O instrumento e utilizado para açao

Full
Answer

Quais são os conceitos de instrumentação?

1. Conceitos de Instrumentação Instrumentação é a ciência que aplica e desenvolve técnicas para adequação de instrumentos de medição, transmissão, indicação, registro e controle de variáveis físicas em equipamentos nos processos industriais.

Quais são os instrumentos da aviação?

O velocímetro, altímetro e variômetro são demonstrados em colunas, com o velocímetro à esquerda do horizonte artificial e o altímetro e variômetro à sua direita, no mesmo padrão da maior parte das antigas cabines cheias de “relógios”. Em bom tempo, um piloto pode voar olhando através da janela.

Quais são os instrumentos de voo?

Este instrumento inclui o indicador de inclinação e curva e o indicador de curva coordenada (ou derrapagem), que indica a rotação da aeronave sobre seu eixo longitudinal. Incluem também um inclinômetro para indicar se a aeronave está em um voo coordenado, ou ainda se está glissando ou derrapando.

Quais são os instrumentos que indicam a velocidade de uma aeronave?

O velocímetro funciona pela medição da pressão do ar de impacto no Tubo de Pitot com relação à pressão estática ambiente. A velocidade indicada (IAS) deve ser corrigida pela pressão e temperatura afim de obter a velocidade verdadeira (TAS).


Sistemas de bússola

A bússola mostra a proa da aeronave em relação ao norte magnético. Alguns erros conhecidos são a declinação magnética, ou a diferença entre a direção magnética e a verdadeira, e o desvio, causado por fiações elétricas na aeronave, que requerem um cartão de correção de bússola. Adicionalmente, a bússola está sujeita a erros de inclinação.


Sistemas giroscópicos

O indicador de atitude (também conhecido como horizonte artificial) indica a atitude da aeronave em relação ao horizonte. Com este equipamento o piloto consegue identificar se as asas estão niveladas ( rolagem) e se o nariz da aeronave está apontando para cima ou para baixo do horizonte arfagem. A atitude é sempre apresentada em graus (°).


Sistemas de Diretor de Voo

Estes incluem o Indicador de Situação Horizontal (HSI) e o Indicador de Diretor de Atitude (ADI). O HSI combina a bússola magnética com sinais de navegação e um glide slope. A informação de navegação é fornecida por um VOR / Localizador ou por um GPS.


Sistemas de navegação

O instrumento indicador do VOR inclui um Indicador de desvio de curso (CDI) um Seletor omnidirecional (OBS) indicador TO/FROM (PARA/DE) e algumas bandeirolas. O CDI indica a posição lateral da aeronave em relação a uma trajetória radial selecionada. É utilizado para orientação de ou para uma estação, além da interceptação de curso.


Layout

Seis instrumentos básicos em um avião bimotor leve arranjado em “T”. A partir da esquerda em cima: velocímetro, horizonte artificial, altímetro, coordenador de curva, indicador de rumo e variômetro


Origem do Astrolábio

O astrolábio tem origem incerta, mas se desenvolveu a partir dos estudos matemáticos de pesquisadores como Euclides, Teão de Alexandria, Cláudio Ptolomeu, Hipátia de Alexandria e muitos outros.


Funcionamento do Astrolábio

O astrolábio representa a abóboda celeste em movimento. Desta forma, é formado de várias partes que retratam as latitudes, as estrelas e as constelações.


Importância do Astrolábio para a Navegação

O astrolábio náutico foi essencial para os navegadores, pois permitia calcular as distâncias de maneira prática com apenas um instrumento e conhecimentos de geometria.


Sistemas Pitot-Estático

Image
Instrumentos que são do Sistema Pitot-estáticoutilizam a diferença na pressão do ar para determinar a velocidade e a altitude.

See more on pt.wikipedia.org


Sistemas de Bússola

  • Bússola magnética
    A bússola mostra a proa da aeronave em relação ao norte magnético. Alguns erros conhecidos são a declinação magnética, ou a diferença entre a direção magnética e a verdadeira, e o desvio, causado por fiações elétricas na aeronave, que requerem um cartão de correção de bússola. Ad…

See more on pt.wikipedia.org


Sistemas Giroscópicos

  • Horizonte artificial
    O indicador de atitude (também conhecido como horizonte artificial) indica a atitude da aeronave em relação ao horizonte. Com este equipamento o piloto consegue identificar se as asas estão niveladas (rolagem) e se o nariz da aeronave está apontando para cima ou para baixo do horizo…
  • Indicador de rumo
    O indicador de rumo (também conhecido como giro direcional) apresenta a proa da aeronave em pontos de bússola e em relação ao norte magnético quando ajustado pela bússola. A fricção do rolamento causa erros de precessão, que devem ser periodicamente corrigidos ao calibrar o ins…

See more on pt.wikipedia.org


Sistemas de Diretor de Voo

  • Estes incluem o Indicador de Situação Horizontal (HSI) e o Indicador de Diretor de Atitude (ADI). O HSI combina a bússola magnética com sinais de navegação e um glide slope. A informação de navegação é fornecida por um VOR/Localizador ou por um GPS. O ADI é um indicador de atitude com barras atuadas por computador, auxiliando bastante em voos por instrumento.[1]

See more on pt.wikipedia.org


Sistemas de Navegação

  • Very-High Frequency Omnidirectional Range
    O instrumento indicador do VOR inclui um Indicador de desvio de curso (CDI) um Seletor omnidirecional (OBS) indicador TO/FROM (PARA/DE) e algumas bandeirolas. O CDI indica a posição lateral da aeronave em relação a uma trajetória radial selecionada. É utilizado para orie…
  • Radiofarol não direcional
    O localizador de direção automático (ADF) pode ser de limbo fixo, móvel ou um indicador magnético de rádio (RMI). Um RMI é remotamente acoplado com um indicador de rumo de forma que este automaticamente gire o azimute para representar a proa da aeronave.[1]Enquanto que …

See more on pt.wikipedia.org


Layout

  • A maioria das aeronaves são equipadas com um conjunto de “instrumentos de voo” que fornecem ao piloto informações básicas da aeronave, tais como a atitude, velocidade e altitude.

See more on pt.wikipedia.org


Ver também


Ligações Externas

Leave a Comment