O melhor açai de cambota

Onde está localizada a cambota do motor?

A cambota (vermelho), êmbolos ou pistões ( cinzento ), e os cilindros (azul) encontra-se acoplada ao volante, que irá transferir a energia mecânica para a caixa de velocidades.

Onde fica a polia da cambota?

A polia da cambota localiza-se na extremidade frontal da cambota. Aciona as correias de acessórios que, por sua vez, acionam o alternador, o compressor do ar condicionado, a direção assistida, a bomba de água, entre outros componentes.

Por que a cambota precisa de um elemento amortecedor de vibrações?

Com estas mecânicas, a cambota está exposta a níveis de vibração cada vez maiores. Por isso, é necessário um elemento amortecedor de vibrações que as reduza consideravelmente. A sua função é similar à de um volante bimassa, uma vez que possui elementos amortecedores internos capazes de reduzir as vibrações.


1. O que é o FEAD?

Os dois componentes protagonistas deste post fazem parte do sistema auxiliar FEAD.


2. A polia da cambota (TVD) reduz as vibrações

A tendência recente da indústria é a redução do tamanho dos motores. Com estas mecânicas, a cambota está exposta a níveis de vibração cada vez maiores. Por isso, é necessário um elemento amortecedor de vibrações que as reduza consideravelmente.


3. A polia desacopladora da cambota (PYD) representa a evolução da polia da cambota (TVD)

Este componente inovador representa mais um passo, uma vez que permite desacoplar ainda mais o acionamento de grupos auxiliares, ao ajudar a reduzir o ruído de funcionamento e a eliminar praticamente a vibração transferida pelo motor. A polia desacopladora da cambota (PYD) está diretamente montada sobre a cambota e tem um amortecedor de torção.


5. Vigiar as fissuras e corrosão através de uma inspeção visual

Durante a inspeção visual é importante prestar atenção para poder detetar determinados danos, como fissuras devido ao envelhecimento (costumam formar-se na faixa de borracha pelo endurecimento da superfície); fissuras grandes ( formam-se fissuras de 45 graus na faixa de desacoplamento devido a cargas de ralenti acima da média, por exemplo quando um táxi está à espera de passageiros ); corrosão (é visível na zona de transição para o metal e ocorre devido a uma sobrecarga, por exemplo, ao realizar uma reprogramação da central) e avaria completa (que é quando o anel exterior se separa e resulta na destruição completa do amortecedor de vibrações da cambota)..


7. INA FEAD KIT é uma solução completa que permite uma manutenção duradoura

A INA oferece a polia da cambota e o desacoplador da cambota (este de forma exclusiva) para as marcas de veículos, seja como produto individual ou como solução de manutenção com todos os acessórios requeridos.

Leave a Comment