O que é plano de açao smart

image

Nesse sentido, ao transformar uma meta em SMART, você cria uma estrutura inteligente ao seu plano de ação e evita sair do trilho em caso de alguma adversidade. Além disso, como o trabalho passa a ser dividido em várias etapas, o fator motivacional também tem destaque. Imagine que você deseja aumentar seu padrão de vida por meio do trabalho.

Full
Answer

O que é o Smart e como ele pode ajudar a definir seus objetivos?

Definir metas SMART significa que você pode esclarecer suas ideias, concentrar seus esforços, usar seu tempo e recursos de forma produtiva e aumentar suas chances de alcançar o que deseja na vida, através do planejamento que tanto falamos nos nossos curso de Gestão de Projetos ou no Lean e Six Sigma.

Quais são os benefícios da abordagem Smart?

Como a abordagem SMART dá ênfase a metas menores e específicas, você provavelmente terá uma série metas. Algumas estarão em andamento simultaneamente e algumas dependerão do sucesso de outras. Use dados históricos como forma de prever problemas ao longo do caminho e planejar etapas de acompanhamento para ajustar os KPIs.

O que é o Smart e como ele pode ajudar os gestores a alcançar suas metas?

Eles se baseiam na metodologia de mesmo nome, criada pelo consultor George T. Doran, em 1981, para ajudar gestores a definirem e a alcançarem suas metas. Em tradução livre do inglês, o acrônimo SMART se refere a objetivos: específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e tangíveis.

Por que as metas Smart são importantes para o planejamento estratégico do seu empreendimento?

Portanto, as metas SMART são essenciais para construir objetivos que realmente estejam alinhados com o planejamento estratégico do seu empreendimento. Assim, fica mais fácil obter os resultados esperados. Vale destacar que essa metodologia é composta por cinco elementos.

image


O que é um plano de Ação SMART?

As Metas SMART é uma metodologia que auxilia as empresas na definição de metas inteligentes. Sua sigla foi baseada em 5 fatores para conseguir alcançar seus objetivos estratégicos: S (Específica), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal). Definir metas pode aparentar ser uma tarefa fácil.


O que é o conceito SMART?

SMART ― que em inglês é um adjetivo que significa “esperto”, “inteligente” ou “astuto” ― é um acrônimo de Específico, Mensurável, Realizável, Realista e Temporal. Portanto, uma meta SMART incorpora todos esses critérios para ajudar a concentrar seus esforços e aumentar as chances de atingir suas metas.


Como funciona a metodologia SMART?

Metas SMART é o nome de uma metodologia que estabelece critérios para a definição de objetivos e metas, as quais se baseiam em 5 fatores: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal). Alcançar o sucesso parece um tanto subjetivo, mas não quando você define metas SMART.


Como elaborar um plano SMART?

Como desenvolver as metas SMART?S = Específico. Bons objetivos não podem ter duplo sentido. … M = Mensurável. Aqui o foco é entender que precisamos sempre definir metas mensuráveis, ou seja, que podem ser medidas. … A = Atingível. … R = Relevante. … T = Temporal.


Como definir uma meta SMART?

Metas SMART é um método de definição de metas, as quais se baseiam em 5 fatores: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal). Seja na vida profissional ou pessoal, é muito importante estabelecer metas. Afinal, eles direcionam os nossos esforços em busca de algo desejado.


O que é SMART em RH?

A metodologia SMART foi criada em 1981 pelo consultor e ex-diretor de empresas estadunidense George Doran. Trata-se de uma forma eficiente de criar metas, cujo funcionamento se dá por meio de uma lista de verificação. Ela tem esse nome porque é um acrônimo de cinco palavras da língua inglesa.


Como aplicar ferramenta Smart?

Como aplicar a ferramenta SMARTSpecific/Específico. A palavra specific tem o significado de específico em português. … Measurable/Mensurável. Para não deixar dúvidas, a tradução de measurable para o português é mensurável. … Achievable/Atingível. … Relevant/Relevante. … Time/Temporal.


São exemplos de meta SMART?

5 exemplos de metas SMART: aplicando na sua realidadeAumento de vendas. … Implantação de um processo. … Contratação de equipe para setor estratégico. … Crescimento da empresa. … Redução de custos.


Como a ferramenta Smart é aplicada?

Time-based (Baseada no tempo) O método SMART também diz que toda meta baseia-se no tempo, ou seja: ter data para início e fim. O período de uma meta varia de acordo com cada negócio e objetivo proposto.


O que é a metodologia SMART?

Ter objetivos e metas bem definidos fornece um senso de direção, motivação, foco claro e determina o grau de importância para a sua realização. Por isso, a metodologia SMART surgiu para orientar a definição de cada uma das metas necessárias para atingir o resultado desejado.


Como adotar uma meta SMART?

Para que você transforme suas metas em “SMART”, primeiro deve compreender com exatidão o que significa, na prática, cada uma das letras desse acrônimo. Então, confira:


Como alcançar seus objetivos

Você já se sentiu como se estivesse trabalhando duro, mas não chegando a lugar algum? Talvez você veja pouca melhoria em suas habilidades ou conquistas quando você reflete nos últimos cinco ou 10 anos. Ou talvez você tenha dificuldade em ver como você vai cumprir suas ambições nos próximos anos.


1.Específico

Seu objetivo deve ser claro e específico, caso contrário você não poderá concentrar seus esforços ou se sentir realmente motivado para alcançá-lo. Ao elaborar seu objetivo, tente responder as cinco perguntas “W”:


2. Mensurável

É importante ter metas mensuráveis, para que você possa acompanhar seu progresso e ficar motivado. Avaliar o progresso ajuda você a manter o foco, cumprir seus prazos e sentir a emoção de se aproximar da meta.


3. Alcançável

O objetivo do seu planejamento pessoal também precisa ser realista e alcançável para ser bem sucedido. Em outras palavras, ele deve esticar suas habilidades, mas ainda é possível. Quando você define um objetivo alcançável, você pode identificar oportunidades ou recursos anteriormente negligenciados que podem aproximá-lo.


4. Relevante

Este passo é garantir que seu objetivo seja importante para você, e que ele também se alinha com outros objetivos relevantes. Todos nós precisamos de apoio e assistência para alcançar nossos objetivos, mas é importante manter o controle sobre eles.


Benefícios e desvantagens

O SMART é uma ferramenta eficaz que fornece a clareza, foco e motivação que você precisa para atingir seus objetivos. Também pode melhorar a sua capacidade de alcançá-los incentivando-o a definir seus objetivos e a definir uma data de conclusão.


Pontos importantes

O SMART é uma ferramenta bem estabelecida que você pode usar para realizar o planejamento pessoal e atingir seus objetivos. Embora existam várias interpretações do significado do acrônimo, o mais comum é que os objetivos devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e vinculados ao tempo.


Específico

Definir com clareza suas metas e expectativas é o primeiro passo para alcançá-las. Quando as metas são muito amplas ou vagas, fica fácil perdê-las de vista. Se a definição for muito abrangente, as metas serão mais difíceis de medir e também de atingir. Metas muito vagas aumentam o risco de erros e mal-entendidos.


Mensurável

Se você não puder medir seu progresso, não poderá saber como está seu desempenho ou se você está no caminho errado e precisa recalcular a rota. Além de definir metas específicas, você precisa ser capaz de quantificar seus dados ou identificar quanto falta para chegar à meta.


Atingível

É importante considerar seus objetivos finais e planejar metas realistas com base nos recursos disponíveis. Também é importante não se deixar levar e definir metas absurdas e irreais como forma de motivação. Isso pode resultar em uma busca frustrante por metas inatingíveis.


Realista (e relevante)

Assim como nos critérios atingíveis acima, as metas também devem ser realistas e relevantes. Se você definir metas completamente fora de alcance, sua equipe não terá motivação para se superar. Por outro lado, se definir metas fáceis demais, a equipe ficará estagnada e não progredirá.


Temporal

A última letra da sigla SMART costuma ser ignorada, mas é extremamente importante traçar um cronograma para suas metas. Uma meta temporal pode consistir nos pontos de início e término ou em um conjunto de parâmetros ou marcos agendados.


1. Crie metas alinhadas a suas necessidades específicas

As chances de atingir as metas SMART dependerão dos KPIs que você definir. Nem todas as empresas são iguais, mesmo que sejam do mesmo setor. Você poderá terminar no caminho errado se escolher KPIs que não refletem as metas da sua empresa pelo simples fato de que eles são usados por outras organizações ou porque um artigo na Internet os recomenda.


2. Use a metodologia SMART como uma forma de comunicação e transparência

Como em qualquer forma de comunicação, a existência de informações claras ajuda as equipes e os gerentes a tomar melhores decisões. A metodologia SMART oferece uma forma de comunicar exatamente onde você se encontra e como está seu desempenho.


Objetivos SMART – Exemplo 1

Vou conseguir um emprego como professor de matemática do ensino médio dentro de três meses depois de me formar no Bacharelado em Ciências da Educação.


Objetivos SMART – Exemplo 2

Ganharei uma promoção para o representante sênior de atendimento ao cliente, completando os módulos de treinamento necessários em três meses e solicitando a função no final do próximo trimestre.


O que são objetivos SMART?

Objetivos SMART são objetivos baseados em critérios específicos para ajudar a definir até onde uma empresa, profissional ou projeto quer chegar. Eles se baseiam na metodologia de mesmo nome, criada pelo consultor George T. Doran, em 1981, para ajudar gestores a definirem e a alcançarem suas metas.


10 exemplos de objetivos SMART para empresas

Para que entenda melhor como funciona a metodologia e como pode ajudar seu negócio a melhorar resultados, separei 10 exemplos de objetivos SMART para empresas.


Specific (específica)

As metas precisam ser específicas e claras, ou seja, não podem ser subjetivas. Portanto, você não pode dizer que o seu objetivo é apenas aumentar as vendas, mas, sim, que pretende aumentar as vendas do infoproduto X em 20% no mês de abril.


Measurable (mensurável)

Também é necessário que a meta seja mensurável, ou seja, precisa ser quantitativa. Dessa forma, você consegue analisar e comparar os resultados obtidos para verificar qual foi o percentual atingido de cada meta. Assim, é possível saber onde deverão ser aplicadas as ações de melhoria.


Attainable (atingível)

Não basta criar metas maravilhosas, se elas não podem ser atingidas. Isso faz com que as pessoas envolvidas fiquem desmotivadas e frustradas, já que é impossível conseguir obter os resultados esperados.


Relevant (relevante)

A meta também precisa ser relevante, ou seja, importante para o seu negócio digital. Por exemplo, aumentar as vendas do produto X em 5% no mês de maio pode ser um objetivo relevante, já que isso impacta no seu faturamento e, consequentemente, no crescimento do seu empreendimento.


Time based (temporal)

É essencial criar um cronograma para que a meta seja concluída. Ou seja, definir as datas nas quais as ações serão realizadas, bem como quando devem ser entregues os resultados é muito importante para o seu negócio digital.


Diferença entre Meta e Objetivo

Muitas organizações possuem desejos de alcançar grandes objetivos, com metas desafiadoras; o que é recomendável para que se possa promover melhorias e atingir um novo patamar.


Objetivos reativos e proativos

Os objetivos precisam ser equacionados no ambiente organizacional, pois melhorias são necessárias e correções, também. No entanto, é preciso ter em mente que a reação não teve tomar mais tempo do que as melhorias, pois assim, indicaria que que sua organização pode não estão no caminho certo para geração de valor.


5 atitudes para definir e conduzir metas SMART

Embora ser realista faça parte do processo, é importante não deixar que uma atitude cínica refreie seus esforços. Seja positivo. O que você quer alcançar? Pense grande; você sempre pode recuar, se necessário. Pelo contrário, é difícil expandir uma ideia conservadora.


Conclusão

Agora que o SMART está claramente definido, como você escreve suas metas? Bem, deve ficar óbvio agora que o processo começa com muitas perguntas. Faça perguntas para si mesmo, sua equipe e até as partes interessadas. As respostas a essas perguntas reduzirão suas opções e aprimorarão sua estratégia.

image

Leave a Comment