
O cloridrato de metoclopramida, mais conhecido pelo nome comercial Plasil® ou Primperan®, é um fármaco que age estimulando o esvaziamento do estômago, o que o torna útil nos casos de refluxo gastroesofágico, nos paciente com quadro de náuseas e vômitos e nos diabéticos com gastroparesia (esvaziamento lento do estômago).
Qual a função do cloridrato de metoclopramida?
O Cloridrato de Metoclopramida, antagonista da dopamina, estimula a motilidade muscular lisa do trato gastrintestinal superior, sem estimular as secreções gástrica, biliar e pancreática. Seu mecanismo de ação é desconhecido, parecendo sensibilizar os tecidos para a atividade da acetilcolina.
Como tomar cloridrato de metoclopramida?
Não há estudos dos efeitos de Cloridrato de Metoclopramida administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para garantir a eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via oral. A duração máxima recomendada do tratamento são 5 dias.
O que é metoclopramida e para que serve?
A metoclopramida é, portanto, um medicamento antiemético (que impede os vômitos) e um procinético (que acelera o esvaziamento do estômago). Atenção: Este texto não tem como objetivo reproduzir a bula completa da metoclopramida.
Pode tomar cloridrato de metoclopramida durante a gravidez?
O Cloridrato de Metoclopramida é excretada pelo leite materno e reações adversas no bebê não podem ser excluídas. Deve-se escolher entre interromper a amamentação ou abster-se do tratamento com Cloridrato de Metoclopramida durante a amamentação. Este medicamento não deve ser utilizado durante a lactação.

O que é cloridrato de metoclopramida para que serve?
Para que serve Cloridrato de metoclopramida Este medicamento é destinado ao tratamento de alterações da movimentação do sistema digestivo como em enjoos e vômitos de origem cirúrgica, doenças metabólicas e infecciosas, secundárias a medicamentos.
Como age a metoclopramida?
Como age. estimula a motilidade no trato gastrintestinal superior. Aumenta a pressão no esfíncter esofagiano inferior. Acelera o esvaziamento do estômago e aumenta o trânsito intestinal.
Quando devo tomar Plasil?
A administração de comprimidos deve ser feita 10 minutos antes das refeições. O comprimido deve ser ingerido com líquido, por via oral. PLASIL 10 mg: 1 comprimido, 3 vezes ao dia, via oral, 10 minutos antes das refeições. Não há estudos dos efeitos de PLASIL administrado por vias não recomendadas.
Qual a diferença entre Plasil é Vonau?
O Plasil (que é a Metoclopramida) e o Vonau (que é a ondansetrona) são remédios diferentes. Nos quadros das doenças do labirinto (labirintite é somente uma delas) essas duas drogas podem ser usadas para o “controle da naúsea (enjôo) e dos vômitos”. Não têm tanta ação sobre a tontura/vertigem propriamente dita.
O que é o efeito extrapiramidal?
“A reação extrapiramidal (ou sintomas extrapiramidais) diz respeito a sintomas que geralmente aparecem em distúrbios ou doenças que comprometem esse sistema neuronal, que está envolvido no controle do tônus e da postura”, explica Francisco Paumgartten, médico e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/ …
Quanto tempo leva para fazer efeito o PLASIL?
Após a dose oral, o pico plasmático é alcançado em 30 a 60 minutos. A sua excreção é feita principalmente pela urina e sua meia-vida plasmática é de aproximadamente 3 horas.
Quem não deve tomar Plasil?
A metoclopramida não é recomendada em pacientes epilépticos, visto que esta classe de medicamentos pode diminuir o limiar convulsivo. Se você apresenta deficiência do fígado ou dos rins, é recomendada diminuição da dose.
O que é bom para o estômago enjoado?
Os mais indicados para quem sofre de náuseas são: boldo-do-chile, hortelã, gengibre, camomila, erva doce, alecrim e carqueja. Alimentos mais secos, como biscoitos, torradas, bolachas e pães ajudam a combater o aumento da produção da saliva que ocorre durante a náusea.
Como tomar Plasil para enjoo?
O comprimido de metoclopramida deve ser tomado por via oral, com um pouco de água, cerca de 10 a 30 minutos antes das refeições, conforme orientação médica. A dose recomendada é de 1 comprimido de metoclopramida 10 mg, 3 vezes ao dia, ou seja 1 comprimido a cada 8 horas.
Quando tomar o Vonau?
Recomenda-se administrar 4 mg de ondansetrona, 3 vezes ao dia (a cada 8 horas) durante 1 a 2 dias após término da radioterapia. Para pacientes com 11 anos ou mais, recomenda-se a mesma dose proposta para adultos.
Qual o outro nome de Plasil?
O cloridrato de metoclopramida, mais conhecido pelo nome comercial Plasil® ou Primperan®, é um fármaco que age estimulando o esvaziamento do estômago, o que o torna útil nos casos de refluxo gastroesofágico, nos paciente com quadro de náuseas e vômitos e nos diabéticos com gastroparesia (esvaziamento lento do estômago) …
Para que serve o medicamento Vonau?
Vonau Flash 4mg com 10 comprimidos é um remédio que atua para tratar náuseas e vômitos. Sua substancia ativa é a ondansetrona (equivalente a 5mg de cloridrato de ondansetrona).
Quais são os efeitos colaterais da metoclopramida?
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com metoclopramida são sonolência, cansaço excessivo,sensação de falta de energia, dor de cabeça, confusão mental, depressão ou insônia.
Quais são os efeitos do PLASIL?
A metoclopramida, substância ativa de Plasil é um medicamento que age no sistema digestório no alívio de náuseas e vômitos.
Quais são as reações do PLASIL?
A metoclopramida pode causar, em determinados pacientes, a chamada “reação extrapiramidal”. Essa reação tem origem no sistema nervoso e causa sintomas parecidos com os de uma crise de ansiedade, como o aumento da frequência cardíaca, sensação de rigidez e inquietude e espasmos nos membros superiores e inferiores.
Qual é a função do hidróxido de alumínio?
Para que serve Hidróxido de Alumínio é destinado ao tratamento da azia ou queimação decorrente de hiperacidez gástrica.
Para que serve
A metoclopramida é indicada para o tratamento ou prevenção de náuseas e vômitos causadas por procedimentos cirúrgicos, doenças metabólicas ou infecciosas, ou devido a efeito colateral de remédios ou tratamento como quimioterapia.
Possíveis efeitos colaterais
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com metoclopramida são sonolência, cansaço excessivo,sensação de falta de energia, dor de cabeça, confusão mental, depressão ou insônia.
Quem não deve usar
A metoclopramida não deve ser usada por crianças com menos de 1 ano de idade e não é recomendada para pessoas com menos de 18 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, a não ser que seja indicado pelo médico.
O que é a metoclopramida?
O cloridrato de metoclopramida, mais conhecido pelo nome comercial Plasil® ou Primperan®, é um fármaco que age estimulando o esvaziamento do estômago, o que o torna útil nos casos de refluxo gastroesofágico, nos paciente com quadro de náuseas e vômitos e nos diabéticos com gastroparesia (esvaziamento lento do estômago).
Efeitos colaterais
Em geral, a incidência de reações adversas está relacionada com a dose e a duração do uso da metoclopramida. Os dois efeitos colaterais mais relevantes da metoclopramida são a depressão do sistema nervoso central e os sintomas extrapiramidais.
Uso durante a gravidez e lactação
A bromoprida é um medicamento que apresenta graduação B na categoria de risco na gravidez. Isso significa que os estudos em animais não conseguiram demonstrar um risco para o feto, mas que não existem estudos adequados e bem controlados em humanos.
Interferência em exames de sangue e testes laboratoriais
Não há dados até o momento que demonstrem interferência do cloridrato de
metoclopramida nos resultados de exames de sangue ou em outros testes laboratoriais.
¿ Quanto tempo tarda na excreção o medicamento?
A sua excreção é feita principalmente pela urina e sua meia-vida plasmática é de aproximadamente 3 horas.
¿ Qual medicamento prolonga o QT?
Uso concomitante de medicamentos que são conhecidos por prolongar o intervalo QT (por exemplo, antiarrítmicos Classe IA e III, antidepressivos tricíclicos, macrolídeos, anti psicóticos).
Metoclopramida – Indicações
Este medicamento é destinado ao tratamento de:
– distúrbios da motilidade gastrintestinal e;
-náuseas e vômitos de origem central e periférica (cirurgias, doenças metabólicas e infecciosas, secundárias a medicamentos).
O cloridrato de Metoclopramida é utilizado também para facilitar os procedimentos radiológicos do trato gastrintestinal.
Contra-indicações de Metoclopramida
O cloridrato de Metoclopramida é contraindicado nos seguintes casos:
– em pacientes com antecedentes de hipersensibilidade a Metoclopramida ou a qualquer componente da fórmula;
– em que a estimulação da motilidade gastrintestinal seja perigosa, como por exemplo, na presença de hemorragia gastrointestinal, obstrução mecânica ou perfuração gastrointestinal;
– em pacientes epiléticos ou que estejam recebendo outras drogas que possam causar reações extrapiramidais, uma vez que a frequência e intensidade destas reações podem ser aumentadas;
– em pacientes com feocromocitoma, pois pode desencadear crise hipertensiva, devido à provável liberação de catecolaminas do tumor.
Advertências
Podem aparecer sintomas extrapiramidais, particularmente em crianças e adultos jovens e/ou quando são administradas altas doses (vide Reações Adversas). Essas reações são completamente revertidas após a interrupção do tratamento.
Interações medicamentosas de Metoclopramida
Combinação contraindicada: levodopa e Metoclopramida possuem antagonismo mútuo. Combinações a serem evitadas: álcool potencializa o efeito sedativo da Metoclopramida.
Metoclopramida – Posologia
1. Coloque o frasco na posição vertical com a tampa para o lado de cima, gire-a até romper o lacre. 2. Vire o frasco com o gotejador para o lado de baixo e bata levemente com o dedo no fundo do frasco, para iniciar o gotejamento (20 gotas correspondem a 1 ml).
Superdosagem
Sintomas de superdose podem incluir reações extrapiramidais e sonolência, diminuição do nível de consciência, confusão e alucinações.
Características farmacológicas
Propriedades farmacodinâmicas
O cloridrato de Metoclopramida é um produto de síntese original dotado de características químicas farmacológicas e terapêuticas peculiares; sua substância ativa Metoclopramida é quimicamente o cloridrato de (N-dietilaminoetil)-2-metoxi-4-amino-5-cloro- benzamida.
Informação Importante Sobre Metoclopramida
Não use este medicamento se você já teve problemas de movimento muscular após o uso de metoclopramida ou medicamentos similares, ou se você já teve um distúrbio de movimento chamado discinesia tardia.
Como Devo Usar Metoclopramida?
Tome metoclopramida exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga as instruções do seu rótulo de prescrição e leia todos os guias de medicação. Use o medicamento exatamente como indicado.
O que Devo Evitar Enquanto Estiver Tomando Metoclopramida?
Beber álcool com este medicamento pode causar efeitos colaterais. Evite dirigir ou atividades perigosas até saber como esse medicamento afetará você. Suas reações podem ser prejudicadas.
Efeitos Colaterais da Metoclopramida
Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica à metoclopramida: urticária; dificuldade respiratória; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.
Outras Informações
Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance de crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use metoclopramida apenas para a indicação prescrita.

O Que É A Metoclopramida?
-
O cloridrato de metoclopramida, mais conhecido pelo nome comercial Plasil® ou Primperan®, é um fármaco que age estimulando o esvaziamento do estômago, o que o torna útil nos casos de refluxo gastroesofágico, nos paciente com quadro de náuseas e vômitos e nos diabéticos com gastroparesia (esvaziamento lento do estômago). A ação da metoclopramida est…
Indicações
-
O cloridrato de metoclopramida pode ser utilizado nas seguintes situações: 1. Tratamento de curta duração de quadros de náuseas e vômitos. 2. Prevenção de náuseas e vômitos nos pacientes em pós-operatório ou sob quimioterapia ou radioterapia. 3. Tratamento agudo da enxaqueca. 4. Doença do refluxo gastroesofágico. 5. Gastroparesia diabética. 6. Procedimento…
Nomes Comerciais
-
O cloridrato de metoclopramida pode ser encontrado sob a forma de medicamento genérico ou com seguintes nomes comerciais: 1. Aristopramida. 2. Drasil. 3. Fluccil. 4. Metoclosantisa. 5. Metrofarma. 6. Neolasil. 7. Noprosil. 8. Novosil. 9. Plabel. 10. Plagex. 11. Plamivon. 12. Plasil. 13. Plavom. 14. Primperan. 15. Vomistop. O cloridrato de metoclopramida é comercializado nas for…
Como Tomar
-
ADULTOS 1. Comprimidos: 1 comprimido, 3 vezes ao dia, via oral, 10 minutos antes das refeições. 2. Injetável: 1 ampola a cada 8 horas, via intramuscular ou intravenosa. 3. Solução oral: 2 colheres de chá (10 mL), 3 vezes ao dia, via oral, 10 minutos antes das refeições. CRIANÇAS ACIMA DE 1 ANO Gotas: a dose não deverá exceder 0,5 mg/kg/dia e o tratamento deve começa…
Efeitos Colaterais
-
Em geral, a incidência de reações adversas está relacionada com a dose e a duração do uso da metoclopramida. Os dois efeitos colaterais mais relevantes da metoclopramida são a depressão do sistema nervoso central e os sintomas extrapiramidais.
Contraindicações
-
A metoclopramida não deve ser utilizada nos seguintes casos: 1. Sempre que a estimulação da motilidade gastrointestinal possa ser perigosa, como por exemplo, na presença de hemorragia gastrointestinal, obstrução mecânica ou perfuração intestinal. 2. Pacientes com feocromocitoma, pois o medicamento pode causar crise hipertensiva, provavelmente devido à liberação de catec…
Uso Durante A Gravidez E lactação
-
A bromoprida é um medicamento que apresenta graduação B na categoria de risco na gravidez. Isso significa que os estudos em animais não conseguiram demonstrar um risco para o feto, mas que não existem estudos adequados e bem controlados em humanos. Como os estudos em animais nem sempre são preditivos da resposta humana, a metoclopramida deve ser usada dur…
Interações Medicamentosas
-
Combinação contraindicada: levodopa e metoclopramida têm um antagonismo mútuo (uma inibe o efeito da outra). Combinações que devem ser evitadas: álcool potencializa o efeito sedativo da metoclopramida. Combinações que merecem atenção: 1. Anticolinérgicos e derivados da morfina têm ambos antagonismo mútuo com a metoclopramida na motilidade do trato digestivo. 2. Dep…
Interferência em Exames de Sangue E Testes Laboratoriais
-
Não há dados até o momento que demonstrem interferência do cloridrato de metoclopramida nos resultados de exames de sangue ou em outros testes laboratoriais.