O que e medicamento de açao local

image

Qual a forma do medicamento indicada?

A forma do medicamento indicada varia de acordo com o problema a ser combatido. Boa parte dos tratamentos receitados são sistêmicos, ou seja, feitos para serem ingeridos de forma oral ou injetados na corrente sanguínea, de modo que se espalhem pelo organismo e causem os efeitos desejados.

Quais são os diferentes tipos de Administração de medicamentos?

Você pode utilizá-los por diferentes vias de administração, como sublingual, pela pele, injeção, inalação, gotas e via oral. Essas informações se encontram na bula.

Como funciona o medicamento alopático?

Para melhor compreender como funciona o medicamento alopático, um exemplo simples: quando se tem febre, o médico indica um remédio para baixar a temperatura, são as conhecidas fórmulas “anti”, que, normalmente, “combatem” a doença e seus sintomas.

Qual a importância do armazenamento dos medicamentos?

O armazenamento é uma parte do ciclo da cadeia farmacêutica, onde a finalidade é garantir a qualidade dos medicamentos por meio de uma estocagem adequada. A boa conservação dos medicamentos gera credibilidade das indústrias farmacêuticas com seu consumidor final, o paciente.

image


O que é um medicamento de ação local?

Ação Local – O medicamento age no local onde foi colocado. Por exemplo, um creme antialérgico, um enxaguatório bucal ou um colírio. Ação Sistêmica – O medicamento precisa chegar até a corrente sanguínea e depois atingir o local de ação.


Quais são os tipos de ação local dos medicamentos?

As principais formas são:Injeção intravenosa (na veia)Injeção intra-arterial (na artéria)Injeção intramuscular (no músculo), é o caso das vacinas e de alguns antibióticos.Injeção intracardíaca.Injeção subcutânea (sob a pele), é o caso da insulina.More items…•


Qual a diferença entre medicamento de ação local e ação sistemática?

Ação local: apresentam ação diretamente sobre o local de aplicação. Ex: pomada, aplicada sobre a pele, como Neomicina + Bacitracina®, Furacin®, Bepantol®, Dermoderme®. Ação sistêmica: o medicamento precisa entrar na corrente sanguínea para atingir seu local ou sítio de ação.


Qual a classificação dos medicamentos quanto ao local de ação?

local: a ação ocorre na região em que o medicamento foi aplicado, sem passar pela corrente sanguínea (exemplo: pomadas e colírios); sistêmica: a medicação é absorvida e só depois entra na corrente sanguínea, atuando no local desejado (exemplo: antibióticos).


Quais são os tipos de vias de administração de medicamentos?

Existem três vias de administração de medicamentos consideradas principais:Oral;Parental;Subcutânea;Nasal;Retal;Intra-vesical;Nebulização;Ocular;More items…•


O que é o conceito de ação sistêmica?

Ação sistêmica é toda a administração de medicamentos que chega a corrente circulatória. A substância ativa precisa ser transportada do ponto de entrada até a parte do corpo onde se deseja para que ocorra sua ação. Para que ela percorra este caminho e consiga atingir este local, precisará entrar na corrente sanguínea.


Qual a diferença entre efeito local e sistêmico?

Tópica: efeito local; a substância é aplicada diretamente onde se deseja a sua ação (o fármaco é exposto sobre a pele). Enteral: efeito sistêmico (não-local); recebe-se a substância via trato digestivo. Parenteral: efeito sistêmico; recebe-se a substância por outra forma que não pelo trato digestivo.


Qual é a via de administração mais rápida?

1) Via Parenteral A ação é mais rápida e segura, não provocando irritação gástrica nem vômito. Pode ser utilizada para pacientes inconscientes, não há probabilidade de interferência pelos alimentos ou sucos digestivos e o fármaco não passa pelo fígado.


Quais são as quatro fases da farmacocinética?

Tais fatores são organizados em basicamente quatro etapas farmacocinéticas: absorção, distribuição, metabolismo e excreção. A depender das características físico-químicas de cada fármaco e da forma como interage com estruturas corpóreas este trajeto será facilitado ou dificultado.


Quais são as classificação de medicamentos?

A classificação dos medicamentos é dividida em três categorias diferentes, sendo elas: referência, similares e genéricos.


Qual é a classificação dos fármacos?

Os fármacos são classificados em grupos em cinco níveis diferentes. Os fármacos são divididos em 14 (catorze) grupos principais (1º nível), com dois sub-grupos terapêutico/farmacológico (2º e 3º níveis). O nível 4 é um sub-grupo terapêutico/farmacológico/químico e o nível 5 é a substância química.


Quais são os grupos de medicamentos?

Grupos Farmacológicos1.1. Antibacterianos. 1.1.1. Penicilinas. 1.1.1.1. Benzilpenicilinas e Fenoximetilpenicilina. … 1.2. Antifúngicos. 1.2.1. ANFOTERICINA B. 1.2.2. ANIDULAFUNGINA. … 1.3. Antivíricos. 1.3.1. Anti-retrovirais. 1.3.1.1. Inibidores da Protease. … 1.4. Antiparasitários. 1.4.1. Anti-helmínticos. 1.4.1.1. ALBENDAZOL.


O que significa bioequivalência?

Bioequivalência: consiste na demonstração de equivalência farmacêutica entre produtos apresentados sob a mesma forma farmacêutica, contendo idêntica composição qualitativa e quantitativa de princípio(s) ativo(s), e que tenham comparável biodisponibilidade, quando estudados sob um mesmo desenho experimental.


Quais são os medicamentos que atuam no sistema circulatório?

Os medicamentos cardiovasculares e as classes mais utilizadas, respectivamente, foram: hidroclorotiazida (34,8%) e captopril (33,5%); agentes que atuam sobre o sistema renina-angiotensina (46,8%) e diuréticos (42%).


Quais são as principais formas de apresentação dos medicamentos?

dos medicamentos As formas farmacêuticas são as formas físicas de apresentação do medicamento, e elas podem ser classificadas em sólidas, líquidas, semi- sólidas e gasosas. As formas sólidas podem ser pós, granulados, comprimidos, drágeas, cápsulas, supositórios e óvulos.


Qual a diferença entre a via enteral e parenteral?

Elas podem ser divididas em dois grupos principais: enterais (via oral, sublingual e retal) e parenterais (via endovenosa, intramuscular e subcutânea, entre outros).


Diferença entre medicamentos e remédios

Muitas pessoas acham que não há diferença entre medicamentos e remédios, que têm o mesmo significado, porém estão enganadas. Os medicamentos são substâncias estudadas, testadas e elaborados pela indústria farmacêutica com o objetivo de diagnosticar, prevenir, curar ou aliviar sintomas.


Tipos de medicamento

Hoje, segundo a Lei nº 9.787 de 1999, os medicamentos podem ser divididos em três principais tipos de medicamentos: o de referência, o similar e o genérico.


De onde vêm os novos medicamentos?

Plantas, animais, fungos e bactérias ainda são as maiores fontes de substâncias biologicamente ativas, objetos de estudos de novos fármacos.


Como o medicamento age no nosso corpo?

Você pode utilizar os medicamentos por diferentes vias de administração, como sublingual, pela pele, injeção, inalação, gotas e via oral. Essas informações se encontram na bula. Existem quatro estágios básicos do medicamento em nosso organismo: absorção, distribuição, metabolismo e excreção.

image

Leave a Comment