O mal do açai

image

Qual a diferença entre mau e mal?

Nota: Não confundir com Mau. Um das cinco pinturas japonesas do século XII que compõe a série “Exterminação do Mal” Mal (do termo latino malu) geralmente se refere a tudo aquilo que não é desejável ou que deve ser destruído. O mal está no vício, em oposição à virtude.

Qual é o significado do verbo mal?

O termo foi cunhado pelo psiquiatra polonês Andrzej M. Łobaczewski, que estudou como os psicopatas influenciam no avanço da injustiça e sobre como abrem caminho para o poder na política . O Wikcionário tem o verbete mal.

Por que a existência do mal no mundo não é compatível com a ideia de Deus?

Assim, a única explicação, dada a existência do mal no mundo, é que deus não é benevolente e/ou onipotente. E, portanto, não existe como geralmente é pensado. Deus fez o mundo e isso foi muito bom.

Qual é a dualidade entre o bem e o mal?

Segundo a especialista, no candomblé não existe uma dualidade entre o bem e o mal. “A crença é na lei do retorno. Não há uma dualidade entre bem e mal, como nas religiões judaico-cristãs. Mas não se pode falar que exista ‘candomblé do mal’. Existem pessoas que usam a religião para fazer algo ruim.

image


O que é o candomblé?

“O candomblé é uma religião de oralidade e ancestralidade. Cada pessoa tem um guia, um pai de santo ou mãe de santo, dentro do terreiro. São feitos cultos aos orixás, com dança, alimentação e vestimenta específica.


De onde vem a ideia de que há um candomblé do mal?

A pesquisadora defende que a ideia de que pode haver um ‘candomblé do mal’ vem do preconceito racial. “Quando a Igreja Católica, na época da escravidão, falava que o negro é um animal que não tem alma, esse estereótipo de que tudo que tem relação com o povo negro é do mal vai cair também sobre as religiões.


Religiões de matriz africana e o preconconceito

Dados divulgados pelo Disque 100, ligado ao governo federal, mostram que, no Brasil, a maior parte das denúncias feitas por vítimas de intolerância religiosa é registrada contra a umbanda e o candomblé.


O livre-arbítrio como resposta ao problema do mal

Deus fez o mundo e isso foi muito bom. Uma parte indispensável da bondade que ele escolheu foi a existência de seres racionais: seres autoconscientes capazes de amor e pensamento abstrato, e com o poder de livre escolha entre cursos de ação alternativos contemplados.


Referência

Bruce, Michael; Barbone, Steven (Orgs). Os cem argumentos mais importantes da Filosofia Ocidental: uma introdução concisa sobre lógica, ética, metafísica, filosofia da religião, ciência, linguagem, epistemologia e muito mais. São Paulo: Cultrix, 2013.


¿ Qual é o fator de risco para Alzheimer?

O maior fator de risco para o mal de Alzheimer é a idade avançada. Após os 65 anos, a chance de se desenvolver Alzheimer dobra a cada cinco anos, fazendo com que 40% das pessoas acima de 85 anos tenham a doença. Raramente, o mal de Alzheimer surge antes dos 60 anos de idade.


¿ Como é hecho o diagnóstico de Alzheimer?

O diagnóstico definitivo da doença de Alzheimer é feito com biópsia do tecido cerebral, o que, por razões óbvias, é raramente realizado na prática clínica.


¿ Como saber se o Alzheimer é com proteínas?

Recentemente foram descobertos alguns biomarcadores que indicam o acúmulo de proteína beta-amilóide e da proteína tau no sistema nervoso dos pacientes com Alzheimer. Esses marcadores podem ser identificados através do exame do líquido cefalorraquidiano ou por um exame de imagem chamado PET (Tomografia por Emissão de Positrões).


¿ Qual é a principal causa de demencia no mundo?

Como a doença de Alzheimer é a principal causa de demência no mundo, e a demência é a principal caraterística clínica da doença de Alzheimer, vale a pena gastarmos algumas linhas explicando o conceito de demência.

image

Leave a Comment