O movimento ação reflexão açao na prática pedagógica do professor

image


O que quer dizer ação reflexão ação Segundo Paulo Freire?

Ação-reflexão – o conhecer a realidade do educando Para Freire (2001), o comprometer-se, próprio da existência humana, se constituirá pelo engajamento com a realidade e, ao experienciar esse contexto, os seres humanos, decididos e conscientes, não serão neutros.


O que é ação reflexão e ação?

A reflexão-na-ação traz consigo um saber que está presente nas ações profissionais podendo ser compreendido também como conhecimento técnico ou solução de problemas, ou seja, é o componente inteligente que orienta toda a atividade humana e manifesta-se no saber-fazer.


Como se dá o processo de reflexão na sua ação pedagógica?

A reflexão na ação se dá quando o professor reflete, colocando para si as questões do cotidiano como situações problemáticas e faz isso ao mesmo tempo em que está vivenciando esta situação. No entanto, quando se faz esta reflexão após a ação, é a chamada reflexão sobre a ação; esta tem caráter retrospectivo.


Qual a importância da reflexão sobre a prática docente?

Assim, se a reflexão sobre a ação pode ser considerada uma estratégia importante para a docência, visto que permite encontrar caminhos para o aprimoramento da prática e des- cobrir acertos e erros do trabalho educacional para construir novos rumos de atuação, há que se considerar sua importância na docência superior …


Quais são as ações que o pensamento realiza no processo de reflexão?

A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo. A reflexão filosófica é tida como radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento.


Como estimular a reflexão?

Ler, ler, ler e se informar, como hábito, isso é base da participação, autonomia de pensamento, do não aderir sem compreender de que se trata. Do saber comunicar suas ideias, suas posições e argumentar. Isso liberta.


O que é reflexão ou competência reflexiva?

A capacidade de adaptar suas ações em situações que propiciem a aprendizagem demonstra as competências do professor, já um professor reflexivo não se limita apenas ao que aprendeu durante sua graduação. Mas constantemente examina seus saberes como forma de compreender seus fracassos.


Qual a importância de refletir sobre a prática de ensinar?

Essa atitude ajuda o professor a diagnosticar sua forma de ensinar. Pensar é começar a mudar Quem não reflete sobre o que faz acomoda-se, repete erros e não se mostra profissional. O professor deve refletir para entender o seu aluno, para mudar algo que não esta dando certo, para conhecer novas metodologias e enfim!


O que é reflexão docente?

Em sua análise isso implica refletir criticamente sobre o que ensinar, como ensinar e para que ensinar. Implica, também, na reflexão sobre a postura docente nas relações com alunos/as, bem como nas inter-relações no sistema social, político, econômico e cultural.


Qual é a importância da reflexão?

A reflexão nos permite analisar, entender e a partir daí, conseguimos solucionar problemas que muitas vezes consideramos impossíveis de solucionar, simplesmente pelo fato de não olharmos para o nosso interior, para o nosso “eu”.

Leave a Comment