
A observação participante é uma técnica de investigação social em que o observador partilha, na medida em que as circunstâncias o permitam, as atividades, as ocasiões, os interesses e os afetos de um grupo de pessoas ou de uma comunidade (Anguera, Metodologia de la observación en las Ciencias Humanas, 1985). É, no fundo, uma técnica composta, na medida em que o observador não só observa como também tem de se socorrer de técnicas de entrevista com graus de formalidade diferentes.
Qual o objetivo da observação participante?
A observação participante é normalmente usada nas ciências sociais. As principais áreas de aplicação são: antropologia, etnologia, sociologia, psicologia e estudos relacionados à comunicação entre diferentes culturas.
Quais são as possibilidades de observação participante?
No que diz respeito à observação participante, Lakatos e Marconi (2003, p.194) apontam duas possibilidades: O observador já faz parte da comunidade estudada, portanto, sua inserção no grupo é natural. Exemplo: um estudante indígena que resolve estudar a cultura da tribo onde cresceu.
Como funciona a pesquisa participante?
Neste sentido, para Gil (2012), a pesquisa-ação e a pesquisa participante apresentam algumas características em comum: Em primeiro lugar, ambas são modelos alternativos de pesquisa que vem sendo propostos com o objetivo de obter resultados socialmente mais relevantes; Ademais, caracterizam-se pelo envolvimento do pesquisador e pesquisado;

O que é método de pesquisa participante?
A pesquisa participante busca o envolvimento da comunidade na análise de sua própria realidade e se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas.
O que é uma ação participativa?
A Pesquisa-Ação Participativa é um método sistemático e cíclico de levantamento de informações e planejamento, onde os pesquisadores (grupo e/ou comunidade) entram em campo, observam, avaliam e refletem, antes de planejar os próximos passos de um projeto.
O que é o método Pesquisa-ação?
A pesquisa-ação é uma forma de investigação-ação que utiliza técnicas de pesquisa consagradas para informar a ação que se decide tomar para melhorar a prática.
Quais princípios metodológicos compõem a pesquisa participante?
1. Montagem institucional e metodológica (PROJETO DE PESQUISA):Determinação das bases teóricas da pesquisa;Definição das técnicas de coleta de dados;Delimitação da região a ser estudada;Organização do processo de pesquisa participante;Preparação dos pesquisadores;
Qual é o objetivo da gestão participativa?
A gestão participativa possibilita a troca de informações e uma comunicação constante entre todas as equipes. Isso resulta em uma estrutura eficiente, sem necessidade de hierarquizar e concentrar resultados em apenas uma pessoa. O ambiente também torna-se agradável e estimulante.
Como funciona a gestão participativa?
A gestão participativa é um modelo de administração estruturado na confiança entre os profissionais de diferentes níveis hierárquicos. Por meio dela, os colaboradores participam do processo decisório e cultivam a livre interação visando atingir os objetivos da organização.
É característica da pesquisa participante?
Características de uma Pesquisa Participante A população da pesquisa participante simultaneamente aumenta seu entendimento e conhecimento de uma situação particular. Bem como parte para uma ação de mudança de benefício. É um processo coletivo; É uma experiência educativa.
O que é pesquisa participante Brandão?
Brandão e Borges (2007) afirmam que a pesquisa participante tem como estrutura os seguintes pontos: deve contemplar “a realidade concreta da vida cotidiana dos próprios participantes individuais e coletivos do processo, em suas diferentes dimensões e interações” (p.
O que é pesquisa participante e pesquisa ação?
A pesquisa-ação participante (PAP) foca na solução prática de problemas ao invés de investir esforços apenas em sua investigação. Neste contexto, a noção de “participação” enfatiza o direto envolvimento e colaboração das pessoas que fazem parte da comunidade pesquisada.
Envolvimento do pesquisador com o grupo estudado possibilita a coleta de informações
Estudantes da área de Ciências Humanas, em algum momento da trajetória acadêmica, entram em contato com o método de pesquisa participante. Ele engloba uma série de técnicas específicas, como observação.
O que é pesquisa participante?
De acordo com Gil (2008, p.31), “tanto a pesquisa-ação quanto a pesquisa participante se caracterizam pelo envolvimento dos pesquisadores e dos pesquisados no processo de pesquisa “. Há, portantoNeste sentido distanciam-se dos princípios da pesquisa científica acadêmica
Como fazer pesquisa participante?
O pesquisador não pode ir a campo sem antes ter um bom repertório. Portanto, é recomendado identificar a estrutura social do grupo, conhecer as necessidades e problemas, obter detalhes sobre o universo dos pesquisados e consultar dados socioeconômicos.
Características de uma Pesquisa Participante
Neste sentido, a pesquisa participante busca conhecer e agir para encontrar uma ação de mudança em busca do benefício do grupo estudado, então, é cercada por várias características próprias, como:
Pesquisa participante e Pesquisa-ação
Tendo em vista a infinidade de tipos de pesquisa, é comum termos dúvida em relação às diferenças e similaridades entre algumas. Como é o caso da pesquisa participante e da pesquisa ação.
Formatação da pesquisa participante nas normas da ABNT
Tendo em vista a importância deste tipo de abordagem metodológica, é interessante que os seus resultados sejam publicizados no formato de qualquer tipo de trabalho de sua preferência.
A utilidade do método de observação participante na pesquisa jurídica
O método de observação participante não é ensinado nas faculdades de direito, embora a metodologia possa ser muito útil na pesquisa jurídica.
Características gerais do método de observação participante
Como observador participante, o pesquisador participa – trabalhando ou vivendo – no contexto pesquisado. Tal participação deve ser exercida por um período longo o suficiente para que internalize regras, procedimentos e hábitos explícitos e tácitos.
Caracteristicas
Os métodos de coleta de dados são processos úteis para coletar informações e gerar novos conhecimentos como resultado. Nesse processo, existem várias técnicas para reunir as informações necessárias de uma determinada população, a fim de chegar a conclusões concretas.
Tipos
O pesquisador deve decidir o tipo de pesquisa participante que melhor se adequa ao estudo que ele pretende realizar. Essa análise deve ser realizada antes de colocar a metodologia em prática, a fim de maximizar resultados e minimizar a margem de erro.
Vantagens e desvantagens
A observação participante permite ao pesquisador obter uma perspectiva mais precisa dos problemas sociais do grupo estudado. Ao conhecer o padrão de vida e a vida diária do grupo, é muito mais fácil entender a situação e conseguir uma mudança profunda.
Exemplos
Um pesquisador pode ter como objetivo conhecer o uso da tecnologia em salas de aula de estudantes estrangeiros, a fim de melhorar o processo de aprendizagem. Nesses casos, o pesquisador pode optar por usar a observação participante como um método de coleta de dados para sua investigação.

O Que É Pesquisa participante?
Tipos de Observação Participante
-
No que diz respeito à observação participante, Lakatos e Marconi (2003, p.194) apontam duas possibilidades:
Como Fazer Pesquisa participante?
- Estudo preliminar do grupo
O pesquisador não pode ir a campo sem antes ter um bom repertório. Portanto, é recomendado identificar a estrutura social do grupo, conhecer as necessidades e problemas, obter detalhes sobre o universo dos pesquisados e consultar dados socioeconômicos. Com base no estudo pr… - Planejamento
Depois de identificar que a metodologia de pesquisa participante é pertinente para o seu estudo, você deve discutir o projeto de pesquisa com o grupo que será estudado. Nesta fase, também é importante definir o quadro teórico, delimitar a região estudada e elaborar um cronograma com …
See more on regrasparatcc.com.br
Exemplos de Pesquisa Participante
-
Os estudos do pedagogo Paulo Freire ilustram bem o que é a prática da pesquisa participante. Outros exemplos estão a seguir: 1. O lugar da cotidianidade no planejamento urbano: um olhar a partir do Guarituba (Piraquara/PR) 2. Capacidade de organização social em enfrentamentos socioambientais 3. Isso é tirar a vida das pessoas: barragens e violação de direitos 4. O crack e…