O que é sitio de açao dos farmacos

SÍTIOS DE AÇÃO: Locais onde as substâncias endógenas ou exógenas (fármacos) interagem para promover uma resposta fisiológica ou farmacológica. Em Farmacologia: Receptor – local onde o fármaco interage e produz um efeito farmacológico.

Full
Answer

Quais são as formas de ação dos fármacos?

Alguns fármacos podem fornecer íons inorgânicos que irão atuar como ativadores de enzimas; outros fármacos podem ativar enzimas por mecanismo de adaptação, ou seja, induzindo a enzima a modificar sua estrutura do seu estado inativo para ativo. Outro mecanismo de ação muito comum dos fármacos é o antagonismo.

Quais são os fármacos com ação específica?

Os fármacos com ação específica compreendem o mecanismo mais comum, abrangendo a maioria dos fármacos empregados. Também conhecidos como estruturalmente específicos, apresentam a ação ao se ligarem a moléculas alvo específicas.

O que é a utilização de fármacos?

Os fármacos de ação específica podem agir das seguintes formas: atuação sobre enzimas (ativação ou inibição), antagonismo, ação sobre membranas, ação na transcrição gênica. Alguns fármacos podem fornecer íons inorgânicos que irão atuar como ativadores de enzimas; outros fármacos podem ativar enzimas por mecanismo de adaptação, ou seja, …

Quais são os fármacos com ação inespecífica?

Os fármacos com ação inespecífica, também conhecidos como estruturalmente inespecíficos, são aqueles cuja resposta farmacêutica independe da interação com alvos moleculares (receptores, proteínas carreadoras, enzimas).


O que e sítio de ação de um medicamento?

SÍTIOS DE AÇÃO: Locais onde as substâncias endógenas ou exógenas (fármacos) interagem para promover uma resposta fisiológica ou farmacológica. Em Farmacologia: Receptor – local onde o fármaco interage e produz um efeito farmacológico.


Qual o local de ação?

Local de ação Os locais de ação são os locais onde as substâncias endógenas, que são substâncias produzidas pelo organismo, ou exógenas, que é o caso dos medicamentos, interagem para produzir uma resposta farmacológica.


Quais são os tipos de ação dos medicamentos?

Os fármacos de ação específica podem agir das seguintes formas: atuação sobre enzimas (ativação ou inibição), antagonismo, ação sobre membranas, ação na transcrição gênica.


Qual e o mecanismo de ação?

Em farmacologia, a expressão mecanismo de ação refere-se a interação bioquímica específica através da qual uma droga produz um efeito farmacológico. Um mecanismo de ação usualmente inclui menção de um “alvo” molecular específico no qual a droga liga-se, tal como uma enzima ou receptor.


Quais são os medicamentos de ação local?

Ação Local – O medicamento age no local onde foi colocado. Por exemplo, um creme antialérgico, um enxaguatório bucal ou um colírio.


O que são mecanismos de ação específicos e inespecíficos?

A ação inespecífica constitui a minoria dos fármacos. Ex.: Antiácidos (o mecanismo de ação ocorre por uma reação de neutralização, aumentando o pH estomacal, sem interagir com um receptor específico). Ex.: Efeito local, Hidróxido de alumínio, Laxantes (para barriga), carvão ativado.


Quais são os principais alvos de ação dos fármacos?

ALVOS PARA A AÇÃO DE FÁRMACOS receptores; • canais iônicos; • enzimas; • transportadores (moléculas carregadoras).


Qual e o mecanismo de ação dos antibióticos?

Os antibióticos têm vários mecanismos de ação, como: Inibição da síntese da parede celular. Aumento da permeabilidade da parede celular. Interferência na síntese proteica e no metabolismo do ácido nucleico e outros processos metabólicos (p.


Qual e o mecanismo de ação do ibuprofeno?

Mecanismos de ação O ibuprofeno é um derivado do ácido propiônico. Os AINEs agem bloqueando a cascata do ácido aracdônico e a produção de mediadores pró-inflamatórios, como as prostaglandinas, por meio da inibição não seletiva da enzima cicloxigenase (COX 1 e 2).


Qual e o mecanismo de ação do paracetamol?

Mecanismo de Ação: Paracetamol produz analgesia e antipirese por mecanismo semelhante aos salicilatos, inibindo a cicloxigenase no sistema nervoso central. Entretanto, diferente dos salicilatos, o paracetamol não tem atividade uricosúrica.


Mecanismos inespecíficos e específicos

No que concerne ao mecanismo de ação, os fármacos podem ser classificados em dois grandes grupos, a saber: fármacos estruturalmente inespecíficos e fármacos estruturalmente específicos.


Fármacos com ação inespecífica

Os fármacos estruturalmente inespecíficos são aqueles que não necessitam de alvos moleculares (receptores, canais iônicos, enzimas) para desencadear sua ação farmacológica.

Leave a Comment