O que e medidas construtivas numa açao civil

image

Entenda a seguir o que é a medição de obras, alguns critérios a serem seguidos e veja como ela é fundamental para a construção civil: O que é a medição de obras? De maneira geral, o objetivo da medição de obras é verificar a compatibilidade entre o que foi executado e o que está previsto no projeto e nos quantitativos do orçamento.

Full
Answer

Qual a importância das normas na construção civil?

Como foi visto, as normas na construção civil são fundamentais para o bom desempenho das atividades, para a preservação da saúde e integridade dos colaboradores e também para o sucesso da empresa que atua nesse setor.

Como economizar na construção civil?

Para economizar na construção civil, você tem que pensar no estoque. Um estoque cheio significa comprometimento de dinheiro antes do necessário, o que pode afetar outros pagamentos ou aplicações. Prepare-se para dias de chuva e tenha sempre um plano de ações em locais cobertos.

Quais são os melhores métodos construtivos na construção civil?

O wood frame é um dos sistemas construtivos mais interessantes dos últimos anos, apesar de não ser ainda muito utilizado no Brasil. Seu uso é muito popular nos Estados Unidos. Uma das causas de o método não ser muito utilizado no Brasil está na grande umidade do ar, que prejudica essas estruturas.

Qual a importância do método construtivo para a construção de uma obra?

Tudo depende do contexto em que a obra será construída. Método construtivo que se baseia na estrutura metálica são ótimos para gerar grandes edificações, mas seu uso é caro e pode ser pouco sustentável, especialmente em países em desenvolvimento.

image


O que são medidas de engenharia?

As medidas de engenharia incluem dispositivos que permitam, por exemplo, a realização de procedimentos sem a utilização de agulhas ou a utilização de agulhas com dispositivos de segurança.


Quais são os 3 tipos de medidas de controle dos riscos?

Considerando as medidas de proteção coletiva, três alternativas podem ser adotadas: Eliminação do risco; Sinalização e Bloqueio do risco; Neutralização do risco, sendo que a Neutralização se subdivide em outras três etapas chamadas de proteção contra o risco, isolamento do risco e enclausuramento do risco.


O que são medidas de ordem geral?

O segundo nível de proteção é a adoção de medidas administrativas, de ordem geral, que visam diminuir o tempo de exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a determinado risco, por meio de ações como redução da carga horária diária ou semanal, adoção de escalas, e rodízio de equipes para determinados trabalhos.


Quais são as medidas de controle?

As medidas de controle são o conjunto das ações estratégicas de prevenção destinadas a eliminar ou reduzir os eventos indesejáveis que tem capacidade potencial para causar lesões ou danos à saúde dos trabalhadores.


Quais são as medidas de controle do risco elétrico?

São três as principais medidas de controle de risco em instalações elétricas:Medidas de proteção coletiva;Medidas de proteção individual;Procedimentos de trabalho.


O que são medidas de controle aos perigos e riscos?

As medidas de controle de risco são uma ferramenta crucial para ajudar na prevenção de acidentes ou ferimentos no local de trabalho. Elas devem fazer parte do plano mais amplo de saúde e segurança da empresa, fornecendo um método para identificar, controlar e reduzir os riscos presentes no local de trabalho.


Qual é a ordem hierárquica das medidas de controle?

I – eliminação dos fatores de risco; II – minimização e controle dos fatores de risco, com a adoção de medidas de proteção coletiva; III – minimização e controle dos fatores de risco, com a adoção de medidas administrativas ou de organização do trabalho; IV – adoção de medidas de proteção individual.


Qual a ordem de prioridade das medidas de prevenção?

(v) implementar medidas de prevenção, ouvidos os trabalhadores, de acordo com a seguinte ordem de prioridade: a) eliminação de fatores de risco, b) minimização e controle dos fatores de risco, com a adoção de medidas de proteção coletiva, c) minimização e controle de fatores de risco, com a adoção de medidas …


O que são medidas de proteção individual?

O Equipamento de Proteção Individual – EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.


São medidas de controle na fonte?

Medidas de Eliminação (Fonte): Essa medida prevê a eliminação da condição perigosa que coloca em risco o trabalhador. Por exemplo, eliminar o manuseio manual de uma ferramenta perigosa por um manuseio mecânico.


São exemplos de medidas de proteção administrativa?

Medidas Administrativas: Procedimentos, treinamento e competência para a execução do trabalho. Inclui ainda sinalização horizontal e vertical, sinais de advertência e alarme, permissão de trabalho, controle de acesso, etiquetagem, inspeção, etc.


Para que serve a medidas de controle?

Medidas de controle é uma titulação de item que representa o coletivo das ações estratégicas de prevenção destinadas a eliminar ou reduzir, mantendo sob controle, as incertezas e eventos indesejáveis com capacidade potencial para causar lesões ou danos à saúde dos trabalhadores e, dessa forma, transpor as dificuldades …


O que é medição de obra?

De um modo geral, podemos definir medição de obra como sendo um método de acompanhamento e de controle, capaz de discriminar os diferentes serviços que entram na composição de uma construção civil e permitir que estes serviços sejam mensurados, avaliados, questionados.


Por que fazer medição é fundamental na construção civil?

Quando se planeja uma obra, é necessário que se domine de forma segura não só a execução da construção, mas, sobretudo, os instrumentos de controle que permitam acompanhar a qualidade da obra e a execução dos trabalhos.


Critérios a considerar na medição de obras

O controle de obras é uma atividade que visa não permitir a ocorrência de pontos críticos, evitar distorções e desvios de parâmetros em relação ao que foi programado, como dito. É, dessa maneira, uma atividade preventiva.


Qual é o melhor método construtivo?

Uma dúvida muito recorrente nos primeiros períodos da faculdade de engenharia e arquitetura é a de determinar qual o melhor sistema construtivo existente. Logo, os futuros profissionais escolhem seus preferidos, mas somente com o tempo eles aprendem que não existe método construtivo pior ou melhor.


Quais são os métodos construtivos mais usados no Brasil?

O Brasil é um país continental e está entre as maiores economias do mundo. Por isso, é comum que as diversidades de métodos construtivos utilizados sejam muito variadas.


NR-4: Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT)

Essa norma é do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e estabelece diretrizes para a organização dos SESMTs. Ela visa diminuir as doenças ocupacionais e os acidentes de trabalho, exigindo a presença de profissionais especializados no corpo técnico da organização, como médico do trabalho e engenheiro de segurança do trabalho.


NR-6: Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

A NR-6 estabelece a obrigatoriedade do uso e conservação dos EPIs aos colaboradores durante todo o expediente, e que o fornecimento é de responsabilidade da empresa sempre que as condições de trabalho exigirem.


NR-8: Padrões de edificações

Também ligada à segurança no ambiente de trabalho, a NR-8 especifica requisitos mínimos para que as edificações estejam seguras e confortáveis para quem trabalha em sua construção. O canteiro de obras oferece muitos riscos, pois há uma grande movimentação de pessoas, muitos materiais, entulhos e maquinários.


NR-12: Uso de maquinário

Essa norma também é muito importante para a construção civil, já que há várias máquinas e equipamentos nas frentes de serviço. Ela traz diversos regulamentos a fim de minimizar os riscos e garantir que o trabalhador opere de forma segura e confiável.


NR-18: Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção

Trata-se de uma das mais importantes normas na construção civil, pois é muito específica e abrange diversas atividades do setor como demolição, estrutura de concreto, estruturas metálicas, escavações, fundações e desmonte de rochas, armação de aço, operação de soldagem, andaimes, alvenarias, revestimentos, acabamentos, instalações elétricas, entre outras..


NR-35: Segurança nas alturas

Uma das atividades com maior risco de acidente com morte é o trabalho em altura e, por isso, a NR-35 determina as diretrizes para proteção dos trabalhadores que se submetem a esse tipo se serviço, incluindo o planejamento, a organização e a execução da tarefa.


O que são os sistemas construtivos?

Em primeiro lugar, podemos definir um sistema construtivo como o conjunto de técnicas e tecnologias utilizadas para a construção de um edifício. Dessa maneira, os métodos construtivos correspondem à estrutura de uma casa ou prédio e servem para dar sustentação ao mesmo.


Conclusão

Em síntese, esses foram os sistemas construtivos mais utilizados na construção civil atualmente. Portanto, para encontrar o método mais adequado para sua construção, considere as características de cada um, a mão de obra disponível em sua região e a funcionalidade da edificação.


1 – Planejamento

Um planejamento preciso e eficiente evita perda de materiais, perda de recursos financeiros e de mão de obra. Você pode considerar que, na construção civil, o planejamento é tão importante quanto a execução.


2 – Evitar a obra parada

Quando se fala de perda de tempo em uma construção, a primeira coisa que vem à cabeça é a obra parada e, consequentemente, mão de obra parada, não é mesmo?


4 – Equipamentos

Similar à perda por dimensionamento incorreto de mão de obra é a perda ocorrida com equipamentos. O desperdício pode estar no tempo mal calculado, na falta de orientação a quem maneja os equipamentos ou até na destinação destinação dos funcionários a diferentes atividades em um mesmo período.


5 – Indicador de desperdícios

Como diz o ditado, não se gerencia aquilo que não se mede. Então, se você se pergunta como economizar na construção civil, deve controlar o desperdício de materiais, precisa definir indicadores. Se você já acompanha seus processos e conhece os números, agora precisa calcular.


6 – Invista em sustentabilidade

Economizar água, usar materiais agregados (reciclados), tratar bem do seu entulho e outras ações sustentáveis representam oportunidade de economizar dinheiro. Além disso, agregam valor a sua obra, pois ela se torna ecologicamente correta, o que ajuda – e muito – na hora de vendê-la ou divulgá-la.


7 – Utilize materiais e equipamentos modernos

As últimas tendências em materiais e técnicas de construção, além de sustentáveis, frequentemente são mais duráveis e até de maior qualidade. Podem, assim, tornar seu processo de produção muito mais eficiente. Como exemplo, citamos materiais novos como o concreto autocurativo e o cimento magnesiano.


8 – Recursos energéticos alternativos

Em uma época na qual muito se discute sustentabilidade e proteção dos recursos naturais, se você quer saber como economizar na construção civil, utilizar práticas que resultem na conservação da água é importantíssimo. Dessa forma, você pode adotar sistemas hídricos e energéticos alternativos, como:


1. Telhado verde

Telhado verde, ou cobertura verde, é uma espécie de jardim suspenso instalado no telhado da edificação. Esse recurso traz mais conforto térmico, reduzindo os gastos com energia elétrica. Além do benefício para a construção, o telhado verde também traz impactos positivos para o ambiente.


2. Telha ecológica

Além do telhado verde, a telha ecológica também traz inovação e sustentabilidade na construção civil. A telha ecológica é um produto com tecnologia de alto desempenho, design moderno, e pode ser produzida com fibras naturais, fibras de papel reciclado e outros materiais como caixinhas Tetra Pack e garrafas PET.


3. Materiais de mudança de fase

Os materiais de mudança de fase também trazem inovação e sustentabilidade na construção civil. Chamados de PCMs ( Phase Change Materials ), eles são usados para o revestimento de obras. Como contém microcápsulas de parafina, eles conseguem melhorar o armazenamento de energia térmica.


4. Esferas plásticas na laje

As lajes que levavam toneladas de concreto para serem cobertas são coisa do passado. Com um novo sistema construtivo, chamado de Bubble Deck, há uma significativa queda no consumo de cimento para esse tipo de construção. Trata-se de uma estrutura composta por telas metálicas e bolas de plástico, que posteriormente é coberta com cimento.


5. Painéis solares

Gerar energia através da luz do Sol não é nenhuma novidade. Porém, com o desenvolvimento da tecnologia, os painéis solares estão cada vez mais potentes. No início, muita gente abria mão desse recurso por se tratar de algo caro e com altos índices de perda de energia.


6. Softwares de gestão

Os softwares de gestão também promovem inovação e sustentabilidade na construção civil. Na medida em que eles organizam melhor as rotinas e processos dentro da obra, essa tecnologia também contribui para minimizar o desperdício e até a geração de resíduos.


7. Internet das coisas

Inovação e sustentabilidade na construção civil não se restringem apenas aos materiais e às técnicas construtivas. O próprio funcionamento das edificações também conta com recursos visando minimizar os impactos ao meio ambiente.

image


O Que É A Medição de obras?

Image
De maneira geral, o objetivo da medição de obras é verificar a compatibilidade entre o que foi executado e o que está previsto no projeto e nos quantitativos do orçamento. Além de ser uma ferramenta fundamental de controle, a quantificação permite mensurar os recursos aplicados ao longo do cronograma (como materiai…

See more on constructapp.io


Critérios de Medição

  • Os critérios de medição de obras e serviços são variados, podendo ser estipulados pelas normas oficiais ou pela própria construtora/empreiteira responsável pelo projeto de acordo com base nas observações em campo de projetos anteriores. O importante é que o profissional esteja atento aos critério adotados como referência, para a realização correta da medição em campo. Um do…

See more on constructapp.io


Medição E Orçamentos

  • A correta medição dos serviços é fundamental para a elaboração de um orçamento correto e próximo da realidade de execução do projeto. Como os quantitativos de obras são muito extensos, um erro na medição pode gerar grandes prejuízos para quem está construindo o empreendimento. Imagine um orçamento que leva em conta 10 funcionários para a execução d…

See more on constructapp.io


Medição em Obras Públicas

  • No caso de obras públicas, a medição pode ser ainda mais desafiadora. A empresa vencedora da licitação deve apresentar regularmente as medições, mas cabe aos órgãos do Estado a responsabilidade de acompanhar e fiscalizar a veracidade dos dados apresentados. Além disso, as medições determinam o pagamento a ser feito para a empreiteira, já que a remuneração dep…

See more on constructapp.io

Leave a Comment