
Qual é a origem do pé?
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Nota: Para outros significados, veja Pé (desambiguação). Em anatomia, o pé é a extremidade dos membros dos animais terrestres que assenta no solo. No homem e outros bípedes, o termo se aplica apenas à parte final das extremidades inferiores. O pé tem 26 ossos. O pé dos mamíferos divide-se em três partes:
Quais são as partes do pé?
A parte posterior do pé (retropé): tálus e calcâneo. A parte média do pé (mediopé): navicular, cuboide e cuneiformes. A parte/região do pé que toca o solo é a planta ou região plantar. A parte voltada para cima é o dorso do pé ou região dorsal do pé.
Qual é o nome científico do pé de Pera?
Espécie, nome científico ou nome binominal: Aspidosperma pyrifolium. Aspidosperma Pyrifolium ou Pepeiro Características e Nome do Pé de Pera. Como falamos anteriormente, o pé de pera, é conhecido popularmente como pereiro. É uma forma bem mais fácil de falarmos sobre essa importante planta.

Qual é o nome do Pe do açaí?
açaí-do-pará, palmito-açaí, açaizeiro, palmiteiro, uaçaí Euterpe oleraceae Mart. Características morfológicas: Árvore de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo.
Qual é a árvore do açaí?
Os troncos são lisos, roliços, longos, de cor clara, sem espinhos. A palmeira do açaí apresenta folhas grandes, compridas e recortadas em tiras, de cor verde-escura, atingindo até 2 metros de comprimento. Geralmente, as folhas são usadas na cobertura das casas.
O que é o pé de açaí?
A árvore do açaí é uma palmeira que pode ficar bem alta, suas raízes são profundas e precisam de bastante espaço para se desenvolver. Por isso, caso você tenha interesse em cultivar açaí em casa, dê preferência ao plantio diretamente no solo, em terra firme.
Qual é a palmeira do açaí?
O açaí, fruto da palmeira Juçara (Euterpe edulis Martius), vem sendo explorado por agricultores familiares catarinenses, que tiram dele o sustento sem comprometer a biodiversidade da floresta.
Qual a diferença entre palmeira juçara e açaí?
“O açaí é mais utilizado para a produção de polpa de frutas. Os frutos tanto da juçara (euterpe edulis), quanto do açaí (euterpe oleracea) são muito parecidos e por isso são confundidos. Só que o fruto do açaizeiro vai ter uma oferta de polpa maior. A juçara é muito mais utilizada para a produção de palmito.
Como é a árvore de guaraná?
A árvore pode chegar a 10 m de altura, tem flores grandes, brancas e cheirosas. Sua propriedade estimulante é apreciada pelos índios brasileiros muito antes da chegada dos portugueses. Em razão dessa propriedade, a ingestão do guaraná aumenta a resistência nos esforços mentais e musculares, diminui a fadiga.
Como é o pé de açaí?
Palmeira do açaí pode chegar a mais de 20 metros de altura e produz cerca de 4 cachos por ano. Os tipos de açaizeiro são definidos de acordo com a coloração, formas da inflorescência, tipo de cacho e diâmetro dos frutos….Cultivo do açaíVenezuela,Colômbia,Equador,Guianas e.Peru.
Como se planta um pé de açaí?
0:222:29Suggested clip · 59 secondsComo plantar açai da maneira mais fácil . – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip
Qual é a região do açaí?
Região Norte do BrasilO açaizeiro é uma palmeira brasileira típica do Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão e Tocantins, na Região Norte do Brasil. Nesses estados, o açaí é consumido com farinha de mandioca, tapioca, ou até mesmo na forma de pirão com farinha para acompanhar um peixe assado ou camarão.
Qual a árvore do palmito?
Euterpe edulisO palmito-juçara tem o nome científico de Euterpe edulis e pertence à família das Palmae. Sua maior incidência ocorre do sul da Bahia ao Rio Grande do Sul em toda a Mata Atlântica. Seu maior interesse está na exploração do palmito. Sua madeira, muito dura e resistente, pode ser utilizada, desde que em ambiente seco.
Quais são os tipos de palmeiras que existe?
Conheça agora os principais tipos de palmeiras utilizadas em jardins e escolha a idealPalmeira Areca. A palmeira areca é um tipo muito comum sendo vista em projetos paisagísticos internos e externos. … Palmeira Fênix. … Palmeira Garrafa. … Palmeira Imperial. … Palmeira Leque. … Palmeira Real. … Palmeira Rabo de Raposa. … Palmeira Ráfia.More items…•
Onde cresce o açaí?
Segundo a Professora Rosy, da UFMG, o açaí é uma palmeira que cresce na Região Norte do Brasil. Ela pode também ser encontrada no Maranhão, Guiana e Venezuela.
Qual o Nome do Pé de Pera?
Ficar falando pé de pera é bem complicado, por ser muito longo. Assim como também lembrar e saber pronunciar o difícil nome científico dessa planta não facilita. Por isso, popularmente, essa árvore passou a ser chamada de pereiro ou pereira. Em algumas regiões é chamado de por pau pereiro ou peroba rosa.
Classificação Científica do Pé de Pera
A classificação científica é uma forma que os estudiosos encontraram para separar os seres vivos em categorias, facilitando o entendimento e estudo sobre como eles são e como se conectam no nosso grande ecossistema. Essas categorias vão desde as mais abrangentes, até as mais especificas.
Características e Nome do Pé de Pera
Como falamos anteriormente, o pé de pera, é conhecido popularmente como pereiro. É uma forma bem mais fácil de falarmos sobre essa importante planta. A árvore tem entre 3 e 8 metros, sendo considerada de porte baixo ou médio. Seu tronco é fino, tendo em torno de 20 centímetros de diâmetro, e tem uma casca rugosa e de coloração acinzentada.
Plantio e Cultivo do Pé de Pera
Essa árvore é muito fácil de ser cultivada, e como falamos anteriormente, tem uma ótima adaptação em climas e solos diferentes. Também se adapta ao chamado cultivo orgânico. Existe uma grande quantidade de variedades de Pereiro, inclusive algumas que o fruto pode chegar a pesar mais que uma jaca.
Pé de Pera tem Espinho?
Essa é uma dúvida frequente, pois em alguns locais parece ter espinho e em outros não. O pé de pera na verdade consegue se sair bem tanto quando é posto sobre cuidados humanos, quanto sozinhos na natureza.
Pense em nomes fáceis de lembrar
O mais simples, na maioria das vezes, é o que funciona melhor. Quando a gente reconhece alguma palavra em uma marca e quando ela é fácil de falar, fica fácil de lembrarmos dela depois.
Fale a língua do seu público
A sua loja de açaí é voltada para um público mais jovem, mais familiar ou tem um estilo meio gourmet e sofisticado? Isso vai definir a linguagem que vai usar para tratar os seus clientes e o tipo de termo que usará no nome.
Aproveite o seu próprio nome
Eu acho muito legal o conceito de ter um negócio com o seu nome. Isso o torna mais próximo das pessoas e cria uma relação mais forte. É uma estratégia simples, mas que pode te ajudar a ter muito mais sucesso.
Teste os nomes para açaiteria em voz alta
Quando chegar a um número significativo de nomes para seu negócio de açaí, é hora de começar o teste em voz alta. Repita-os quantas vezes forem necessárias. Isso vai fazer com que se tornem reais à sua frente e te ajudará a entender o que pode ou não funcionar.
Verifique a disponibilidade
Por fim, mas muito importante: Antes de construir o seu negócio baseado em um dos nomes que escolheu ou criou, tenha a certeza de que ele já não existe e é utilizado por outra empresa.
Escolha ou crie o melhor nome!
Com 50 ideias de nomes para açaiteria mais todas essas dicas que eu trouxe, vai ficar muito mais fácil, hein? Espero que eu tenha conseguido te ajudar e que o seu projeto seja um grande sucesso por aí.

Descrição geral
O açaí (nome científico: Euterpe oleracea) é uma palmeira muito comum na região da Amazônia que produz um fruto bacáceo de cor roxa, muito utilizado na confecção de alimentos e bebidas. A palmeira do açaí é por vezes confundida, no estado do Pará, com a palmeira juçara, que embora seja outro tipo de palmeira, que dá palmito de excelente qualidade.
Nomes vernáculos
• Proto-Nawiki : *manakʰa-i
• Proto-Maku Oriental : *bãdãk’
• Proto-Chapacura : *ʔiɾam
• Kwazá : wiriɁu
• Proto-Tuparí : *gwit+’i
Etimologia
O termo “açaí” é oriundo do tupi yasa’i, “fruta que chora” “terra”, em alusão ao suco desprendido pelo seu fruto.
Origem popular
De acordo com o folclore brasileiro, existia uma tribo indígena muito numerosa na Amazônia. Época que os alimentos estavam escassos, sendo difícil conseguir comida a todos. Então, o cacique Itaki tomou uma decisão cruel. Resolveu que, a partir daquele dia, todas as crianças recém-nascidas seriam sacrificadas, evitando o aumento populacional desta tribo.
Um dia a filha do cacique, chamada Iaçá (Yasa’i), gerou uma menina que também teve que ser s…
Descrição
É uma espécie monocotiledônea nativa da várzea da região amazônica, especificamente dos seguintes países: Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas, Peru e Brasil (estados do Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão, Rondônia, Acre e Tocantins), assim como de Trinidad e Tobago e das bacias hidrográficas da Colômbia e Equador que desembocam no Oceano Pacífico.
Usos
O açaí é muito consumido como suco ou pirão e cujo gomo terminal constitui o palmito. Assim, pode ser consumido na forma de bebidas funcionais, doces, geleias e sorvetes. O fruto é colhido por trabalhadores que sobem nas palmeiras com auxílio de um trançado de folhas amarrado aos pés – a peconha.
Para ser consumido, o açaí deve ser primeiramente despolpado em máquina …
Informação nutricional
O açaí é rico em gordura, onde grande parte são monoinsaturadas (60%) e poliinsaturadas (13%), que são benéficas e também estão presentes no abacate e azeite, auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL, melhoram o HDL, contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares como o infarto do coração e previnem, até mesmo obesidade, problemas de memória e fraqueza física). A antocianina, pigmento que tinge os dentes com a cor arroxeada, possui grande capaci…
Ver também
• Bacaba
• Óleo de açaí
• Feira do Açaí
• Mercado Ver-o-Peso
• Portal da botânica
Descrição geral
Em anatomia, o pé é a extremidade dos membros dos animais terrestres que assenta no solo. No homem e outros bípedes, o termo se aplica apenas à parte final das extremidades inferiores. O pé tem 26 ossos. O pé dos mamíferos divide-se em três partes:
• Tarso – a parte superior, que liga com os ossos da perna;
• Metatarso – a parte mediana; e
Regiões do pé
O pé é constituído pelas seguintes regiões:
• Tarso: constituído por sete ossos tálus, calcâneo, cuboide, navicular e três cuneiformes. Só um osso, o tálus, articula-se com os ossos da perna.
• Metatarso: consiste em cinco ossos metatarsais, numerados a partir da face medial do pé.
Características gerais
O pé humano se caracteriza como uma complexa estrutura que atua como suporte do corpo, recebe e distribuição de cargas, sendo indispensável para a locomoção e estabilidade corporal. O pé ou região do pé é a parte distal do membro inferior, que contem 26 ossos. O esqueleto do pé é formado por 7 ossos tarsais, 5 metatarsais e 14 falanges. O pé e seus ossos podem ser divididos em três partes anatômicas e funcionais:
Músculos
Os músculos que atuam sobre o pé pode ser classificada em músculos extrínsecos, aquelas originárias na face anterior ou posterior da parte inferior da perna e os músculos intrínsecos, originários da região dorsal (em cima) ou região plantar (a base) do pé.
• Extrínseco
Todos os músculos com origem na parte inferior da perna. A tíbia e fíbula é a membrana que se…
Nervos
A inervação cutânea do pé é feita:
• Na parte medial, pelo nervo safeno, que se estende distalmente até a cabeça do 1° metatarsal.
• Na parte superior (dorso do pé), pelos nervos fibulares superficial (principal) e profundo.
• Na parte inferior (planta do pé) pelos nervos plantares medial e lateral.
Ver também
• Digitígrado
• Plantígrado
• Podologia
• Podolatria
Ligações externas
• «Anatomia de superfície (do pé e) da perna – Teste seus conhecimentos». )
• Portal da biologia