os alimentos de origem vegetal também podem fornecer proteínas para a dieta e devem aparecer como fonte do nutriente principalmente nas refeições das pessoas que seguem dietas vegetarianas ou veganas, nas quais não consomem carnes e/ou demais produtos de origem animal.


Carne

A carne contém uma quantidade significativa de Proteínas. As carnes avícolas são mais saudáveis do que as carnes vermelhas, por causa de seu alto teor de Proteínas magras.


Nozes

As Nozes, como castanha de caju, amêndoas e amendoins, são Alimentos Ricos em Proteínas. A maior quantidade de Proteínas está disponível na castanha do Brasil. 28 gramas de castanha do pará é suficiente para cumprir a exigência de Proteína diária.


Os Produtos Lácteos

Os produtos lácteos, como leite, iogurte, creme de leite e queijo, são importantes fontes de Proteína. Eles também fornecem ao corpo vitaminas e minerais essenciais.


Frutos do Mar

O marisco é uma boa fonte de Proteína e é pobre em gorduras. Uma porção de 85 gramas de salmão contém cerca de 20 gramas de Proteína e 5 gramas de gordura.


Abacate

Os abacates são um dos alimentos mais nutritivos e contêm uma elevada quantidade de Proteína. Esta fruta fornece 5 gramas de Proteína por 226 gramas. Este é um ótimo Alimentos Ricos em Proteínas para os vegetarianos.


Couve-flor

O couve-flor contém 3 gramas de Proteínas por porção. Ele também é uma boa fonte de Vitamina K e nos fornece um benefício anti-inflamatório que serve à um número de funções corporais. O couve-flor é rico em fibra e é benéfico para o trato digestivo.


Tâmara

As tâmaras são frutas doces e deliciosas que crescem em tamareiras. As tâmaras são as melhores fontes de Proteína. Uma única tâmara contém 0,220 gramas de Proteína. 100 grama de tâmara irá lhe fornecer 2,50 gramas de Proteína.

image

Leave a Comment