O que e açao de grupos guerrilheiros e terroristas

image

explique a diferença entre os metodos de ação de grupos guerrilheiros e terroristas Resposta Olá, amigo (a)!Abaixo, seguem as diferenças existentes entre esses doisgrupos guerrilheiros – na prática, não defendem ideologias político-partidárias. Porém, tais grupos são pautados na defesa de algum interesse de cunho social.

Full
Answer

Quais são as diferenças entre grupos guerrilheiros e terroristas?

Outro aspecto de diferença se reconhece na situação em que uma guerrilha e um grupo terrorista se formam. Os grupos terroristas costumam atuar em contexto onde não há um conflito formalizado e atingem pessoas que não tem relação direta com os inimigos dos terroristas.

Quais são as principais características dos grupos terroristas?

Em termos políticos e ideológicos, os grupos terroristas possuem um discurso de natureza revanchista, não se pautam por algum tipo de ideologia política definida e nem se interessam em buscar apoio amplo da população.

Quais são os elementos comuns nos atos terroristas do século XX?

O terrorismo tem sido praticado por organizações políticas tanto de direita quanto de esquerda, por nacionalistas e grupos religiosos, e por instituições do Estado como Forças Armadas e policiais. Apesar da falta de consenso, alguns elementos parecem ser comuns nos atos terroristas do século XX e XXI.

Quais foram os grupos guerrilheiros que atuaram durante a ditadura militar?

Quais foram os grupos guerrilheiros que atuaram durante a ditadura militar 1 Aliança Libertadora Nacional (ALN) 2 Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) 3 VAR-Palmares 4 MR-8 5 Partido Comunista Brasileiro (PCB) 6 Organização Revolucionária Marxista – Política Operária (Polop) 7 Comando de Libertação Nacional (COLINA)

image


Qual a diferença entre grupos guerrilheiros e grupos terroristas?

Os grupos terroristas costumam atuar em contexto onde não há um conflito formalizado e atingem pessoas que não tem relação direta com os inimigos dos terroristas. Por outro lado, as guerrilhas aparecem em situações de conflito ou instabilidade presentes.


Qual é a diferença entre guerrilha e terrorismo?

Esses termos, inclusive, são grafados em grande parte das definições de cada um dos conceitos, vinculando a guerrilha à formação de um exército irregular, e o terrorismo à promoção do terror a uma população indiscriminada4. Enuncia-se o primeiro critério distintivo: os alvos.


O que é um grupo guerrilheiro?

Guerrilha (em castelhano: guerrilla , “pequena guerra”) é um tipo de guerra não convencional na maior parte das vezes rural no qual o principal estratagema é a ocultação e extrema mobilidade dos combatentes, chamados de guerrilheiros, incluindo, mas não limitado a civis armados (ou “irregulares”).


Quais são os grupos guerrilheiros?

Páginas na categoria “Grupos guerrilheiros”Ação Revolucionária Armada.Al-Shabaab.Alfaro Vive ¡Carajo!Aliança Muhajirin wa-Ansar.


Quais são as principais características de uma guerrilha?

As principais características da guerrilha são, segundo o principal teórico a respeito desse assunto, o filósofo político Carl Schmitt: 1) a irregularidade do tipo de combate feito pelo guerrilheiro; 2) a capacidade de mobilidade; 3) o compromisso político; e 4) o caráter telúrico (ligação íntima com o meio – seja ele …


O que é a Al-qaeda e qual seu objetivo principal?

Foi considerada uma organização terrorista pelos EUA, Reino Unido, União Europeia, OTAN, Índia e muitos outros países. A princípio, o foco de atuação da Al-Qaeda tinha por objetivo expulsar as tropas russas do território do Afeganistão.


Quem eram os guerrilheiros no Brasil?

Dentre os defensores do partido de vanguarda na condução da luta armada estavam o PCdoB, a Ala Vermelha, o PRT e o POC. Caberia ao partido coordenar a guerrilha rural e a luta armada urbana, bem como as ações das massas nas cidades e no campo, dirigindo o processo revolucionário.


O que desejavam os guerrilheiros?

Alguns destes grupos almejavam implantar a ditadura do proletariado após derrotarem o regime; outros, queriam a libertação nacional frente ao imperialismo estadunidense.


Quando foi a morte de Lamarca?

17 de setembro de 1971Carlos Lamarca / Data de falecimento


Quem foi o principal líder da ALN?

O ultimo comandante militar da ALN, após a morte de Marighella foi Carlos Eugênio Paz, conhecido por Clemente nos tempos de guerrilha. Por ser o homem mais procurado pela repressão, exilou-se na França em 1973 e viveu por lá até 1981.


Quais são os principais grupos de luta existentes na América Latina?

Os principais grupos de guerrilheiros latino-americanos surgiram na Colômbia, Venezuela, Peru, Guatemala, Argentina, Brasil, Nicarágua, entre outros. Contudo, somente duas guerras de guerrilhas lograram êxito no continente americano, isto é, conquistaram o poder.


Quem fez parte do movimento guerrilheiro?

João amazonas, elza monnerat, Maurício grabois, Ângelo arroyo, Osvaldo Orlando da costa, líbero Castiglia, João Carlos haas sobrinho, etc.


O que são guerrilhas?

As guerrilhas são consideradas como pequenas guerras não convencionais, onde aqueles que se envolvem com a causa são denominados de guerrilheiros. A organização das guerrilhas tem como base a ocultação e a mobilidade extrema dos combatentes destes grupos organizados.


O que é terrorismo?

O terrorismo surge a partir de uma inquietação, ou um descontentamento diante da condição social do momento. Diferentemente de outras formas de protesto, o terrorismo age por meio de violências, sejam elas físicas ou morais. Existem relatos de atitudes terroristas ao longo de toda história da humanidade, desde a antiguidade até os dias atuais.


Grupos paralelos ao Estado no mundo

Ao longo da história, vários grupos com poderes paralelos aos do Estado têm surgido, sendo que a violência é uma prática comum entre estes. Um dos grupos mais famosos é o Talibã, o qual é um grupo político que atua no Paquistão e no Afeganistão, no continente asiático.


Guerrilha no Brasil

O movimento da Guerrilha do Araguaia foi um conjunto de ações promovidas por um grupo denominado guerrilheiro no contexto da Ditadura Militar no Brasil. Este grupo era formado por estudantes universitários, bem como operários, profissionais liberais e ainda por camponeses.


Terrorismo hoje no mundo

Os ataques terroristas no contexto atual possuem um viés diferente daquele de sua origem, quando estavam mais relacionados a questões políticas.


Aliança Libertadora Nacional (ALN)

Umas das principais organizações da esquerda armada, a Aliança Libertadora Nacional (ALN) foi criada em 1968 por Carlos Marighella, Joaquim Câmara Ferreira e Virgílio Gomes da Silva, dissidentes do Partido Comunista Brasileiro (PCB).


Vanguarda Popular Revolucionária (VPR)

Movimento político-militar, a Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) era formada majoritariamente por estudantes e ex-militares dissidentes da Política Operária (Polop) e ex-integrantes do Movimento Nacionalista Revolucionário (MNR).


VAR-Palmares

A Vanguarda Armada Revolucionária – Palmares (VAR-Palmares) foi uma organização político-militar surgida a partir da fusão entre o Comando da Libertação Nacional (Colina), a Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) e outros grupos revolucionários do Sul do país e da Bahia.


Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Fundado em 1922, o Partido Comunista Brasileiro (PCB) tinha como objetivo promover a revolução proletária no Brasil e conquistar o poder político para instaurar o sistema socialista. Considerado o partido mais antigo do Brasil, teve a maior parte da sua existência na ilegalidade.


Organização Revolucionária Marxista – Política Operária (Polop)

Formada em 1961 principalmente ex-militantes trotskistas e ex-militantes comunistas, a Organização Revolucionária Marxista – Política Operária (Polop) era constituída majoritariamente por intelectuais e estudantes de São Paulo, Minas Gerias e Rio de Janeiro.


Comando de Libertação Nacional (COLINA)

Criado em 1967, em Minas Gerais, por dissidentes mineiros da Polop, o Comando de Libertação Nacional (COLINA) era integrada majoritariamente por jovens estudantes universitários.


4 – FILIPINAS

FRENTE MORO DE LIBERTAÇÃO NACIONAL – ILHA DE MINDANAO Islâmicos tentando separar-se das Filipinas ( maioria católica). Desde 1972 ocorreram 120 mil mortes. Em 1996 é assinado um acordo de paz. A autonomia da ilha é reconhecida em 1989.


7 – FRANÇA

ARMATA CORSA – ( FRENTE NACIONAL DA LIBERTAÇÃO DA CÓRSEGA – Ilha localizada no mar Mediterrâneo) Exigem maior autonomia e o reconhecimento da língua corsa como oficial.
Grupo separatista.


9 – ESPANHA

Grupo Basco fundado em 1959, que luta pela transformação do país Basco, que ocupa áreas da Espanha e da França, em Estado independente. Grupo terrorista.


12 – EGITO

Grupo extremista islâmico, localizado na província de Asyut ( norte). Grupo fundamentalista e terrorista, luta contra os grupos de islâmicos moderados que governam o Egito.


13 – JAPÃO

Grupo radical japonês que não aceita a derrota japonesa na 2ª Guerra Mundial. A mídia ocidental divulgou a notícia de que esse grupo teria assumido a autoria do atentado terrorista a Nova York, como vingança às bombas em Hiroxima e Nagazaki em 1945.


15 – TURQUIA

PKK ( PARTIDO DOS TRABALHADORES DO CURDISTÃO ) Grupo radical que luta pela formação do Estado Curdo. Território que abrangeria áreas dos seguintes países: Turquia, Armênia, Iraque, Irã e Síria. Em 1999 foi preso o principal líder do PKK ( Abdullah Ocalan ).


16 – ITÁLIA

BRIGADA VERMELHA – Grupo terrorista, comunista, que não concorda com os caminhos adotados pelo Partido Comunista Italiano, que inclusive, troca o vermelho, a foice e o martelo, pela rosa e as 15 estrelas, simbolizando os países da União Europeia.


¿O que é terrorismo de comunidade?

Chamado também de Terrorismo Comunitário é caracterizado por manifestações e atentados que visam controlar e debilitar a capacidade produtiva da comunidade.


¿ O que é o grupo de Irlanda?

Grupo paramilitar católico que desde os anos 60, começou a atuar pela saída das forças britânicas do território da Irlanda, ou seja, a separação da Irlanda e do Reino Unido. Encerrou suas atividades em 2005.


¿ O que é o Estado islámico?

O Estado Islâmico surge com a intenção de formar uma nação islâmica independente e atua principalmente na Guerra da Síria, além de ser responsável por vários atentados terroristas no mundo.

image


O Que São Guerrilhas?


O Que É terrorismo?

  • O terrorismo surge a partir de uma inquietação, ou um descontentamento diante da condição social do momento. Diferentemente de outras formas de protesto, o terrorismo age por meio de violências, sejam elas físicas ou morais. Existem relatos de atitudes terroristas ao longo de toda história da humanidade, desde a antiguidade até os dias atuais. Os atos terroristas podem ser o…

See more on estudopratico.com.br


Grupos Paralelos Ao Estado No Mundo

  • Talibã
    Ao longo da história, vários grupos com poderes paralelos aos do Estado têm surgido, sendo que a violência é uma prática comum entre estes. Um dos grupos mais famosos é o Talibã, o qual é um grupo político que atua no Paquistão e no Afeganistão, no continente asiático. Essa organiz…
  • Al-Qaeda
    Um dos grupos mais referenciados quando o assunto é terrorismo é a Al-Qaeda, a qual foi criado por Osama bin Laden ainda no final de década de 1980. A organização ficou conhecida após os atentados terroristas nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001, quando 2996 pessoas m…

See more on estudopratico.com.br


Guerrilha No Brasil

  • O movimento da Guerrilha do Araguaia foi um conjunto de ações promovidas por um grupo denominado guerrilheiro no contexto da Ditadura Militar no Brasil. Este grupo era formado por estudantes universitários, bem como operários, profissionais liberais e ainda por camponeses. O movimento teve origem e intensidade na região do Araguaia, entre os estado…

See more on estudopratico.com.br


Terrorismo Hoje No Mundo

  • Os ataques terroristas no contexto atual possuem um viés diferente daquele de sua origem, quando estavam mais relacionados a questões políticas. Os ataques que têm sido registrados em anos mais recentes têm como base uma não aceitação dos elementos culturais do outro, ou seja, são ações que recriminam os aspectos culturais, principalmente religiosos, dos demais gr…

See more on estudopratico.com.br


Aliança Libertadora Nacional

Image
Umas das principais organizações da esquerda armada, a Aliança Libertadora Nacional (ALN) foi criada em 1968 por Carlos Marighella, Joaquim Câmara Ferreira e Virgílio Gomes da Silva, dissidentes do Partido Comunista Brasileiro (PCB). O objetivo do grupo era combater o regime militar com luta armada e insta…

See more on gazetadopovo.com.br


Vanguarda Popular Revolucionária

  • Movimento político-militar, a Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) era formada majoritariamente por estudantes e ex-militares dissidentes da Política Operária (Polop) e ex-integrantes do Movimento Nacionalista Revolucionário (MNR). A VPR se organizava em células de três militantes que não tinham comunicação umas com as outras. Um membro de cada célul…

See more on gazetadopovo.com.br


Var-Palmares

  • A Vanguarda Armada Revolucionária – Palmares (VAR-Palmares) foi uma organização político-militar surgida a partir da fusão entre o Comando da Libertação Nacional (Colina), a Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) e outros grupos revolucionários do Sul do país e da Bahia. A ação mais famosa do VAR-Palmares foi o roubo ao cofre do ex-governador de São Paulo, Adhemar d…

See more on gazetadopovo.com.br


MR-8

  • Batizado em homenagem à data da morte de Ernesto “Che” Guevara, o Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) foi a denominação de dois movimentos de guerrilha. O primeiro era formado por dissidentes do PCB no estado do Rio de Janeiro e foi dizimado pela polícia em agosto de 1969. O segundo, também formado por dissidentes do PCB, permanece até hoje. De forma simil…

See more on gazetadopovo.com.br


Partido Comunista Brasileiro

  • Fundado em 1922, o Partido Comunista Brasileiro (PCB) tinha como objetivo promover a revolução proletária no Brasil e conquistar o poder político para instaurar o sistema socialista. Considerado o partido mais antigo do Brasil, teve a maior parte da sua existência na ilegalidade. Durante os primeiros anos do regime militar, o PCB passou por uma crise interior devido à estra…

See more on gazetadopovo.com.br


Organização Revolucionária Marxista – Política Operária

  • Formada em 1961 principalmente ex-militantes trotskistas e ex-militantes comunistas, a Organização Revolucionária Marxista – Política Operária (Polop) era constituída majoritariamente por intelectuais e estudantes de São Paulo, Minas Gerias e Rio de Janeiro. O objetivo do grupo era criar condições para o surgimento de um partido revolucionário da classe operária. Sua atuaçã…

See more on gazetadopovo.com.br


Comando de Libertação Nacional

  • Criado em 1967, em Minas Gerais, por dissidentes mineiros da Polop, o Comando de Libertação Nacional (COLINA) era integrada majoritariamente por jovens estudantes universitários. Como as demais organizações da esquerda armada, defendia a ação armada para libertar o Brasil da “opressão e ditadura” e, posteriormente, criar o partido revolucionário da classe operária. A orga…

See more on gazetadopovo.com.br

Leave a Comment