O que a açao dos animais causa ao relevo

image

Por que alguns animais estão correndo o risco de extinção?

Existe uma infinidade de animais na natureza. Porém, infelizmente, alguns deles estão correndo o risco de extinção. Independente do motivo, muitos deles são causados por causa da interferência do homem no ecossistema. O desmatamento, queimadas e a caça predatória são só alguns dos modos que fazem com que as espécies sumam do planeta.

Quais são as principais formas de ação do relevo?

Outra forma de ação é o congelamento dos solos, que se rompem com a “quebra” das geleiras. Outro importante agente externo são os ventos, que atuam no relevo também em um processo lento e gradual, esculpindo as formações rochosas e transportando os sedimentos presentes no solo em forma de poeira.

Quais são os exemplos de alterações do relevo provocadas pela ação das águas dos oceanos?

Os tômbolos e as áreas de restingas são exemplos de alterações do relevo provocadas pela ação das águas dos oceanos. As alterações do relevo não acontecem somente como resultado das forças e fenômenos da natureza. A ação do homem, desde o princípio dos tempos, causa várias transformações ao relevo.

Quais são as alterações do relevo?

As alterações do relevo não acontecem somente como resultado das forças e fenômenos da natureza. A ação do homem, desde o princípio dos tempos, causa várias transformações ao relevo.

image


O que afeta o relevo?

Os agentes externos modificam o relevo, estes são: as águas do mar, dos rios e das chuvas, o gelo, o vento e o homem, causando a erosão marinha, erosão fluvial, erosão pluvial, erosão glacial, erosão eólica e erosão antrópica. Eles agridem a superfície terrestre, fazendo, nela, formatos e tamanhos diferentes.


Como as geleiras atuam na transformação do relevo?

A erosão glacial é provocada pelo derretimento de geleiras localizadas em regiões montanhosas e de elevadas altitudes, que formam cursos d’água que modelam a superfície por onde passam. Outra forma de ação é o congelamento dos solos, que se rompem com a “quebra” das geleiras.


Como a sociedade transforma o relevo?

O homem tem capacidade, através de sua força de trabalho e suas tecnologias, de construir túneis, retirar montanhas, desviar o curso de rios, modificar o relevo no campo e nas cidades. É bom lembrar que existem os fatores naturais de transformação, mas o homem provoca de forma artificial tais mudanças.


Como a ação do gelo modifica e transforma o relevo terrestre?

O resultado desse evento é a mudança na configuração do topo da montanha e também o aumento de sedimentos nas regiões próximas, geralmente vales. A ação das geleiras na formação do relevo recebe o nome de erosão glacial.


Em que as geleiras atuam?

As geleiras atuam no relevo, modificando-o e causando diversos problemas ambientais, sendo assim é elas são importantes para entendermos as características do relevo em áreas glaciais.


Qual e a função das geleiras?

A neve é cristalizada e compactada em camadas, dando origem a grandes blocos de gelo. Vale ressaltar que as geleiras são extremamente importantes para a manutenção da vida na Terra, já que elas armazenam cerca de 70% da água doce existente no planeta.


Como o ser humano vai transformar o relevo terrestre?

O homem transforma o relevo de diversas formas como o desmatamento para desenvolver a agricultura, a pecuária, instalação de indústrias, etc, fazem represas em cursos d’agua para geração de energia o que vai mudar todo o curso do rio…


O que o homem faz para modificar o relevo?

Isso se dá através de atividades como o corte de árvores, o tratamento do solo, criação de animais domésticos, a construção de edifícios, estradas asfaltadas, perfuração de montanhas para a abertura de minas ou túneis, ou ainda o lançamento de resíduos orgânicos e industriais no ar, rios e mares.


Como o relevo de uma cidade interfere na vida das pessoas?

Um dos principais problemas quanto ao desequilíbrio entre relevo e sociedade é a ocorrência das erosões, sobretudo em meios urbanizados. Elas manifestam-se em função da remoção da vegetação próxima a rios e também em áreas de acentuada declividade, como áreas montanhosas ou de serras e morros.


Qual a importância do gelo para a formação da crosta terrestre?

Afinal, é na forma cristalizada encontrada nas calotas polares que a água pode nos ajudar a controlar o aquecimento global: nos pólos, o gelo reflete até 90% da radiação solar que recebe. O dióxido de silício, ou sílica, por sua vez, é o óxido mais abundante na crosta terrestre.


Quais ações do ano alteram o relevo?

Resposta. Resposta: Agentes externos. Os agentes externos modificam o relevo, estes são: as águas do mar, dos rios e das chuvas, o gelo, o vento e o homem, causando a erosão marinha, erosão fluvial, erosão pluvial, erosão glacial, erosão eólica e erosão antrópica.


Quais são as formas de relevo da Terra?

Conforme as suas fisionomias, a superfície é dividida em quatro formas de relevo: montanhas, planaltos, planícies e depressões.


Ou seja, os animais são seres vivos e também têm direitos que o ser humano não deve violar por usá-los como instrumento

A corrida de touros faz parte de um debate social criado pela defesa dos direitos dos animais. Nele cada vez mais são ouvidas críticas àqueles que consideram este evento uma arte, no entanto, outros consideram algo impróprio de países desenvolvidos.


Direitos dos animais

Por esta razão, a causa animal também promove a importância da cultura para gerar novos pontos de vista na mudança de tradições. Portanto, por trás desses movimentos existe o motor de uma nova ética que observa o animal como semelhante a partir da perspectiva de um sofrimento que pode ser evitado.


O uso de animais em diversos setores

Este movimento é nutrido por ativistas e pessoas que querem promover esta mensagem de defesa dos direitos dos animais para outros setores. Por exemplo, no campo da moda se promove a defesa da criação de peças elaboradas através de matérias-primas sustentáveis, dando origem a novos tecidos.


Queimadas

Desde o período pré-colonial as queimadas já existiam. Porém, era apenas um método para a retirada da cobertura vegetal. Hoje em dia, isso é raramente visto, pois as máquinas existentes podem fazer um serviço muito melhor.


Tráfico de Animais

O comércio não legalizado de animais retirados da natureza é crime! Mas, para a tristeza de todos, é uma das atividades ilícitas que mais lucram. Esses comerciantes não se importam com as espécies, e sim com o dinheiro que irá adquirir.


Poluição

Outro fator que impede as espécies de desenvolverem é a poluição, cada vez mais presente nas cidades. Isso é a emissão de substâncias nocivas ao organismo — seja ele humano ou animal.


Caça Predatória

Ela é conhecida também como caça furtiva, porém, independente dos termos, significam a mesma coisa. É a perseguição ilegal de animais silvestres. Muito disto está associado ao direito de propriedade.


Desmatamento

Ele é o desaparecimento parcial ou completo de florestas, na maioria das vezes, causado por humanos. Ele não é um fenômeno recente, apesar de que o termo se popularizou muito nos últimos anos. O desmatamento causou — e ainda causa — a destruição de inúmeros lares de animais, além de seus lugares para comer. Ele pode destruir espécies por completo.


Um Processo Injusto com a Natureza

Apesar de ser um processo considerado lento, este sistema de extinção dos animais cada vez mais vem acelerando com o tempo.


Categorias de Animais Extintos

Essa sem dúvida alguma é uma das categorias mais dramáticas, e sete espécies já estão consideradas extintas, e podiam ser encontradas em diversos biomas da Mata Atlântica, que é o bioma mais devastado do Brasil.


Categorias de Animais Extintos da Natureza

Podemos citar duas espécies como extintas da Natureza. O que são elas duas aves que não são encontradas mais em habitats naturais e existem apenas em criações de cativeiro, como por exemplo o mutum-de-Agoas, o que era uma ave comum de se encontrar na Mata Atlântica.


Os Animais Considerados Criticamente em Perigo

Os animais que são considerados criticamente em perigo, são as espécies de animais que tiveram uma grande diminuição de sua população, e vivem em pequenas áreas apenas. Com isto a destruição destas áreas vem cada vez mais colocando em risco a existência dos animais.


Animais Considerados em Perigo

Com isto temos mais de 163 espécies consideradas como Em Perigo. Elas poderão enfrentar um alto risco de extinção, apesar disto a categoria tem uma situação não tão crítica como a anterior. A tartaruga-de-pente por exemplo é um grande exemplo de animal em perigo.


Animais em Situação Vulnerável

A grande parte dos animais da lista se encontram nesta categoria, com isto são mais de 330 espécies brasileiras que são consideradas como vulneráveis, isto em praticamente todos os biomas do país. Este é o caso principalmente de todos os principais felinos brasileiros, em especial as onças.


Saiba o que ocorre com os animais de estimação que estão nos abrigos

Sempre segundo dados da Fundação Affinity, o abandono atinge cães e gatos domésticos de todos os tipos. O problema não afeta particularmente a animais de determinada idade, raça ou condição de saúde.


Sejamos conscientes e responsáveis com os animais de estimação

Enquanto os especialistas insistem que as pessoas devem ser responsáveis por seus animais de companhia, muitos cães e gatos esperam por um dono nos abrigos.


As alergias mais comuns

Dermatite atópica: é uma doença genética inflamatória na qual a pele se torna sensível a estímulos variados do ambiente, como pólen, ácaros, grama, pó doméstico etc.


Como funciona o diagnóstico

É importante ficar de olho e contar com o veterinário para identificar o que está por trás do coça-coça. O sintoma que tanto incomoda o animal pode dedurar males além da alergia, caso da própria sarna.


Dá para controlar a alergia

A situação é diferente na dermatite atópica, quadro crônico que pode ser agravado por um monte de coisas. “É uma doença de difícil controle. Nesses animais, a pele perde a sua função de barreira natural e se torna hiper-reativa a tudo”, resume Farias.

image


Queimadas

Image
Desde o período pré-colonial as queimadas já existiam. Porém, era apenas um método para a retirada da cobertura vegetal. Hoje em dia, isso é raramente visto, pois as máquinas existentes podem fazer um serviço muito melhor. O fato desanimador é que as queimadas não pararam. Muito pelo contrário! A cada ano …

See more on mundoecologia.com.br


Tráfico de Animais

  • O comércio não legalizado de animais retirados da natureza é crime! Mas, para a tristeza de todos, é uma das atividades ilícitas que mais lucram. Esses comerciantes não se importam com as espécies, e sim com o dinheiro que irá adquirir. Só para ter uma noção do quanto esse contrabando dá lucro, ele está em terceiro no ranking geral. Só perde para o tráfico de armas e …

See more on mundoecologia.com.br


Poluição

  • Outro fator que impede as espécies de desenvolverem é a poluição, cada vez mais presente nas cidades. Isso é a emissão de substâncias nocivas ao organismo — seja ele humano ou animal. O ecossistema sofre muito com isso, pois as substâncias lançadas na natureza geram danos químicos, físicos e até genéticos. Não é incomum encontrar algo da flora que foi deformado e q…

See more on mundoecologia.com.br


Caça Predatória

  • Ela é conhecida também como caça furtiva, porém, independente dos termos, significam a mesma coisa. É a perseguição ilegal de animais silvestres. Muito disto está associado ao direito de propriedade. Alguns séculos atrás era um hábito normal — principalmente as classes mais pobres — matar algum animal para comer. Porém, mesmo quando isso acontecia com frequênc…

See more on mundoecologia.com.br


Desmatamento

  • Ele é o desaparecimento parcial ou completo de florestas, na maioria das vezes, causado por humanos. Ele não é um fenômeno recente, apesar de que o termo se popularizou muito nos últimos anos. O desmatamento causou — e ainda causa — a destruição de inúmeros lares de animais, além de seus lugares para comer. Ele pode destruir espécies por completo. …

See more on mundoecologia.com.br

Leave a Comment