
Seja qual for o motivo, a ação judicial é a forma que temos de provocar o sistema judiciário para que nos dê uma solução. A resposta — o veredito final — envolve uma série de procedimentos próprios (quase rituais), que transformam tudo isso em um processo. Quer saber como funciona uma ação judicial?
Qual a relação entre ativismo judicial e judicialização?
Qual a relação entre ativismo judicial e judicialização? O ativismo judicial é uma consequência da judicialização – mas não somente dela. O excesso de demandas de cunho político levadas ao judiciário é que faz com que os juízes atuem de maneira expansiva, ultrapassando o limite da lei, tornando-se um juiz legislador.
Qual a diferença entre o autor da ação judicial e o réu?
O autor da ação judicial tem o dever de provar as suas alegações. Já o réu pode levantar provas para desacreditar algum argumento do autor, mas a principal obrigação de comprovar o que foi dito é de quem processou. Assim como toda regra, há exceções.
Qual a diferença entre processo judicial e administrativo?
Por sua vez, a preclusão, que significa a perda de uma faculdade processual por não ter se exercido em tempo oportuno, é possível ocorrer nos processos administrativos, porém com maiores limitações do que no processo judicial.
Qual a diferença entre juiz e juízo?
Concordo em parte com o Professor Darlan Barroso14 no sentido a indicação do “juiz” ou do “juízo” tem pouca diferença na prática tendo em vista e que endereçada a um ou a outro a peça chegará ao seu destinatário.

O que significa ajuizar ação judicial?
O que é um ajuizamento: No âmbito do Direito, fazer ajuizamento é levar a juízo, é submeter uma ação a um juiz, é o ato de protocolar uma ação na justiça para que seja apreciada e julgada por um juiz.
Quando ocorre o ajuizamento da ação?
Ocorre quando a cobradora tentou realizar um acordo com o devedor inúmeras vezes e não conseguiu, por esse motivo a cobrança pode passar a ser realizada diretamente na justiça.
Como ajuizar uma ação judicial?
Para ajuizar uma ação sem a presença de um advogado, basta apresentar o pedido oral ou escrito. Se o pedido for oral, basta o autor comparecer à Secretaria do Juizado, que opassará à forma escrita.
O que é uma dívida ajuizada?
Em linhas gerais, o ajuizamento de dívidas significa que a sua dívida será cobrada judicialmente, ou seja, por meio da justiça. É a abertura de um processo judicial pelo credor. Quando isso acontece, é muito provável que seu crédito fique comprometido e conste restrições em seu nome no SPC e Serasa, por exemplo.
Onde deve ser ajuizada a ação?
O ajuizamento da demanda deve ser feito no foro do domicílio do réu.
O que quer dizer CPF em processo de ajuizamento?
O ajuizamento de queixa é a medida que impede ações que possam provocar danos ou lesões contra alguém. O ajuizamento do CPF é uma operação realizada por uma empresa para negativar o nome do cliente devedor na praça.
Como dar início a um processo?
Um processo se inicia a partir do protocolo de uma petição ao juiz de primeira instância (primeiro grau). Nessa petição devem constar os motivos pelos quais o autor esta ajuizando a ação e quais dos seus direitos estão sendo prejudicados.
Quem pode entrar com uma ação judicial?
Em regra, só é possível ingressar com ação perante o Poder Judiciário através de advogado. Tal restrição decorre do art. 1º da lei nº 8.906/94, Estatuto da Advocacia e Ordem dos Advogados do Brasil, que assim dispõe: Art.
Como protocolar uma ação?
A opção de “Novo processo” permite que o usuário realize o cadastro de processos, que consiste nos dados iniciais do processo, seu assunto, suas partes, suas características, a petição inicial juntamente com os documentos necessários.
Quando uma dívida pode ser ajuizada?
Quando há um caso de inadimplência, deverá acontecer um acordo entre empresa e a pessoa que deve. Por outro lado, nos casos em que esses acordos não são feitos, outras medidas precisam ser tomadas pelo credor. É aí, portanto, que entra o ajuizamento de dívida.
Quanto tempo uma dívida pode ser ajuizada?
Segundo o Artigo 205 do Código Civil Brasileiro, as dívidas têm um prazo de 5 anos, contado a partir da data de vencimento, para serem cobradas na Justiça. Após esse período, o débito é prescrito e o credor não pode mais reivindicar essa pendência.
O que acontece se eu não pagar uma dívida judicial?
O que acontece se eu não pagar uma dívida judicial? Quando uma dívida judicial não é paga, o credor pode pedir que sejam tomadas diversas medidas contra o devedor. Essas medidas vão desde o bloqueio do salário até a penhora de bens.
01 dez O que é e como funciona uma ação judicial?
Os conflitos fazem parte da vida de qualquer pessoa. É natural! Às vezes, achamos que temos razão sobre algo, enquanto outra pessoa discorda, e, assim, precisamos chegar a um consenso. Nem sempre é possível, né? Por isso, um sistema muito útil e que todos nós conhecemos foi criado: o Direito.
Como surge uma ação judicial?
Quando uma pessoa sente que os seus direitos foram lesados, seja por outra pessoa ou empresa, recorre à justiça para resolver o impasse. Nasce aí a ação judicial. Dessa forma, o processo iniciado segue um ritual para que o poder judiciário possa analisar o pedido feito e decidir se o autor tem razão ou não.
Como é uma ação judicial contra o governo?
Ao chegar até aqui, você já sabe que uma ação judicial pode ser proposta contra pessoas físicas ou jurídicas, além do poder público. É justamente desses processos contra o governo que surgem as indenizações em forma de precatórios ou Requisições de Pequeno Valor (RPVs).
Ainda que se admita a utilização de “modelinhos” pré-concebidos as peças devem passar por uma periódica atualização dos aspectos jurídicos e linguísticos sob pena de elaborarmos textos compostos por termos que vão do arcaico aos senso comum e cuja leitura demanda mais da intuição do que da interpretação
Com o advento do CPC/15 alunos e profissionais do Direito passaram a questionar qual é a forma correta para se endereçar uma petição, seja uma inicial, seja uma petição intercorrente.
Christiano Augusto Menegatti
Bacharelado em Direito pela UFES. (1996). Especialista em Direito e processo do Trabalho (2000). Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais (2009). Professor da Universidade Vila Velha nas disciplinas de Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Prática Jurídica Trabalhista.
Interesse Público
Existem alguns aspectos do processo que são iguais ou muito próximos nas esferas judicial e administrativa, a começar pelo seu conceito, já que o processo sempre compreende uma série de atos coordenados para a realização de um fim estatal que é a aplicação da lei. Em ambas as esferas, o processo constitui instrumento, forma, modo de proceder.
Ótimo texto
O método de traçar diferenças e semelhanças foi perfeito e nos mostra o quanto o direito administrativo é peculiar e pode ser erroneamente entendido em prejuízo do interesse público, principalmente, quanto o uso arbitrário do formalismo.
Breve histórico do ativismo judicial
Existe uma divergência sobre a origem do termo ativismo judicial. Porém, prevalece o entendimento de que o termo fora criado pelo jornalista americano Arthur M. Schlesinger Jr., em 1947, em uma matéria jornalística para a revista “Fortune”.
O que é judicialização?
A judicialização é um fenômeno contemporâneo, oriundo da quantidade de demandas que têm sido levadas ao judiciário para que seja dada uma sentença de mérito, resolvendo o caso concreto.
Aprofundamento em ativismo judicial
Após a segunda guerra mundial, o mundo percebeu que um judiciário independente e forte era importante para a preservação e promoção dos direitos fundamentais. Ao lado disso, também se verificou uma progressiva desilusão e descrédito com a política majoritária.
Sérgio Merola Martins
Sérgio Merola é advogado, especializado em Administração Pública, com foco em demandas de Servidores Públicos, Concursos Públicos, Improbidade Administrativa, Direito Anticorrupção e Licitações. Bacharel na Universidade Salgado de Oliveira em 2009, é pós-graduado em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes…

01 Dez O Que É E Como Funciona Uma Ação Judicial?
Como Surge Uma Ação Judicial?
-
Quando uma pessoa sente que os seus direitos foram lesados, seja por outra pessoa ou empresa, recorre à justiça para resolver o impasse. Nasce aí a ação judicial. Dessa forma, o processo iniciado segue um ritual para que o poder judiciário possa analisar o pedido feito e decidir se o autor tem razão ou não. A diversidade dos tipos de processos varia tal qual a própri…
Como É Uma Ação Judicial Contra O Governo?
-
Ao chegar até aqui, você já sabe que uma ação judicial pode ser proposta contra pessoas físicas ou jurídicas, além do poder público. É justamente desses processos contra o governoque surgem as indenizações em forma de precatórios ou Requisições de Pequeno Valor (RPVs). Essas ações podem ter diversas razões, sendo as mais comuns as trabalhistas e de…