O congelamento do açai mata o tripanossomo cruzis

image

Por que o congelamento mata bactérias?

O congelamento mata bactérias? Acredito que já é de conhecimento comum que o simples congelamento/resfriamento dos alimentos não é algo que deva ser usado como uma ferramenta germicida universal, onde apenas um bom cozimento/aquecimento a altas temperaturas irá, efetivamente, matar as bactérias, entre as inofensivas e as perigosas.

Por que congelar e descongelar é tão letal?

Alguns trabalhos científicos também mostram que, para certas culturas bacterianas, congelar e descongelar por vários ciclos é extremamente letal, eliminando quase todas em um curto espaço de tempo, provavelmente por causa do aumento de estresse celular.

Como manter os alimentos congelados?

Mesmo não matando todas as bactérias, o congelamento mata vermes que podem estar nos alimentos. Os platelmintos (solitárias, por exemplo) são os mais vulneráveis. Porém, é necessário manter os alimentos congelados por um bom tempo (dias) e em temperaturas tão baixas quanto 16°C negativos quando estamos falando de carnes.

Por que o resfriamento não mata bactérias?

Mas quando damos uma olhada pela internet, é quase um consenso de que o forte resfriamento não mata bactérias, apenas desacelera a reprodução desses microrganismos. Mas será que isso é totalmente verdadeiro? (1) Leitura recomendada: Vinagre ou água sanitária para a limpeza dos vegetais?

image


O que mata o Trypanosoma cruzi?

Pesquisas apontam que o aquecimento acima de 45ºC e a pasteurização são medidas eficazes para matar o T. cruzi. Por outro lado, o simples congelamento dos frutos pode não ser suficiente. Um estudo mostrou que o parasito continuava infectivo após 26 horas de contato com a polpa de açaí congelada.


Qual a doença que o açaí transmite?

A suspeita, já levantada desde 2006, foi confirmada em 2010 por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).


Qual o meio de prevenção da doença de Chagas pelo consumo de açaí?

Qual o problema do açaí De acordo com Morita, há maneiras de evitar que essa iguaria brasileira vire um reduto de Trypanosoma cruzi. “Uma das medidas é realizar o branqueamento, que nada mais é do que uma técnica que esquenta o alimento a 80 °C. Em seguida, ele é esfriado. Isso mata o protozoário”, ensina.


Como é o processo de pasteurização do açaí?

Segundo Amoras, em empresas grandes, os fabricantes utilizam o processo de pasteurização, no qual a polpa do açaí é aquecida durante alguns segundos a temperaturas entre 80oC e 90oC, e depois é imediatamente resfriada. Isso, de acordo com o diretor, elimina o protozoário Trypanosoma cruzi, causador da doença.


Como eliminar o barbeiro do açaí?

Entre os procedimentos recomendados está o tratamento por choque térmico dos frutos de açaí, para eliminar o protozoário Trypanosoma cruzi, agente causador da Doença de Chagas, e que pode ser encontrado no inseto conhecido como barbeiro.


Como identificar a doença de Chagas?

O diagnóstico da doença de Chagas se dá em sua grande maioria por exames de sangue, sendo que o diagnóstico do agente causador poderá ser identificado por meio de métodos laboratoriais de visualização do parasito direto ou indiretamente, e por presença de anticorpos no soro.


Quais são as formas de prevenção da doença de Chagas?

A prevenção da doença de Chagas está intimamente relacionada à forma de transmissão e uma das formas de controle é evitar que o inseto “barbeiro” forme colônias dentro das residências, por meio da utilização de inseticidas residuais por equipe técnica habilitada.


É seguro comer açaí?

As pesquisas e os dados epidemiológicos demonstram que o produto processado termicamente, seja pasteurizado ou esterilizado acima de no mínimo 80°C por 10 s, torna-se seguro, enquanto o produto in natura ou apenas resfriado ou congelado poderá não ser.


Qual é a melhor forma de evitar as doenças transmissíveis?

Atitudes adotadas no dia a dia, como lavar as mãos e evitar aglomerações, reduzem o contágio pelo coronavírus. O Ministério da Saúde recomenda a redução do contato social o que, consequentemente, reduzirá as chances de transmissão do vírus, que é alta se comparado a outros coronavírus do passado.


Qual é a importância da pasteurização para o consumo de açaí?

Como são utilizados vários ingredientes in natura — produtos sem processamento — na hora de fazer esse alimento, a pasteurização garante que a maioria dos germes e bactérias sejam eliminados e protege a saúde do consumidor final.


Pode ferver o açaí?

Eu só tomo se for como sorvete e pasteurizado e muitas pessoas próximas a mim deixaram de tomar porque a gente sabe que só pode evitar a contaminação com o açaí sendo fervido a 80°C.


Como é feito o açaí na fábrica?

Ocorre o ‘despolpamento’ e congelamento do açaí Após a lavagem, os frutos são encaminhados para uma máquina “despolpadeira” que serve para separar a polpa das sementes com mais rapidez. Em seguida, a polpa é encaminhada para os setores de embalagem e congelamento.

Leave a Comment