
Qual é o objetivo do mito?
Mito, do grego mýthos, é uma narrativa tradicional cujo objetivo é explicar a origem e existência das coisas. Esse foi o recurso utilizado durante anos para explicar tudo o que existe no Universo. Desta forma, foram criados mitos para explicar a origem dos homens, dos sentimentos, dos fenômenos naturais, entre outros.
Qual a origem da palavra mito?
A palavra mito possui sua origem no termo grego mythos que significa “narrativa”. Assim, a mitologia pode ser compreendida como um conhecimento oral que visa explicar o mundo. O mito é história contada oralmente composta de seres fantásticos: heróis, deuses e criaturas mitológicas.
Quais são os principais mitos?
Fantasia, incoerência. Razão, coerência. Irracional. Lógico. Que tal ler os seguintes mitos? Édipo Rei. Mito da Caverna. O Mito de Narciso. Unicórnio.
Qual a relação entre mito e filosofia?
Desta forma, a transição entre o pensamento mítico e o pensamento racional aconteceu de forma progressiva. Os filósofos pré-socráticos buscaram nos elementos da natureza a resposta sobre as origens. O que Mito e Filosofia têm em comum?

Origem do Mito
Esse foi o recurso utilizado durante anos para explicar tudo o que existe no Universo. Desta forma, foram criados mitos para explicar a origem dos homens, dos sentimentos, dos fenômenos naturais, entre outros.
Surgimento da Filosofia
O surgimento da Filosofia se deu na Grécia, mais precisamente com a formação da pólis – cidade-Estado grega. Lá, os cidadãos discutiam política em público, tentando chegar à melhor forma de organização da sociedade.
A Filosofia e a Ciência
Até a Idade Média não havia diferença entre Filosofia e Ciência. Com o desenvolvimento da análise e investigação, todavia, surgiram a Matemática, a Química, a Geografia, a Sociologia, enfim, as diversas áreas científicas.
O que é mito?
A palavra mito possui sua origem no termo grego mythos que significa “narrativa”. Assim, a mitologia pode ser compreendida como um conhecimento oral que visa explicar o mundo.
Exemplos de mitos
Na mitologia grega, o Mito de Cronos explica o surgimento do mundo. Segundo o mito, os deuses e os seres humanos seriam filhos do tempo (Cronos), mas ele tinha o hábito de comê-los com medo de que algum tomasse seu trono.
Seres mitológicos
Cada mitologia possui sues próprios seres. Eles possuem características que humanas e sobre-humanas, mesclados com elementos da natureza, constroem uma narrativa que ajuda a compreender a cultura de um povo.
O Mito da Vitória Régia, uma das mais comoventes histórias do Folclore Brasileiro..
Na Amazônia, a Mãe-dágua atrai os moços sob forma de uma moça bonita, e às moças, aparecendo-lhes sob o aspecto de um belo e sedutor moço. As crianças também são vítimas, e após desaparecem misteriosamente, creem os ribeirinhos que essas crianças ficam “encantadas” no reino da “gente do fundo”.
O Mito do Boi Tatá, um animal fantástico que vaga pelos rios das florestas brasileiras..
Nenhum autor clássico fala de Sereias em forma de peixe. Na versão oficial eram moças, sentadas na areia da praia, cantando. Na África havia Haraké, que atraia os homens para as águas do Níger.
O Mito da Missa dos Mortos, a fantástica história de uma missa do outro mundo..
A Iara ( Ig -água, Iara -Senhor) é uma roupagem de cultura européia. Não há lenda entre os índios que tenha registrado a Iara de cabelos longos e voz encantadora. As lendas indígenas mais antigas citam sempre o Velho Homem Marinho, e não a Iara.
A origem do mito de Hera
Hera era filha de Cronos e Réia, portanto, irmã de Zeus, que depois se tornou seu esposo. Como acontecia com todos os filhos de Cronos, este a engoliu ao nascer, pois o oráculo havia anunciado que um de seus descendentes o destronaria. Zeus foi salvo por um truque de sua mãe e, mais tarde, libertou seus irmãos, incluindo Hera.
A inimizade com Hércules
Hércules, o herói grego, foi fruto de uma das infidelidades de Zeus, por isso Hera o odiava e sempre lutou para destruí-lo. A mãe do herói, Alcmena, deu o nome de “Hércules” a seu filho para acalmar o ódio da deusa. Este nome significa “a glória de Hera”; no entanto, isso não acalmou a fúria da matriarca do Olimpo.
Uma deusa soberba
O mito de Hera mostra que esta deusa não agia somente por ciúmes, mas também o fazia por soberba em muitas ocasiões. Diz-se que ela deixou o profeta Tirésias cego quando ele não quis concordar com seu esposo durante uma discussão. Além disso, ela também foi uma das instigadoras da famosa Guerra de Troia.

Origem Do Mito
-
Esse foi o recurso utilizado durante anos para explicar tudo o que existe no Universo. Desta forma, foram criados mitos para explicar a origem dos homens, dos sentimentos, dos fenômenos naturais, entre outros. O mito era considerado uma história sagrada, narrada pelo rapsodo- que supostamente era a pessoa escolhida pelos deuses para transmitir oral…
See more on todamateria.com.br
Surgimento Da Filosofia
-
O surgimento da Filosofia se deu na Grécia, mais precisamente com a formação da pólis- cidade-Estado grega. Lá, os cidadãos discutiam política em público, tentando chegar à melhor forma de organização da sociedade. Isso motivava o uso do raciocínio, da reflexão e a chamada “atitude filosófica”. Com o tempo, as pessoas não discutiam apenas política, mas se indagavam acerca …
O Que Mito E Filosofia têm em comum?
-
Ambos buscam explicar as origens, sendo basicamente essa a característica que os aproxima. Vejamos, entretanto, quais as suas diferenças.
A Filosofia E A Ciência
-
Até a Idade Média não havia diferença entre Filosofia e Ciência. Com o desenvolvimento da análise e investigação, todavia, surgiram a Matemática, a Química, a Geografia, a Sociologia, enfim, as diversas áreas científicas. A Filosofia é, assim, a origem para todas as ciências.