
Qual o mecanismo de ação dos antirretrovirais? Seu mecanismo de ação consiste em inibir competitivamente a incorporação, pela enzima transcriptase reversa, da timidina ao DNA viral. Quais são os medicamentos antirretrovirais? Classes de medicamentos antirretrovirais São eles: Zidovudina, Abacavir, Didanosina, Estavudina, Lamivudina e Tenofovir.
Qual é a diferença entre retrovírus e HIV?
O genoma do HIV é mais complexo que dos retrovírus oncogênicos, contendo alguns genes de replicação adicionais. 24
Qual a importância dos anti-retrovirais para a vida das pessoas com AIDS?
Nos últimos anos, o grande avanço verificado no campo da farmacologia dos anti-retrovirais (talvez a área de maior crescimento e desenvolvimento) mudou a vida das pessoas vivendo com AIDS, possibilitando um aumento da sobrevida e melhora da qualidade de vida.
Quais são os diferentes tipos de vírus da AIDS humana?
Os vírus da AIDS humana não são homogêneos, porém a maioria consiste em variantes do HIV-1. Um segundo vírus, o HIV-2, parece prevalecer apenas na África Ocidental, e é muito menos virulento. A similaridade entre as sequências genômicas do HIV-1 e do HIV-2 é de apenas 40%. 24
Como o tratamento da infecção pelo HIV pode mudar a história natural da AIDS?
O tratamento da infecção pelo HIV tem evoluído continuamente e mudando sensivelmente a historia natural da AIDS (FOCACCIA & VERONESI, 2007).

Diagnóstico
Após receber o diagnóstico da infecção por HIV, o paciente deve marcar ou ser encaminhado para uma consulta com um especialista na área no Serviço de Atendimento Especializado em HIV/AIDS – SAE mais próximo, onde haverá uma equipe de profissionais, além do médico, para prestar os esclarecimentos e o apoio necessários.
Acompanhamento médico
O acompanhamento médico da infecção pelo HIV é essencial, tanto para quem não apresenta sintomas e não toma remédios (fase assintomática), quanto para quem já exibe algum sinal da doença e segue tratamento com os medicamentos antirretrovirais, fase que os médicos classificam como aids.
Exames de rotina
No atendimento inicial, são solicitados os seguintes exames: sangue (hemograma completo), fezes, urina, testes para hepatites B e C, tuberculose, sífilis, dosagem de açúcar e gorduras (glicemia, colesterol e triglicerídeos), avaliação do funcionamento do fígado e rins, além de raios-X do tórax.
Adesão ao tratamento antirretroviral
Aderir ao tratamento para a aids, significa tomar os remédios prescritos pelo médico nos horários corretos, manter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos, comparecer ao serviço de saúde nos dias previstos, entre outros cuidados.
Apoio social
Atualmente, existem organizações governamentais e não governamentais que podem ajudar o soropositivo a enfrentar suas dificuldades e a lidar com situações de estresse por conta da doença. São duas ações de apoio oferecidas: afetivo-emocional e operacional. O afetivo-emocional inclui atividades voltadas para a atenção, companhia e escuta.
Introdução e Justificativa
Até o presente momento, existem poucas evidências sobre o verdadeiro papel dos reservatórios, dada a dificuldade operacional e técnica para avaliação precisa dos mesmos.
Objetivos
Contribuir para o conhecimento dos reservatórios virais em crianças portadoras do vírus HIV por transmissão vertical, visto que foi demonstrado, anteriormente, que o uso de terapia antirretroviral precoce pode contribuir para o controle virológico do HIV, demonstrado, através da redução de carga viral, até mesmo a níveis indetectáveis.
Aplicabilidade para o SUS
Este Projeto poderá contribuir para nortear o tratamento antirretroviral precoce das crianças expostas à infecção perinatal pelo HIV, através do impacto pela redução/eliminação dos reservatórios virais.
