O que é plano de açao no ensino ead

image

O plano de aula é o documento de auxílio ao trabalho do professor, em que são registradas as informações necessárias para a condução de uma aula e/ou atividade. No plano, estão detalhados o tema, o objetivo, a estrutura, o conteúdo, os materiais de pesquisa e os meios de avaliação para cada temática que será abordada por ele.

Full
Answer

Como reaproveitar o plano de aula para o EAD?

Escolher um local bem iluminado (seja com luz natural ou artificial). Uma forma de facilitar a transmissão do conteúdo é dividir a aula em “blocos” que abordem módulos ou capítulos do tema, a fim de ter maior coesão e uma linha de raciocínio contínua que facilite o aprendizado. Experimente uma metodologia ativa!

O que é o EAD e qual a sua importância?

Outra característica importante para entender ao certo o que é EAD é a comodidade. Estar confortável é extremamente importante para desempenharmos qualquer atividade, sobretudo para aprender algo novo. No ensino a distância, os alunos podem assistir aulas sem ao menos precisarem sair de casa.

Quais são as características de um estudante de EaD?

Mas, exatamente por essas características é que o estudante de EAD deve, principalmente, ser organizado, disciplinado e muito dedicado. O aprendizado nessa modalidade de ensino é focado no aluno, então, esse deve se acostumar com um estudo mais individualizado e independente.

Quais são as possibilidades de formação no modelo EAD?

De forma geral, hoje as possibilidades de formação oferecidas pelas instituições no modelo EAD são diversas, com destaque para: Graduação: Tecnólogo, Licenciatura e Bacharelado;

image


As aulas a distancia se tornaram uma realidade para grande parte das escolas de todo mundo. Confira agora dicas de como fazer o seu plano de aula EAD!

O planejamento é a etapa inicial para qualquer coisa que vá ser feita e assim também é com os estudos. Nesse momento é possível analisar quais as etapas necessárias para alcançar o objetivo final do que se propõe.


Plano de aula

Antes de dar início na elaboração do plano de aula é importante pensar em qual é o público-alvo dele. São alunos do ensino fundamental, ensino médio, ensino superior ou até mesmo da Educação para Jovens e Adultos (EJA)?


Plano de aula para EAD

As aulas on-line são um pouco diferentes das aulas presenciais. Sendo assim, o planejamento para educação a distância deve considerar alguns parâmetros. Confira alguns deles:


O que significa EAD?

O Ensino à Distância (EAD) é uma modalidade de educação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como uma alternativa aos cursos presenciais. Pode se aplicar aos mais diferentes tipos de cursos, como graduação, pós-graduação, especialização, profissionalizantes, idiomas e livres.


Como funciona o EAD?

Resumidamente, a educação à distância funciona remotamente, por meio da conexão à internet. Tanto os alunos quanto o professor participam da aula online e compartilham arquivos e materiais de estudo, por meio de ferramenta própria da instituição de ensino ou pelas diversas plataformas existentes no ambiente digital.


O que é preciso para fazer um curso à distância?

Para fazer um curso na modalidade EAD, é essencial possuir conexão à internet e equipamento pelo qual se possa assistir e participar das aulas, bem como realizar as avaliações. É preciso, também, ter acesso às ferramentas e plataformas solicitadas pela instituição, sejam elas próprias do curso ou as disponíveis na internet.


As características da Educação à Distância

O EAD é caracterizado pela flexibilidade, comodidade e praticidade, pois permite que o aluno estude e acompanhe as aulas diretamente do conforto de sua casa, nos dias e horários mais adequados à sua realidade, e em computador próprio.


O que o MEC diz sobre o Ensino à Distância

O Ministério da Educação reconhece a modalidade EAD como uma alternativa aos cursos presenciais. Ou seja, os diplomas emitidos por instituições reconhecidas pelo MEC em seus cursos EAD têm a mesma validade dos cursos presenciais.


O mercado reconhece essa modalidade de ensino?

O mercado de trabalho não só reconhece como estimula os cursos na modalidade EAD, pois potencializam a possibilidade de terem profissionais cada vez mais capacitados, justamente pela facilidade e praticidade desses cursos.


Quais as vantagens e desvantagens do EAD?

Depois de conhecer todas as características do Ensino à Distância, resta analisar as vantagens e desvantagens dessa modalidade e colocá-las na balança, para então encontrar a melhor opção para você.


O que é EAD?

EAD é a sigla para Educação a distância. Educação a distância é a modalidade de ensino em que professores alunos estão em ambientes distintos e por meio de tecnologias da informação e comunicação essas aulas acontecem. As aulas são ministradas e assistidas remotamente, podendo ser em tempo real ou não – em formato de aulas gravadas, por exemplo.


Qual público do ensino a distância?

Muitas pessoas se interessam por essa modalidade assim que descobrem o que é EAD, mas existem algumas características específicas de um público que faz com que ele opte por estudar remotamente.


Tipos de curso EAD

E aí, está ficando mais fácil entender o que é EAD? Uma outra informação importante é que o ensino a distância não é formado somente por cursos de graduação. Existem também os cursos técnicos e os cursos livres. Dê uma olhada nas diferenças entre eles:


EAD para sua empresa

Agora você já sabe o que é EAD, mas já pensou em incorporar essa modalidade de ensino na sua empresa? Investir em uma estratégia de educação a distância pode ajudar sua empresa a economizar – e muito! – com seus treinamentos.


O que é a sigla EAD?

A sigla EAD significa Ensino a Distância, ou também Educação a Distância. Essa modalidade de graduação permite com que as aulas sejam realizadas a distância, seja de forma remota ou por uma plataforma on-line.


Como funciona o EAD?

O EAD funciona de uma forma prática e simples. Para o ingresso em um curso EAD, o aluno precisa de um computador com acesso à internet e conhecimentos básicos de informática. Ao garantir esta primeira parte, o restante é mais simples ainda. Após a escolha do curso, da instituição e da aprovação no processo seletivo, faz-se o acesso ao site.


Qual é o público-alvo do EAD

O público-alvo do EAD são aquelas pessoas que possuem pouco tempo livre e que precisam conciliar emprego e estudo, além de muitas vezes ainda terem que cuidar das atividades rotineiras, como casa e filhos.


Qual é o objetivo do EAD

No EAD encontra-se uma variedade de cursos e instituições, que oferecem qualificação desde níveis técnicos até graduações e pós-graduações. Isto amplia muito mais o campo de atuação e leva oportunidade de aprendizado a pessoas em locais que não têm a possibilidade de cursar o ensino presencial.

image

Leave a Comment