
O selo de qualidade permite às organizações candidatas aceder às oportunidades de financiamento do Corpo Europeu de Solidariedade e à rede de jovens interessados em participar. O selo é um requisito obrigatório para que a organização se possa candidatar um financiamento, mas não garante a sua obtenção.
O que é o selo de qualidade?
O Que é o Selo de Qualidade? Atualmente, existem diferentes tipos de selo de qualidade, sendo que cada um foca no desenvolvimento de alguma área podendo ser de gestão, práticas sustentáveis, eficiência produtiva, entre outras. Para obter uma certificação de qualidade é necessário que a companhia em questão atenda as exigências da certificadora.
Quais são os selos de qualidade de alimentos?
Vamos conhecer alguns selos de qualidade de alimentos: Alimento orgânico: este selo é ofertado pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica. Ele comprova que os alimentos foram produzidos sem causar danos ao meio ambiente. S.I.F: este é um selo obrigatório emitido pelo Serviço de Inspeção Federal.
Qual a importância do selo 9001?
Com o surgimento da Organização, desenvolveu-se em 1987 a ISO 9001, consequentemente criando-se também o selo de qualidade que é o símbolo da certificação da norma. A ISO 9001 é baseada na norma britânica BS5750. Embora fosse considerada relevante, a BS5750 apresentava algumas ineficiências como a questão da gestão dos processos e satisfação do …
Quais são os produtos com mais problemas de selos falsificados?
Os produtos com mais problemas de selos falsificados são brinquedos e preservativos (camisinhas) — diz.O diretor do Inmetro explica que eram encontrados muitos extintores de incêndio com selos falsos. Para acabar com isso, o Inmetro modificou o selo, que passou a ser holográfico e com um número de série, e mudou a metodologia de certificação.

O que é um selo de qualidade?
Selos de qualidade são, basicamente, certificações que atestam quesitos como qualidade, procedência, correspondência às legislações vigentes, sustentabilidade, bem-estar animal, gestão, segurança e outros — dentro de padrões nacionais e internacionais.
O que são e para que servem os selos de qualidade?
E é este o conceito de um selo de qualidade. É uma certificação emitida por algumas empresas e que tem como objetivo comprovar a qualidade dos produtos e serviços por meio de análises e requisitos definidos previamente que demonstram a todo o setor quais são os indicadores que devem ser atingidos.
O que é um selo de certificação?
O que são Selos de Certificação. Espécie de aprovação atribuída por entidades nacionais e/ou internacionais que evidenciam um determinado produto quanto à sua singularidade e ao seu propósito, tais como sua origem ou modo de produção.
O que precisa para ter selo de qualidade?
Para obter uma certificação de qualidade é necessário que a companhia em questão atenda as exigências da certificadora. Há metodologias específicas adotadas para cada certificação. Ter um selo de qualidade agrega valor a imagem de qualquer organização, pois passa a mensagem de que existe um trabalho melhor qualificado.
Quais são os selos de qualidade hospitalar?
Principais acreditações e certificações hospitalares: quais são elas?Organização Nacional de Acreditação (ONA) … Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde (Niaho) … Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) … ISO 9000. … OHSAS 18001.
Qual a importância de um selo?
Os selos surgiram como consequência natural do propósito da organização – o de contribuir para a promoção da confiança nas relações de consumo. Os testes permanecem com os mesmos padrões. A diferença é que o consumidor poderá encontrar esses resultados no mercado – mediando a qualidade da escolha na hora da compra.
Qual a importância do selo de certificação?
Definitivamente, o selo de certificação não serve apenas para que o gestor diga que sua empresa é certificada. Ele significa que os processos das normas ISO foram devidamente implementados, verificados e auditados.
Como criar um selo de certificação?
Como criar uma certificação própria Antes de gerar um certificado, a empresa deve definir para quem este será produzido. A partir de então, é possível definir qual será o conteúdo, linguagem e formas de avaliação utilizadas para colocar em prática a criação do certificado.
O que é uma ISO?
A sigla ISO denomina a International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Padronização. Portanto, é um meio de promover a padronização de produtos e serviços, utilizando normas internacionais para melhoria contínua.
Como adquirir o selo ou um certificado de qualidade para uma empresa ou produto?
Para receber o certificado, portanto, a empresa deve estar em conformidade com estas normas e passar por todas as etapas da certificação. Assim, um selo atesta o compromisso da empresa e, consequentemente, pode valorizar sua imagem e agregar mais valor ao seu produto.
Como ter o selo da Anvisa?
Para sua obtenção, o interessado deverá selecionar o assunto “Certificado de Registro ou Cadastro”, no menu do sistema de peticionamento eletrônico da Anvisa e seguir os passos do sistema até o pagamento da taxa específica. Registro ou cadastro de produto para saúde vigente junto à Anvisa.
Como saber se o produto precisa de Inmetro?
O primeiro passo, então, é descobrir se há uma certificação aplicável ao seu produto, e se esta certificação é compulsória ou voluntária. A lista de produtos abrangidos por Programa de Avaliação da Conformidade desenvolvidos pelo Inmetro pode ser consultada na página: Produtos e Serviços Regulados.
Como funcionam os selos de qualidade?
Entre os diversos tipos de selo que qualidade, cada um deles foca em determinada área de produção. Assim, eles podem atuar sobre a gestão da empresa, produto final, gênero alimentício, práticas sustentáveis, etc.
Selos de qualidade na indústria de alimentos
Os alimentos são exemplos de produtos que os órgãos competentes certificam antes da comercialização. Alguns selos são obrigatórios e exigidos pela legislação. Outros são voluntários e atestam a qualidade do produto, que compete com outros nas prateleiras dos supermercados. Vamos conhecer alguns selos de qualidade de alimentos:
O selo ISO
O selo de qualidade ISO é um dos mais conhecidos e utilizados em todo o mundo. A organização apresenta uma série de certificações diferentes, cada uma é utilizada para uma área de produção. Alguns exemplos, então, são os seguintes:
O surgimento do selo de qualidade
O selo de qualidade se originou na Europa, sendo amplamente utilizado no continente. Depois disso, no ano de 1996, o selo de qualidade começou a ser utilizado no Brasil, porém sem conhecimento amplo da sociedade.
O selo de qualidade deixa o produto mais caro?
Sabendo que o selo de qualidade demonstra que um produto possui um diferencial em relação aos concorrentes, é normal que isso influencie na precificação. Portanto, compreender o que cada selo está garantindo é fundamental.
O selo de conserva de alimentos
Um tipo de certificação que é bastante comum observar em alguns produtos é o selo de conserva de alimentos. Esse tipo de selo garante, entre algumas especificações, a qualidade do produto e sua procedência, certificando que o cliente está adquirindo algo próprio e saudável.
Conservação por radiação e o seu selo
Além das formas de conserva indicadas acima, existe ainda uma outra forma que a indústria utiliza em diversos tipos de produtos. Essa é a chamada conserva de alimentos por radiação. Nesse caso, não se utilizam soluções com sal ou vinagre.
Para que serve o selo de qualidade?
É uma certificação emitida por algumas empresas e que tem como objetivo comprovar a qualidade dos produtos e serviços por meio de análises e requisitos definidos previamente que demonstram a todo o setor quais são os indicadores que devem ser atingidos.
Como conseguir o selo de qualidade?
O processo de certificação da qualidade exige que a empresa demonstre e garanta, por meio de documentos, que seus processos produtivos e de gestão estão em conformidade com as normas e que os produtos também atendem a esses requisitos. Isso se dá por meio de auditorias, coletas de amostras e ensaios.
O que são selos de certificação?
O que são Selos de Certificação. Espécie de aprovação atribuída por entidades nacionais e/ou internacionais que evidenciam um determinado produto quanto à sua singularidade e ao seu propósito, tais como sua origem ou modo de produção.
Padre Fábio de Melo Famílias com selo de qualidade
Ele significa que os processos das normas ISO foram devidamente implementados, verificados e auditados. Este é o grande diferencial que as normas ISO podem oferecer ao mercado, a certeza de que a empresa que detém o certificado por longos anos, é uma organização séria e que zela pela qualidade de seus processos.
Quando surgiu o selo?
Para entender o surgimento do selo, precisa-se primeiro compreender a origem da ISO 9001. O selo de qualidade é resultado da certificação na ISO 9001. A norma de qualidade foi criada pela Organização ISO, cuja sigla significa International Organization for Standardization, traduzida para o português como Organização Internacional de Normalização.
A norma mais utilizada no mundo
A ISO apresenta uma série de normas para diferentes áreas do mercado; como a ISO 14001 voltada para o sistema de gestão ambiental. Ela aborda os principais requisitos para as empresas identificarem, controlarem e monitorarem o impacto sobre o meio ambiente.
Para que serve o selo?
Uma das preocupações dos empresários é o que o selo de qualidade não seja mais que um quadro pendurado no escritório ou um símbolo adquirido pela empresa. Para esclarecer esse tipo de dúvida e mostrar os benefícios reais que a certificação na ISO 9001 proporciona a um empreendimento, citaremos abaixo algumas vantagens da norma. Confira!
Todas as empresas precisam ter o selo?
No Brasil não há nenhuma cobrança na legislação que obrigue uma empresa a ser certificada, exceto para algumas modalidades específicas de negócios (confira no tópico “Quais requisitos são necessários para iniciar o processo de implementação da ISO 9001?” e veja quais organizações são obrigadas a possuir a certificação).
Quais requisitos são necessários para iniciar o processo de implementação da ISO 9001?
Do ponto de vista legal, os únicos requisitos obrigatórios para uma empresa que está procurando se certificar na ISO 9001, são as regulamentações do seu setor específico de operação. Ou seja, uma construtora deve seguir normas legais aplicáveis à sua atividade, assim como um escritório de contabilidade, etc.
O que é PCMSO e PPRA?
O PCMSO foi criado pela portaria 24/94 do MTBE/SSST.
O que uma empresa precisa para obter o selo?
A norma ISO 9001 foi criada para todas as áreas do mercado, ou seja para a indústria, comércio e prestação de serviços. Como também para todos os portes de empreendimento, tanto para grandes corporações quanto para microempresas.
Selo de qualidade Abese
O Selo de Qualidade ABESE é uma ferramenta de importância fundamental para a gestão profissional das empresas de sistemas eletrônicos de segurança. Nasceu para diferenciar as companhias que primam pelo atendimento profissional em relação a padronização de serviços, atendimento e satisfação dos seus clientes.
Regulamento técnico
Este Regulamento tem por objetivo estabelecer normas e condições para obtenção e utilização do direito ao uso do “Selo de Qualidade ABESE” e respectivo Certificado, privativo dos associados da ABESE.

Nova Cultura
-
Na Europa, os selos de qualidade já estão bastante difundidos porque foram introduzidos há muito mais tempo e passaram a integrar o cotidiano dos consumidores. Por aqui a legislação a respeito desse tipo de certificação data de 1996, de maneira que não está tão arraigada em nos…
See more on marcusmarques.com.br
Aumento de Custos Que Se Reflete Na Precificação
-
Do ponto de vista dos consumidores, não podemos deixar de citar o fato de que os sistemas de certificação elevam os custos de produção e, dessa forma, acarretam no aumento do valor final do produto. Quanto mais as organizações precisam ter controle sobre a produção, mais custos passam a ter. A qualidade custa e, em alguns casos, pode pesar no bolso do consumidor que ai…
Percepção de Maior Valor Agregado
-
Embora ainda haja o empecilho referente aos custos mais elevados que precisam ser repassados para o consumidor final, há que se reconhecer que a percepção positiva de maior valor agregado tem contribuído para o aumento da busca pela certificação de selo de qualidade de diferentes áreas. Ter um ou mais selos faz com que seu consumidor enxergue seu esforço produtivo para …
Produção Nacional
-
Algo interessante que os especialistas perceberam sobre os produtos nacionais, é que eles já transmitem uma ideia de serem fabricados em condições mais sustentáveis e são reconhecidos como tendo maior valor agregado por utilizar mão-de-obra e matéria-prima do nosso país. No entanto, mesmo sendo uma empresa nacional e que possua um caráter estritamente local, é bo…
Informe-Se sobre OS Selos de Qualidade
-
Para quem chegou a esse ponto do artigo considerando a possibilidade de tentar a certificação de um selo de qualidade, seja com foco em processos ou em seus produtos, deve se informar a respeito dos procedimentos necessários. Lembramos que é importante ficar a par de quais selos de qualidade são mais interessantes para a sua companhia e se os passos importantes de segu…