O que e raio de açao dos medicamentos

image

Medication

Como funciona o raio-X? A imagem produzida pelo equipamento de raio X assenta num princípio básico da relação entre os raios que são emitidos e os raios recebidos, após atravessarem determinado material. É produzido um feixe de energia de radiação X, através de um gerador, que vai incidir na região do corpo que se pretende visualizar.

Therapy

Geralmente o raio atômico é medido em picômetros (pm), submúltiplo do metro (1 picômetro=10- 12 m.). Note que quando a referência não é um átomo, mas um íon, o raio encontrado é o raio iônico.

Self-care

Radioisótopos artificiais também são chamados radiotraçadores. Eles podem se transportar pelo organismo, chegando a determinados tecidos e emitindo radiação gama nesses locais. Em alguns casos, a radiação é usada para destruir células cancerosas.

See more

O RX é realizado por um técnico de radiologia que tem o dever de escolher as incidências mais adequadas à região do corpo em estudo e de acordo com a informação clínica fornecida pelo médico requisitante. Alguns RX como o do tórax, coluna cervical e ombro são sempre que possível realizados em pé.

Como funciona o raio-X?

Como é medido o raio atômico?

Qual é o uso da radiação na medicina?

Como é feito o exame de radiologia?

image


Quais são as ação dos medicamentos?

A ação de um medicamento é afetada pela quantidade de medicamento que alcança o receptor e o grau de atração (afinidade) entre ele e seu receptor na superfície da célula. Uma vez ligados ao seu receptor, os medicamentos variam na sua capacidade de produzir um efeito (atividade intrínseca).


Quais os principais alvos para a ação dos medicamentos?

ALVOS PARA A AÇÃO DE FÁRMACOS receptores; • canais iônicos; • enzimas; • transportadores (moléculas carregadoras). A maioria dos fármacos importantes age sobre um ou outro desses tipos de proteína, mas existem exceções.


Quais são as classificações dos medicamentos?

A classificação dos medicamentos é dividida em três categorias diferentes, sendo elas: referência, similares e genéricos.


Quais são as 5 vias medicamentosas?

Conheça um pouco mais sobre algumas das vias de administração de medicamentos que podem ser adotados pelo enfermeiro:Via oral. … Vias de administração de medicamentos parenterais. … Via sublingual. … Via retal. … Via ocular. … Via otológica. … Via cutânea. … Via transdérmica.


O que e o alvo farmacológico?

Alvos Farmacológicos: Um fármaco, após ser administrado e chegar ao tecido alvo, vai ter um mecanismo próprio para modificar o organismo a fim de gerar uma resposta celular. Para isso, o fármaco precisa chegar ao tecido alvo em quantidade suficiente específica para cada fármaco e seu tecido alvo.


O que são alvos moleculares?

As drogas de alvo molecular foram desenvolvidas com base nas proteínas encontradas na superfície ou no interior das células tumorais. Os medicamentos têm essas substâncias como principal alvo e impedem a sequência de eventos que leva à proliferação de células malignas no corpo.


Quais as três classificações que podemos dar aos medicamentos?

O mercado farmacêutico do país conta com três categorias de medicamentos: os remédios de marca, os genéricos e os similares….O que são: Medicamento de marca ou referência? … Medicamento genérico? … Medicamento similar?


Quanto à origem como deve ser a classificação dos medicamentos?

Em primeiro lugar, vale ressaltar que os medicamentos podem ter duas origens: fontes naturais (reino animal, vegetal e mineral) e fontes sintéticas (industrialização e manipulação de substâncias).


Quantos tipos de remédio existem?

No Brasil, por determinação de lei, existem três classes de medicamentos, referência, genéricos e similares.


Quais são as vias de administração?

A via de administração é a maneira como o medicamento entra em contato com o organismo; é sua porta de entrada. Podemos administrar via oral (boca), retal (ânus), sublingual (embaixo da língua), injetável (intravenoso), dermatológica (pele), nasal (nariz) e oftálmica (olhos), dentre outras.


Qual a via mais rápida de absorção de medicamentos?

Quando comparada com a via oral, a via sublingual permite uma entrada mais rápida do fármaco no organismo. É ideal para a rápida absorção de pequenas doses, pois a região sublingual apresenta muitos vasos sanguíneos e uma mucosa pouco espessa, o que facilita o mecanismo.


O que é via parenteral direta e indireta?

VIA PARENTERAL INDIRETA Método de administração em que o fármaco é depositado de maneira “paralela” ao TGI e essa deposição nãoseja por meio de uso de injeções. Fármacos podem ser administrados da seguinte maneira: Cutânea, Sprays nasais, Colírios, Inalação, etc.


Sinais mais graves

A alergia provocada por medicamentos também pode levar ao surgimento de anafilaxia, que é uma reação alérgica grave que pode colocar em risco a vida do paciente, que pode apresentar sintomas como:


É possível evitar essa alergia?

A única forma de evitar uma alergia a um determinado medicamento consiste em não utilizar esse medicamento.


Como saber se tenho alergia a algum medicamento

O diagnóstico da alergia a um determinado medicamento, geralmente é feito pelo clínico geral através da observação do historial clínico e dos sintomas desenvolvidos após o uso.


O que é alergia medicamentosa?

A alergia medicamentosa ( alergia a medicamentos ou remédios) é uma reação anormal do sistema imunitário, ou seja, uma reação imunológica, contra um medicamento que o nosso organismo passa a considerar prejudicial, quando na verdade não devia ser.


Principais alergias aos medicamentos

A reação alérgica a medicamentos resulta de uma resposta imunológica anormal dirigida contra os fármacos em causa e pode ser de vários tipos, envolvendo mecanismos “ IgE-mediados ” ou “ não-IgE-mediados ”, com apresentações diferentes:


Riscos na alergia medicamentosa

Habitualmente não é valorizada como uma doença perigosa, mas na verdade pode ser fatal ( risco de morte )! A apresentação clínica da alergia a medicamentos pode ir de ligeira a muito grave.


Porque é importante o diagnóstico?

A ausência de diagnóstico destas reações implica riscos para o doente porque podem ocorrer reações graves. Por outro lado, a incerteza deixa a pessoa ansiosa e preocupada de cada vez que lhe prescrevem um medicamento, sem saber se vai ter reação!


O que fazer se suspeitar de uma reação?

Deve consultar um médico! Deve parar de imediato de tomar o (s) medicamento (s) de que suspeita, e usar medicamentos alternativos. A reação alérgica desaparece, em geral, quando se pára o medicamento, mas pode precisar de tratamento específico para aliviar os sintomas e ajudar a resolver mais rápido.


O que posso fazer para prevenir outra reação?

Deve marcar uma consulta com um Imunoalergologista, de forma a fazer os exames necessários para um diagnóstico correto. Mas e enquanto esse momento não chega? Deve avisar todos os médicos que lhe receitarem medicamentos de que existe essa suspeita.


Conheça o perfil do paciente e a prescrição médica

A administração de medicamentos por diversas vias do organismo deve ser precedida da identificação correta do paciente e de todas as informações detalhadas sobre a aplicação dos medicamentos conforme a descrição.


Entenda as principais vias de administração

A aplicação de medicamentos pode ser feita, basicamente, por três vias, quais sejam: oral, sublingual e parenteral. Para cada uma, existem critérios específicos para sua indicação que estão relacionados ao medicamento e à condição fisiológica do paciente.


Compreenda o papel do enfermeiro na administração de medicamentos

O enfermeiro é o profissional responsável pela administração de medicamentos que foi devidamente prescrita pelo médico e atendida pela equipe de farmácia. É importante ressaltar que o processo de administração necessita da observação de algumas informações para evitar conflitos desnecessários.


Uma questão muito Importante sobre as Principais Siglas e Abreviaturas usadas nas Prescrições Médicas

Siglas e abreviaturas são muitas vezes utilizadas nas prescrições médicas e é muito importante aprendermos o que significam porque, apesar de simplificar a redação das prescrições, podem gerar dúvidas e interpretações equivocadas.


Para Complementar o Conteúdo

Publicamos aqui no site, alguns artigos sobre siglas, abreviações e termos técnicos. Vamos deixar os links abaixo caso queira saber um pouco mais sobre o assunto:


Mas, qual o significado das Siglas dos medicamentos?

Há vários medicamentos que são desenvolvidos para liberar seu princípio ativo diretamente no intestino. Isso pode acontecer por diversos motivos como: princípio ativo (fármaco), pode ser sensível ao ácido do estômago; obter uma melhor absorção do medicamento ou ainda, para proteger o estômago de efeitos irritantes do medicamento.


Significado das Siglas dos Medicamentos

Separei algumas siglas que fazem parte dos nomes dos medicamentos e o que significam para que você saiba o porque destas siglas estarem impressas em suas embalagens.


O que é um raio-X?

Uma radiografia, vulgarmente designada de raio-X ( RX ), consiste num exame de diagnóstico por imagem que utiliza radiação X. Trata-se de um exame de execução rápida e indolor (não provoca dor).


Como funciona o raio-X?

A imagem produzida pelo equipamento de raio X assenta num princípio básico da relação entre os raios que são emitidos e os raios recebidos, após atravessarem determinado material.


Evolução da radiologia convencional

A radiologia convencional utiliza como suporte físico da imagem as tradicionais películas de RX constituídas por cristais de prata estimuláveis pela radiação. No processo de revelação a película passa por diferentes banhos de químicos específicos e vão surgindo diferentes tons de cinzento na mesma, formando a imagem.


Exames Radiográficos

De seguida, mostramos-lhe os tipos de exames de raio-X realizados com maior frequência, descrevendo o que permitem avaliar, as suas indicações e exemplos de patologias.


Como é feito o raio-X?

O RX é realizado por um técnico de radiologia que tem o dever de escolher as incidências mais adequadas à região do corpo em estudo e de acordo com a informação clínica fornecida pelo médico requisitante.


Quem pode realizar o exame?

Qualquer pessoa pode fazer exames de raio-X, contudo, deve haver por parte do médico prescritor um zelo especial no caso das crianças e grávidas ou mulheres que suspeitem de gravidez. Portanto, como existe exposição a uma radiação ionizante o médico deve avaliar a relação risco/benefício do exame.


Riscos da radiação

Todos os dias estamos sujeitos à radiação natural do nosso planeta e por isso existe uma maior preocupação em relação à quantidade de radiação recebida através de meios de diagnóstico e terapêuticos.

image


Conheça O Perfil Do Paciente E A Prescrição Médica


Entenda as principais Vias de Administração


Compreenda O Papel Do Enfermeiro Na Administração de Medicamentos

Leave a Comment