O que causa olheiras e como acabar com elas

image

Envelhecimento: outra causa comum é a idade. À medida que envelhecemos, a pele perde o colágeno, tornando-se mais fina e mais fraca. Como acabar com as olheiras Seja pelo motivo que for, existem algumas dicas que podem amenizar as olheiras. Além de um pouco de maquiagem para disfarçá-las, alguns métodos caseiros podem ser feitos:

Full
Answer

Quais são as causas das olheiras?

Uma das causas das olheiras são as bolsas de gordura. Elas são responsáveis por proteger o globo ocular. No entanto, o músculo que segura as bolsas de gordura pode ficar flácido e gerar o aspecto de olheira. Esse processo de proeminência costuma acontecer na chegada dos 40 anos, ou seja, com o envelhecimento da região.

Como Combater as olheiras?

Esse alimento pode ajudar a combater os efeitos negativos dos raios ultravioletas que, muitas vezes, podem favorecer as olheiras. Para fazer essa máscara, você deve aplicar uma colher de sopa de suco de tomate e misturar com uma colher de suco natural de limão na região das olheiras.

Como diminuir as olheiras?

Aplique uma compressa gelada. O frio ajuda a reduzir os vasos sanguíneos que contribuem para a cor e o inchaço das olheiras. Molhe um paninho com água gelada ou use as costas de uma colher congelada. Deite-se e aplique o item gelado nos olhos fechados por 15 minutos. Faça isso três a quatro vezes por dia para diminuir as olheiras.

Por que as olheiras aparecem em torno dos olhos?

As olheiras são marcas escurecidas em torno dos olhos que surgem devido à elevada concentração de vasos sanguíneos ou melanina na pálpebra inferior. Elas se tornam visíveis porque a pele dessa região é bem fina, além de ser muito vascularizada.

image


O que é bom para eliminar as olheiras?

Compressas de água fria. Como uma das causas das olheiras é a dilatação dos vasos sanguíneos abaixo dos olhos, aplicar compressas de água fria é um ótimo tratamento caseiro para olheiras. … Sachês de chá de camomila gelados. … Rodelas de pepino. … Gazes embebidas em leite. … Massagens na região.


Qual o motivo de ter olheiras?

Elas surgem devido à alta concentração de melanina ou em decorrência do congestionamento dos vasos capilares da região em torno dos olhos. Fatores como cansaço, alergia, envelhecimento, excesso de sol e noites mal dormidas agravam o problema.


É possível acabar com as olheiras?

Segundo a dermatologista Vanessa Zagne, não há uma cura definitiva para as olheiras mas, sim, soluções para amenizar seu aspecto escuro. Tratamentos com laser e aplicações com ácidos estão entre os procedimentos mais procurados para clarear a região abaixo dos olhos.


O que piora as olheiras?

Tabagismo, tensão pré-menstrual, estresse, excesso de bebidas alcoólicas: tudo isso também acaba mexendo com a circulação sanguínea e favorece o aparecimento de olheiras.


Quanto tempo leva para as olheiras sumirem?

Basta elas surgirem na região dos olhos para que um ar cansado tome conta do rosto e derrube pra valer o visual. Apesar disso, as famigeradas olheiras podem ser amenizadas em apenas 30 dias com alguns truques especiais.


Qual é o melhor creme para olheiras?

Melhor creme para olheiras: veja os 8 mais indicadosLa Roche-Posay Pigmentclar – Creme para Olheiras 15ml. … Dermage Clarité Olhos CC – Sérum para Olheiras 15g. … Avene Physiolift Olhos 15ML. … Mantecorp Ivy C Olhos – Creme Anti-idade para Área dos Olhos 15g. … Hidratante para os Olhos Vichy Minéral 89 com 15ml.


O que é bom para tirar olheiras naturalmente?

10 maneiras de tratar olheiras naturalmenteChá de camomila ou chá verde. O chá de camomila acalma e hidrata a região dos olhos. … Pepino. O pepino funciona como um adstringente e tem propriedades que também ajudam no clareamento da pele. … Batata. … Tomate. … Água de rosas. … Óleo de Amêndoas. … Água gelada. … MaçãMore items…


O que é bom para olheiras remédio caseiro?

Uma boa forma de clarear as olheiras de forma caseira e natural é aplicar uma compressa gelada sobre os olhos, ou uma pedrinha de gelo, mas existem outras opções caseiras bastante interessantes, como o chá de camomila frio, o tomate amassado e colocar rodelas de batata crua ou de pepino sobre os olhos.


Como tirar olheira em 5 minutos?

Massagem na região. Uma maneira simples e rápida de ativar as células do rosto. Faça movimentos circulares leves, tocando com as pontas dos dedos, pressionando com cuidado as olheiras, por cinco minutos. Depois, passe um hidratante facial.


Qual a melhor vitamina para olheiras?

Vitamina CPara reduzir as olheiras e bolsas, diminuir o inchaço e o aspecto de cansaço, a Vitamina C Área Olhos é o dermocosmético ideal. Ela também promove ação antirrugas e deixa o contorno dos olhos mais firme, além de combater os radicais livres.


Diferença entre olheiras e inchaço

O fato de ela não mudar de cor, porém deixar a região inchada, o que dá aparência de cansaço é o inchaço. São as bolsas infra-palpebrais que são formadas a partir da gordura que existe normalmente ao redor dos olhos. Com o passar dos anos, embora, a musculatura perde parte do se tônus, o que faz liberar essa gordura, formando a bolsa.


Prevenção e como tirar

Na verdade, nem sempre é possível evitar as olheiras, mas cuidados diários com a pele da região diminuem os sinais. Por exemplo, não fumar e usar protetor solar. Usar hidratantes específicos para a área dos olhos e evitar ficar coçando também ajuda. Além, é claro, de ter uma boa noite de sono.


Tipos de olheiras

Olheira vascular: São as olheiras com coloração azulada, roxa ou vermelha e surgem pela má circulação do sangue, após noites ruins de sono ou pessoas que possuam a pele muito clara e fina.


O que causa

Muitas são as causas do surgimento das olheiras. Elas variam de acordo com cada tipo. Enfim, as causas são: Hereditariedade, acúmulo de vasos, má circulação, noites ruins de sono, excesso de melanina, tabagismo, consumo de álcool e drogas, doenças respiratórias, estresse, foto proteção inadequeada e a própria estrutura óssea do rosto.


Tratamento

Variam bastante sobre o tipo de olheira. Em olheiras vasculares, por exemplo, é indicado conversar com o dermatologista sobre luz intensa pulsada, lasers, drenagem linfática, ou preenchimento com ácido hialurônico. Em farmácias, procure por cremes com cafeína, que ajudam a ativar a circulação.


O que causa as olheiras?

Como falamos, o que causa olheiras pode variar. São diversos fatores que podem influenciar no aparecimento delas. Vamos falar sobre algumas dessas causas.


O que piora as olheiras?

Além de fatores como genética e envelhecimento da pele, há dois hábitos do nosso cotidiano que podem favorecer o aparecimento de olheiras no nosso rosto. Por isso, vamos mostrar formas de cuidado para não agravar as olheiras no rosto.


Conclusão

Nesse artigo você pode entender o que causa olheiras, como é o caso de fatores genéticos e a hiperpigmentação, assim como descobriu algumas formas de tratá-las.


Quais são as causas das olheiras?

Você pode estar com olheiras e não saber a causa. Isso impede que você entenda o que está acontecendo e faça o tratamento correto.


O que piora as olheiras?

As olheiras podem piorar com hábitos como fumar, usar álcool e drogas, períodos de muito estresse e sono inadequado.


Olheiras: O que é? Como é causada? Quais possíveis tratamentos?

A região dos olhos é uma das que mais sofre com os sinais de envelhecimento e é uma região que demonstra esses sinais mais rapidamente. Porém, as imperfeições estéticas ao redor dos olhos não surgem somente com o passar da idade, elas se apresentam em todas as idades e erroneamente classificamos todas as imperfeições como olheiras.


PRINCIPAIS CAUSAS DE FORMAÇÃO DA OLHEIRA

O escurecimento dessa região pode acontecer por aumento na produção e no depósito de melanina que pode acontecer por: estresse físico e mental; componente genético; exposição solar e aos raios ultravioletas; envelhecimento cutâneo; alergia; tabagismo; alterações hormonais; entre outros.


TRATAMENTOS DAS OLHEIRAS

Para tratar as olheiras, é preciso realizar uma boa avaliação e descobrir a causa. Após a avaliação, podemos pensar em alguns recursos para o tratamento, sendo eles:


BOLSAS PERIOCULARES

As bolsas ao redor dos olhos podem ser por acúmulo de edema ou por acúmulo de gordura, ambas geradas por uma micro inflamação. Em seguida, faremos uma explicação fisiológica.


O que causa olheiras?

As olheiras têm muitas causas. Elas podem ser constantes ou ocasionais, isso vai depender de cada pessoa. Independente do tipo, todas têm algo em comum: ninguém gosta delas! Além disso, muitas vezes elas são doloridas ou incômodas.


Como esconder olheiras?

Quando elas são genéticas e nenhum tratamento caseiro funciona, o melhor é partir para outras saídas. Existem muitos tratamentos estéticos permanentes que podem dar fim a essa aparência constante de sono.


Prevenir olheiras não é difícil

A forma primordial de evitar a maior parte das olheiras, esclarecem os especialistas, é cuidando de seus elementos causadores. Tratar a rinite e a dermatite atópica, não usar esmaltes que causem alergia, dormir bem, beber pelo menos dois litros de água por dia, procurar driblar o estresse, não fumar e usar protetor solar são os melhores caminhos.


Tratamentos para todos os tipos de olheiras

A olheira funda é tratada com o preenchimento à base de ácido hialurônico. “Ele tem a concentração menor do que o que é usado em preenchimento dos lábios”, esclarece Marco, que prossegue: “E não são injeções, mas sim aplicações com uma cânula, bem perto do osso, para preencher todas as camadas da pele.”


1. Durma bem

A má qualidade do sono contribui para o aparecimento de olheiras, visto que, a pele ao redor dos olhos é a mais fina e sensível do rosto, assim, quando estamos cansados e não dormimos o suficiente, essa área apresenta uma pigmentação mais escura, em razão de um acúmulo de melanina, que pode ser acompanhada de inchaço que é o resultado de uma má circulação sanguínea e linfática.


2. Modere o consumo de álcool

Quando consumido em grande quantidade, o álcool resseca a pele e contribui para a retenção de líquido, resultando na coloração escura ao redor dos olhos. Ele reduz a produção de hormônio antidiurético, que é responsável por inibir a diurese (produção de urina), impedindo a desidratação.


3. Pare de fumar

Os componentes do cigarro diminuem os vasos sanguíneos nas camadas exteriores da pele, afetando o fluxo de sangue. Quanto menor for o fluxo de sangue, menos oxigênio e nutrientes essenciais, como a vitamina A, alcançam e alimentam a pele para mantê-la saudável e hidratada.


4. Diminua o consumo de sal

O sódio presente no sal é um dos principais responsáveis pela retenção de líquido, esse fator aumenta a inflamação e prejudica a circulação sanguínea, ocasionando bolsas e olheiras ao redor dos olhos. É recomendável que não se ingira mais do que cinco gramas de sal por dia.


5. Beba mais água

A desidratação é uma das principais causas para o surgimento das olheiras. Isso porque, se o seu corpo não estiver recebendo água o bastante, você pode facilmente ficar desidratado, ocasionando na diminuição da circulação, o que resulta em uma aparência escura na pele ao redor dos olhos.


6. Mantenha uma alimentação saudável

Uma má alimentação, rica em gordura trans e açúcar, bem como a pouca ingestão de frutas, legumes e verduras podem resultar em uma escassez de vitaminas indispensáveis para manter a integridade da pele e o bom funcionamento da circulação sanguínea.


7. Evite o estresse

O estresse pode causar a redução da circulação do sangue, fazendo com que a região embaixo dos olhos fique menos vascularizada e oxigenada. Com isso, a pessoa fica com a pele mais descorada, o que, consequentemente, se torna mais visível as olheiras. É importante frisar que situações estressantes acabam gerando alterações hormonais no organismo.


Identificando a causa

De acordo com a dermatologista Luciana Conrado, de São Paulo (SP), existem várias possibilidades para os círculos escuros abaixo dos olhos. Veja as mais comuns:


Cirurgia, a solução radical

Quando a pessoa apresenta bolsas de gordura excessivas embaixo dos olhos ou pigmentação muito acentuada, a cirurgia plástica é o método mais indicado para remover as olheiras. A técnica apropriada para esses casos é conhecida como blefaroplastia. O corte é externo e rente aos cílios inferiores. A operação requer anestesia local com sedação.


Olheiras x Alimentos

O que comer direito tem a ver com as marcas escuras abaixo dos olhos? Muita coisa. “Um raio X da sua alimentação descobre possíveis causas de desequilíbrio no organismo por trás das olheiras”, diz Sheila Mustafa, nutricionista funcional de São Paulo.


Dicas

As principais culpadas pelas olheiras são a genética e a idade. Caso já tenha experimentado diferentes métodos para eliminar as olheiras sem resultado, é possível que você não tenha como se livrar delas. O que você pode fazer é procurar maneiras de minimizar as manchas e o inchaço.


Sobre este guia wikiHow

Este artigo foi coescrito por Camille Sanghera. Camille Sanghera é Proprietária da Lash Envy Cosmetics e da Esvee Beauty na Colúmbia Britânica. É treinada e certificada em microblading, micropigmentação capilar, extensão de cílios, cabelo e maquiagem e lifting de cílios. Você pode encontrá-la no Microblading Map Canada.

image

Leave a Comment