O fruto do açaí

Qual a diferença entre fruta e fruto?

A fruta (ou o fruto) é um produto comestível obtido a partir de certas plantas cultivadas ou silvestres. Costuma ser ingerida como sobremesa (isto é, no final da refeição), seja fresca ou cozinhada. Em geral, a fruta é comida quando está madura. Também se fazem sumos (ou sucos), geleias e marmeladas à base de fruta.

Quais são as principais características da fruta?

Possui alto conteúdo de proteínas e sais minerais, mas sua principal característica é a alta quantidade de gordura, proporcionando aproximadamente 162 calorias por 100 gramas da fruta, o dobro da manga, duas vezes e meia o valor calórico da maçã e do abacaxi, mais de três vezes e meia o da laranja. Da fruta, se aproveita quase tudo.

Quais são as frutas com C?

Cereja. Ciriguela. Ciruela. Coco. Cranberry. Cupuaçu. Veja também: Outras informações sobre frutas com C.

Por que é importante conhecer todas as frutas existentes no mundo?

Conhecer todas as frutas existentes no mundo é uma tarefa muito difícil! Podemos, contudo, conhecer o nome de muitas delas, quer para enriquecer a nossa cultura e vocabulário, quer para jogar jogos de palavras, como a adedanha e o stop, quer para, aos poucos, provar aquelas frutas que nunca experimentou!


Qual é o fruto do açaí?

Açaí, típico da região Amazônica, fruto do açaizeiro (Euterpe oleracea, família Palmae) é muito utilizado pelos habitantes no preparo de sucos, vinhos, doces, licores e sorvetes.


O que o açaí é feito?

O açaizeiro é a árvore que produz o açaí, é uma espécie de palmeira muito comum na região amazônica. Além do Brasil, o açaizeiro é uma espécie presente também em países como a Colômbia, Equador, Guianas e Venezuela. Essa árvore, além de produzir o açaí, é aproveitada para o comércio de outros produtos.


Como é a árvore do açaí?

Características morfológicas: Árvore de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo. tronco de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo. folhas arqueadas, distribuídas em número de 8-14 por coroa.


O que contém no endocarpo?

A maior parte do fruto é representada pelo caroço ou endocarpo, o qual contém, em seu interior, uma semente com eixo embrionário diminuto e tecido de reserva rico em lipídios.


Qual o mal que o açaí faz?

Como se trata de um alimento muito calórico, em grandes quantidades o açaí pode levar a hiperglicemia, o aumento de açúcar no sangue, e problemas para quem é diabético, especialmente se ele for acompanhado por elementos muito engordativos, como xarope de guaraná e leite condensado.


Quais são os nutrientes do açaí?

Fonte rica em proteínas, fibras, lipídios, o açaí ainda possui Vitamina C, Vitamina B1 e Vitamina B2, além de Fósforo, Ferro e Cálcio. E com tantos nutrientes, a fruta traz diversos benefícios para a saúde.


Qual árvore da açaí?

Euterpe oleraceaeAçaí é o nome de duas espécies de palmeira, Euterpe precatoria (açaí-solteiro, Açaí-da-mata,) e Euterpe oleraceae (Açaí-de-touceira, açaí-verdadeiro) pertencentes a família Arecaceae cujo fruto produz uma polpa chamada “vinho” de açaí, de cor violeta e sabor forte.


Como é a palmeira do açaí?

Características. É uma palmeira delgada e alta que pode atingir de 20 a 25 metros. Produz, cada uma, entre 6 e 8 cachos com 2,5 kg cada um, o que totaliza, em média, de 15 a 20 quilos de frutos por palmeira e de 12 a 25 toneladas de frutos/ha/ano. Os troncos são lisos, roliços, longos, de cor clara, sem espinhos.


Qual é a planta do açaí?

Euterpe oleracea MartO açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.) é uma planta nativa da Amazônia brasileira, sendo o Pará seu principal centro de dispersão natural.


O que é o endocarpo do cocô?

Em botânica, chama-se endocarpo à região do fruto das angiospermas que protege a semente e é muitas vezes lenhoso, como nas nozes, nos pêssegos e frutos aparentados.. No caso do coco, o endocarpo é a conhecida casca do coco, uma vez que a palha que recobre o coco é a verdadeira casca.


O que significa a palavra endocarpo?

Significado de Endocarpo substantivo masculino [Botânica] A parte mais interna do fruto. (Na ameixa, na cereja, o endocarpo forma a casca dura em torno da semente.).


Quais são as partes que formam o pericarpo?

O pericarpo pode ainda ser subdividido em três camadas:Epicarpo: Parte mais externa do fruto chamada popularmente de casca e que possui função de revestimento do fruto.Mesocarpo: Localizado após o epicarpo, é a parte mais desenvolvida e nutritiva do fruto, sendo geralmente a parte comestível.More items…•


Porque o açaí da sono?

Além do mais, o açaí possui cafeína, estimulante conhecido por diminuir a percepção de fadiga e aumentar as sensações de alerta, foco e energia. Portanto, o açaí forma a combinação perfeita para estes dias que estamos sonolentos.


É verdade que açaí engorda?

Pode inclusive ser misturado a frutas e outros acompanhamentos saudáveis. Dessa forma, é um belo alimento para o pré-treino e pode ser incluído em dietas saudáveis, inclusive as que buscam o emagrecimento. Nesse formato, o açaí não engorda.


Quais são os benefícios e malefícios do açaí?

O açaí, por ser rico em vitaminas, fibras e proteínas, oferece uma série de benefícios, como melhora do humor, aumento na libido e fertilidade, além de hidratar pele e cabelos. No entanto, o que pouca gente fala é que mesmo os alimentos saudáveis podem gerar problemas de saúde, caso sejam consumidos de forma errada.


Pode tomar açaí todos os dias?

Não estão descritos os efeitos colaterais relacionados ao consumo de açaí, no entanto, como possui muitas calorias e gordura, o consumo excessivo de açaí pode engordar. Dessa forma, o açaí deve ser evitado por quem tem excesso de peso ou obesidade, sendo esta a única contra-indicação do consumo do fruto.


Aceituna

La tan conocida aceituna es el fruto del olivo, esta fruta también es denominada como “oliva” la cual posee diferentes propiedades y nutrientes que son saludables para el organismo. Hay dos tipos de aceitunas conocidas las típicas verdes y las negras, es ideal para una dieta balanceada.


Almendra

Comencemos con la primera fruta con A, la almendra viene siendo la semilla que se encuentra adentro del fruto almendro, esta semilla muy deliciosa está cubierta por una cascara no comestible. Esta semilla tiene un color blanco brillante, envuelta con una cubierta de color medio rojiza.


Anona

La anona es una fruta de un color verde y su interior tiene una rica pulpa blanca, también se le conoce como Guanábana y crece en regiones tropicales como México, Cuba, el Caribe y el norte de Sudamérica. Esta fruta tiene una característica que se nota a simple vista porque tiene pinchos.


Avellana

La avellana viene siendo el fruto seco que se encuentra adentro del avellano, es pequeño y de forma redonda. Se consume naturalmente directo de la planta, tostado o también lo podemos encontrar en distintos productos ya elaborados en los cuales podemos encontrar este rico fruto, en las golosinas más comunes como chocolates y turrones.


Arándano Rojo

El arándano rojo proviene de un pequeño arbusto y su procedencia es de Norteamérica. Según estudios este fruto se utiliza para prevenir la cistitis y las infecciones urinarias.


Albaricoque

El albaricoque, también conocida como damasco o chabacano es el fruto del árbol albaricoquero. Su sabor es muy dulce y jugoso el cual nos hidrata muy bien, tiene un color amarillo mezclado con naranja y sombras rojizas.


Acerola

La acerola o también muy conocida como Cerecita, personalmente la comía mucho de niño y era muy deliciosa. Tiene un color rojizo vivo, en su interior tiene una pulpa suave y jugosa con un sabor agridulce, color amarillento y tiene 3 pepitas en su interior.


Frutas de A a Z

Conheça melhor as características das frutas de A a Z, valores nutricionais e medicinais e tire um ótimo proveito dessa fonte natural de saúde; muitas frutas possuem propriedades curativas e podem ser uma maneira econômica de eliminar alguns incômodos passageiros. Conheça as propriedades de algumas frutas.


Abacate

Nome Científico: Persea americana.
Nomes Populares: Abacate, Abacado, Abacateiro, Loiro- abacate, Louro- abacate, Pêra- abacate.
É composto por betacaroteno, vitaminas A, B, C, D, E, proteínas, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, potássio.
Conhecido por ser rico em energia, em gordura, fósforo e vitaminas dos complexos A e B, a fruta é indicada, principalmente, na alimentação de crianças, por ajudar na formação de ossos e dentes.


Abacaxi

Nome científico: Ananas comosus L. Merril
Família: Bromeliaceae
Nomes populares: Abacaxi, ananás
Nome em inglês: Pineapple
Origem: Continente Americano (Brasil e Paraguai)


Ameixa

Nomes científicos: Prunus salicina (ameixeira japonesa), P. doméstica (ameixeira europeia), P. insititia (ameixeira europeia), P. cerasifera (ameixeira mirabolão)
Família: Rosáceas
Nome comum: ameixa, ameixeira, ameixa-vermelha, ameixa-amarela, ameixa-japonesa.


Amora

Nome científico: Morus alba L.
Família: Moráceas
Sinonímia popular: Amoreira (variedades negra e branca)
Sinonímia científica: Morus nigra L.
Parte usada: Folhas, frutos, raízes, cascas
Propriedades terapêuticas Laxativa, sedativa, expectorante, refrescante, emoliente, calmante, diurética, antidiabético, anti-inflamatória, tônica


Araçá

Nome científico: Psidium araca Raddi.
Árvore pequena, tipo arbusto de até 8 metros, tronco com casca lisa, acastanhada a cinza, que se desprende em placas finas.
Folhas simples, alternas, coriáceas e glabras, pequenas, medem de 5 a 10 cm de comprimento por 3 a 6 cm de largura, avermelhadas quando jovens.
As flores são hermafroditas, pequenas, brancas esverdeadas.
É uma fruta pequena, tipo baga, arredondada, de cor amarelada, predominando o alaranjado e o amarelo-claro.


Araticum

Nome Científico: Annona coriácea
Família: Annonaceae
Nomes populares: araticum, marolo, araticum liso, araticum-dos-lisos, marolinha, araticum do campo, araticum-dos-grandes, cabeça-de-negro.
O Araticum ( Annona Crassiflora) é um fruto de casca grossa, oval e arredondado, e que por fora possui uma coloração marrom-clara.


menu

Como a maioria dos sites, Alcoólicos Anônimos (BR) usa cookies. Para oferecer um serviço personalizado e ágil e para melhorar o site, lembramos e armazenamos informações sobre como você o usa. Isso é feito usando arquivos de texto simples chamados cookies que ficam no seu computador. Ao usar este site, você concorda com este princípio.


HÁ DIFERENÇA ENTRE REUNIÃO E GRUPO?

A maioria dos membros de A.A. reúnem-se em grupos de A.A. como definidos na forma longa de nossa Terceira Tradição. Entretanto, alguns membros de A.A. encontram-se em reuniões de A.A. que diferem do entendimento comum de um grupo.


A DIFERENÇA ENTRE REUNIÕES ABERTAS E FECHADAS

O propósito de todas as reuniões dos grupos de A.A., tal como estabelece o preâmbulo, é para que os membros de A.A., “compartilhem suas experiências, forças e esperanças, uns com os outros, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo”. Visando a esta finalidade é que os grupos têm reuniões abertas e fechadas.

Leave a Comment