
Peitoral Maior tem sua ação sobre articulação do ombro, movimentando o úmero e Peitoral menor tem sua ação e movimentação sobre Cintura Escapular. Gastrocnêmios e Sóleo (Panturrilha) Músculos da faze posterior do seguimento perna. Músculos que trabalham fortemente no movimento do tornozelo ao qual chamamos de flexão plantar.
Qual é a diferença entre peitoral maior e peitoral menor?
Qual a diferença da ação do Peitoral Maior e Peitoral Menor? Perceberemos no vídeo que o Peitoral Maior tem sua inserção junto ao Osso Úmero, já o Peitoral Menor tem sua inserção no processo Coracoide da Escapula.
Qual é a diferença entre o músculo peitoral maior e peitoral menor?
Perceberemos no vídeo que o Peitoral Maior tem sua inserção junto ao Osso Úmero, já o Peitoral Menor tem sua inserção no processo Coracoide da Escapula.
Quais são os sintomas da ruptura do peitoral maior?
No momento da lesão pode acontecer uma sensação de rasgar ou mesmo um estalo seguida de dor local. Pode-se formar no local uma equimose (roxo) e uma deformidade com a perda do contorno na região do braço e axila. Como é feito o diagnóstico da ruptura do peitoral maior?
Qual o movimento articular que o peitoral maior faz?
O que deve ficar claro para você seguidor, é que o Peitoral Maior tem sua ação na articulação do Ombro, produzindo movimentação no Úmero, já o Peitoral Menor, tem sua movimentação e ação sobre a Cintura Escapular.

Qual é a ação do peitoral maior?
Funções. O músculo peitoral maior é o mais importante músculo para a adução e anteversão da articulação do ombro, motivo pelo qual ele é conhecido entre os nadadores como músculo do “estilo peito (bruços)”.
Qual ação dos músculos peitoral maior e menor?
O mais superficial é o peitoral maior, profundo ao qual está localizado o peitoral menor. Embora não mova o braço diretamente, como acontece com o peitoral maior, o peitoral menor pode ter um impacto no movimento do braço e do ombro devido às suas ligações ósseas, especificamente à omoplata.
Qual ação do peitoral menor?
O peitoral menor é um poderoso músculo rotador inferior (inclinação anterior) e rotador medial da escapula, sendo um dos principais culpados pelos ombros “para frente” e/ou protração cervical.
Quais os movimentos que o peitoral maior faz?
adução, rotação interna e flexão do ombro.
Quais são as principais funções dos músculos do tórax?
O músculo transverso do tórax está localizado na parede torácica anterior, originando-se do esterno e inserindo-se nas cartilagens de várias costelas. Este músculo é inervado pelos nervos intercostais e tem o papel de puxar as cartilagens costais caudalmente, suportando a expiração.
O que é o processo Coracoide?
O processo coracoide é uma projeção óssea localizada na região superior do colo da glenoide, com morfologia curva e que possui direção superior, anterior e lateral. Seu ápice está situado a, aproximadamente, 2,1cm da borda anterior da glenoide e a 1,1cm da porção mais próxima da cabeça umeral(7,8).
Qual é a função do músculo supra espinhal?
O supraespinhal é um músculo profundo do ombro que se insere nos 3/4 internos da fossa supra-espinhosa e compõe os músculos do manguito rotador. Origina-se na fossa supraespinal escapular. Insere-se na face superior do tubérculo maior e tem a função de auxiliar o deltóide na abdução dos braços e como estabilizador.
Qual o movimento articular que o Peitoral Maior realiza?
Como dito anteriormente o músculo Peitoral Maior, é fortemente trabalhado nos exercícios de Supino, Crossover, e Crucifixo, porque esses exercícios fazem uma Adução Transversal da Articulação Glenoumeral ou do Ombro, a qual o Peitoral Maior é motor primário desse movimento, ou seja, quando o Peitoral Maior contrai, ele produz a Adução Transversal do Ombro.
Como trabalhar a parte inferior ou Esternocostal, e parte superior ou clavicular do Peitoral Maior?
Lembrando uma relação com o exercício de Supino, que as fibras superiores do Peitoral Maior, trabalharão com um pouco mais de intensidade quando se faz o Supino Inclinado, já as fibras inferiores do Peitoral Maior trabalham de uma forma mais intensa quando se realiza o exercício de Supino Declinado.
Anatomia
O peitoral menor é um músculo em forma de leque da cintura escapular . Ele se origina da terceira à quinta costelas , e se insere no processo (apófise) coracóide da escápula (omoplata).
Função
O peitoral menor possui duas funções principais. Por um lado, ele puxa a escápula (omoplata) anteriormente e inferiormente em direção às costelas (abdução e depressão, respectivamente). Isso leva a um movimento dorsal e medial do ângulo inferior da escápula (omoplata).
Nota clínica
Tanto a artéria e veia axilares como alguns nervos do plexo braquial correm entre o peitoral menor e o processo (apófise) coracóide (espaço coracopeitoral).
Origem
Devido ao seu grande tamanho, o músculo cobre três áreas de origem. Seu limite superior vem da cabeça clavicular, especificamente do terço médio interno (lado anterior), cujas fibras se projetam para baixo.
Inserção
As fibras musculares convergem em um único ponto, localizado no lábio lateral externo do úmero (sulco intertubercular), também conhecido como controle deslizante bicipital do úmero. A inserção é feita em duas folhas (anterior e posterior).
Irrigação
A artéria toracoacromial emite ramos para o músculo em questão, chamados ramos peitorais. Por outro lado, o músculo peitoral maior também é nutrido pelas artérias intercostais, especificamente na parte inferior do músculo.
Funções
Possui várias funções, inclusive permitindo o movimento de adução do braço, ou seja, aproximando o braço do tronco do corpo. Também participa da rotação interna medial do ombro em menor extensão, bem como da flexão e extensão do ombro.
Síndromes
O músculo peitoral maior pode sofrer tensões e pontos de gatilho ou dor. Os pontos de gatilho podem causar dor no peito, ombro ou até irradiar para o cotovelo, antebraço e punho.
Reforço peitoral
Os exercícios mais recomendados pelos especialistas para fortalecer esse músculo são os seguintes: supino inclinado, aberturas de halteres inclinadas com halteres, passagens de polias baixas, flexões altas das pernas. (veja o próximo vídeo).
Técnicas cirúrgicas
O músculo peitoral maior e o músculo oblíquo externo são utilizados para reconstrução mamária, após uma mastectomia. Cirurgiões com ambos os músculos criam um bolso onde a prótese descansará. Em seguida, cobrem-na com um retalho adiposo da pele.
