
O que é constipação A constipação é uma das queixas mais comuns do trato gastrointestinal e acomete cerca de 17% da população brasileira. A frequência de idas ao banheiro pode variar bastante entre as pessoas e define-se constipação, também chamada de prisão de ventre, com base em alguns sinais.
O que é a constipação?
A frequência de idas ao banheiro pode variar bastante entre as pessoas e define-se constipação, também chamada de prisão de ventre, com base em alguns sinais. A avaliação inicial envolve um consulta médica com anamnese e exame físico.
O que é a constipação intestinal?
Um diagnóstico de constipação intestinal é feito quando a pessoa apresenta menos de três evacuações por semana e nos casos mais severos, menos de uma. Ela geralmente é classificada como aguda, quando é uma condição recente, ou crônica, quando é um problema que já está presente por muito tempo.
Quando uma pessoa está constipada?
O Instituto Nacional de Diabetes, Doenças Renais e Digestivas, considera que uma pessoa está constipada quando ela produz menos de três evacuações por semana, ou têm movimentos intestinais duros, secos e pequenos que são dolorosos ou difíceis de passar pelo reto (3).
Como aliviar a constipação?
Tratamento. As formas mais comuns para aliviar a constipação incluem tomar suplementos de fibra, e usar laxantes. Em alguns casos também são usados medicamentos prescritos, para ajudar a controlar os movimentos intestinais e regular o funcionamento digestivo.

O que é efeito Constipante?
Esse adiamento constante da evacuação reduz a sensibilidade do intestino, e como as fezes permanecem mais tempo no intestino, ocorre maior absorção de água, levando ao seu ressecamento. Existem medicamentos que têm efeito constipante, devendo-se ficar atento ao seu uso.
O que pode causar a constipação intestinal?
As causas mais comuns da prisão de ventre costumam ser a dieta pobre em fibras, a pequena ingestão de líquidos, o sedentarismo, assim como o consumo excessivo de proteína animal e de alimentos industrializados.
O que fazer para acabar com a constipação?
Tratamento da constipação intestinalConsumir mais líquidos.Consumir alimentos mais fibrosos.Reduzir o estresse diário.Mastigar os alimentos corretamente e com calma.Fazer refeições em horários fixos, evitando o descontrole do “relógio biológico”Fazer exercício físicos regularmente.
Quais são os sintomas da constipação intestinal?
Os sintomas da constipação podem variar: Menos de três evacuações por semana. Dificuldade em esvaziar os intestinos sem muito esforço. A sensação de que você é incapaz de esvaziar completamente o seu intestino….Você também pode experimentar:Flatulência.Inchaço.Dores de estômago ou cãibras.
Quanto tempo pode durar uma constipação intestinal?
Constipação intestinal é definida como uma alteração no funcionamento do intestino com duração mínima de 3 meses onde o paciente poderá ter uma frequência evacuatória menor que 3 evacuações por semana com alteração no ato de evacuar e na qualidade das fezes, ou seja fezes ressecadas com muita dificuldade para expelir …
Qual é o melhor laxante natural?
10 laxantes naturais – laxante caseiroMamão. Fonte de fibras e água, ajuda na digestão e também no fluxo intestinal. … Ameixa é um laxante natural. Muito conhecida por seu poder laxante, a ameixa pode ser consumida na versão fresca ou seca. … Alface. … Berinjela. … Castanhas. … Aveia. … Milho é um laxante natural. … Laxante caseiro: Chia.More items…•
1. Ameixas
Uma das frutas mais conhecidas por sua propriedade laxativa, a ameixa possui uma grande quantidade de fibras – solúveis e insolúveis – e de sorbitol, um poliálcool também conhecido como glucito, obtido a partir da hidrogenação da glicose, que atua como um agente osmótico estimulando a produção de água no intestino, o que facilita o processo de evacuação ( 2, 3 )..
2. Maçãs
Também ricas em fibras – uma maçã de tamanho médio com a casca, por exemplo, contém 4,4 gramas –, o que corresponde a 17% da dose diária recomendada ( 8 ).
3. Peras
Outra fruta com grande quantidade de fibras, cerca de 5,5 gramas estão presentes em uma pera de tamanho médio, com mais ou menos 178 g, o que equivale a 22% da recomendação diária ( 15 ).
4. Kiwis
Por seu elevado teor em fibras, o kiwi está entre os mais poderosos laxantes naturais. Para se ter uma ideia, o consumo de uma quantidade com cerca de 76 g, pode suprir mais de 9% da dose diária recomendada para ingestão de fibras ( 19 ).
6. Frutas cítricas
Algumas frutas cítricas, tais como laranjas, tangerinas e toranjas, ao mesmo tempo que são uma importante fonte de nutrientes como a vitamina C, possuem uma grande quantidade de fibras. Uma laranja, por exemplo, com cerca de 131 g, contém 3,1 g de fibras – 13% da ingestão diária recomendada.
7. Espinafre e outras folhas verdes escuras
Folhas verdes escuras como o espinafre, a couve, os brócolis e alguns tipos de repolho, trabalham de diferentes maneiras para melhorar a saúde do intestino e prevenir contra a constipação.
8. Alcachofra de Jerusalém e Chicória
Elas pertencem à mesma família e são importantes fontes de um tipo de fibra solúvel conhecida como inulina ( 43 ), que possui propriedades prebióticas que alimentam as bactérias benéficas no intestino, contribuindo para promover a saúde digestiva ( 44)
10. Carne vermelha
A carne vermelha, tanto de vaca ou de porco, é muito consumida. é querido e consumida por muitos por causa de seu sabor. Além do mais, muitas pessoas comem carne para garantir um bom aporte de proteínas, mas a verdade é que a carne cozida perde muita proteína. E, como já vimos num post anterior sobre carne vermelha, a digestão dela é difícil.
9. Produtos que contêm açúcar
Todos os produtos que contêm açúcar, como bolos, biscoitos, tortas etc, e outras fontes de carboidratos refinados são muito pobres em proteínas, fibras e líquidos, mas são muito ricos em gordura e açúcar.
8. Leite e derivados
Para nós, pacientes com doença inflamatória intestinal, leite e derivados podem ser um problema principalmente por causa da lactose, já que muito de nós temos intolerância a ela. Além disso, produtos lácteos, como leite, queijo, manteiga e iogurte são pobres em fibra e podem ser ricos em gordura.
7. Batata frita
Sim, batatas fritas causam constipação intestinal. Mas esse não é o único problema. Batatas fritas são baixos em fibra e riquíssima em gordura. Comer batatas fritas também pode levar a uma sensação de “empanzinamento” ou “empachamento”, que é quando você se sente muito cheio. Isso faz com que a digestão seja mais lenta.
6. Banana
Comer bananas pode causar constipação intestinal ou pode curá-la. Oi? Como assim? Bom, isso depende de quão madura está a banana. Bananas verdes que ainda não estão completamente maduras têm grande quantidade de amido e isso pode causar constipação.
5. Alimentos processados
Alimentos processados são uma ameaça à saúde. A imensa maioria deles é muito pobre em nutrientes saudáveis (proteínas, vitaminas e minerais, principalmente) e riquíssimos em sal e gordura, além de conservantes que nos faz muito mal. Sendo assim, a constipação intestinal é só um dos seus malefícios.
4. Cafeína
A cafeína, associada ao mau hábito de baixo consumo de água, e diurética e, seu consumo excessivo pode levar à desidratação, que é a principal causa da constipação intestinal, além de outros distúrbios. Já falamos sobre a cafeína e sua relação com a doença inflamatória intestinal. Clique aqui aqui para reler esse texto.

Constipação
-
Constipação é definida como sendo a dificuldade para evacuar, geralmente associada à fezes endurecidas. Em outras palavras, ela provoca um movimento mais lento do que o normal de resíduos alimentares (fezes) através do trato digestivo (1,2). O Instituto Nacional de Diabetes, Doenças Renais e Digestivas, considera que uma pessoa está constipada quan…
See more on drjulianopimentel.com.br
Causas
-
Ela é geralmente causada por uma combinação de diferentes fatores, incluindo aqueles relacionados à sua dieta, sedentarismo e aos níveis de estresse. As causas mais comuns incluem possuir uma dieta pobre em fibras, desidrataçãoe quantidades incomuns de estresse emocional. Durante a constipação, dentro da área do trato gastrointestinal ocorrem: movimento lento das f…
Sintomas
-
O sintomas mais comuns incluem: 1. Produzir menos evacuações que o normal. Tenha em mente que “menos do que o normal” será diferente de pessoa para pessoa. A chave é prestar atenção aos seus hábitos; 2. Dificuldade ou dores ao evacuar. Você pode sentir dores no seu abdômen quando vai ao banheiro; 3. Inchaço no abdômen; 4. Gases em excesso. Fique atento aos sintom…
Tratamento
-
As formas mais comuns para aliviar a constipação incluem tomar suplementos de fibra, e usar laxantes. Em alguns casos também são usados medicamentos prescritos, para ajudar a controlar os movimentos intestinais e regular o funcionamento digestivo. Embora laxantes e comprimidos possam ajudar temporariamente a aliviar a constipação, o uso exagerado pode causar muitos e…
Alimentos Que pioram A Constipação
-
See more on drjulianopimentel.com.br
Outras Práticas Que ajudam A Prevenir
- 1-Exercício
A atividade física aumenta a atividade muscular em seus intestinos. Exercícios leves também podem melhorar a função intestinal, incluindo alongamento, caminhada, corrida, ioga, natação ou dança. - 2- Gerenciando e redução do estresse
Você acreditaria que 75% a 90% de todas as visitas ao consultório médico, estão relacionados a condições causadas pelo estresse? (9) O estresse se manifesta no corpo de várias maneiras, aumentando a tensão muscular, aumentando os os níveis de açúcar no sangue, alterando o ape…
Precauções
-
Caso os sintomas persistam, é necessário procurar orientação médica. Também visite o médico se você notar sangue em suas fezes. Se ela ocorre junto com diarreia, fique atento a sinais de alergias alimentares ou reações a medicamentos. Estes podem incluir sinais de desnutrição, inchaço abdominal, erupções cutâneas, febre, fadiga e dores. Ela significa que seus movimento…
Constipação Intestinal – O Que é?
Sintomas
-
Os sintomas da constipação intestinal costumam variar de acordo com os padrões intestinais de cada um, dieta e idade. No entanto, existem alguns que são comuns, como: 1. Movimentos intestinais infrequentes; 2. Demasiado esforço quando vai ao banheiro; 3. Fezes duras ou pequenas; 4. Sensação de evacuação incompleta depois de ir ao banheiro; 5. Desco…
See more on mundoboaforma.com.br
Causas
-
São várias as causas que podem provocar a constipação intestinal, entre elas: 1. Falta de fibra na dieta As pessoas que mantêm uma dieta pobre em fibras estão mais predispostas a sofrer com a constipação. Quando consumidas, as fibras desempenham um papel essencial no trato digestivo e contribuem com os movimentos intestinais, estimulando a evacuação. Então, na hora de faze…
Tratamento
-
O tratamento pode incluir mudanças no estilo de vida, como comer mais fibras, beber mais águae também incluir na rotina a prática de exercícios, mas os laxantes também ajudam a impulsionar os resultados do tratamento. Confira a seguir as abordagens mais comuns: Tratamento natural 1. Aumentar o consumo de fibras: Como vimos, as fibras têm um papel fundamental no funciona…
Cuidados importantes Com O Uso de Laxantes
-
Qualquer laxante precisa ser usado com segurança e moderação, então alguns cuidados são extremamente necessários. 1. Se você pretende usar um laxante para regularizar o funcionamento do seu intestino, comece usando os de fibra primeiro (agentes de volume). 2. Ao usar laxantes, sempre beba muita água e outros líquidos para se manter hidratado. Essa medid…
Considerações Finais
-
Um tratamento para a constipação intestinal deve ser recomendado por um profissional, então é importante procurar um médico. Ele será capaz de investigar primeiro se a constipação é aguda ou crônica, porque se for aguda ou estiver piorando, é necessário avaliar a causa precocemente para não negligenciar uma doença grave que deve ser tratada com urgência. O segundo passo …