O movimento nao e visto como açao pedagogica

image

Por que os movimentos sociais e filosóficos são responsáveis pelas tendências pedagógicas?

Em um dado momento histórico, os movimentos sociais e filosóficos são responsáveis pelas tendências pedagógicas. As intenções pedagógicas propiciam a união das práticas didático-pedagógicas, favorecendo o conhecimento, sem “fechar questão”, sem querer ser uma verdade única e irrestrita.

Qual a importância das intenções pedagógicas?

As intenções pedagógicas propiciam a união das práticas didático-pedagógicas, favorecendo o conhecimento, sem “fechar questão”, sem querer ser uma verdade única e irrestrita. Seu conhecimento se torna de especial importância para o professor que deseja construir sua prática educativa.

Quais são os benefícios da Educação do movimento?

As variações de postura e posições do corpo, a possibilidade de movimentar-se pela sala, fazer experiências, expressar-se, podem permitir uma maior atenção e interesse na atividade que está sendo realizada. Tradicionalmente a educação do movimento compreende apenas as aulas de educação física. Como você vê isso?

Quais são as tendências pedagógicas liberais?

Existem quatro tendências pedagógicas liberais: Tradicional: tem como objetivo a transmissão dos padrões, normas e modelos dominantes. Os conteúdos escolares são separados da realidade social e da capacidade cognitiva dos alunos, sendo impostos como verdade absoluta em que apenas o professor tem razão.

image


O quê Wallon fala sobre o movimento?

Wallon fala da afetividade e da socialização da criança. Para ele o movimento tem primeiro uma função expressiva. A interação entre o bebê e os adultos se dá por uma intensa troca afetiva comunicada por gestos e expressões faciais.


Como o movimento pode ser trabalhado na escola?

Esses movimentos são gradativamente aperfeiçoados pelas crianças, como forma de entender o mundo a seu redor. Com isso, passa a manusear objetos, engatinhar, caminhar, correr, saltar, brincar. Enfim, a crianças utilizam o movimento como meio de expressar suas emoções e seus pensamentos.


Qual a importância do movimento corporal para o processo de aprendizagem?

O movimento oferece inúmeras possibilidades de aprendizagens e, por conseqüência, de desenvolvimento por desenvolver as habilidades corporais, estimular a inteligência e contribuir com os relacionamentos humanos, permitindo que a criança expresse suas necessidades e vontades, podendo ser manifestados através de gestos …


Quais os objetivos do movimento na educação infantil?

Representar sentimentos e emoções pelo uso da expressão. Expressar corporalmente suas experiências; Associar expressão corporal ao ritmo musical (brinquedos cantados); Estimular a percepção dos sons e as habilidades musicais.


Como trabalhar o eixo movimento na Educação Infantil?

O eixo Movimento trabalha com uma abordagem significativa da expressão corporal e é ligado a atividades que incluam dança, mímica e diferentes posturas. Um exemplo de atividade muito comum ligada ao eixo Movimento é a brincadeira de “Estátua”, em que a criança deve parar de se mexer quando a música para de tocar.


Qual o papel do professor em relação ao trabalho com o corpo em movimento?

O papel do professor ou pedagogo que trabalha na educação infantil é proporcionar aos seus alunos processos de afetividade, pensamento, motricidade e linguagem, na qual a dinâmica psicomotora auxilia no potencial de relação pela via do movimento, incentiva o brincar e amplia a possibilidade de comunicação.


Qual a importância de conhecer o corpo e movimento para ajudar no desenvolvimento da criança?

É de fundamental importância para a criança promover a construção da sua própria identidade e autoimagem, mediante o conhecimento do seu corpo, desenvolvendo assim capacidades motoras básicas como rolar, andar, correr, pular, dançar, rasgar, recortar, ter noção de cuidados com o seu corpo, adotando hábitos de higiene, …


Qual a importância de se trabalhar o corpo humano na Educação Infantil?

“A importância é que quando trabalhamos o corpo humano na educação infantil ou nas séries iniciais, permitimos às crianças (alunos) conhecerem melhor o próprio corpo e identificar semelhanças e diferenças entre o corpo das meninas e dos meninos. Passam a perceber os estímulos do ambiente, estudando os sentidos.”


Qual é o papel do movimento no desenvolvimento?

O movimento é utilizado pela criança como uma linguagem, tanto para agir com o meio físico como para se comunicar com as pessoas. O movimento é muito importante para o pleno desenvolvimento da criança. Desde o nascimento, ela já passa a utilizar o próprio corpo para interagir com o ambiente e com as pessoas.


Para que serve o movimento?

O movimento do corpo humano, desde a prática de exercícios físicos regulares, até simples atitudes no dia a dia, podem salvar sua qualidade de vida. Conforme foi descrito logo acima, se movimentar ajuda a melhorar todo o corpo. Desde o funcionamento dos órgãos, até a melhora das funções cognitivas e mentais.


O que é atividade de movimento?

As atividades e brincadeiras de movimento corporal são de extrema importância no âmbito da Educação Infantil, pois é movimentar o próprio corpo que as crianças menores compreendem o ambiente em que se encontram, as suas próprias percepções e sentidos e interagem com as outras crianças que estão ao seu redor.


Como aprendemos os movimentos?

As habilidades são aprendidas primeiramente de forma separada e depois de forma combinada. O desenvolvimento de um padrão de movimento, não pode ser visto apenas como sendo feito de maneira mais ou menos complexa, e sim, nas diferentes situações em que ele é exigido.

Leave a Comment