O perigo do açai

image


Quais os perigos de tomar açaí?

Acontece que essa saborosa fruta pode esconder um perigo: o parasita que transmite a doença de Chagas. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cerca de 10% dos alimentos à base de açaí no Pará e Rio de Janeiro apresentaram DNA do parasita, informa o G1 dessa doença.


Pode tomar açaí todos os dias?

Não estão descritos os efeitos colaterais relacionados ao consumo de açaí, no entanto, como possui muitas calorias e gordura, o consumo excessivo de açaí pode engordar. Dessa forma, o açaí deve ser evitado por quem tem excesso de peso ou obesidade, sendo esta a única contra-indicação do consumo do fruto.


Quais são os benefícios e malefícios do açaí?

O açaí, por ser rico em vitaminas, fibras e proteínas, oferece uma série de benefícios, como melhora do humor, aumento na libido e fertilidade, além de hidratar pele e cabelos. No entanto, o que pouca gente fala é que mesmo os alimentos saudáveis podem gerar problemas de saúde, caso sejam consumidos de forma errada.


Qual é a doença do açaí?

Resumo: No Brasil, a ingestão do açaí processado artesanalmente, sem tratamento térmico, tem sido relacionada a casos crescentes de doença de Chagas (Strawn et al., 2011), pela contaminação dos frutos pelo protozoário Trypanosoma cruzi (Pereira et al., 2009), agente causal da doença.


Quanto de açaí posso tomar por dia?

Não exagere na quantidade e nas porções, ou seja, para se obter os benefícios que o açaí pode oferecer sem abusar nas calorias, deve-se consumir entre 100 g e 200 g somente uma vez ao dia e não precisa ser todos os dias.


Qual o jeito mais saudável de tomar açaí?

Você pode bater 100 gramas de polpa de açaí com uma banana e 100 ml de água, assim, ele fica supersaboroso e bem menos calórico. Se quiser adoçar, experimente usar mel em vez de açúcar. Para aproveitar todas as vantagens da fruta para a saúde, preparar esse lanche uma vez a cada três dias é suficiente.


Faz mal comer açaí à noite?

Deve-se evitar o consumo à noite, antes de dormir, porque ele é um estimulante, assim como o café e o chocolate e pode interferir na qualidade do sono.


Quem tem pressão alta pode tomar açaí?

Segundo eles, o alimento pode ajudar a evitar a hipertensão. “Já temos evidências de que, após o consumo de açaí, há uma dilatação das artérias”, conta Santos. Com a passagem do sangue facilitada, por sua vez, diminui a tensão nas paredes dos vasos e a pressão tende a baixar.


Quem tem gordura no fígado pode tomar açaí?

Posso Tomar açaí ? Pode sim tomar Açaí. Em relação à gordura no fígado, deve procurar Nutricionista para uma dieta mais restritiva, em geral com foco em emagrecimento. Reduzir também bebida alcoólica.


O que é lúpus é como se pega?

Como se pega lúpus Ao contrário de boatos, o lúpus não é uma doença contagiosa, ou seja, não se pega, não se transmite. O lúpus geralmente é desenvolvido por conta do sistema imunológico, que produz anticorpos que atacam o próprio corpo.


Qual a bactéria que tem no açaí?

Resultados: Em 50% das amostras foram detectadas bactérias do gênero Staphylococcus sp., Enterobacter sp. (25%), Serratia sp. (15%) e Escherichia coli (10%), sendo que em algumas das amostras teve o crescimento de mais de uma espécie bacteriana.


Qual é a causa da doença de Chagas?

Doença de Chagas (DC) ou Tripanossomíase Americana é uma infecção parasitária, antropozoonose, causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi e transmitida pelo triatomíneo, popularmente conhecido como bicho-barbeiro.


Perigos do álcool

Pintou uma festa. Você chega todo animado com seus amigos e logo alguém estende a mão e oferece um copo de cerveja. A princípio, essa cena não teria nada de errado, afinal de contas, todo mundo pode beber socialmente. Só que é aí que começa o perigo. Depois do primeiro copo vem o segundo, o terceiro… e quando você percebe, está bêbado.


A ingestão de álcool representa vários riscos para a saúde

Pintou uma festa. Você chega todo animado com seus amigos e logo alguém estende a mão e oferece um copo de cerveja. A princípio, essa cena não teria nada de errado, afinal de contas, todo mundo pode beber socialmente. Só que é aí que começa o perigo. Depois do primeiro copo vem o segundo, o terceiro… e quando você percebe, está bêbado.


O que é Perigo?

Segundo a OHSAS 18001, o Perigo é toda fonte, situação ou ato com um potencial para o dano em termos de lesões, ferimentos ou danos para a saúde, ou uma combinação destes.


O que é Risco?

De acordo a OHSAS 18001, o Risco é a combinação da probabilidade de ocorrência de um evento perigoso ou exposição (ões) com a gravidade da lesão ou doença que pode ser causada pelo evento ou exposição (ões).


O dependência do álcool

A situação de Portugal tem vindo a piorar nos últimos anos, e o nosso país ocupa um dos primeiros lugares europeus na lista dos países consumidores de álcool. Se o álcool em moderação pode ser positivo, a realidade é que o seu consumo em excesso trás sempre consigo problemas de cariz emocional, físico, psicológico, económico e social.


Tipos de bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas são várias e dividem-se em grupos distintos: vinho e cerveja, whisky, vodka, gin e todo o tipo de licores. Mas, este género de bebidas não produz o mesmo efeito em todas as pessoas.


As crianças e os adolescentes

As crianças e os adolescentes não devem beber bebidas alcoólicas, assim como as grávidas, mães em período de amamentação, ou pessoas cujo médico tenha deliberado não tomar álcool. A junção do álcool conjuntamente com alguns medicamentos pode ser explosiva, isto para não falarmos dos efeitos nefastos que o álcool produz na condução.


A condução e o álcool

Não se esqueça: se conduzir não beba! Além de ser algo punido por lei, é também uma situação perigosa para a sua integridade física já que as capacidades da pessoa que bebeu álcool ficam limitadas em muito: a reacção a um eventual acidente é muito inferior, a visão torna-se disforme, e a percepção que se tem em relação às coisas e às distâncias é muito reduzida..


O excesso do consumo de álcool

Com o passar do tempo, o consumo excessivo de álcool começa a demonstrar realmente o seu lado prejudicial: problemas mentais, físicos, económicos, psicológicos e emocionais. Muito dificilmente se consegue viver num estado sóbrio, e o álcool começa a ser tão importante quase como o ar que se respira.

image

Leave a Comment