O auto da compadecida açao

image

A peça “Auto da Compadecida”, escrita por Ariano Suassuna em 1955, obteve grande destaque ao ser encenada no Rio de Janeiro, em 1957, por ocasião do 1º Festival de Amadores Nacionais. O Brasil descobria ali um novo tipo de teatro, calcado na tradição popular.

Full
Answer


O que o Auto da Compadecida retrata?

A peça retoma elementos do teatro popular, contidos nos autos medievais, e da literatura de cordel para exaltar os humildes e satirizar os poderosos e os religiosos que se preocupam apenas com questões materiais.


Quais são as principais características dos personagens do Auto da Compadecida?

A Compadecida – é a própria Nossa Senhora. Bondosa e cândida, ela intercede por todos no Julgamento. Manuel – é o próprio Jesus Cristo, e também o juiz do povo, julgando sempre com sabedoria e imparcialidade, mas tem o dom da misericórdia. Nesta versão, ele possui a pele negra, o que causa espanto em alguns.


Qual é o gênero do filme O Auto da Compadecida?

ComedyAdventureA Dog’s Will/Genres


Como é o nome da cachorra de Dorinha?

RadarProgramas de Televisão”Turma da Mônica”Primeira ApariçãoMônica Nº 221 (Ed. Globo) – Dorinha, a Nova Amiguinha (Novembro de 2004)Informações do PersonagemOutros TítulosTorpedo8 more rows


Quais são as características da figura do cangaceiro Severino é porque ele foi salvo diretamente?

– Severino: é um cangaceiro que encontrou no crime uma forma de sobrevivência, já que seus pais foram mortos pela Polícia. – Cangaceiro: É um dos capangas de Severino. Vive fazendo de tudo para agradar seu chefe, ao qual idolatra. – A Compadecida: É a própria Nossa Senhora.


O que faz um grilo o personagem principal da história?

João Grilo é a personagem principal da narrativa, pois todo o universo da obra gira em torno de suas peripécias, dotado de uma astúcia monumental é o protagonista de diversas armações, ao lado de Chicó. Ele participa d a maior parte os eventos da história.


Qual é a religião presente na obra do Auto da Compadecida?

Abordando temas universais como a avareza humana e suas amargas conseqüências, por meio de personagens populares, Suassuna, nesta obra, prepara o espectador para um desfecho moralizante conforme os preceitos do cristianismo católico.


Quem é Chico?

Também protagonista da obra mais conhecida do literato paraibano, Chicó era “um doido que morava na cidade”, segundo Manoel Dantas. “Até o nome era igual. Tinha dois doidos em Taperoá, na época, eram ‘Ventania’ e ‘Chicó’. Dos personagens de Ariano, Chicó realmente existiu.


Por que o padre resolveu benzer o cachorro?

O cachorro da mulher do padeiro fica doente, João Grilo e Chicó vão à igreja para pedir ao padre que benzesse Xáreu. Mas o padre não concordou, João então disse que o cachorro era de Antônio Morais, um homem poderoso. Ao ouvir isso o padre aceitou benzer.


Personagens

O palhaço – o palhaço, já que a peça é escrita em pantomima (teatro de rua), atua como um apresentador, entrando e saindo da trama e conversando com o público.


Elenco de 1956

Auto da Compadecida foi encenada pela primeira vez no dia 11 de setembro de 1956, no Teatro de Santa Isabel, pelo Teatro Adolescente do Recife, sob direção de Clênio Wanderley, figurino de Victor Moreira e cenários de Aloísio Magalhães, tendo como elenco os seguintes atores:


Elenco de 1967

Em 11 de março de 1967, a peça foi encenada em São Paulo pelo Studio Teatral, sob a direção de Hermolido Filho, no Teatro Natal, sendo os papéis representados pelos seguintes atores:


¿ O que prometia o Cão a João Grilo?

O maroto João Grilo diz então, em conversa com o padre, que o cão havia deixado um testamento onde prometia dez contos de reis para ele e três para o sacristão se o enterro fosse realizado em latim.


¿ Como é a historia do cão e a senhora?

A história começa com a morte do cachorro da mulher do padeiro. Enquanto o cão estava vivo, a senhora, apaixonada pelo animal, tentou de todas as maneiras convencer o padre a benze-lo.


¿ O que é a mujeres do padeiro?

É apaixonada pelo cão e o trata melhor do que os seres humanos ao redor. A mulher do padeiro é um símbolo da hipocrisia social.


¿O que é Chicó no cuento?

Chicó é o típico sabido, que se vê obrigado à exercitar a imaginação para conseguir sobreviver.


¿ Como se chiama o narrador da historia?

Primeiramente, começamos com o palhaço, que seria o narrador da história. Além de anunciar que a história vai começar, ele comenta diversos fatos que acontecem ao longo do enredo. Desse modo, ele consiste em um personagem metalinguístico, já que ele comenta sobre a obra à medida em que a obra se desenrola.


¿O que é chicó no cuento?

Ao lado de seu melhor amigo João Grilo, Chicó é outro protagonista da obra. Assim como o companheiro, é muito esperto e se utiliza disso para sobreviver. No entanto, a maior característica do rapaz é ser um contador de causos o que faz com que seja comparado ao narrador popular. Apesar da amizade, acaba morrendo de medo quando João Grilo o coloca em situações inusitadas.

image


Resumo

Auto da Compadecida é uma peça teatral em forma de auto, em três atos, escrita pelo autor brasileiro Ariano Suassuna em 1955. Sua primeira encenação aconteceu em 1956, no Recife, em Pernambuco. A peça também foi encenada em 1974, com direção de João Cândido.
Trata-se de um drama ocorrido na região Nordeste do Brasil, com elementos da tradição da literatura de cordel, do gênero comédia e traços do barroco católico brasileiro. A obra mistura c…


Análise


Personagens principais


sobre A Peça


Série de TV


Filmeo Auto Da Compadecida


Quem Foi Ariano Suassuna?


Conheça também

Leave a Comment