
Onde fica o Amazonas?
Bacia do rio Amazonas (em inglês). A bacia Amazônica, a maior bacia de drenagem do mundo, cobre cerca de 40% da América do Sul uma área de aproximadamente 7,050 milhões de quilômetros quadrados.
Qual a capital do Amazonas?
Destes, somente Manaus, Parintins e Itacoatirara contam com mais de 100 mil habitantes. Chega a ser curiosa a disparidade entre as concentrações demográficas das cidades mais populosas do estado amazônico. Nesse sentido, Manaus concentra 2.219.580, Parintins 115.366 e Itacoatiara 102.701 mil habitantes, segundo dados do IBGE.
Qual é a diferença entre a Amazônia e o Amazonas?
O Atlântico tem suficiente energia das marés para levar a maioria dos sedimentos da Amazônia para o mar, assim, a Amazônia não forma realmente um delta. Os grandes deltas do mundo estão todos em águas relativamente protegidas, enquanto o Amazonas deságua diretamente para o turbulento Atlântico.
Qual a melhor cidade para viajar para a Amazônia?
São duas grandes cidades amazônicas, penso que Manaus em função da Zona Franca se destaca economicamente,porém,Belém tem características amazônicas bastante peculiares e exóticas,na área histórica, cultural e gastronômica, tornando-a uma cidade de forte apelo turístico e com variados pontos de visitação, tornando-se agradável aos que a visitam.

TERRA DAS CACHOEIRAS
Localizado no Baixo Rio Negro, ao norte de Manaus, o município de Presidente Figueiredo tem mais de 100 quedas d’água catalogadas e é declarado a “Terra das Cachoeiras”.
CRUZEIRO LITERÁRIO
Criado pela Livraria da Vila e pela agência Auroraeco, o projeto ‘Navegar é Preciso’ reúne no Amazonas escritores e cantores em encontros literários diários, apresentações musicais e saídas para exploração turística da região.
FINAL DE TARDE
Montar uma lista com os melhores finais de tarde do Brasil é tarefa difícil, polêmica e injusta, mas pela minha experiência em viagens nacionais, a região amazônica ganha, de longe, como o melhor endereço para ver o sol se deitar no horizonte.
Etimologia
O rio foi inicialmente conhecido pelos europeus como o Marañón e a parte peruana do rio ainda é conhecida com esse nome até hoje. O nome Amazonas, no entanto, foi dado depois que guerreiros nativos atacaram uma expedição do século XVI de Francisco de Orellana.
História
Durante o que muitos arqueólogos chamam de período formativo, as sociedades indígenas amazônicas estiveram profundamente envolvidas na emergência dos sistemas agrários das terras altas da América do Sul, e possivelmente contribuíram diretamente para o panorama sócio-religioso que constituiu as civilizações andinas
Rio subterrâneo
Em 2011 pesquisadores do Observatório Nacional anunciaram evidências da existência de um rio subterrâneo que corre abaixo do rio Amazonas, numa profundidade de 4 mil metros.

Etimologia
Geografia
-
A bacia do rio Amazonas é a maior do mundo, com uma superfície de aproximadamente sete milhões de km². O Amazonas é de longe o rio mais caudaloso do mundo, com um volume de água cerca de 60 vezes o do rio Nilo. O caudal de água doce lançado pelo rio no Atlântico é gigantesca: cerca de 210 000 m³/s, ou um quinto de toda a água fluvial do planeta.[3] Na verdad…
Área de Drenagem
-
A bacia Amazônica, a maior bacia de drenagem do mundo, cobre cerca de 40% da América do Sul uma área de aproximadamente 7,050 milhões de quilômetros quadrados. Reúne suas águas entre o Paralelo 5 N e o Paralelo 20 S. Suas fontes mais remotas são encontradas no planalto inter-andinos, a uma curta distância do oceano Pacífico. O rio Amazonas e seus afluentes são caract…
Biodiversidade
-
Mais de um terço de todas as espécies no mundo vivem na Floresta Amazônica,[30] uma gigante floresta tropical e bacia hidrográfica com uma área que se estende mais de 5 400 000 km². É a mais rica floresta tropical do mundo em termos de biodiversidade. Há mais de 2 100 espécies de peixes atualmente reconhecidos na Bacia Amazônica, com mais sendo descobertas a cada ano…
História
-
Durante o que muitos arqueólogos chamam de período formativo, as sociedades indígenas amazônicas estiveram profundamente envolvidas na emergência dos sistemas agrários das terras altas da América do Sul, e possivelmente contribuíram diretamente para o panorama sócio-religioso que constituiu as civilizações andinas Em 1500, o explorador espanhol Vicente Yáñez …
Economia
- Portos
Os portos mais importantes do rio Amazonas ficam nas cidades de Iquitos (Peru), Letícia (Colômbia), Tabatinga, Manaus, Santarém e Santana (Brasil). O Amazonas transporta enormes quantidades de cargas e passageiros, sendo o tronco referencial de transporte de tonelagem d… - Transamazônica
Um pouco ao sul do Amazonas está a Rodovia Transamazônica, como um longo canal de poeira e barro. A rodovia BR-230 imita o curso do rio Amazonas, pois avança de forma paralela ao leste.
Rio Subterrâneo
-
Em 2011 pesquisadores do Observatório Nacional anunciaram evidências da existência de um rio subterrâneo que corre abaixo do rio Amazonas, numa profundidade de 4 mil metros. O rio subterrâneo, que teria seis mil quilômetros de comprimento, foi batizado de Hamza, em homenagem a um dos pesquisadores, Valiya Hamza, indiano que vive no Brasil desde 1974.[43]