O que determina uma açao civil publica

Qual a finalidade da ação civil pública?

O conceito de ação civil pública apresentado por Kalleo Castilho Costa (2011)., deixa claro até mesmo a finalidade desta ação, qual seja: […] A ação civil pública é o instrumento processual adequado para o exercício do controle popular sobre os atos dos poderes públicos, […]

Qual o prazo para ajuizar uma ação civil pública?

Prazo da ação civil pública. O direto de ajuizar a ação civil pública prescreve (não existe mais) no prazo de 5 anos, que são contados a partir da data em que aconteceu o dano. Quem pode propor a ação civil pública? De acordo com a lei, tem direito (legitimidade) de propor a ação: Ministério Público; Defensoria Pública; União; Estados

Qual a diferença entre ação popular e ação civil pública?

A ação popular, assim como a ação civil pública, também é usada para pedir a proteção de uma questão de interesse coletivo. A principal diferença é relativa a quem pode propor a ação, ou seja, em relação à legitimidade ativa.

Qual a importância da ação civil pública no âmbito trabalhista?

Tece algumas considerações acerca da aplicação da ação civil pública no âmbito processual trabalhista, considerada o principal instrumento processual de acesso à justiça para a proteção dos interesses metaindividuais. Crie sua conta gratuita no DN para salvar este material em seus favoritos.


Quando caberá ação civil pública?

Quando cabe ação civil pública? É cabível em ações de responsabilidade por danos morais e patrimoniais causados: ao meio-ambiente; ao consumidor; a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico; à ordem urbanística; a qualquer outro interesse difuso ou coletivo.


Quais os requisitos da ação civil pública?

a) esteja constituída há pelo menos 1 (um) ano nos termos da lei civil; b) inclua, entre suas finalidades institucionais, a proteção ao meio ambiente, ao consumidor, à ordem econômica, à livre concorrência ou ao patrimônio artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico.


O que pode ser objeto de ação civil pública?

O objetivo da Ação Civil Pública é o direito de postular a tutela jurisdicional dos interesses metaindividuais. De buscar soluções para os conflitos de interesse de um número indeterminado de pessoas com diversos interesses, mas que dentro esses encontram-se um que é indivisível a todos deste grupo.


Como identificar ação civil pública?

A ação civil pública é ajuizada contra danos causados ao meio ambiente; ao consumidor; aos bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico; a interesses difusos ou coletivos; à ordem urbanística; à honra e à dignidade de grupos raciais, étnicos ou religiosos; ao patrimônio público e …


Como se habilitar em uma ação civil pública?

1) esteja constituída há pelo menos 1 (um) ano nos termos da lei civil; 2) inclua, entre suas finalidades institucionais, a proteção ao meio ambiente, ao consumidor, à ordem econômica, à livre concorrência ou ao patrimônio artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico.


Quais os tipos de ação civil?

Ação Judicial CívelAção Abandono de Lar,ação Adoção,ação Afastamento Temporário do Lar,ação Alimentos,ação Arrolamento de Bens,Ação Ausência,Ação Bem de Família,Ação Busca e Apreensão de Menores,More items…


O que é objeto de uma ação judicial?

O pedido é o objeto da ação, consiste na pretensão do autor, que é levada ao Estado-Juiz e esse presta uma tutela jurisdicional sobre essa pretensão. Doutrinariamente o pedido é divido em dois: Pedido Imediato: É o desejo do autor de ter uma tutela jurisdicional.


Quem pode sofrer uma ação civil pública?

As pessoas que podem ser alvo da Ação Civil Pública (ACP) não são apenas entes públicos, como na Ação Popular. Qualquer pessoa, física ou jurídica, governamental ou não, que cause dano a algum dos bens citados na Lei nº 7.347/85, sofrerá suas penalidades.


Qual a competência em sede de ação civil pública?

Na hipótese de ação civil pública, a competência se dá em função do local onde ocorreu o dano. Trata-se de competência absoluta, devendo ser afastada a conexão com outras demandas.


De quem é a competência para julgar ação civil pública?

Compete ao Juiz Estadual, nas comarcas que não sejam sede de vara da Justiça Federal, processar e julgar ação civil pública, ainda que a União figure no processo. Referências: CF/1988, art. 109, I.


Gêneros dos direitos coletivos

Neste momento, é indispensável fazer alguns esclarecimentos. Os direitos coletivos, previstos no artigo 81 do Código de Defesa do Consumidor, possui três gêneros, são eles direitos:


Proteção dos direitos coletivos

A lei 7.347/1985 se presta à proteção desses direitos aqui elencados. O objeto de tal demanda poderá ser a condenação em dinheiro ou até mesmo uma obrigação de fazer ou não fazer, conforme artigo 3º da lei:


Quem pode propor a ação civil pública?

Apesar do Ministério Público ser o principal legitimado da ação, ele não é o único. Nos termos dos incisos do artigo 5º da lei 7.347/85 são legitimados para propor a ação popular, além do Ministério Público:


Aline Ribeiro Pereira

Advogada (OAB 93129/PR) no Lima e Góis Advogados. Bacharela em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba). Pós- Graduada em Direito Constitucional pela Academia Brasileira de Direito Constitucional. Pós-graduanda em Direito Eleitoral pela Faculdade Pólis Civitas. Tenho experiência de atuação na…


1.INTRODUÇÃO

Ação civil pública para demonstrar a importância desta, que é considerada o meio processual hábil a punir aqueles que ferem os direitos difusos e coletivos, tais como os prefeitos que utilizam o patrimônio público de forma a enriquecer o seu.


2.AÇÃO CIVIL PÚBLICA

A ação civil pública é prevista na Lei nº 7347/85, com o fim específico de defender os direitos difusos e coletivos contra os danos causados ao meio-ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico.


3.O INQUÉRITO CIVIL

Uma das mais importantes inovações da Lei de Ação Civil Pública foi o surgimento da figura do Inquérito Civil. Trata-se de procedimento investigatório realizado pelo Ministério Público para colher provas para propositura da Ação Civil Pública.


4. ASPECTOS GERAIS DA LEGITIMIDADE

A Legitimidade nas ações de caráter metaindividual, não pode ser classificada como a pertinência subjetiva autônoma em que figura exclusivamente o titular do direito material discutido, isto porque, em tais demandas a tutela dos interesses não deve passar pelo crivo de concepções individualistas.


5. LITISCONSÓRCIO E ASSISTÊNCIA

Entender a solução encontrada pelo legislador, ao editar as normas responsáveis pela difusão das ações de caráter coletivo auxilia a classificação atribuída pela doutrina do Litisconsórcio e da Assistência nestas demandas.


6. DESISTÊNCIA DA AÇÃO

Quanto ao tópico da desistência, em matéria de Ação Civil Pública, conforme a abordagem proposta no tema da legitimidade, alguns pontos merecem a devida cautela.


7. COMPETÊNCIA PARA JULGAMENTO

Inicialmente, antes de adentrar no tema, forçoso considerar a clássica conceituação atribuída à competência, que em linhas gerais, representa a medida da Jurisdição e esta, por sua vez, pode ser entendida como o poder confiado aos órgãos jurisdicionais.


Conceito

A Ação Civil Pública é destinada a proteger os interesses difusos ou coletivos mediante uma responsabilização da pessoa que comete danos contra os bens tutelados (meio ambiente, por exemplo).


Exemplo prático

Caso exista um dano ao meio ambiente, o Ministério Público poderá ajuizar uma Ação Civil Pública para responsabilizar o sujeito que praticou o efetivo dano.


Quando é cabível a ação civil pública?

A mencionada lei especifica que a ação civil pública é cabível para responsabilizar quem tenha causado danos morais ou materiais contra ao meio ambiente, aos consumidores, à honra e à dignidade de grupos raciais, étnicos ou religiosos, à ordem urbanística ou aos bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, …


Qual o objetivo da ação civil pública?

Assim, a Ação Civil Pública serve à proteção de bens caros ao cidadão brasileiro. É a arma jurídica do Estado e de certas associações contra os causadores de danos públicos, sejam eles o próprio Estado ou um particular.


Quais direitos ou interesses podem ser objeto de ação civil pública?

A ação civil pública representa um importante instrumento na tutela dos interesses da coletividade, podendo ser proposta para a proteção, prevenção e reparação de danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, aos bens e direitos de valores artísticos, estéticos, históricos, turísticos e paisagísticos e a outros …


Quais são as causas de pedir da ação civil pública?

7.347, de 1985, tem-se que a ação civil pública pode ser repressiva e preventiva, já que admissível diante da ocorrência de lesão e também em caso de ameaça ao patrimônio público em geral, ao meio ambiente, aos consumidores, à ordem econômica, à ordem urbanística, ao patrimônio social, à honra e à dignidade de grupos …


Ação Civil Pública e Ação Popular – Ação Civil Pública (Definição e Objetivos)

Nos termos dos incisos do artigo 5º da lei 7.347/85 são legitimados para propor a ação popular, além do Ministério Público: Defensoria Pública; a União; os Estados; o Distrito Federal; Municípios; Autarquia; empresa pública, fundação ou sociedade de economia mista; e as associações.


para Que Serve A Ação Civil Pública?

Image
A ação pode ser usada para fazer dois pedidos diferentes: repressão ou prevenção de danos. Essas possibilidades indicam que a ação pode ser usada quando o dano já ocorreu ou quando uma situação indica que ele ocorrerá. Quando existe um erro reparável (que pode ser consertado) que afeta a coletividade, a ação também po…

See more on todapolitica.com


Quem Pode Propor A Ação Civil Pública?

  • De acordo com a lei, tem direito (legitimidade) de propor a ação: 1. Ministério Público 2. Defensoria Pública 3. União 4. Estados 5. Municípios 6. Empresas públicas 7. Fundações 8. Autarquias 9. Sociedades de economia mista 10. Outras associações que sejam interessadas na ação

See more on todapolitica.com


Diferença Entre Ação Civil Pública E Ação Popular

  • As duas ações servem para a proteção de interesses coletivos, mas elas possuem algumas diferenças em sua aplicação. A ação popular, assim como a ação civil pública, também é usada para pedir a proteção de uma questão de interesse coletivo. A principal diferença é relativa a quem pode propor a ação, ou seja, em relação à legitimidade ativa. Se o autor da ação for pesso…

See more on todapolitica.com


Introdução

  • Ação civil pública para demonstrar a importância desta, que é considerada o meio processual hábil a punir aqueles que ferem os direitos difusos e coletivos, tais como os prefeitos que utilizam o patrimônio público de forma a enriquecer o seu. Com o aumento significativo de questões envolvendo grupos sociais, aliado a escassez de recursos advindos da tutela process…

See more on jus.com.br


Ação Civil Pública

  • A ação civil pública é prevista na Lei nº 7347/85, com o fim específico de defender os direitos difusos e coletivos contra os danos causados ao meio-ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico. O conceito de ação civil pública apresentado por Kalleo Castilho Costa (2011)., deixa claro…

See more on jus.com.br


O Inquérito Civil

  • Uma das mais importantes inovações da Lei de Ação Civil Pública foi o surgimento da figura do Inquérito Civil. Trata-se de procedimento investigatório realizado pelo Ministério Público para colher provas para propositura da Ação Civil Pública. Para Maria Sylvia Zanella(2002): Noutra via, os interesses difusos devem ser entendidos como aqueles de menor vínculo entre os titulares, …

See more on jus.com.br


Aspectos Gerais Da Legitimidade

  • A Legitimidade nas ações de caráter metaindividual, não pode ser classificada como a pertinência subjetiva autônoma em que figura exclusivamente o titular do direito material discutido, isto porque, em tais demandas a tutela dos interesses não deve passar pelo crivo de concepções individualistas. Sobre o tema, Marcelo Abelha(2003): E ainda, a Legitimidade nesta…

See more on jus.com.br


Litisconsórcio E Assistência

  • Entender a solução encontrada pelo legislador, ao editar as normas responsáveis pela difusão das ações de caráter coletivo auxilia a classificação atribuída pela doutrina do Litisconsórcio e da Assistência nestas demandas. O grande impasse enfrentado pelo legislador foi à necessidade de permitir aos diversos entes sociais, a propositura da Ação Civil Pública como forma de tutelar a …

See more on jus.com.br


Desistência Da Ação

  • Quanto ao tópico da desistência, em matéria de Ação Civil Pública, conforme a abordagem proposta no tema da legitimidade, alguns pontos merecem a devida cautela. Como regra, todos os legitimados para a propositura da demanda, podem exercer o direito de desistência da ação, e como reflexo dessa premissa, é permitido aos outros legitimados à possibilidade de avocar o p…

See more on jus.com.br


Competência para Julgamento

  • Inicialmente, antes de adentrar no tema, forçoso considerar a clássica conceituação atribuída à competência, que em linhas gerais, representa a medida da Jurisdição e esta, por sua vez, pode ser entendida como o poder confiado aos órgãos jurisdicionais. A legislação atribuiu, em regra, o foro do local do dano como competente para julgamento das Ações Civis Públicas, todavia, con…

See more on jus.com.br

Leave a Comment