O planejamento é uma açao indissociavela eda pratica do docent

Esse trabalho com o tema Planejamento: a importância do plano de trabalho docente na prática pedagógica visa desenvolver uma reflexão e uma ação conscientizadora da importância do planejamento. Estamos vivendo um momento histórico conhecido como “globalização” inseridos em uma “aldeia” global, dinâmica, tumultuada, repleta de informações e não de conhecimento, com uma velocidade surpreendente no campo da tecnologia.Não houve na história da humanidade um período como o que se vê agora. São desafios que nos levam a pensar e nos preocupar com o amanhã. Como se encontra a educação nesse novo contexto? Como será o futuro? Não se pode falar em tecnologias high tech sem mencionar a educação e nesse sentido é que vemos o quanto é importante o ato de planejar. Tem se observado que uma das dificuldades dos docentes diante dessa dinâmica globalizada é a elaboração e execução do seu plano de trabalho. Embora tendo boas intenções e ideias atraentes acabam recorrendo ao que já está posto nos materiais adotados como apoio, não havendo uma preocupação para a dinamização e atualização das realidades de uma sociedade globalizada. Procuramos buscar caminhos, partindo do pressuposto que se houver conhecimento e clareza na concepção e execução do plano de trabalho docente, as dificuldades com essa realidade serão amenizadas. Nosso trabalho de pesquisa foi desenvolvido com atividades de leitura, seminários e discussões, pesquisando vários autores que tratam do mesmo assunto.

Full
Answer

Qual é o processo de planejamento da ação docente?

O processo de planejamento da ação docente é o plano didático. Em geral, o plano didático assume a forma de um documento escrito, pois é o registro das conclusões do processo de previsão das atividades docentes e discentes.

Qual a importância do planejamento de aulas para a autonomia do professor?

Com relação a esse aspecto, Tochon (1989, p. 86), em um artigo sobre planejamento de aulas trata da autonomia do professor e cita Hashweh, que afirma:“[…] quanto mais o professor é competente mais ele toma a liberdade na utilização de manuais escolares”. Nesse sentido, podemos pensar que certa

Qual a importância do planejamento da ação didática?

Ouvir: O planejamento da ação didática. A importância do planejamento didático O planejamento é uma necessidade constante em todas as áreas da atividade humana. Planejar é analisar uma realidade e prever as formas alternativas da ação para superar as dificuldades ou alcançar os objetivos desejados.

Como o planejamento escolar é desenvolvido?

Tal processo é desenvolvido de forma cíclica. O planejamento, no contexto escolar, é uma tarefa do docente que inclui tanto a previsão de atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino.


Quais os tipos de planejamento na ação docente?

Planejamento escolar – a organização geral das atividades de uma unidade escolar; Planejamento curricular – consiste em estabelecer os componentes curriculares que irão fazer parte do curso; Plano de ensino – a organização das unidades didáticas.


Qual o sentido do planejamento de ensino no trabalho docente?

O planejamento pedagógico, como o próprio nome já indica, é uma maneira de organizar as atividades e os conteúdos que serão trabalhados na escola durante o ano letivo. Esse documento esboçará as intenções da escola, explicitando os objetivos que cada professor ou turma espera atingir ao final das aulas.


O que é planejamento do sistema de educação?

É todo ato intencional, político e técnico para direcionar as atividades do campo educacional, buscando racionalizar os fins e os meios para conseguir os objetivos propostos. É intencional, na medida em que não pode ser efetivado aleatoriamente.


Como deve ser o planejamento do professor?

Ao elaborar seu planejamento, o professor deve ter em mente que ele pode ser pouco ou muito modificado ao longo do ano letivo. Mesmo um planejamento bem alinhado, que considera os três aspectos (finalidade, realidade e plano de ação), sempre se altera.


Qual a importância do planejamento para um bom desempenho das atividades docentes?

Podemos afirmar que o planejamento é de extrema importância para que o professor possa pensar na avaliação, promover o desenvolvimento do aluno, haja vista que, esse processo significa que todo trabalho deve ser planejado, com qualidade, de forma que o planejamento e a avaliação estejam diretamente direcionados para a …


Qual é o sentido do planejamento?

Planejar é estudar, organizar, coordenar, ações a serem tomadas para a realização de uma atividade visando solucionar um problema ou alcançar um objetivo. O planejamento auxilia na orientação, organização e concretização daquilo que se desejar alcançar.


Quais são os tipos de planejamento?

Quais os tipos de planejamento estratégico?Planejamento tático. O planejamento estratégico tático busca desenvolver uma visão para unidades de negócio ou de departamentos, por exemplo. … Planejamento operacional. … Planejamento situacional. … Identidade. … Mapear objetivos e metas. … Traçar estratégias. … Organização. … Comprometimento.More items…•


O que é planejamento e como ele é feito?

O que é Planejamento: O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. É essencial na tomada de decisões e execução dessas mesmas tarefas.


Quais são os objetivos do planejamento educacional?

O planejamento educacional é um instrumento de melhoria contínua da instituição de ensino, e ajuda a promover uma melhor experiência ao aluno, considerando a forma como ele aprende e os processos de ensino-aprendizagem. Um bom planejamento torna a instituição mais qualificada e competitiva no mercado educacional.


Como fazer um planejamento escolar com os professores?

Assim, essa ferramenta gera inúmeros benefícios, como os destacados aqui!Guiar o trabalho dos educadores. … Manter o foco nas metas escolares. … Cumprir as exigências externas. … Conciliar os interesses da comunidade escolar. … Revisar e reavaliar o que foi feito no ano anterior. … Analise os dados do ano anterior. … Proponha melhorias.More items…


Como se faz um planejamento de aula?

Plano de aula (como fazer, modelo e exemplos)Reflita sobre o público-alvo. … Escolha o tema da aula. … Defina o objetivo a ser alcançado. … Defina o conteúdo a ser abordado. … Decida a duração da aula. … Selecione os recursos didáticos. … Defina a metodologia a ser utilizada. … Escolha como avaliar o aprendizado dos alunos.More items…


Como se faz um planejamento?

Como fazer seu planejamento estratégico passo a passo?Comece pelo diagnóstico da empresa. … Trace seus objetivos. … Crie estratégias e ações. … Tenha métricas de desempenho. … Prepare um cronograma. … Envolva a equipe. … Coloque o plano em prática. … Avalie e revise o plano continuamente.


O planejamento como necessidade humana

O homem, no seu dia a dia, organiza a sua vida pelo planejamento.


Afinal, o que é planejamento?

Para Vasconcelos (2000), planejar é “antecipar mentalmente uma ação ou um conjunto de ações a serem realizadas, é agir de acordo como o previsto”. Ele afirma ainda que “planejar não é apenas algo que se faz antes de agir, é também agir em função daquilo que se pensa”.


A importância do planejamento no contexto escolar

Como já foi dito, o planejamento funciona como guia de orientação, pois nele são estabelecidos as diretrizes e os meios da realização do trabalho docente.


Planejamento escolar: como acontece, o que pensam os profissionais da educação?

Com base nas discussões teóricas sobre planejamento abordadas anteriormente e no decorrer da elaboração deste trabalho, sentiu-se a necessidade de conhecer como se dá o planejamento escolar na realidade, entender o que pensam o corpo docente e os coordenadores do papel do planejamento na busca de um ensino e uma formação de qualidade.


Considerações finais

No decorrer deste trabalho, pudemos buscar conhecimentos acerca de planejamento, procurando compreender melhor essa etapa de organização, que está presente no desenvolvimento de diversas atividades profissionais.


O planejamento escolar

No contexto da educação inclusiva, o planejamento pedagógico deve ser contínuo e colaborativo. Ao mesmo tempo, tem que valorizar os interesses e atender às necessidades de cada aluno. Trata-se de pensar em aulas desafiadoras para todos, com formas diversas de apresentar e explorar o currículo. Saiba mais:


Na prática

Para te inspirar você, o DIVERSA selecionou histórias reais de como um planejamento escolar pode considerar as diferenças dos estudantes na prática. Os relatos abrangem diversas áreas do conhecimento e etapas de ensino. Confira!

Leave a Comment