O mecanismo de açao do trastuzumabe

Mecanismo De Acção O trastuzumab liga-se com elevada afinidade e especificidade ao sub-domínio IV, uma região justamembranar do domínio extracelular do HER2. A ligação do trastuzumab ao HER2 inibe a sinalização independente de ligando do HER2 e previne a clivagem proteolítica do seu domínio extracelular, um mecanismo de activação do HER2.

Full
Answer


Qual o mecanismo de ação do trastuzumabe?

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças. Mecanismo de ação O trastuzumabe é um anticorpo monoclonal humanizado derivado da tecnologia do DNA recombinante que atinge seletivamente o domínio extracelular da proteína do receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano (HER2).


Para que serve o medicamento trastuzumabe?

Trastuzumabe. É usado no tratamento do câncer de mama em fase inicial ou avançado. Geralmente é administrado juntamente com a quimioterapia, mas também pode ser usado isoladamente, principalmente se a quimioterapia já foi tentada.


Quanto tempo o trastuzumabe fica no organismo?

Estabilidade após reconstituição com Água Bacteriostática para Injeção: refrigeração (2-8°C): 28 dias.


Como o Herceptin age no organismo?

O Herceptin é um medicamento injetável à base de anticorpos monoclonais, do laboratório Roche, que age diretamente sobre as células cancerígenas sendo muito eficaz para o tratamento de alguns tipos de câncer. Este remédio só deve ser administrado no hospital e tem um preço de aproximadamente 10 mil reais.


O que é câncer de mama HER2 positivo?

Algumas mulheres têm tumores de mama com níveis mais altos da proteína HER2. Esses cânceres são denominados câncer de mama HER2+. HER2 é uma proteína na parte externa das células mamárias que promove o seu crescimento.. As células cancerígenas com níveis mais elevados que o normal de HER2 são denominadas HER2+.


Qual o valor do medicamento trastuzumabe?

Comparamos o preço de Trastuzumabe Entansina em 19 drogarias e farmácias. O melhor preço foi de R$ 8.288,50 Na Global Farma.


Quais são os efeitos colaterais do trastuzumabe?

Alguns possíveis efeitos colaterais do trastuzumabe emtansina incluem náuseas, fadiga, dores musculares e articulares, diminuição da contagem das plaquetas, dor de cabeça e constipação. O trastuzumab deruxtecan é um anticorpo para tratamento do câncer de mama avançado HER+.


Qual o tipo de quimioterapia que cai o cabelo?

De acordo com Ferrari, medicamentos como doxorrubicina e epirrubicina são os principais causadores da queda dos fios.


O que é anticorpo monoclonal humano?

Anticorpos monoclonais nada mais são que remédios de origem biológica famosos pela precisão e criados para combater de câncer a doenças autoimunes.


Quantas doses de Herceptin?

Herceptin® SC Nenhuma dose de ataque é necessária. A dose fixa recomendada de Herceptin® SC é de 600 mg a cada três semanas, independente do peso corpóreo do paciente. Essa dose deve ser administrada em aproximadamente 2 – 5 minutos a cada 3 semanas.


Quem toma Herceptin pode pintar o cabelo?

É recomendado utilizar a tintura de cabelo apenas após três meses do final do tratamento, pois ela é composta por produtos químicos. Eles podem causar feridas no couro cabeludo sensível, além de enfraquecer a estrutura dos fios novos.


Quem toma Herceptin pode tomar cerveja?

A resposta é não. “Não é recomendado o consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento do câncer. O álcool pode interagir com alguns medicamentos utilizados na quimioterapia, aumentando o risco de efeitos colaterais.


História

O trastuzumabe (nome comercial: Herceptin®, en:Genentech) é um anticorpo monoclonal, humanizado, derivado do DNA recombinante que liga-se com alta afinidade ao Receptor do Fator de Crescimento Epidermal Humano 2 ( HER2 ). O anticorpo é uma IgG que contém trechos humanos que ligam-se à HER2.


Indicações

O Trastuzumabe é indicado no tratamento de pacientes com câncer de mama metastizado, cujo tumor superexpressa a proteína HER2, e que tem recebido dois ou mais regimes quimioterápicos para o tumor, submetidos anteriormente a uma antraciclina e um taxano.


Efeitos colaterais

O tratamento com trastuzumabe pode causar disfunção cardíaca por lesão das células miocárdicas. Os sintomas mais comuns da insuficiência cardíaca são: dispnéia, tosse, dispnéia paroxística noturna e edema periférico. O exame ecocardiográfico mostra redução da fração de ejeção do ventrículo esquerdo.


Contra-indicações

O Trastuzumabe deve ser administrado com cuidado em pacientes com hipersensibilidade ao trastuzmabe, células de ovário de Hamster Chinês ou qualquer composto deste produto. O trastuzumab deve ser administrado com precaução em doentes com história de doenças do coração.


Vídeo: Terapia HER2: Mecanismos Moleculares Da Resistência Ao Trastuzumabe

O trastuzumabe é um anticorpo monoclonal direcionado contra o receptor tirosina-quinase HER2.


Introdução

Aproximadamente 20% a 25% dos cânceres de mama invasivos exibem superexpressão do receptor da tirosina quinase do receptor do fator de crescimento epidérmico humano (HER) 2 (1, 2).


Trastuzumab: mecanismos de efeitos antitumorais

Os mecanismos pelos quais o trastuzumabe induz a regressão de tumores superexpressores de HER2 ainda estão sendo elucidados, mas vários efeitos moleculares e celulares foram relatados na literatura (8).


Trastuzumab: eficácia clínica e resistência

O trastuzumab é ativo como um agente único e em combinação com a quimioterapia no MBC com superexpressão de HER2, levando à aprovação do trastuzumab em 1998 pelo FDA para tratamento neste cenário.


Trastuzumab: mecanismos de resistência

Um mecanismo potencial pelo qual a resistência a anticorpos direcionados pode se desenvolver é via interrupção da interação entre o agente terapêutico e a proteína alvo. A resistência ao trastuzumabe foi associada ao aumento da expressão da glicoproteína MUC4 associada à membrana (26).


Novas estratégias terapêuticas

A resistência ao trastuzumabe é um grande problema clínico que requer esforço concentrado para ser resolvido. É necessário um entendimento claro da atividade do HER2 e do trastuzumabe nos níveis molecular e biológico para melhorar completamente a sobrevida de pacientes cujos cânceres de mama superexpressam o HER2.


Conclusão

O problema clínico da resistência ao trastuzumabe está se tornando cada vez mais importante, pois estudos recentes apóiam fortemente o papel do trastuzumabe não apenas no tratamento da doença metastática, mas também no cenário adjuvante dos cânceres de mama com superexpressão de HER2.


Trastuzumabe Deruxtecana, para o que é indicado e para o que serve?

Trastuzumabe Deruxtecana é indicado para o tratamento de pacientes adultos com câncer de mama HER2-positivo metastático ou não ressecável, que tenham recebido dois ou mais regimes de tratamento baseados em anti-HER2.


Como usar o Trastuzumabe Deruxtecana?

A dose recomendada de Trastuzumabe Deruxtecana é de 5,4 mg/kg, administrada em infusão intravenosa a cada 3 semanas (ciclo de 21 dias), até progressão da doença ou toxicidade não manejável. Não substituir Trastuzumabe Deruxtecana por ou com Trastuzumabe ou Trastuzumabe Entansina.


Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Trastuzumabe Deruxtecana?

O perfil de segurança do Trastuzumabe Deruxtecana sob a dose de 5,4 mg/kg em indivíduos com câncer de mama HER2-positivo não ressecável ou metastático foi compatível nos Estudos J101 e U201.


Características Farmacológicas

Trastuzumabe Deruxtecana é um conjugado de anticorpo-medicamento direcionado ao receptor HER2. O anticorpo é uma IgG1 humanizada anti-HER2, conjugado ao drug-linker, composto de um ligante clivável tetrapeptídico e um inibidor da topoisomerase I (DXd). O Trastuzumabe Deruxtecana é estável no plasma.


Introdução


Trastuzumabe Emtansina, Um Conjugado Anticorpo-Droga direcionado Ao HER2

  • Os conjugados anticorpo-droga (ADCs) são um meio de fornecer drogas citotóxicas especificamente para células cancerígenas. A entrega é seguida pela internalização do ADC e liberação de agentes citotóxicos livres e altamente ativos nas células cancerígenas, levando eventualmente à morte celular. Os componentes de um ADC eficaz consistem tipicamente …

See more on pt.biomedicalhouse.com


Atividade Do T-DM1 em Modelos pré-clínicos E Ensaios Clínicos

  • Uma revisão abrangente dos resultados de eficácia e segurança obtidos com o T-DM1 está além do escopo da revisão atual, mas, resumidamente, o T-DM1 demonstrou eficácia antitumoral substancial em estudos pré-clínicos e em ensaios clínicos. O T-DM1 possui atividade superior em comparação com o trastuzumabe em culturas de células de câncer de mama sensíveis ao trast…

See more on pt.biomedicalhouse.com


Resistência A T-DM1

  • Apesar desses resultados favoráveis ​​de eficácia, a maioria das pacientes tratadas com T-DM1 eventualmente progride (36–38), e alguns cânceres de mama positivos para HER2 são principalmente não responsivos ou respondem minimamente ao T-DM1. A compreensão dos mecanismos de resistência é importante para o desenvolvimento de terapias dirigidas por T-DM1.

See more on pt.biomedicalhouse.com


Estratégias para Melhorar A Eficácia Do T-DM1 E Contornar A Resistência

  • Aqui resumimos as estratégias potenciais para melhorar a eficácia do T-DM1 e prevenir a resistência aos medicamentos. Algumas dessas estratégias já estão sendo testadas em ensaios clínicos.

See more on pt.biomedicalhouse.com


Conclusão

  • O T-DM1 é um novo agente valioso para o tratamento do câncer de mama HER2-positivo. O T-DM1 possui vários mecanismos de ação que consistem nos efeitos antitumorais associados aos seus principais componentes, o trastuzumabe e a droga citotóxica DM1. Pesquisas clínicas realizadas sugerem eficácia superior de T-DM1 em comparação com trastuzumab ou trastuzum…

See more on pt.biomedicalhouse.com


Nota

  • Este artigo é parte de uma série sobre ‘Avanços recentes no tratamento do câncer de mama’, editada por Jenny Chang. Outros artigos desta série podem ser encontrados em

See more on pt.biomedicalhouse.com


Abreviações

  • ADC:
    1. Conjugado anticorpo-droga
  • DAR:
    1. Relação droga-anticorpo

See more on pt.biomedicalhouse.com


Descrição geral

O trastuzumabe ou trastuzumab (nome comercial: Herceptin®, en:Genentech) é um anticorpo monoclonal, humanizado, utilizado em tratamento contra câncer de mama.


História

O trastuzumabe (nome comercial: Herceptin®, en:Genentech) é um anticorpo monoclonal, humanizado, derivado do DNA recombinante que liga-se com alta afinidade ao Receptor do Fator de Crescimento Epidermal Humano 2 (HER2). O anticorpo é uma IgG que contém trechos humanos que ligam-se à HER2. O anticorpo humanizado é produzido por uma cultura de células do ovário do Hamster Chinês em um meio com nutrientes contendo o antibiótico gentamicina. O …


Indicações

O Trastuzumabe é indicado no tratamento de pacientes com câncer de mama metastizado, cujo tumor superexpressa a proteína HER2, e que tem recebido dois ou mais regimes quimioterápicos para o tumor, submetidos anteriormente a uma antraciclina e um taxano. O tratamento combinado com paclitaxel é indicado para o tratamento de câncer de mama que superexpressam a proteína HER2 e não receberam tratamento prévio de antraciclinas para o tumor.


Efeitos colaterais

O tratamento com trastuzumabe pode causar disfunção cardíaca por lesão das células miocárdicas. Os sintomas mais comuns da insuficiência cardíaca são: dispnéia, tosse, dispnéia paroxística noturna e edema periférico. O exame ecocardiográfico mostra redução da fração de ejeção do ventrículo esquerdo. A insuficiência cardíaca congestiva, durante terapia com o trastuzumabe pode ser severa em 0,5 a 4% dos casos, mas frequentemente é reversível com a s…


Interações

Existe sinergismo entre o trastuzumabe e vários agentes quimioterápicos antineopllásicos


Contra-indicações

O Trastuzumabe deve ser administrado com cuidado em pacientes com hipersensibilidade ao trastuzmabe, células de ovário de Hamster Chinês ou qualquer composto deste produto. O trastuzumab deve ser administrado com precaução em doentes com história de doenças do coração.


Intoxicação

Não há relatos de superdosagens em humanos. Doses > 500 mg não foram testadas.


Ver também

• Paclitaxel
• Oncologia
• Quimioterapia


Introdução


Trastuzumab: Mecanismos de Efeitos antitumorais


Trastuzumab: Eficácia Clínica E Resistência


Trastuzumab: Mecanismos de Resistência

  • Impedimento estérico da interação receptor-anticorpo: superexpressão de MUC4
    Um mecanismo potencial pelo qual a resistência a anticorpos direcionados pode se desenvolver é via interrupção da interação entre o agente terapêutico e a proteína alvo. A resistência ao trastuzumabe foi associada ao aumento da expressão da glicoproteína MUC4 associada à me…
  • Sinalização do receptor do fator de crescimento I semelhante à insulina
    A resistência ao trastuzumabe tem sido associada ao aumento da sinalização do receptor de fator de crescimento I semelhante à insulina (IGF-IR). Foi demonstrado que a expressão aumentada de IGF-IR reduz a parada do crescimento mediada por trastuzumabe de células de c…

See more on pt.biomedicalhouse.com


Novas Estratégias Terapêuticas


Conclusão


Nota


Abreviações

Leave a Comment