O que é uma pesquisa açao

image

A pesquisa-ação nada mais é do que uma metodologia que permite o pesquisador implementar, em um dado contexto, um dado produto, serviço, ferramenta, proposta etc. Contudo, há um diferencial em relação aos demais métodos com esta proposta. O acompanhamento da proposta de pesquisa

Full
Answer

Qual é a finalidade da pesquisa-ação?

A pesquisa-ação tem como finalidade compreender os mecanismos que ocorrem no âmbito da coletividade, considerando cada indivíduo que faz parte desse coletivo. Um dos principais estudiosos sobre pesquisa-ação é Michel Thiollent, Doutor em Sociologia pela Universidade de Paris. Ele define a metodologia da seguinte forma:

Quais são os problemas que serão abordados na pesquisa?

Os problemas que serão abordados na pesquisa emergem da própria população pesquisada no contato com os pesquisadore s, bem como a prioridade para resolução encaminhadas sob a forma de ações concretas;

Qual o significado da palavra pesquisa?

Uma parte importante de qualquer pesquisa é o recolhimento de dados, por isso um pesquisador deve buscar por informações com diligência. A pesquisa científica consiste em um processo metódico de investigação, recorrendo a procedimentos científicos para encontrar respostas para um problema.

Quais são os diferentes tipos de pesquisa-ação?

Os participantes ou grupos pesquisados são os mais diversos, mas pode ser aplicada em três distintas condições/situações: A Pesquisa-ação pode ser requerida (encomendada) por grupos articulados e organizados sob a forma de associações, movimentos sociais e outros.

image


O que é uma pesquisa de ação?

A pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e na qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo ( …


Qual é o objetivo da pesquisa-Ação?

“Pesquisa-ação é uma forma de investigação baseada em uma autorreflexão coletiva empreendida pelos participantes de um grupo social de maneira a melhorar a racionalidade e a justiça de suas próprias práticas sociais e educacionais, como também o seu entendimento dessas práticas e de situações onde essas práticas …


Como se faz a pesquisa-ação?

A essencial de uma pesquisa-ação é executar mudanças nos processos. Portanto, depois de conhecer o contexto, é necessário testar mudanças que podem resolver o seu problema de pesquisa ou ao menos amenizá-lo. Cada ação não deve ser aplicada por mero “achismo”. É preciso embasar as mudanças em dados e teorias confiáveis.


Quais os tipos de Pesquisa-ação?

Eles são: pesquisa-diagnóstico, pesquisa participante, pesquisa empírica e pesquisa experimental. Outro detalhe é que, como a pesquisa-ação era somente uma ideia, a sua aplicação em diferentes áreas do conhecimento deu origem à tipos diferentes de pesquisas.


O que é pesquisa ação colaborativa?

Pesquisa-ação colaborativa: O pesquisador faz parte e cientifica um processo de mudança desencadeado anteriormente pelos sujeitos do grupo. A transformação é solicitada pelo grupo de referência à equipe de pesquisadores.


Definição de um problema

Toda pesquisa nasce de uma problematização. Portanto, é importante observar o objeto de estudo e refletir sobre as situações problemáticas que precisam ser melhoradas.


Pesquisa preliminar

O pesquisador deve aumentar o seu repertório para planejar estratégias que resolvam o problema. Uma forma de fazer isso é através da revisão de literatura, que permite consultar livros, artigos científicos, dissertações e teses sobre o tema do estudo. A observação e o levantamento de dados também são essenciais para a pesquisa preliminar.


Que é Pesquisa-ação?

Para Barros e Lehfeld (2014), a pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social com base empírica que é desenvolvida e realizada em intensa associação com uma ação ou com a realização de um problema coletivo no qual os pesquisadores e os participantes da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.


Finalidade da Pesquisa-Ação

A finalidade da pesquisa-ação é resolver problemas cotidianos e imediatos e melhorar práticas concretas. Seu proposito fundamental é trazer informação que oriente a tomada de decisão para programas, processos e reformas estruturais.


Metodologia da Pesquisa-Ação

A pesquisa-ação vem emergindo como uma metodologia para intervenção, desenvolvimento e mudança no âmbito de grupos, organizações e comunidades. É um tipo de pesquisa que não se ajusta ao modelo clássico de pesquisa científica, cujo propósito, é o de proporcionar a aquisição de conhecimentos claros, precisos e objetivos.


Pesquisa-Ação e Pesquisa Participante

Existem algumas semelhanças entre a pesquisa a pesquisa-ação e a participante , pois ambas se caracterizam pela interação entre os pesquisadores e as pessoas envolvidas nas situações investigadas. A principal diferença está no caráter emancipador da pesquisa-participante.


O que caracteriza uma pesquisa-ação? Quando a pesquisa-ação se torna a melhor estratégia? Quais são os cuidados que devo tomar ao usar este método?

Olá, tudo bem? Em nosso post de hoje iremos discutir mais uma vez sobre a metodologia científica. Como sabemos, a depender dos objetivos de seu estudo, da pergunta-problema de pesquisa e de outras questões elementares a um estudo, uma certa metodologia será melhor que a outra.


Quais são os elementos que caracterizam uma pesquisa-ação?

Embora esta não seja uma metodologia nova, muitos ainda têm dúvidas sobre o que vem a ser a pesquisa-ação, bem como se este método é eficiente para todos os estudos aplicados. O intuito de nosso post de hoje é explicar de maneira detalhada quais são os aspectos essenciais deste método que devem ser atendidos.


O acompanhamento da proposta de pesquisa

Diferentemente dos outros métodos com funções semelhantes, a pesquisa-ação permite, ao pesquisador, além de aplicar a sua proposta, o acompanhamento em tempo real antes da coleta dos resultados finais.


Em quais casos a pesquisa-ação é indicada?

O primeiro mito que precisamos desmistificar é que a pesquisa-ação não é indicada para todos os tipos de trabalhos. Na verdade, essas pesquisas são indicadas para casos muito específicos.


Todos os professores, instituições e programas aceitam a pesquisa-ação?

Não são todos os professores, instituições e programas que aceitam esta possibilidade justamente por esta ter uma finalidade muito específica. Como a pesquisa-ação exige a participação ativa do pesquisador no contexto no qual ela é aplicada, ele precisa atender a alguns requisitos.


Por que o distanciamento é essencial na pesquisa científica?

Para evitar a contaminação ideológica de um texto acadêmico, recomenda-se o distanciamento do pesquisador da realidade observada e analisada. Com esses cuidados, o pesquisador torna-se apto a olhar para essa realidade de uma forma imparcial, o que amplia a qualidade da informação prestada ao leitor.


Os conflitos ideológicos na academia

Como muitos pesquisadores partem do pressuposto que é de vital importância o distanciamento, a pesquisa-ação é refutada por uma grande parte dos acadêmicos em virtude do envolvimento e participação direta do pesquisador com o grupo que está sendo observado.


Esse tipo de metodologia faz sentido quando o pesquisador pretende fazer uma mudança na realidade social

A pesquisa-ação, também chamada de investigação-ação, é um tipo de pesquisa de caráter qualitativo, portanto, é muito utilizada pelas ciências sociais para estudar fenômenos da vida real.


O que é pesquisa-ação?

A pesquisa-ação tem como finalidade compreender os mecanismos que ocorrem no âmbito da coletividade, considerando cada indivíduo que faz parte desse coletivo.


Entendendo a Pesquisa-Ação

A Pesquisa-Ação pode ser considerada uma técnica ou procedimento de pesquisa ao passo que tenha natureza operacional. No entanto, como será demonstrado a seguir, esse tipo de pesquisa possui especificidades que vão muito além dessa mera caracterização técnica metodológica.


Definição de Pesquisa-Ação de Thiollent

Sobre a definição de Pesquisa-Ação, Thiollent ( 1999, p. 99) ressalta que ela “ […] pode ser concebida como um procedimento de natureza exploratória, com objetivos a serem determinados pelos pesquisadores conjuntamente com os interessados. Os resultados da exploração são úteis para elucidar a ação e para desencadear outras pesquisas.”


Quais as principais características metodológicas da Pesquisa-ação?

A Pesquisa-ação possui várias características metodológicas definidoras de sua forma e utilização no âmbito da pesquisa social. De acordo com Thiollent ( 1999; 2008) a Pesquisa-Ação (PA):


Exemplo de como desenvolver a Pesquisa-Ação

A Pesquisa-Ação emerge como fruto de experiências e diálogos coletivos, não existindo um modelo pronto a ser aplicado em qualquer lugar com qualquer população ou grupo. Os procedimentos metodológicos para o desenvolvimento de uma PA devem ser adequados à realidade concreta de cada local/grupo/população.


Exemplo de diretrizes para aplicação da Metodologia da Pesquisa-Ação

A Pesquisa-Ação é operacionalizada a partir de diretrizes gerais que constituem fases da pesquisa e que devem ser desenvolvidas no decorrer do processo.


Metodologias Participativas da Pesquisa-ação para trabalhos acadêmicos

O papel do pesquisador é principalmente o de ouvinte, mas também é essencial em todo processo para interpretar os dados coletados e agregar o debate com toda bagagem teórica que possui. Assim devem adotar metodologias participativas para produção da pesquisa.


Qual a diferença entre Pesquisa-Ação e Pesquisa Participante?

A Pesquisa-Ação e a Pesquisa Participante são tratadas, na maioria das vezes, como sinônimas. No entanto, não são a mesma coisa! Fique atento às diferenças!


Por que fazer amostra e não censo?

Primeiro, qual a diferença entre os dois? Enquanto nos censos investigamos todos os indivíduos (plaquetas, pessoas, abelhas, etc.) de uma população de interesse (total de plaquetas, população de um país, colmeia, etc.), nas pesquisas amostrais apenas uma parcela da população é investigada.


Amostras e Intervalos de Confiança

Imagine que você está interessada (o) em saber o rendimento médio das pessoas que moram no seu país.


Erro de cobertura e de Não-resposta

Mas não é apenas o plano amostral que impacta no IC. A taxa de não-resposta da pesquisa e o viés causado por problemas de cobertura podem ser cruciais para determinar a qualidade das estimativas de uma pesquisa.


Principais Pesquisas Amostrais Nacionais

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua é a principal pesquisa amostral do país. Realizada pelo IBGE, é a partir da PNADC que são calculadas estatísticas de desemprego, renda, educação e características gerais da população nos anos em que não são realizados o Censo Demográfico.

image


O Que É Pesquisa-Ação?

Image
Como já mencionamos, a pesquisa-ação é um tipo de estudo quetem como objetivo obter resultados através de testes. Embora o objetivo sejaobter e mostrar esses resultados, o estudo não será aplicado em nenhum lugar.Além do teste, é comum que o estudante tenha que desenvolver um sistema para apesquisa-ação…

See more on projetoacademico.com.br


principais Características Da Pesquisa-Ação

  • Inicialmente, toda pesquisa-ação é feita de forma colaborativa, pois há uma troca de informações, resultados e testes entre especialistas, integrantes da pesquisa e práticos no assunto. Utilizando a pesquisa-ação, os integrantes do estudo podem analisar e refletir de forma crítica todas as soluções encontradas para solucionar determinado problema. Isso possibilita e…

See more on projetoacademico.com.br


Como Fazer Pesquisa-Ação E Dicas

  • A metodologia de pesquisa-ação é indicado para os estudosonde não haverá aplicações práticas externamente. Isso significa que o teste eos resultados serão apenas analisados pela instituição de ensino, por isso, osestudantes precisarão utilizar ambientes disponibilizados pela instituição parao desenvolvimento dos testes. Para fazer sua pesquisa-ação, você precisará seguir os proc…

See more on projetoacademico.com.br


Exemplo de Pesquisa-Ação

  • Caso você ainda não tenha entendido como poderá fazer umapesquisa-ação sobre determinado tema, separamos alguns exemplos depesquisa-ação: 1. Identificar o padrão de crescimento de tomates a partir de compostos orgânicos; 2. Descobrir quantos metros uma abelha operária voa longe da abelha rainha; 3. Conhecer os padrões comportamentais que levam a más decisões fin…

See more on projetoacademico.com.br


Quais São OS Elementos Que Caracterizam Uma Pesquisa-Ação?

  • Embora esta não seja uma metodologia nova, muitos ainda têm dúvidas sobre o que vem a ser a pesquisa-ação, bem como se este método é eficiente para todos os estudos aplicados. O intuito de nosso post de hoje é explicar de maneira detalhada quais são os aspectos essenciais deste método que devem ser atendidos. Não se esqueça que o passo a passo deve ser obedecido par…

See more on nucleodoconhecimento.com.br


O Acompanhamento Da Proposta de Pesquisa

  • Diferentemente dos outros métodos com funções semelhantes, a pesquisa-ação permite, ao pesquisador, além de aplicar a sua proposta, o acompanhamento em tempo real antes da coleta dos resultados finais. Nesse sentido, dentre as diversas possibilidades de metodologias, esta é mais uma, porém, o seu diferencial está ligado ao acompanhamento em tempo r…

See more on nucleodoconhecimento.com.br


em Quais Casos A Pesquisa-Ação É indicada?

  • O primeiro mito que precisamos desmistificar é que a pesquisa-ação não é indicada para todos os tipos de trabalhos. Na verdade, essas pesquisas são indicadas para casos muito específicos. A pesquisa-ação, além de ser indicada para pesquisas aplicadas, está ligada, também, aos estudos que têm tempo hábil e disponibilidade por parte do pesquisador para acompanhar de p…

See more on nucleodoconhecimento.com.br


Todos OS Professores, Instituições E Programas aceitam A Pesquisa-Ação?

  • Não são todos os professores, instituições e programas que aceitam esta possibilidade justamente por esta ter uma finalidade muito específica. Como a pesquisa-ação exige a participação ativa do pesquisador no contexto no qual ela é aplicada, ele precisa atender a alguns requisitos. Ele deve participar não apenas do processo de implementação, como, também, na o…

See more on nucleodoconhecimento.com.br


por Que O Distanciamento É Essencial Na Pesquisa científica?

  • Para evitar a contaminação ideológica de um texto acadêmico, recomenda-se o distanciamento do pesquisador da realidade observada e analisada. Com esses cuidados, o pesquisador torna-se apto a olhar para essa realidade de uma forma imparcial, o que amplia a qualidade da informação prestada ao leitor. Por exemplo, suponhamos que você forneça atendimento. Seria impossível a…

See more on nucleodoconhecimento.com.br


OS Conflitos ideológicos Na Academia

  • Como muitos pesquisadores partem do pressuposto que é de vital importância o distanciamento, a pesquisa-ação é refutada por uma grande parte dos acadêmicos em virtude do envolvimento e participação direta do pesquisador com o grupo que está sendo observado. A aceitabilidade da ferramenta é questionada porque ela recai em uma contradição: como aplicar uma ferramenta …

See more on nucleodoconhecimento.com.br


por Que A Pesquisa-Ação Pode Ser Perigosa?

  • Imagine a seguinte situação: suponhamos que você queira implementar um projeto relacionado à motivação. Embora a proposta seja interessante, no momento de interpretar esses dados, você pode ser impulsionado a apresentar resultados que não são reais, uma vez que poderá demonstrar que houve uma motivação do seu ponto de vista, mas, na prática, esta não foi cem …

See more on nucleodoconhecimento.com.br


Quais OS Cuidados Que Devo Tomar Ao Empregar Este método?

  • No caso de você não enfrentar quaisquer barreiras quanto ao uso deste método, você precisará tomar alguns cuidados fundamentais. O primeiro cuidado está ligado à ética na pesquisa. É importante que faça uma autoanálise: será que você consegue tratar esses dados de uma maneira imparcial? É essencial que você responda a si mesmo se, enquanto ser humano, conse…

See more on nucleodoconhecimento.com.br


A Dimensão Temporal

  • Levando em consideração o tempo máximo de um mestrado e doutorado, aplique um método que possa ser viável dentro desse período disponível. No caso do mestrado, não se esqueça que, em vinte e quatro meses, você terá que, além de fazer as leituras, terá que cumprir os famosos créditos acadêmicos. Dentre eles, terá que cursar disciplinas, apresentar os resultados de sua p…

See more on nucleodoconhecimento.com.br


administre O Seu Tempo E OS Seus Recursos

  • Na pesquisa científica, não há como trabalhar no plano das ideias, é necessário que você tenha muito claro em mente qual é a sua agenda real, quanto tempo você tem para se dedicar às atividades inerentes a esta pesquisa e quais os recursos disponíveis. É a resposta para essas questões que irá apontar se um certo método é útil ou não ao seu estudo nesse momento. O te…

See more on nucleodoconhecimento.com.br

Leave a Comment