
Os Crimes Contra a Administração Pública são toda forma de práticas ilegais que prejudiquem a estrutura jurídica, financeira, organizacional ou administrativa do Estado. Para contornar essas práticas, há previsão legal de sanções aplicáveis aos funcionários públicos que praticarem tais crimes.
Quais são os crimes de ação pública?
§1º Os crimes definidos nêste artigo são de ação pública, punidos os dos itens I e II, com a pena de reclusão, de dois a doze anos, e os demais, com a pena de detenção, de três meses a três anos.
Quais são os crimes contra a administração pública?
O que são crimes contra a administração pública? Os crimes contra a administração pública são processados na área criminal. Inclusive, estão previstos no nosso Código Penal. Dentre esses crimes, estão: a lavagem ou ocultação de bens oriundos de corrupção; a corrupção ativa ou passiva.
Quais são os exemplos de crime contra a fé pública?
A traição, que se transforma em sedição ou defesa da derrubada, e a espionagem são exemplos do crime contra a fé pública. Exemplos de ofensas que obstruem as operações governamentais incluem perjúrio, suborno e corrupção, difamação criminal e desprezo e a alteração ou falsificação de dados do Estado que tirem sua legitimidade.
Qual a diferença entre ações penais públicas e privadas?
É por isso que o nome da ação penal privada é “subsidiária da pública”. Isto é, em sua origem falávamos de uma ação penal pública, no entanto, o Ministério Público não ofereceu a denúncia por desídia. Assim, a vítima poderá contratar um advogado e propor uma ação penal privada subsidiária da pública.

O que é um crime de ação pública?
A ação penal é pública quando promovida e movimentada pelo Ministério Público. Nesse contexto, a ação pública é incondicionada quando, para promovê-la, o Ministério Público independe de qualquer manifestação de vontade. A regra é esta: a ação penal é pública é incondicionada.
Quais crimes de ação penal pública?
No processo penal temos algumas espécies de ação penal, são elas: ação penal pública incondicionada à representação. ação penal pública condicionada à representação….Quais são os crimes de ação penal pública incondicionada?Homicídio;violência doméstica;estupro;roubo;furto;estelionato;entre outros.
O que é crime de ação pública e privada?
Se for uma “ação penal pública incondicionada” ou uma “ação penal pública condicionada à representação”, a petição inicial a ser apresentada pelo Ministério Público se chama “Denúncia”. Já se for uma “ação penal privada”, o nome da petição inicial é “queixa-crime”.
O que é crime de ação?
O conceito de ação penal consiste no direito de se exigir ou pedir a tutela jurisdicional do Estado, tendo como objetivo a resolução de um conflito decorrente de um fato concreto.
Como saber se o crime é de ação penal pública ou privada?
Quais são os crimes de ação penal privada. Segundo o Código Penal, existem diversos exemplos de crimes que se encaixam no perfil da ação penal privada, tais como: calúnia, difamação, injúria, violação de direito autoral, introdução ou abandono de animais em propriedade alheia, dentre outros.
Quais são as 4 condições da ação penal?
As condições estabelecidas para o processo penal são as mesmas do processo civil: a possibilidade jurídica do pedido, o interesse de agir e a legitimidade das partes (ad causam). Tais condições garantem que a persecução penal tenha utilidade e seja feita de acordo com o devido processo legal.
O que é um crime de ação privada?
Trata-se de ação de iniciativa da vítima ou seu representante legal, se ela for menor ou incapaz (artigo 100, § 2º, do CP, e artigo 30 do CPP).
Quais são os crimes de ação penal privada?
E quais são os crimes que estão sujeitos à ação penal privada?crimes contra a honra (artigo 145 do Código Penal);calúnia (artigo 138 do Código Penal);difamação (artigo 139 do Código Penal;injúria (artigo 140 do Código Penal);esbulho possessório de propriedade particular (artigo 161, parágrafo 3º, do Código Penal);More items…•
Quais os tipos de ação penal privada?
Existem três espécies de Ação Penal Privada:Exclusiva;Personalíssima; e.Subsidiaria da Pública.
Quais são as características da ação penal?
As características do direito a ação, se aparentam tanto na área processual civil e processual penal, sendo: Direito Abstrato, onde o titular tem a escolha de provocar o poder público, via órgãos judiciários.
Qual a classificação da ação penal?
1.1) Ação penal pública incondicionada; 1.2) Ação penal pública condicionada; 1.3) Ação penal pública “subsidiária da pública” (DL 201 e Código Eleitoral);
Quando o inquérito vira ação penal?
“Art. 10. O inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela.”
O que é um crime público?
Um crime público é um crime que, sendo cometido, dá lugar a um procedimento criminal (a um processo no tribunal) sem ser necessária queixa da vítima, porque qualquer pessoa, presenciando ou tomando conhecimento deste crime, pode denunciá-lo.
Como é denunciado o crime público?
Para ser iniciado um procedimento criminal, é preciso que o Ministério Público tome conhecimento da prática do crime, ou seja, que haja notícia do crime. No caso dos crimes públicos, esta notícia pode chegar-lhe através:
Há diferença para o arguido no crime público?
No caso de estar em causa um crime público, a única diferença para o arguido é apenas o facto de não poder chegar a acordo com a vítima com vista à desistência do processo (como pode acontecer no caso dos crimes semipúblicos e particulares), uma vez que, como já vimos, é o Ministério Público quem acusa o arguido do crime (a vítima pode até nem se ter queixado).
Como saber se um crime é público?
Para sabermos se um determinado crime é classificado como público, temos de consultar o artigo específico do Código Penal em que esse crime é previsto:
