O que é conto de açao

image

“O Conto da Aia” é um livro de ficção escrito pela canadense Margaret Atwood que foi adaptado para uma série de televisão homônima. A protagonista, June, narra um futuro distópico, no qual os Estados Unidos da América tornaram-se teocráticos e autoritários, fazendo mulheres e homens se comportarem seguindo as leis do Antigo Testamento.

Full
Answer

Qual é o conceito de conto?

Por esse motivo, o conceito de conto permaneceu, por muito tempo, relacionado a estes temas. Com o surgimento de novas técnicas e estilos de escrita, o termo adquiriu um sentido mais amplo que pode ser expresso na língua inglesa como ” short story “, um texto cujos únicos traços obrigatórios são a curta extensão e a escrita em prosa.

Quais são as partes do conto?

A estrutura desse gênero textual é composta por quatro partes: apresentação do enredo, desenvolvimento dos acontecimentos, momento de tensão – clímax, e solução – desfecho. Alguns exemplos de contos escritos pelos maiores contistas brasileiros são:

Quais são os tipos de contos?

Dependendo da temática explorada, há diversos tipos de contos, do qual se destacam: Contos realistas, os que narram situações realistas e não imaginárias. Contos populares, os que narram histórias transmitidas de uma geração para outra.

Qual é a origem dos contos?

A origem dos contos está relacionada à tradição de contar histórias de forma verbal. Quando transcritas, essas mesmas histórias (que geralmente seguem uma trama única) resultam em uma narrativa concisa que pode ser lida em pouquíssimo tempo.

image


O que é a ação de um conto?

É o estilo de conto onde se predomina a aventura, sendo o principal centro da narrativa. Neste conto ocorre uma problematização até o clímax ser resolvido. Exemplos deste tipo de conto são; As mil e uma Noites, contos policiais e contos de mistério.


O que é um exemplo de conto?

O conto é um estilo literário que utiliza a narrativa como tipologia textual predominante. É caracterizado por histórias curtas, com poucos personagens, um conflito e um clímax.


O que é um conto e quais as suas características?

O conto é um gênero textual — um dos mais conhecidos, vale ressaltar — que apresenta uma história, geralmente fictícia, com início, meio e fim em único volume. Ele se diferencia das obras narrativas comuns não só por essa ausência de continuação, mas principalmente por ter um enredo sem ramificações e ser conciso.


O que é um conto e sua estrutura?

O conto é uma narrativa literária que se caracteriza pelo tamanho reduzido e a presença de um único conflito, clímax, e poucos personagens personagens. O conto é uma narrativa literária de tamanho curto, com o foco em certo acontecimento.


O que é um conto social exemplo?

Exemplo de um Conto Social: Maria é uma mulher negra, socialmente desfavorecida e moradora de um morro na cidade do Rio de Janeiro. Ela estava acostumada desde adolescente a trabalhar com faxina, mas nunca abandonou seus estudos, estando firme na possibilidade de se graduar, apesar dos preconceitos que enfrentava.


Quais são as características do conto sua resposta?

O conto é um gênero caracterizado por ser uma narrativa literária curta, tendo começo, meio e fim da história narrados de maneira breve, porém o suficiente para contar a história completa. O conto possui elementos e estrutura bem marcados, sendo que o tipo de história pode indicar o tipo de conto que estamos lendo.


Estrutura do conto

Ao escrever um conto, é necessário observar sua estrutura e as partes que compõem o enredo. Enredo também é conhecido como trama ou intriga e tem a função de dar sequência à narrativa e localizar o leitor em relação à sucessão de acontecimentos, dando ênfase à causalidade.


Verossimilhança

Verossimilhança possui o significado daquilo que é “provável”, ou seja, um universo possível de ser realizado dentro de uma narrativa ficcional, dando ao leitor a ideia de que tais acontecimentos são perfeitamente possíveis no mundo real.


Tipos de conto

Devido à necessidade de contextualizar a narrativa, o conto sofreu diversas transformações ao longo da história, originando tipos: conto de ficção científica, conto infantil juvenil, conto fantástico e conto de fadas. Veja os tipos de conto:


Estrutura

O gênero literário conto é estruturado como uma narrativa curta que envolve apenas um conflito. Nessa perspectiva, o momento de maior tensão do gênero é chamado de clímax. Além disso, embora não seja uma regra, é comum que o conto apresente:


Tipos

Devido à diversidade de formas com as quais um conto pode ser construído, é comum encontrarmos subdivisões desse tipo de texto. Nesse sentido, veja duas subcategorias do gênero, a seguir.


Conto de fadas

Os contos de fadas, velhos conhecidos da infância, são gêneros medievais que ainda fazem muito sucesso. Por definição, esse tipo de narrativa tem personagens folclóricos, tais como: fadas, gnomos, animais personificados etc. Além disso, é comum que esse tipo de conto apresente um fundo moral claro e, por isso, tem certo caráter didático.


Da editora

O romance distópico O C on to da Aia, de Margaret Atwood, se passa num futuro muito próximo e tem como cenário uma república onde não existem mais jornais, revistas, livros nem filmes. As universidades foram extintas. Também já não há advogados, porque ninguém tem direito a defesa.


Descrição do produto

Margaret Atwood, uma das escritoras mais admiradas mundialmente, nasceu na cidade canadense de Ottawa, em 1939. Graduou-se em Artes na Universidade de Toronto e foi professora de Literatura Inglesa em várias universidades canadenses. Após viver períodos nos EUA, na França, na Inglaterra, na Itália e na Alemanha, hoje mora em Toronto.


Resumo

A facção fundamentalista Filhos de Jacob consegue dar um golpe de Estado e assumir o comando dos Estados Unidos. É assim que o grupo funda a República de Gilead – o novo nome dado ao país mais poderoso do mundo.


Série The Handmaid’s Tale

O romance de Margaret Atwood deu origem a uma série exibida pelo streaming Hulu. A série começou a ser gravada em setembro de 2016 e foi adaptada pelo roteirista e produtor Bruce Miller.


Protestos com o uso do figurino de O Conto da Aia

O figurino das personagens de Margaret (a capa vermelha e a touca branca) acabaram por se tornar símbolo da opressão contra as mulheres e vem sendo usado por ativistas em uma série de manifestações ligadas à causa, como por exemplo a mobilização a favor do aborto.


Quem é Margaret Atwood?

Margaret Atwood nasceu em Otawa em 1939 e é considerada a maior autora canadense viva. Escritora compulsiva, ela tem publicados mais de quarenta títulos entre ficção, poesia e ensaio e está traduzida para mais de trinta e cinco línguas.

image


Características Do Conto

Image
O conto apresenta as seguintes características: 1. Espaço delimitado; 2. Tempo marcado; 3. Presença de narrador; 4. Poucos personagens; 5. Enredo. Espaço delimitado: o local em que se desenvolve a história é delimitado, como uma determinada casa, rua, parque, praça. Isso acontece pelo fato de o conto ser um…

See more on todamateria.com.br


Tipos de Contos

  • Dependendo da temática explorada, há diversos tipos de contos, do qual se destacam: 1. Contos realistas, os que narram situações realistas e não imaginárias. 2. Contos populares, os que narram histórias transmitidas de uma geração para outra. 3. Contos fantásticos, aqueles em que as histórias apresentam mistura de realidade com ficção e confundem os leitores com aconteci…

See more on todamateria.com.br


Estrutura Do Conto

  • A estrutura do conto é fechada e objetiva, na medida em que esse tipo de texto é formado por apenas uma história e um conflito. Sua estrutura está dividida em três partes: 1. Introdução: nesse momento inicial, há uma breve ambientação do espaço, tempo, personagens e enredo. 2. Desenvolvimento: aqui se desenrolam os acontecimentos da história, relac…

See more on todamateria.com.br


Exemplos de Conto

  • Trecho do conto Missa do Galo, de Machado de Assis
    “NUNCA PUDE entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos, contava eu dezessete, ela trinta. Era noite de Natal. Havendo ajustado com um vizinho irmos à missa do galo, preferi não dormir; combinei que eu iria acordá-lo à meia-noite. A casa em que eu estava hospe…
  • Trecho do conto Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector
    “Ela era gorda, baixa, sardenta e de cabelos excessivamente crespos, meio arruivados. Tinha um busto enorme, enquanto nós todas ainda éramos achatadas. Como se não bastasse enchia os dois bolsos da blusa, por cima do busto, com balas. Mas possuía o que qualquer criança devora…

See more on todamateria.com.br


Estrutura Do Conto

Image
Ao escrever um conto, é necessário observar sua estrutura e as partes que compõem o enredo. Enredotambém é conhecido como trama ou intriga e tem a função de dar sequência à narrativa e localizar o leitor em relação à sucessão de acontecimentos, dando ênfase à causalidade. Exemplo: O príncipe morreu, e a pri…

See more on portugues.com.br


Elementos Da Narrativa

  • Apesar de o conto ser uma narrativa curta, esse gêneroapresenta elementos como foco narrativo, espaço, tempo e verossimilhança. É a posição que o narradorassumepara relatar os acontecimentos. O conto pode ser narrado em 1ª pessoa ou 3ª pessoa. 1. Narrador em 1ª pessoa:trata-se do narrador personagem. Com esse foco narrativo, o conto ganha mais subjetiv…

See more on portugues.com.br


Verossimilhança

  • Verossimilhança possui o significado daquilo que é “provável”, ou seja, um universo possível de ser realizado dentro de uma narrativa ficcional, dando ao leitor a ideia de que tais acontecimentos são perfeitamente possíveis no mundo real.

See more on portugues.com.br


Tipos de Conto

  • Devido à necessidade de contextualizar a narrativa, o conto sofreu diversas transformações ao longo da história, originando tipos: conto de ficção científica, conto infantil juvenil, conto fantástico e conto de fadas. Veja os tipos de conto: 1. Conto de ficção científica:caracterizado por possuir elementos que não fazem parte de uma realidade comum. Seu enredo é construído …

See more on portugues.com.br


Exemplo de Conto

  • Leia o conto “ Uma ideia toda azul”, de Marina Colasanti. Oconto de Marina Colasanti dialoga com a narrativa mágica, próxima da percepção dos contos de fada. Esse processo pode ser percebido na construção personificada da “Ideia”, capaz de brincar e de adormecer. Ao longo da leitura, é perceptível que se trata dahistória de um rei que não tinha ideias, e quando teve uma, decidiu gu…

See more on portugues.com.br

Leave a Comment