Qual é o potencial de ação?
O potencial de ação é gerado quando um estímulo muda o potencial de ação da membrana para os valores do potencial limiar, que geralmente está em torno de -50 a -55 mV. É importante saber que o potencial de ação se comporta segundo a regra “tudo ou nada”.
Quais são as características da placa motora?
A placa motora também pode ser chamada de junção neuromuscular ou junção mioneural. CARATERÍSTICAS: (Garantem a infalibilidade da placa motora) Uma característica particular do neurônio motor da placa motora é que ele faz várias ramificações quando chega perto da célula muscular e cada
Quais são as consequências do potencial de ação no neurônio motor?
• O potencial de ação no neurônio motor causa grande despolarização no músculo pós- sináptico, chamado potencial da placa motora (PPM), equivalente ao PPSE na sinapse. • Observam-se pequenas despolarizações espontâneas da membrana pós-sináptica, chamadas de
Como é constituída a placa motora?
A placa motora é constituída de uma terminação nervosa acoplada a uma fibra muscular, no local da célula em que se situa a placa motora há uma pequena depressão na superfície celular e há pequenas pregas da membrana plasmática da fibra muscular.
O que gera o potencial de placa motora?
A magnitude do potencial da placa motora está diretamente relacionada com a quantidade de acetilcolina liberada. No músculo esquelético, o influxo resultante de sódio que despolariza a fibra muscular dispara um potencial de ação que leva a contração da célula muscular esquelética.
Como ocorre a placa motora?
Ocorre quando ao realizar um movimento o músculo aproxima suas inserções, com encurtamento dos seus sarcômeros. Como exemplo temos o músculo bíceps braquial quando levamos um alimento à boca, no Page 2 movimento de flexão do antebraço, provocando aceleração.
Qual a composição da placa motora?
Filamentos espessos – miosina, 2. Filamentos finos – actina, tropomiosina e troponina.
Qual o neurotransmissor da placa motora?
Os sinais de contração muscular são iniciados por substâncias químicas, como o neurotransmissor acetilcolina, que são transferidas da terminação nervosa, ou placa motora terminal, para o músculo.
Como ocorre o processo de sinapse química?
Nas sinapses químicas se ligam aos neurotransmissores para saltar do neurônio pré-sináptico e chegar ao neurônio pós-sináptico. Os neurotransmissores só conseguem chegar a célula final, sem se perder no meio da fenda, porque se ligam aos canais receptores presentes nas membranas da célula pós-sináptica.
Como funciona o sistema neuromuscular?
O Sistema Neuromuscular é na verdade a comunicação entre o sistema nervoso e o sistema muscular. Tudo começa quando o procedimento de contração muscular se inicia no sistema nervoso, através da liberação de neurotransmissores produzidos pelo sistema nervoso.
O que é placa motora e qual sua função?
A placa motora é o local em que um estímulo elétrico tem de ser transformado em movimento, através de alguns mediadores químicos, o principal dos quais a acetilcolina, permitem essa transformação.
O que é o sarcômero?
Um sarcômero compreende o segmento entre duas linhas Z consecutivas e é a unidade contrátil da fibra muscular, pois é a menor porção da fibra muscular com capacidade de contração e distensão.
O que denominamos Endomisio Perimisio e Epimisio?
No corte transversal, podem ser visualizados: endomísio (tecido conjuntivo que envolve cada fibra muscular), perimísio (conjuntivo que envolve os feixes musculares), e epimísio (conjuntivo que envolve o músculo como um todo).
Qual é o neurotransmissor responsável pela contração muscular?
Com a chegada do impulso nervoso, as terminações axônicas do nervo motor lançam sobre as fibras musculares o neurotransmissor acetilcolina, pelo qual se liga aos receptores da membrana da fibra muscular, desencadeando um potencial de ação.
Qual é a composição de uma unidade motora?
Define-se como unidade motora o conjunto formado por um motoneurônio no corno anterior da medula espinal, seu axônio e todas as fibras musculares por ele inervadas.
O que a acetilcolina promove?
A acetilcolina (ACh) foi o primeiro neurotransmissor descoberto (1921). Produzido no sistema nervoso central e periférico, ele está relacionado diretamente com a regulação da memória, do aprendizado e do sono. Esse hormônio atua no organismo como um mecanismo mensageiro entre os neurônios (células nervosas).
Iniciação
Todos os neurotransmissores são liberados na fenda sináptica via exocitose das vesículas sinápticas . Existem dois tipos de vesículas neurotransmissoras: grandes vesículas densas e pequenas vesículas claras .
Fases do potencial de ação
Uma vez que o potencial de membrana atinge o limiar, ocorre um potencial de ação e causa um aumento acentuado na polaridade da membrana. Existem cinco fases de um potencial de ação: limiar, despolarização, pico, repolarização e hiperpolarização.
Aplicações clínicas
A pesquisa atual está tentando aprender mais sobre os potenciais da placa terminal e seus efeitos na atividade muscular. Muitas doenças atuais envolvem atividade potencial interrompida da placa terminal. Em pacientes com Alzheimer, a beta amilóide se liga aos receptores de acetilcolina e inibe a ligação da acetilcolina.