Qual a origem do livro Capitães da Areia?
Capitães da Areia é um romance de 1937 do escritor brasileiro Jorge Amado. O livro retrata a vida de um grupo de crianças abandonadas. Elas lutam e roubam para sobreviver na cidade de Salvador, na Bahia.
Qual é a linguagem do capitão de areia?
Ou seja, o personagem central é coletivo e seria o bando de meninos de rua: os capitães de areia. A obra de Jorge nos apresenta o cotidiano e as peripécias de um bando de meninos de rua. Por esse motivo, sua linguagem, muitas vezes, é informal (coloquial) reunindo traços de oralidade.
Quem é o líder dos Capitães de areia?
O líder dos Capitães de Areia é um dos personagens mais complexos do romance. Ao contrário dos outros, que parecem ter o destino traçado, Pedro Bala vai construindo o seu próprio destino.
Qual é a relação entre o romance de capitães da areia e a mensagem política?
Capitães da areia estabelece uma analogia entre a aventura que é narrada e a mensagem política que se pretende transmitir ao leitor. Possui com isso, um sentido didático que é próprio do tipo de literatura que o romance representa: aquele que é voltado para o trabalho de conscientização política.
Onde se passa a história dos Capitães da Areia?
“Capitães da Areia” foi publicado por Jorge Amado em 1937 e narra a história de um grupo de garotos de rua que se unem para assaltar pessoas e residências em Salvador.
Quando se passa o livro Capitães de Areia?
Capitães da Areia é um romance de 1937 do escritor brasileiro Jorge Amado. O livro retrata a vida de um grupo de crianças abandonadas. Elas lutam e roubam para sobreviver na cidade de Salvador, na Bahia. A obra está inserida na segunda fase do modernismo, quando a literatura passa a focar nas questões sociais.
Qual é o conflito do livro Capitães da Areia?
O significado de Capitães da Areia para a trajetória de militante do escritor reside em evidenciar conflitos entre ricos e pobres e entre fracos e fortes, emergindo daí, uma narrativa que denuncia uma sociedade opressora da Bahia da primeira metade do século passado.
Qual o objetivo do livro Capitães de Areia?
Capitães da areia é uma narrativa de teor comunista declarado, na qual Jorge Amado denuncia, em sua percepção, os males de uma sociedade que, sendo marcada pela lógica capitalista, vira as costas para aqueles menos afortunados. Há a tentativa de conscientização por parte do autor em relação ao leitor.
Onde se passa a história de Vidas Secas?
O local de desenvolvimento da estória é o sertão brasileiro nordestino, onde Graciliano Ramos retrata a vida de uma família de retirantes, traçando a figura do sertanejo. Ao mesmo tempo, ele explora os temas da miséria e da seca do Nordeste.
Como que a Dora morreu?
Dora morre em acidente de táxi – RecordTV – R7 Amor e Intrigas.
Qual a crítica social do livro Capitães da Areia?
Em Capitães da areia são apresentados vários episódios que retratam problemas sociais vivenciados na época, ao lado da marginalidade, a solidão e abandono de crianças e jovens à sua própria sorte, sendo possível perceber que em relação a alguns deles pouco mudou nos dias atuais, o que demostra um progresso lento e …
Porque o livro Capitães da Areia foi censurado?
“Era uma carta de denúncia de uma situação social gritante, de extrema pobreza, sobretudo em relação aos jovens e às crianças”, disse à BBC a cineasta e neta do escritor, Cecília Amado. “Não é à toa que os livros foram queimados, porque (para o governo) era uma vergonha mostrar aquilo.”
Quais eram as regras dos Capitães da Areia?
Com seu espírito de líder e sendo justo, tornou-se preocupado com a causa social. No Trapiche havia regras, por exemplo, era proibido roubar os próprios companheiros lá onde constituíam uma única grande família. Pedro bala expulsava quem descumprisse isso.
Qual o significado do capitão de areia?
Capitães da Areia faz referência aos meninos de rua de Salvador, menores cuja vida desregrada e marginal é explicada, de uma forma geral, por tragédias familiares relacionadas à condição de miséria. O grupo de meninos que forma os Capitães se esconde em um armazém abandonado em uma das praias da capital baiana.
Por que pirulito agradece a Deus?
Pirulito pensava em como Deus era bom, por um lado, com tantas coisas bonitas que proporcionava aos homens. Por outro lado temia o Deus vingativo que era professado por um frade alemão, que descrevia o inferno e todo sofrimento destinado aos que pecassem.
Literatura
Capitães da areia é um livro do escritor baiano Jorge Amado e foi publicado pela primeira vez em 1937. Ele conta a história de meninos em situação de rua, na cidade de Salvador de inícios do século XX. Eles são os Capitães da Areia, vivem em um trapiche e, completamente marginalizados, sobrevivem por meio de furtos.
Ambientação da obra Capitães da areia
A obra Capitães da areia é ambientada em Salvador, capital do estado da Bahia. Mostra, portanto, a realidade de um ambiente urbano da primeira metade do século XX, às vésperas da decretação do Estado Novo, em 1937.
Enredo da obra Capitães da areia
Os Capitães da Areia são meninos em situação de rua que vivem num trapiche. Eles sobrevivem por meio de furtos e se comportam, precocemente, como adultos. O líder do grupo é Pedro Bala, um jovem de 15 anos, que tem uma cicatriz no rosto, filho de um estivador (chamado, pelos seus companheiros, de Loiro) que morreu durante uma greve.
Resumo de Capitães da Areia
O enredo segue as ações de um grupo de menores abandonados que se chama Capitães da Areia e reage ao meio em que está exposto. Diante da fome e do abandono, eles roubam e, devido à repressão e à tortura policial, se organizam em uma gangue violenta pelas ruas de Salvador.
Análise e interpretação da obra
O romance começa com várias cartas publicadas no Jornal da Tarde sobre o grupo dos Capitães da Areia que assolam a cidade de Salvador com seus furtos. A linguagem utilizada denota o modo como os menores abandonados eram tratados pelos órgãos oficiais.
Personagens principais
O líder dos Capitães de Areia é um dos personagens mais complexos do romance. Ao contrário dos outros, que parecem ter o destino traçado, Pedro Bala vai construindo o seu próprio destino.
Contexto histórico da obra
O romance de Jorge Amado foi escrito no final da década de 1930, uma época conturbada no mundo, com grandes polarizações políticas. No Brasil, o Estado Novo flertava com o regime nazista, enquanto nascia em meio à população uma consciência de classe.
¿ O que é capitão da areia?
Capitães da Areia faz referência aos meninos de rua de Salvador, menores cuja vida desregrada e marginal é explicada, de uma forma geral, por tragédias familiares relacionadas à condição de miséria. O grupo de meninos que forma os Capitães se esconde em um armazém abandonado em uma das praias da capital baiana.
¿ Como os adultos participam da narrativa do cuento de a guerra?
De um lado, aqueles que rejeitam os meninos: as beatas, os policiais e todos aqueles ligados aos espaços repressivos do reformatório e do orfanato. De outro lado, os cúmplices, como o amigo capoeirista Querido-de-Deus, o padre João Pedro e Don’Aninha, mãe-de-santo.
Comentários e sugestões
Esta atividade ganha maior interesse se for desenvolvida com em conjunto com o professor de História. Para a realização da pesquisa histórica, o professor pode dividir o conteúdo em tópicos, encarregando cada tema a um grupo de alunos. Algumas sugestões de pesquisas:
Resumo da obra
A história de passa nas ruas e nas areias de Salvador, na Bahia, com um grupo de meninos abandonados. O líder desses garotos, Pedro Bala, conhece como ninguém os meandros da cidade, suas armadilhas e atalhos.
Resumo de Capitães Da Areia
Análise E Interpretação Da Obra
- O princípio do romance: as cartas
O romance começa com várias cartas publicadas no Jornal da Tarde sobre o grupo dos Capitães da Areia que assolam a cidade de Salvador com seus furtos. A linguagem utilizada denota o modo como os menores abandonados eram tratados pelosórgãos oficiais. O jornal descreve u… - O cenário do romance: Bahia de Omolu
Omolu é o orixá associado às doenças contagiosas, também responsável pela cura e a saúde. Segundo a obra, ele teria enviado a maleita para castigar as classes privilegiadas da região, porque não aprovava seus comportamentos. Esta é uma das várias instâncias em que o enredo …
Personagens principais
- Pedro Bala
Olíder dos Capitães de Areiaé um dos personagens mais complexos do romance. Ao contrário dos outros, que parecem ter o destino traçado, Pedro Bala vai construindo o seu próprio destino. O que se mantém em toda a narrativa é o seu caráter e espírito nato de liderança. Justo e sábio… - João Grande
É o braço direito de Pedro Bala, com um coração enorme e bom. João Grande é uma espécie de protetor e guarda-costas dos outros Capitães da Areia. Seu senso de proteção e de justiça é muito grande, sempre intervindo para ajudar os mais fracos. Todo o seu percurso acontece ao l…
Contexto Histórico Da Obra
-
O romance de Jorge Amado foi escrito no final da década de 1930, uma época conturbada no mundo, com grandes polarizações políticas. No Brasil, o Estado Novo flertava com o regime nazista, enquanto nascia em meio à população uma consciência de classe. O Estado Novoficou marcado pelo nacionalismo, o anticomunismo e o autoritarismo. Jorge Amado foi preso duas v…
Filme Capitães Da Areia
-
Em 2011, o romance foi adaptado para o cinema por Cecília Amado, neta do escritor, marcando o início das comemorações do seu centenário. O elenco conta com as atuações de Jean Luis Amorim, Ana Graciela, Robério Lima, Paulo Abade, Israel Gouvêa, Ana Cecília Costa, Marinho Gonçalves e Jussilene Santana. Aproveite para ver também: 1. Jorge Amado: obras e biografia …