O que é uma açao farmacologica

image

Farmacologia é o ramo da medicina e biologia que se preocupa com o estudo de ação das drogas, em que uma droga pode ser definida amplamente como qualquer feito pelo homem, natural ou endógena (a partir de dentro do corpo) molécula que exerce uma bioquímica e / ou fisiológico efeito sobre a célula, tecido, órgão, ou organismo (por vezes a palavra pharmacon é usado como um termo para abranger estas endógenos e exógenos bioativos espécies).

Full
Answer

Quais são os tipos de ação farmacológica?

Contudo, a ação farmacológica pode ser classificada em dois grandes grupos, quanto ao seu mecanismo de ação, sendo estes os mecanismos inespecíficos e os específicos.

O que é Farmacologia e para que serve?

Farmacologia é uma ciência que estuda a produção, composição e os efeitos de substâncias químicas (remédios, por exemplo) no organismo dos seres humanos. – Propriedades medicinais de determinadas substâncias químicas (fármacos, remédios);

O que é a utilização de fármacos?

Os fármacos de ação específica podem agir das seguintes formas: atuação sobre enzimas (ativação ou inibição), antagonismo, ação sobre membranas, ação na transcrição gênica. Alguns fármacos podem fornecer íons inorgânicos que irão atuar como ativadores de enzimas; outros fármacos podem ativar enzimas por mecanismo de adaptação, ou seja, …

Quais são os objetivos da farmacologia?

O que é Farmacologia Farmacologia é uma ciência que estuda a produção, composição e os efeitos de substâncias químicas (remédios, por exemplo) no organismo dos seres humanos. Principais objetivos da farmacologia: – Propriedades medicinais de determinadas substâncias químicas (fármacos, remédios);

image


O que quer dizer ação Farmacologica?

A ação de um medicamento é afetada pela quantidade de medicamento que alcança o receptor e o grau de atração (afinidade) entre ele e seu receptor na superfície da célula. Uma vez ligados ao seu receptor, os medicamentos variam na sua capacidade de produzir um efeito (atividade intrínseca).


Quais os tipos de ação de um medicamento?

Do ponto de vista operacional, esses termos podem ser definidos: FARMACOCINÉTICA: é o caminho que o medicamento faz no organismo. FARMACODINÂMICA: é como a droga age no organismo. Farmacocinética: É o caminho que o medicamento faz no organismo.


O que é um alvo farmacológico?

Alvos Farmacológicos: Um fármaco, após ser administrado e chegar ao tecido alvo, vai ter um mecanismo próprio para modificar o organismo a fim de gerar uma resposta celular. Para isso, o fármaco precisa chegar ao tecido alvo em quantidade suficiente específica para cada fármaco e seu tecido alvo.


O que é um fármaco?

Fármaco, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, é a principal substância da formulação do medicamento, responsável pelo efeito terapêutico. Fármaco também é um composto químico obtido por extração, purificação, síntese ou semi-síntese.


Qual é o mecanismo de ação?

Em farmacologia, a expressão mecanismo de ação refere-se a interação bioquímica específica através da qual uma droga produz um efeito farmacológico. Um mecanismo de ação usualmente inclui menção de um “alvo” molecular específico no qual a droga liga-se, tal como uma enzima ou receptor.


Quais são os principais alvos de ação dos fármacos?

ALVOS PARA A AÇÃO DE FÁRMACOS receptores; • canais iônicos; • enzimas; • transportadores (moléculas carregadoras).


Qual o principal objetivo da farmacodinâmica?

A farmacodinâmica (dinâmica do medicamento) envolve a ação de um medicamento no organismo humano. A farmacodinâmica descreve as seguintes propriedades dos medicamentos: Efeitos terapêuticos (como alívio da dor e diminuição da pressão arterial) Efeitos colaterais (consulte Ação farmacológica.


Qual a diferença entre fármaco é droga?

Os compostos químicos que atuam de forma benéfica no organismo são chamados de fármacos ou medicamentos. Já os que atuam de forma maléfica no organismo são chamados de drogas.


Qual a diferença entre um fármaco é um pro fármaco?

Os pró-fármacos são fármacos que são administrados em forma inativa, sendo ativados somente após biotransformação (metabolismo normal). Estes podem melhorar a absorção ou a ação. Podem ter ativação intracelular ou extracelular. Normalmente uma droga é administrada na forma ativa e inativada pela biotransformação.


Qual a diferença entre fármacos e medicamentos?

Enquanto os remédios são os medicamentos que podem ter diversas formas, como comprimidos, gotas, xaropes, pílulas e outras, os fármacos são o princípio ativo dos medicamentos, ou seja, o fármaco é a substância química que é a base, e principal responsável pelo efeito do remédio desenvolvido para fins curativos, …


Quais são os medicamentos de ação local?

Ação Local – O medicamento age no local onde foi colocado. Por exemplo, um creme antialérgico, um enxaguatório bucal ou um colírio.


O que são mecanismos de ação específicos e inespecíficos?

A ação inespecífica constitui a minoria dos fármacos. Ex.: Antiácidos (o mecanismo de ação ocorre por uma reação de neutralização, aumentando o pH estomacal, sem interagir com um receptor específico). Ex.: Efeito local, Hidróxido de alumínio, Laxantes (para barriga), carvão ativado.


O que e classificação dos medicamentos?

Os fármacos são classificados em grupos em cinco níveis diferentes. Os fármacos são divididos em 14 (catorze) grupos principais (1º nível), com dois sub-grupos terapêutico/farmacológico (2º e 3º níveis). O nível 4 é um sub-grupo terapêutico/farmacológico/químico e o nível 5 é a substância química.


Mecanismos inespecíficos e específicos

No que concerne ao mecanismo de ação, os fármacos podem ser classificados em dois grandes grupos, a saber: fármacos estruturalmente inespecíficos e fármacos estruturalmente específicos.


Fármacos com ação inespecífica

Os fármacos estruturalmente inespecíficos são aqueles que não necessitam de alvos moleculares (receptores, canais iônicos, enzimas) para desencadear sua ação farmacológica.


Histórico

Na Antiguidade, as doenças eram usualmente consideradas como possessões demoníacas ou resultantes da raiva dos deuses. Para tratá-las, os povos utilizavam produtos naturais e rituais religiosos.


Divisões da Farmacologia

A farmacologia pode ser subdividida em vários ramos, sendo que essa classificação é feita com base na evolução das técnicas e métodos farmacológicos. Dentre as subdivisões estão a Farmacologia Básica, Farmacodinâmica, Farmacocinética e Farmacologia Clínica.


A importância do aconselhamento na adesão ao tratamento farmacológico

O aconselhamento é um processo de troca de informações entre paciente e farmacêutico, em que este último orienta o primeiro sobre aspectos de cuidados em saúde e uso dos seus medicamentos a fim de garantir uma boa adesão ao tratamento farmacológico.


Concordância e aceitação do paciente

A concordância é fundamentada em um novo conceito de transmissão de informação entre o farmacêutico e o paciente. Nesta abordagem, o papel do farmacêutico é apoiar o paciente na construção do seu próprio conhecimento e de atitudes com vistas ao uso dos seus medicamentos.


Adesão ao tratamento farmacológico

Um excelente local para conferir se os pacientes estão aderindo ao tratamento corretamente, são as farmácias, importantes locais para busca de atendimento e possível porta de entrada de pacientes no sistema de saúde; os farmacêuticos são os profissionais de saúde mais disponíveis para a população em geral.


O papel do farmacêutico

Os farmacêuticos assumem um papel chave no provimento de assistência, informação e conselho sobre medicamentos, bem como monitorando o tratamento e identificando problemas como o da não-adesão, para isso acredita-se que a Atenção Farmacêutica seja de grande valia.


Avaliação da adesão do tratamento farmacológico

Para avaliar de forma padronizada a adesão do usuário ao tratamento, existem questionários estruturados e padronizados, como o Teste de Morisky-Green e o Teste de Batalha.


Aconselhamento farmacêutico

O usuário de medicamentos necessita de aconselhamento farmacêutico e se mostra, em geral, amplamente receptivo ao mesmo.


Humanização no atendimento e aconselhamento

Na hora de aconselhar o paciente, o profissional farmacêutico deve reconhecer cada paciente como ser humano único, com histórias de vida, problemas de saúde, contexto social e necessidades específicas.


Farmacocinética

O estudo da farmacocinética é essencial para determinar a efetividade clínica de um medicamento, já que é a partir dela que saberemos os caminhos dos fármacos no organismo, se ele foi bem-sucedido em ultrapassar barreiras fisiológicas e em sua distribuição nos órgãos-alvo.


Absorção

A absorção de um fármaco se dá após a sua administração e depende da passagem desse fármaco pelas barreiras do organismo. Exemplos da proteção exercida pelo organismo são a secreção ácida no estômago e básica no intestino, que podem aumentar ou diminuir a entrada do medicamento, de acordo com as suas propriedades químicas.


Distribuição

A distribuição do fármaco é feita principalmente pela circulação sistêmica, e secundariamente pela circulação linfática. É a partir desse momento que os metabólitos são capazes de alcançar os órgãos-alvo.


Metabolismo

O fígado é o principal órgão responsável pela metabolização dos fármacos no organismo, devido à grande quantidade de enzimas metabólicas presentes no órgão. Tais reações de metabolização são chamadas de biotransformação, nas quais o fígado é capaz de transformar o fármaco em metabólitos ativos, inativos e/ou facilitando sua eliminação.


Excreção

A excreção dos fármacos do organismo geralmente se dá por via renal ou biliar e é facilitada devido à metabolização dos fármacos nas fases de oxidação/redução e conjugação/hidrólise, já que podem aumentar a hidrossolubilidade dos fármacos.


Conclusão

A farmacocinética é parte importante da farmacologia para o entendimento da dose ideal de cada fármaco, as barreiras que ele precisará ultrapassar, a garantia de que a biodisponibilidade seja suficiente, além de ensinar sobre sua distribuição nos órgãos-alvos, metabolização – principalmente no fígado –, e excreção renal e biliar.

image

Leave a Comment