O campo de conhecimento de açao do serviço social

image

Full
Answer

Qual é o papel da experiência para o conhecimento em serviço social?

Outra grande característica levantada pela autora diz respeito ao papel da experiência para o conhecimento em Serviço Social, o que traz forte correlação com o conhecimento prático em suas várias formas. O profissional parte de experiências de usuários e exemplos de casos em sua lógica de construção do conhecimento.

Qual é o aspecto essencial do conhecimento social?

O conhecimento das instituições. Um aspecto essencial do conhecimento social é entender os papéis que as pessoas ocupam dentro de uma sociedade.

Quais são os diferentes eixos apresentados na área de Serviço Social?

Entre os diversos eixos apresentados, nos deteremos aos que tratam sobre o tema “Trabalho, Questão Social e Serviço Social”, que contou com total de 101 trabalhos, sendo 63 apresentados na modalidade comunicação oral e pôster; 12 na modalidade Mesas Coordenadas; 26 na modalidade Oficinas/ encontro de grupo e redes na área de Serviço Social.

Qual a relação entre o Serviço Social e a sociedade civil?

Em 1992 produzi o artigo Serviço Social em tempos de democracia que se ocupa da relação hierárquica entre Serviço Social e Política Social. A construção histórica do Serviço Social registra sua emergência na sociedade civil, e não no Estado.

image


Qual o campo de estudo do Serviço Social?

Suas principais áreas de atuação são assistência social, saúde, justiça, educação, habitação, relações de trabalho, entre outras. Os campos de trabalho são administração pública, empresas privadas, organizações não governamentais, movimentos sociais.


O que é o conhecimento para o Serviço Social?

Entende-se aqui que o conhecimento em Serviço Social revela a leitura do objeto a partir de um determinado modo de ver. Todo o ponto de vista não deixa de ser a vista a partir de um ponto.


Qual a importância do conhecimento para o Serviço Social?

A principal contribuição da pesquisa para o serviço social seria propiciar a construção de tipologias, de diagnósticos e tratamento mediante a conversão do conhecimento das ciências sociais em princípios para o exercício da prática profissional.


Quais os tipos de ações do Serviço Social?

45-46)1 define que as atividades prioritárias do Serviço Social, dentro do SUS, concentram-se nos seguintes eixos de inserção do trabalho profissional: (1) ações de caráter emergencial; (2) educação e informação em saúde; (3) planejamento e assessoria e (4) mobilização da comunidade.


Quais as específicas de Serviço Social?

Abaixo, descrevemos um pouco mais das matérias que geralmente estão na grade curricular de um curso de Serviço Social.Sociologia. … Filosofia. … Antropologia. … Direito e Legislação Social. … Política Social. … Pesquisa em Serviço Social. … Estado, Sociedade e Movimentos Sociais. … Administração e Planejamento em Serviço Social.


O que é pesquisa e produção de conhecimento?

É a pesquisa que alimenta a atividade de ensino e a atualiza frente à realidade do mundo. Portanto, embora seja uma prática teórica, a pesquisa vincula pensamento e ação. Ou seja, nada pode ser intelectualmente um problema, se não tiver sido, em primeiro lugar, um problema da vida prática.


Qual é a importância da sociologia para um assistente social?

A Sociologia, em se tratando do conhecimento do meio social, pode contribuir de forma significativa com o Serviço Social, contudo, o mesmo também pode constituir um objeto de estudo, e sob este aspecto, a ciência social pode dar sua colaboração pra constituir um Serviço Social mais adaptado e mais consciente de que é …


Qual o papel do assistente social nas escolas?

A presença do Serviço Social na educação garante direitos, através do estudo de caso até dinâmicas em grupo, desenvolvendo a convivência familiar e a sociedade. O trabalho desenvolvido pelos assistentes sociais não se confunde ao dos educadores.


Quais são os principais desafios da profissão de assistente social?

Os 5 maiores desafios da assistência socialFalta de esclarecimento sobre a função. … Não dar conta de tanto trabalho. … Lidar com público em vulnerabilidade. … Problemas na liberação de recursos. … Dificuldade de acessar quem precisa.


O que é uma ação social Cite exemplos?

O ato de escrever uma carta, por exemplo, é tido como uma ação social. Isso porque, o emissor espera que ela seja lida por alguém. Seu ato somente tem significado enquanto envolve outra pessoa.


Quais são os três eixos para a formação profissional do assistente social?

Conforme a autora do surgimento da primeira escola até 1945 a formação profissional era balizada a partir dos eixos: da formação científica, formação técnica, moral e doutrinária e afirma que o modelo franco-belga limitou-se a uma formação essencialmente doutrinária e moral.


Qual a diferença entre ação social e assistência social?

A diferença está nos atendimentos – na ação social tem o objetivo de atender uma demanda emergencial, de forma pontual, já o atendimento de um/uma profissional da assistência social diante de uma demanda visa ter uma escuta ativa acolhendo a pessoa e verifica todas as questões que a levaram a acessar o atendimento.


Construção do conhecimento social

Um aspecto essencial do conhecimento social é entender como ele é construído. As pessoas, ao observar o funcionamento do mundo, constroem representações ou modelos que explicam o que percebemos. Isso nos serve para dar um sentido ao que acontece fora de nós e para criar modelos próprios, muito úteis como quadro de ação.


Natureza dos fenômenos sociais

Embora pareça óbvio que existem diferenças entre um fenômeno físico e um fenômeno social, deixar explícitas essas diferenças se torna complicado.

image

Leave a Comment