O mecanismo de açao geral das estatinas

Qual é o mecanismo de ação das estatinas?

Mecanismo de Ação das Estatinas O colesterol é um componente essencial da membrana celular e o precursor imediato dos hormônios esteróides e ácidos biliares. Entretanto, em quantidades excessivas, o colesterol se torna um importante fator de risco cardiovascular.

Quais são as opções de estatinas?

Sinvastatina, Pravastatina e Pitavastatina têm potência intermediária, enquanto a Fluvastatina e Lovastatina são as estatinas menos potentes. Tabela: Potencial de redução do colesterol LDL de acordo com a dose prescrita de cada estatina (no celular, veja a tabela com o telefone na horizontal)

Quais são as opções de estatinas para pessoas com alto risco de doença cardiovascular?

Em relação ao HDL, doses elevadas de Sinvastatinas também apresentam bons resultados. Apesar dos diferentes resultados, todas as estatinas são eficazes para reduzir o colesterol LDL e aumentar o colesterol HDL. A Rosuvastatina e a Atorvastatina são as estatinas mais eficazes, mas também as mais caras.

Qual é o risco de diabetes causado pelo uso das estatinas?

Nos últimos anos tem havido uma crescente preocupação em relação ao aumento de casos de diabetes provocados pelo uso das estatinas. O que se sabe atualmente é que o risco é baixo e ocorre principalmente nos pacientes que fazem uso de doses elevadas de estatinas. Nestes, a incidência de diabetes parece ser de 0,5 a 1%.


Qual o mecanismo de ação das estatinas?

As estatinas são agentes hipolipemiantes que exercem os seus efeitos através da inibição da HMG-CoA redutase, enzima fundamental na síntese do colesterol, levando a uma redução do colesterol tecidual e um conseqüente aumento na expressão dos receptores de LDL.


Qual o mecanismo de ação das estatinas e cite exemplos?

As estatinas possuem como mecanismo de ação a inibição competitiva da HMG-CoA redutase, enzima responsável pela formação de colesterol pelo fígado e, consequentemente, pela formação das lipoproteínas plasmáticas.


Qual é a função das estatinas?

A função principal das estatinas é reduzir o colesterol, principalmente o LDL. Mas o medicamento acaba atuando também sobre o HDL, que é o bom colesterol. “Os estudos sugerem que as estatinas baixam os níveis de LDL entre 18% e 30% e de triglicerídeos de 7% e 30%.


Qual é o mecanismo de ação da sinvastatina?

Mecanismo de ação Após ingestão oral, a sinvastatina, que é uma lactona inativa, é hidrolisada no fígado para a forma beta-hidroxiácido ativo correspondente que possui uma atividade potente na inibição da HMG-CoA redutase (3 hidroxi-3-metilglutaril CoA redutase).


O que significa mecanismo de ação?

O mecanismo de ação é a interação química que uma determinada substância ativa exerce com o receptor produzindo uma resposta terapêutica.


Como o atorvastatina age no organismo?

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA? Atorvastatina cálcica age reduzindo a quantidade de colesterol (gordura) total no sangue diminuindo os níveis das frações prejudiciais (LDL-C, apolipoproteína B, VLDL-C, triglicérides) e aumentando os níveis sanguíneos do colesterol benéfico (HDL-C).


Qual a diferença entre sinvastatina e estatinas?

A Rosuvastatina e a Atorvastatina são as duas estatinas mais potentes, com maior capacidade de redução dos níveis do colesterol LDL. Sinvastatina e Pravastatina têm potência intermediária, enquanto a Lovastatina é a estatina menos potente.


Quais são os efeitos colaterais das estatinas?

Medicação com estatinas e efeitos secundáriosMialgias ou dor muscular;Artralgias ou dor nas articulações;Fraqueza e dores generalizadas;Náuseas;Alterações intestinais;Alterações cutâneas.


Quais são os remédios que contêm estatinas?

As estatinas reduzem o risco de mortalidade em pessoas com alto risco de doença cardiovascular. As opções existentes no mercado são: Sinvastatina, Atorvastatina, Pravastatina, Rosuvastatina, Lovastatina, Fluvastatina e Pitavastatina. A nossa taxa de colesterol sanguíneo tem duas origens: dieta e produção pelo fígado.


Como a sinvastatina reduz o colesterol?

A sinvastatina pertence à classe dos medicamentos denominados inibidores da hidroximetilglutarilcoenzima A (HMG-CoA) redutase. A sinvastatina diminui a produção de colesterol pelo fígado (a maior fonte de colesterol no organismo) e aumenta a remoção de colesterol da corrente sanguínea pelo fígado.


Porque a sinvastatina tem que ser tomada à noite?

Em geral, as estatinas de curta duração de ação devem ser tomadas à noite, facilitando uma maior concentração de fármaco durante o pico da síntese de colesterol endógeno.


Para que serve o uso da sinvastatina?

Indicada para reduzir os riscos à saúde decorrentes das doenças cardiovasculares, a Sinvastatina diminui os níveis do mau colesterol (LDL) e de triglicérides ao mesmo tempo em que aumenta o bom colesterol (HDL) no sangue.

Leave a Comment