O que aprendemos com a açao de rispa

Full
Answer

Qual é o significado de Rispa?

Rispa é um símbolo de mulheres que sofrem caladas por verem tanta crueldade de homens que exploram a mulher em todos os aspectos. Nada encontramos a respeito de Rispa ter ficado desanimada diante de tantas provações ou de ter condenado Davi de ter entregue seus filhos nas mãos dos Gibeonitas. Como uma ovelha muda ela ficou calada.

Quais foram os resultados da atitude de Rispa?

A atitude de Rispa era um protesto solitário e é provável que ela não tenha intencionado alcançar resultados para além do enterro de seus filhos. No entanto, não somente seus filhos como todos os enforcados e também os restos mortais do rei Saul e seu filho Jônatas foram beneficiados com um sepultamento digno.

Quem é Rispa na Bíblia?

A história de Rispa ficou conhecida na Bíblia por causa de sua dedicação em proteger os corpos de seus filhos mortos. Rispa era uma hivita, descendente de Aiá.


O que podemos aprender com Rispa?

Não somente pense, mas ore ao Senhor a respeito dessas decisões. Ouça a sua voz e não caia em armadilhas, para que, mais tarde, você não venha a se arrepender. E Davi teve de escolher sete homens da família de Saul para serem enforcados, para que a chuva pudesse novamente cair sobre a terra de Israel.


Quanto tempo Rispa ficou vigiando os corpos de seus filhos?

Então Rispa tomou seu lugar sobre a rocha de Gibeá, e por cinco meses observou os corpos suspensos de seus filhos, para os impedir de ser devorado pelas feras e aves de rapina, até serem finalmente levados para baixo e enterrados por Davi (2 Samuel 21:13).


Porque Davi entregou os filhos de Saul?

O Senhor envia uma fome — Davi compreende que a fome se deve ao fato de Saul ter matado os gibeonitas, contrariando o juramento de Israel — Davi entrega sete filhos de Saul aos gibeonitas, para que os enforquem — Israel e os filisteus continuam suas guerras.


O que aconteceu com Merabe?

Ela então foi dada a Adriel, filho de Barzilai, meolatita, e eles tiveram cinco filhos. Em outras traduções é citado Mical ao invés de Merabe que teve cinco filhos. Seus filhos foram mortos pelos gibeonitas, que os enforcaram junto com os filhos de Rispa, concubina de seu pai.


Quem foi Haia na Bíblia?

Aiá, ou Aías (“falcão”) é o nome de dois personagens bíblicos: Um dos horeus, filho de Zibeão, e irmão de Aná, que era pai de uma das esposas de Esaú.


O que significa gibeonitas na Bíblia?

História Bíblica. No tempo de Josué, Gibeão era habitada pelos heveus, uma das 17 nações cananéias destinadas à destruição. Os gibeonitas também eram chamados amorreus, visto que este nome às vezes parece ter sido aplicado de modo geral a todos os cananeus.


Qual foi o grande pecado de Davi?

O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.


Quem foi a segunda esposa de Davi?

Abigail (viúva de Nabal) – Segunda esposa de Davi e mãe de Quileabe (também conhecido como Daniel). Abigail foi casada com Nabal, um homem rico e avarento que desafiou o rei Davi. Assim, Quando Nabal morreu Davi se casou com a viúva. Eglá – Mãe de Itreão.


Qual foi a consequência do pecado de Davi?

Natã explicou que as consequências das ações de Davi afetariam Davi, sua família e todo o reino. Em cumprimento das profecias de Natã, os tumultos e as contendas ocorridos na família de Davi levaram a uma guerra civil que ameaçou destruir o reino de Israel.


Porque Mefibosete foi levado para Lo-Debar?

Mefibosete havia sido levado para Lo-Debar depois de um atentado filisteu, numa batalha no monte Gilboa, onde morreu o rei e seus três filhos, entre eles Jônatas. De acordo com as escrituras Mefibosete ficou manco porque sua babá o pegou e correu a fim de salvá-lo do ataque.


O que é um pano de cilício?

1. [ Religião ] Antiga veste ou cinto de tecido áspero usado sobre a pele como penitência. 2. [ Religião ] Cinto, corrente ou cordão com pontas ou farpas que os penitentes usam sobre a pele como forma de mortificação.


A história trágica dos filhos de Rispa

Mais tarde, o reino de Israel foi castigado por uma grande seca que durou três anos. Essa seca ocasionou uma crise de fome que trouxe problemas para o reinado de Davi (2 Samuel 21:1-14).


A dedicação de Rispa como mãe

A Bíblia diz que quando seus filhos foram enforcados, Rispa pegou um pano grosseiro e fez um abrigo sobre uma rocha próximo ao local onde estavam os corpos que ficaram expostos. Então ela montou guarda diante dos corpos de seus filhos e impediu que eles fossem devorados pelas aves de rapina durante o dia e pelos animais do campo durante a noite.


Narrativa bíblica da história

E o rei chamou os gibeonitas e disse-lhes; (Ora, os gibeonitas não eram dos filhos de Israel, mas do restante dos amorreus, e os filhos de Israel tinham feito pacto com eles: E Saul procurou feri-los no seu zelo pelos filhos de Israel e Judá).


Rispa em luto por seus filhos

Os quatro versos seguintes nos dá a breve história de Rispa. Não muito bem detalhada, no entanto, mostra a tristeza que ela sofreu com a perda de seus dois filhos. Estes versos também apresenta um outro olhar para o coração de Davi.


Aiá, pai de Rispa

Então Rispa, filha de Aiá, pegou um pano de saco e o estendeu para si sobre uma rocha. Desde o início da colheita até cair chuva do céu sobre os corpos, ela não deixou que as aves de rapina os tocassem de dia, nem os animais selvagens à noite.


Davi entrega os filhos de Rispa à morte

Muitos acham que Davi levou longe demais esta história, concedendo aos gibeonitas seu pedido para os sete filhos de Saul. Outros acham que Deus, Ele mesmo foi cruel por permitir que essas pessoas fossem mortas para ser apaziguado.


Motivos das ações de Rispa

Outros questionam os motivos que levou Rispa a fazer as coisas mencionadas. Foi simplesmente a sua maneira de luto ou outros motivos que a levou a agir assim?


segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Rispa era filha de “Aiá”. A menção do nome de seu pai sugere que a família dela deve ter sido importante e que ela não era uma simples es crava. Seu nome significa: “brasa viva”. Rispa foi concubina do rei Saul e teve dois filhos com ele – Armoni e Mefibosete. Após a morte de Saul, Rispa ficou viúva com dois filhos para criar.


RISPA, A INFLUÊNCIA DA FIDELIDADE

Rispa era filha de “Aiá”. A menção do nome de seu pai sugere que a família dela deve ter sido importante e que ela não era uma simples es crava. Seu nome significa: “brasa viva”. Rispa foi concubina do rei Saul e teve dois filhos com ele – Armoni e Mefibosete. Após a morte de Saul, Rispa ficou viúva com dois filhos para criar.

Leave a Comment