O que colocar plano de açao departamento pessoal

image

Quais são as atividades do Departamento Pessoal?

A gestão inclui atividades realizadas mensalmente, como cálculos de salários, benefícios, gratificações, descontos, recolhimentos de encargos trabalhistas e sociais, entre outras coisas. Por ser um trabalho complexo, algumas empresas acabam contratando uma assessoria contábil para dar conta dessas atividades.

Quanto Tempo Demora para arquivar um documento do Departamento Pessoal?

O mais comum é que os documentos do departamento pessoal precisem ser arquivados por uma média de 5 a 10 anos. Estar atento a isso é muito importante para não descartar erroneamente papeis importantes. Veja a lista de documentos que se encaixam nessa categoria.

Como organizar o Departamento Pessoal da sua empresa?

O departamento pessoal precisa ter, mais do que profissionais generalistas, pessoas capazes e com habilidades específicas para cada uma das funções que o departamento irá desempenhar. Em setores de RH maiores, convém formar equipes para funções distintas:

Como funciona o Departamento Pessoal?

Todas as burocracias e informações relativas a leis trabalhistas passam pelo Departamento Pessoal. Por isso, trabalhar nele é uma grande responsabilidade e exige conhecimentos sobre administração e legislação.

image


O que compete ao departamento pessoal?

O Departamento Pessoal é um setor da empresa responsável pela gestão de pessoas. Dessa forma, a área é especializada em administrar as questões relacionadas aos funcionários, como folha de pagamento, férias e licenças, entre outras.


Como elaborar um plano de ação de Recursos Humanos?

Como fazer um planejamento de RH?1- Caracterização da empresa. … 2- Estabelecimento de objetivos e metas. … 3- Analise o ambiente da organização. … 4- Analise as oportunidades existentes. … 5- Discuta as possibilidades com os gestores. … 6- Desenvolva um plano de ação. … 7- Aposte em capacitações e treinamentos.More items…•


O que colocar em departamento?

São atribuições do Departamento Pessoal gerenciar a folha de pagamento, admissões e demissões, eSocial, férias, benefícios, atestados e afastamentos, registro de ponto e passivos trabalhistas. O principal objetivo do Departamento Pessoal é cumprir a legislação e as normas trabalhistas que estão em vigor.


Como utilizar a tecnologia na área de departamento pessoal?

A tecnologia tem possibilitado uma comunicação mais eficiente nas empresas. Com a ajuda de ferramentas tecnológicas é possível acompanhar, por dispositivos móveis, várias informações referentes aos processos de DP. Isso possibilita a melhor gestão das operações e um acompanhamento mais efetivo das atividades do setor.


Quais são os planos de ação em gestão de RH?

Quais são as partes componentes do planejamento de RH?análise do clima organizacional;análise do desempenho da equipe;gestão do recrutamento e seleção;avaliação do treinamento e desenvolvimento;controle de remuneração;dimensionamento da quantidade de pessoas necessária para o desempenho das tarefas;More items…•


Como fazer um plano de recursos?

Planejamento de RH: veja o que você precisa saber sobre eleRealização de um diagnóstico da empresa. O passo inicial para fazer um bom planejamento de RH é conhecer o cenário atual da empresa. … Identificação das necessidades do setor. … Definição de metas e objetivos. … Execução de avaliações constantes.


Como a tecnologia pode ser utilizada para monitorar os colaboradores?

Os rastreadores também são utilizados para determinar a localização de funcionários de um armazém ou de um determinado setor da fábrica. Os escritórios usam câmeras de vídeo, sistemas de controle de acesso e softwares especializados para o monitoramento das atividades dos funcionários nos computadores.


Quais tecnologias podem ser aliadas frente aos processos realizados no Departamento de gestão de Pessoas?

5 novas tecnologias de RH para adotar no seu negócioSoluções de RH na nuvem. … Softwares de recrutamento inteligente. … RH analytics. … Tecnologias de aprendizagem. … Plataformas colaborativas para freelancers.


Quais ações atividades que podem ser realizadas pela área de DP para ser considerada estratégica?

Dicas para tornar o Departamento Pessoal estratégico:Torne os processos mais inteligentes. … Modernize o recrutamento e seleção. … Faça análises comportamentais. … Analise indicadores de desempenho. … Administre e impulsione mudanças.


Torne os processos mais inteligentes

Otimize os processos internos do departamento pessoal. Crie etapas para a execução das tarefas, faça checklists com pontos que precisam de mais atenção e revisão. Além disso, o uso de softwares e sistemas de gerenciamento são opções que ajudam a tornar os processos mais inteligentes.


Faça análises comportamentais

Cada vez mais as análises comportamentais estão começando a fazer parte dos processos seletivos e otimização de recursos humanos. A prática ajuda as empresas a contratarem pessoas mais alinhadas com o seu perfil, reduzindo a taxa de turnover .


Analise indicadores de desempenho

Outro fator que vem ganhando força no planejamento estratégico do departamento pessoal são os indicadores de desempenho. Eles ajudam a identificar quando há problemas na execução do trabalho e permitem uma ação mais assertiva.


Administre e impulsione mudanças

Como responsável pelo planejamento estratégico do departamento de pessoal, você é o principal agente de mudanças. Busque atualizações constantes e teste novos modelos para a gestão de pessoas.


Utilize um planner personalizado para o DP

Por fim, não deixe a organização de lado. Ela é fundamental para você ter uma gestão eficiente. Assim, você alcança bons indicadores de departamento pessoal e consegue atingir todas as metas da empresa relativas à área.


Obrigações mensais

Sistema integrado para a prestação das obrigações trabalhistas da empresa. Nele, você precisa atualizar admissões e demissões, recolher o FGTS, registrar informações sobre a folha de pagamento, entre outras exigências legais.


Obrigações de início de ano

Declaração de Imposto de Renda, feita sempre no início de cada ano fiscal. Nela, é preciso informar os tributos recolhidos no ano, além de informações adicionais como o plano de saúde coletivo.


O que é um plano de ação?

Um plano de ação é uma maneira de planejar quais as ações necessárias que devem ser tomadas para alcançarmos um objetivo. É um planejamento metodológico no qual são definidas as metas da empresa ou pessoa, as etapas necessárias, os responsáveis por cada detalhe e o monitoramento do projeto.


Como fazer um plano de ação

Você pode fazer um plano de ação em documento do Microsoft Excel, ou qualquer outra ferramenta similar. É possível também fazer o planejamento em um papel ou uma lousa, caso você prefira trabalhar em um ambiente não-virtual.


Plano de ação 5W2H

O método de plano de ação 5W2H é uma ferramenta para tornar o planejamento de uma ação simples e fácil. Ele não é tão complexo quanto o método que vimos acima, mas pode ser usado em diversas situações ao planejar uma ação, seja pessoal ou profissional.


Antes de tudo

Muitos empresários se mostram descontentes com seu RH ou departamento pessoal. A coisa toda começa em algo muito simples: metas. O departamento pessoal precisa ter objetivos que vão além de gerir funcionários.


Organizando metas e objetivos

Metas e objetivos necessariamente olham à frente. Cada tarefa distinta dentro de um departamento pessoal precisa tem metas e objetivos específicos e definidos.


Desafios do departamento pessoal

O seu departamento pessoal, e é bom que você já o saiba, enfrentará diversos desafios dentro da empresa. Em muitas empresas, profissionais de RH são obrigados a produzir resultados, embora não tenham qualquer influência ou pouca influência nos departamentos e setores da empresa com os quais têm de lidar.


Especificando pelos serviços

O departamento pessoal precisa ter, mais do que profissionais generalistas, pessoas capazes e com habilidades específicas para cada uma das funções que o departamento irá desempenhar. Em setores de RH maiores, convém formar equipes para funções distintas:


Faces da gestão de pessoal

Em relação às lideranças na área de pessoal, a organização de um bom departamento pessoal deve congregar líderes capazes de gerir quatro aspectos fundamentais em relação ao corpo de funcionários de uma empresa:


O que é um Plano de Ação

Começando pelo começo, um Plano de Ação (também conhecido por Plano de Atividades ou ainda Plano de Trabalho) é uma das ferramentas mais simples e eficientes para o planejamento e acompanhamento de atividades.


A importância de definir um Plano de Trabalho

Se você não quer ficar correndo de um lado para outro, feito barata tonta, sem saber o que fazer e muito menos o que priorizar em meio a tantas tarefas e atividades, parabéns, você acaba de descobrir a importância de utilizar Planos de Ações, ou seja, ter um cronograma de ações em sua empresa.


Na prática: como criar um Plano de Ação em 5 passos

Como todo processo de planejamento e acompanhamento, o Plano de Ação também deve ser elaborado, desenvolvido e encerrado. Basicamente, podemos dividir o ciclo de vida dos Planos de Ações em 5 momentos:


Plano de Ação 5W2H: entendendo a metodologia 5W2H e a relação com Plano de Ação

Na Gestão Empresarial, para quase todo problema a ser resolvido, é provável que encontremos vários frameworks, metodologias e ferramentas. No caso do Plano de Ação 5W2H, não é diferente.


4 aplicações dos Planos de Ações no planejamento e gestão

Para tentar tira rum pouco da subjetividade e deixar o artigo ainda mais prático, elencamos abaixo quatro situações comuns de Planejamento e Gestão Empresarial onde você pode lançar mão do uso de Planos de Ações.


E para fechar, não se esqueça do PDCA

Caso você ainda não conheça, o PDCA (do inglês: PLAN – DO – CHECK – ACT) é um método iterativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos. É também conhecido como o círculo de Deming , ciclo de Shewhart ou ainda PDSA (plan-do-study-act).


1. Organização de processos seletivos

Em empresas grandes, essa função costuma ficar com a equipe de Recursos Humanos. Porém, de qualquer forma, a seleção e entrada de novos colaboradores envolve o Departamento Pessoal. Essa seleção é uma tarefa muito importante e de extrema responsabilidade.


2. Admissão de colaboradores

Após o recrutamento e seleção de candidatos, é hora do processo de admissão. Essa admissão inclui o registro na carteira de trabalho, acesso ao ponto, liberação de crachá, entre outros procedimentos específicos para cada empresa.


3. Desligamento de colaboradores

Quando um colaborador é desligado ou pede para se desligar, o Departamento Pessoal fica responsável por todo procedimento e burocracia necessários para encerrar o contrato de trabalho.


4. Administração de folhas de pagamento

Essa é uma atividade bastante trabalhosa e que faz parte da rotina do Departamento Pessoal. A gestão inclui atividades realizadas mensalmente, como cálculos de salários, benefícios, gratificações, descontos, recolhimentos de encargos trabalhistas e sociais, entre outras coisas.


5. Controle da jornada de trabalho (ponto)

De acordo com o Art.74 parágrafo 2.º Da CLT, em empresas com mais de dez colaboradores, é obrigatório o registro do horário de entrada e de saída, de forma manual, mecânica ou eletrônica. Também é preciso registrar o período de intervalo e descanso.


6. Gerenciamento de férias, licenças e afastamentos

Os artigos 129 e 130 da CLT definem que todo e qualquer colaborador tem o direito a férias anuais, sem prejuízo na remuneração. Para cumprir essa regra, é preciso prestar atenção em diversos pontos como carência, divisão de férias (15/15 dias), aviso, pagamento, etc.


7. Controle de encargos sociais e trabalhistas

Também faz parte das atividades do Departamento Pessoal fazer o recolhimento dos encargos sociais e trabalhistas. Cumprir essas obrigações é dever legal da empresa e o não cumprimento pode ocasionar multas.


Quais são os tipos de obrigações do Departamento Pessoal?

As obrigações do Departamento Pessoal no início e final de ano podem ser periódicas ou não periódicas. No primeiro caso, a atividade se repete em determinado mês ou anualmente; no segundo, é um evento isolado, como uma demissão ou admissão.


Quais são as obrigações do início do ano?

Nos primeiros meses do ano, vencem os prazos das declarações referentes ao ano anterior. Assim, diferentemente das mencionadas acima, essas são cumpridas uma única vez em cada exercício, sem a necessidade de se repetir mensalmente.


Quais são as punições do não cumprimento?

A punição pelo descumprimento das rotinas do Departamento Pessoal e e-Social é financeira, o que inclui multas, juros e correção monetária. O valor-base, no entanto, varia de acordo com a obrigação que foi descumprida, por exemplo:


1. Padronize e organize arquivos

O gerenciamento de documentação é uma das principais tarefas do DP de qualquer empresa. Caso ela não seja feita de forma correta, a possibilidade de arcar com um passivo trabalhista aumenta. Então, se puder fazer algo para melhorar sua organização, faça-o.


2. Atualize suas metodologias

Um bom profissional de departamento pessoal sabe que toda metodologia deve ser renovada de tempos em tempos. Mesmo aquelas que funcionam adequadamente no momento ainda podem ser melhoradas e atualizadas. Logo, se há uma oportunidade de aprimoramento, por que não adotá-la?


3. Adote ferramentas de gestão

Como o departamento pessoal lida, basicamente, com documentação, questões operacionais e a administração de alguns recursos, ter uma ferramenta de gestão é fundamental. Praticamente toda empresa utiliza esse tipo de recurso para reduzir processos operacionais desnecessários e acelerar a entrega de resultados.


4. Faça vistorias regulares nos seus processos

Todo departamento, como já mencionamos, deve se atualizar ativamente. Porém, em alguns momentos, essa mudança pode se tornar mais compulsória, especialmente se você notar que o setor teve um desempenho muito baixo ultimamente. Mas, como notar essas falhas?


5. Planeje as ações do departamento pessoal

O planejamento é uma das principais obrigações de qualquer profissional de gestão. Afinal, sem planos e metas bem estabelecidos, há uma grande chance de que a sua equipe comece a andar em círculos, reproduzindo tarefas que não têm valor real para a sua produtividade.


6. Delegue tarefas com responsabilidade

De fato, delegar funções é necessário em qualquer organização. Contudo, alguns gestores ruins o fazem apenas para evitar suas responsabilidades, o que pode ser a causa de grandes problemas quando as tarefas não são distribuídas corretamente.


7. Capacite sua equipe

Por fim, não é necessário oferecer aulas diárias, mas é sempre bom se preocupar com a capacitação da sua equipe para lidar com as demandas da empresa e do mercado. Se você pode lhe oferecer o conhecimento necessário, saiba que esse será um excelente investimento — e, quem sabe, você não descobrirá um talento?


Documentos do departamento pessoal com prazo indeterminado ou inferior a 5 anos

São poucos os documentos que possuem validade inferior a 5 anos ou não possuem data determinada. Nesse segundo caso, a indicação é mesmo de que se mantenha o arquivo por pelo menos meia década.


Entre 5 e 10 anos

O mais comum é que os documentos do departamento pessoal precisem ser arquivados por uma média de 5 a 10 anos. Estar atento a isso é muito importante para não descartar erroneamente papeis importantes. Veja a lista de documentos que se encaixam nessa categoria.


Quais documentos do departamento pessoal devem ser guardados por mais de 10 anos?

Pensar em manter a papelada empilhada por 5 ou 10 anos já parece muito tempo. Mas há documentos do departamento pessoal que você deve arquivar por um período ainda maior, algo entre 10 e 20 anos. São eles:


20 anos ou mais

Sim, existem documentos que precisam passar mais de duas décadas sob cuidado. Eles devem ser arquivados com segurança, pois, possuem uma validade extensa e contêm dados importantíssimos. A lista é:


Então, como otimizar o processo de guarda de documentos do departamento pessoal?

A melhor forma de otimizar o processo de guarda de documentos e tornar essa tarefa mais eficiente e prática é através da adoção de soluções tecnológicas.

image


O Que É Um Plano de Ação pessoal?

Image
Trata-se de uma ferramenta idealizada para quem quer atingir objetivos reais em transformar suas ideias em um projeto. A ideia por trás dos planos de ação é bem simples e pode ser aplicada a qualquer aspecto da sua vida. Como o próprio nome já indica, o idealizador vai definir seus objetivos, criar metas, montar um cronogr…

See more on universia.net


Vantagens Do Plano de Ação

  • Você pode estar se perguntando qual a vantagem de fazer mais um planejamento, mas agora com um nome mais pomposo como o plano de ação, certo? A grande diferença está nas metodologias, não no nome. A adoção de uma das técnicas mais comuns tem vantagens, como: 1. Conquista do objetivo final 2. Identificação de problemas e gargalos 3. Antecipação e resoluç…

See more on universia.net


Metodologias

  • Existem algumas metodologias e ferramentas, mas apresentaremos as XX principais. São elas: Esta ferramenta, associada a Peter Drucker, é fundamental para criar metas inteligentes. A palavra vem do inglês e significa “inteligente” e cada letra remete a uma característica fundamental da meta a ser traçada. S – “specific” (específico) M – “measurable” (mensurável) …

See more on universia.net


Recomendações Gerais

  • Uma recomendação é de sempre partir objetivos de médio ou longo prazo em metas menores e mais palpáveis, pois elas ajudam a manter o ânimo em seguir com o planejamento. Em ambos os casos, é importante criar mecanismos periódicos de reavaliação e reflexão das metas e prazos. Ajustes podem ser necessários ao longo do caminho, mas o importante é não desanimar. Pens…

See more on universia.net


Antes de Tudo


Organizando Metas E Objetivos


Desafios Do Departamento Pessoal


Especificando Pelos Serviços


Faces Da Gestão de Pessoal

  • Em relação às lideranças na área de pessoal, a organização de um bom departamento pessoal deve congregar líderes capazes de gerir quatro aspectos fundamentais em relação ao corpo de funcionários de uma empresa: 1. Gestão de talentos; 2. Gestão da mudança; 3. Gestão de relacionamentos; 4. Gestão da produtividade. Foram-se os tempos do departamento p…

See more on blog.solides.com.br

Leave a Comment