
Qual o conceito de assistente social?
Os assistentes sociais, desta forma, actuam sobre certos factores relacionados com interacções dos indivíduos com o meio envolvente. Pode-se dizer, por conseguinte, que o trabalho de assistência social está orientado para as relações que os sujeitos mantêm com os seus entornos.
O que faz um assistente social na Secretaria de Educação?
O que faz um assistente social na Secretaria de educação? “Basicamente, este profissional pode realizar pesquisas para identificar o perfil da população escolar, atuar contra a evasão de alunos e pela qualidade dos serviços prestados. Também fortalece a gestão democrática e a integração das famílias no cotidiano escolar”, explica.
Como entrar na carreira de assistente social?
Para entrar na carreira de Assistente Social é preciso ter o curso de Serviço Social. Durante o curso, os alunos adquirem conhecimentos sólidos sobre a sociedade em que estão inseridos, assim como políticas públicas. Sendo assim, terá uma componente teórica muito grande nas áreas de teoria política, filosofia, sociologia e economia.
Qual o papel do assistente social na Escola?
O assistente social é o responsável por orientar os diretores, coordenadores, professores, pais e alunos a seguirem e cumprirem um papel social importante para a escola, respeitando e entendendo os direitos que cada um possui e suas responsabilidades no meio educacional, tornando a família e a escola mais próximas, …

Quais são os deveres de um assistente social?
8º – São deveres do assistente social: a) programar, administrar, executar e repassar os serviços sociais assegurados institucionalmente; b) denunciar falhas nos regulamentos, normas e programas da instituição em que trabalha, quando os mesmos estiverem ferindo os princípios e diretrizes deste Código, mobilizando, …
O que é intervenção do serviço social?
A intervenção profissional do assistente social pode ser caracterizada pelo atendimento às demandas e necessidades sociais de seus usuários, que podem produzir resultados concretos, tanto nas dimensões materiais, quanto nas dimensões sociais, políticas e culturais da vida da população, viabilizando seu acesso às …
Quais são os principais desafios da profissão de assistente social?
Os 5 maiores desafios da assistência socialFalta de esclarecimento sobre a função. … Não dar conta de tanto trabalho. … Lidar com público em vulnerabilidade. … Problemas na liberação de recursos. … Dificuldade de acessar quem precisa.
Como deve ser a atuação do assistente social?
Na prática, o que os assistentes sociais fazem é elaborar, coordenar, analisar e executar programas em diferentes áreas, como educação, habitação, assistência social, cultura e saúde. Além disso, são eles que ficam em contato direto com as pessoas em situações de vulnerabilidade.
Quais são os tipos de intervenção social?
Rothmam (1995) apresenta três modelos de intervenção – Planeamento Social; Desenvolvimento Local; Acção Social/ Política – para os quais definiu 12 variáveis que ajudam a caracterizar e a diferenciar cada modelo: Objectivos/ finalidade da acção comunitária; Postulado sobre a estrutura comunitária e a problemática; …
Qual a importância do projeto de intervenção para o Serviço Social?
O projeto de intervenção é um instrumental central para materialização do trabalho dos assistentes sociais, garantindo visibilidade ao exercício profissional nos diferentes espaços, além de contribuir para a permanente leitura dos profissionais sobre o produto do seu trabalho, não só como resposta ao que os …
Quais são os desafios para o assistente social na contemporaneidade?
113), ao profissional assistente social apresenta-se um dos maiores desafios nos dias atuais: desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir pro- postas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano.
São desafios postos a ação profissional do assistente social?
Os Assistentes Sociais que trabalham no CRAS tem muitos desafios a superar, como a falta de autonomia, como IAMAMOTO, (2009) afirma esses profissionais possuem uma autonomia relativa, o clientelismo, a precariedade no local de trabalho também contribui para a superação desses desafios.
Quais os desafios apresentados aos assistentes social e quais atribuições e competências são exigidas aos profissionais?
São competências do assistente social, que a Lei de Regulamentação reconhece: implementar, planejar e avaliar políticas sociais. Mais uma vez se coloca a mediação da política, donde a importância de se problematizar o modelo de política social que se configura como espaço sócio-profissional dos assistentes sociais.
O que faz um assistente social?
O serviço social é fundamental para a ampliação da justiça social, melhora no bem-estar coletivo e diminuição das desigualdades sociais. Essa profissão se utiliza dos conhecimentos de áreas das ciências humanas e sociais, como sociologia, antropologia, psicologia, economia, direito e ciência política.
Quais são as áreas de atuação do assistente social?
Os assistentes sociais podem trabalhar em diversas áreas, seja no setor público, privado ou no Terceiro Setor, como organizações não governamentais (ONGs), entidades filantrópicas, associações civis e fundações.
Qual é o salário de um assistente social?
De acordo com as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), coletados pelo portal Salario.com.br, a média salarial de um assistente social no Brasil é de R$ 2.774,76 para uma jornada de trabalho de 32 horas semanais.
O que é preciso para ser um assistente social?
Para se tornar um assistente social é preciso concluir a graduação em Serviço Social e se registrar no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), o órgão que orienta e fiscaliza a área.
Como é o curso de Serviço Social?
A graduação em Serviço Social é de nível bacharelado e tem duração de 4 anos. Conforme as Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação (MEC), os estudantes de Serviço Social aprendem a identificar as demandas da sociedade, realizar visitas, laudos e perícias técnicas, orientar a população e prestar assessoria e consultoria.
Onde cursar Serviço Social?
Gostou da profissão de assistente social? A graduação em Serviço Social é oferecida por diversas instituições de ensino. Mas, antes de escolher uma faculdade para ingressar, é preciso ver as avaliações da instituição no MEC, conhecer sua estrutura e comparar suas mensalidades.
Como surgiu o Serviço Social?
O Serviço Social no Brasil surgiu na década de 1930, quando o país iniciou o processo de industrialização e urbanização, especialmente na Era Vargas.
O que os Assistentes Sociais Fazem?
Analisam, elaboram, coordenam e executam planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura.
O que faz um Assistente Social?
Um assistente social, como o próprio nome diz, atua na área social da sociedade. Assim, esses profissionais são responsáveis por acompanhar e dar assistência a pessoas com problemas ligados à educação, emprego, moradia, saúde, entre outros.
Como atuar na Assistência Social?
Como muitas outras profissões, a assistência social pede que a pessoa curse uma graduação, em Serviço Social. O curso dura, em média, 4 anos, e trabalha com questões relacionadas à defesa e ampliação dos direitos sociais e efetivação das políticas sociais.
Benefícios da Constelação Familiar para Assistente Social
A Assistência Social pode se beneficiar de muitos outros conhecimentos. Por exemplo, uma técnica terapêutica pode auxiliar o processo de atendimento feito por esse profissional. Muitos são os benefícios que a Constelação Familiar pode trazer ao Assistente Social, mas quero destacar apenas cinco dos principais benefícios:
Um exemplo de caso em que o Assistente Social usará conceitos da Constelação Familiar
Um Assistente Social se depara, todos os dias, com uma diversidade de problemas relacionados às famílias. Um exemplo desses problemas é famílias cujos filhos menores estão em situação de risco.
Sobre a profissão
O assistente social faz a análise, a elaboração, a coordenação e a execução de planos para que as políticas e direitos sociais sejam acessíveis para a população em geral. Ele está presente na aplicação das demandas envolvendo educação, saúde, previdência, habitação e cultura para a sociedade.
Como se tornar um Assistente social?
Para se tornar um assistente social, é necessário concluir o curso superior de graduação em Serviço Social. O curso dura em média quatro anos e fornece a formação adequada para o profissional conhecer a realidade socioeconômica brasileira e construir estratégias para diminuir os danos das desigualdades existentes em nosso país.
O que faz um Assistente Social?
O assistente social tem um conhecimento profundo da realidade social do país, por isso tem habilidades únicas para desenvolver o seu trabalho de ajuda com as populações.
Quais as suas funções
Sem dúvida, a principal função de um assistente social é ajudar as pessoas que estão em situação de risco, ou que não vejam os seus direitos assegurados e respeitados.
Saídas no Mercado de Trabalho
A maioria dos assistentes sociais trabalham no setor público, até porque o serviço social é um direito de todos os cidadãos. No entanto, é possível trabalhar, como já vimos, no setor privado e em organizações não governamentais.
Como entrar na carreira de Assistente Social
Para entrar na carreira de Assistente Social é preciso ter o curso de Serviço Social. Durante o curso, os alunos adquirem conhecimentos sólidos sobre a sociedade em que estão inseridos, assim como políticas públicas.
Onde estudar Serviço Social
Sem dúvida, a carreira de Assistente Social é essencial para garantir uma sociedade justa e com igualdade de oportunidades. Se gosta de defender os mais fracos, se a luta pelos direitos humanos faz parte das suas preocupações, então, esta é uma profissão excelente para si! Uma escolha que é motivo de orgulho, sem dúvida!
O foco da carreira em Serviço Social é prezar pelo coletivo e pela justiça social
Tanto em empresas, em ONGs (Organizações Não Governamentais) e no setor público, o foco do assistente social é trabalhar em prol do bem-estar coletivo e garantir direitos e justiça social para todos os indivíduos.
O assistente social precisa saber lidar com as pessoas e ter controle emocional
Os assistentes sociais trabalham diretamente com pessoas, portanto, saber lidar com diferentes indivíduos e comunidades é imprescindível para esta profissão. Afinal, muitas vezes, esses profissionais precisam conversar com as pessoas para identificar os problemas e encontrar soluções.
O Assistente Social precisa ser um bom comunicador e negociador
Outras características são fundamentais para o sucesso profissional de um assistente social, como ser um bom comunicador e negociador, dois atributos que se complementam e devem ser utilizados concomitantemente.
O serviço social desenvolve um papel fundamental nas políticas públicas
Combater a desigualdade social e proporcionar um acesso democrático aos bens e serviços para toda a população, assim como garantir que os direitos humanos e sociais sejam atendidos é uma questão de políticas públicas.
O curso de Serviço Social é ligado às diretrizes dos Direitos Humanos
A graduação em Serviço Social dura em média 4 anos e a grade curricular costuma ter disciplinas baseadas nas diretrizes dos Direitos Humanos, da Antropologia, do Desenvolvimento Econômico, além dos conhecimentos em Assessoria e Serviço Social.
O profissional precisa se registrar no CRESS (Conselho Regional de Serviço Social)
Como outras carreiras, também é necessário registrar-se no conselho profissional de sua categoria para exercer a profissão. Para os Assistentes Sociais, é exigido o registro no CRESS (Conselho Regional de Serviço Social) do estado onde irá atuar.
Existem diversas áreas de atuação para o assistente social
Além de atuar no setor público, com o planejamento de planos e projetos sociais, como vimos. Os assistentes sociais também podem trabalhar com pesquisas e estudos de campo para perceber a realidade dos indivíduos e comunidades, ingressar em ONGs, fundações e movimentos sociais.
O assistente social é o profissional responsável por elaborar e desenvolver projetos sociais que visem melhorar a vida de pessoas em situações de vulnerabilidade
O trabalho do assistente social é muito importante e está mais próximo da nossa realidade do que você imagina. Ainda assim, poucas pessoas sabem dizer quais são as funções exercidas por esse profissional.
O que faz assistente social?
O assistente social é o profissional responsável por elaborar e desenvolver projetos sociais que visem melhorar a vida de pessoas em situações de vulnerabilidade.
Áreas de atuação do assistente social
Mas, o panorama que traçamos desse profissional é apenas um resumo. O trabalho na assistência social é bastante amplo e apresentaremos as 9 áreas de atuação do assistente social, de acordo com o Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul:
Formação e salário
É exigida a graduação em Serviço Social e inscrição no Conselho Regional de Serviço Social. O curso tem duração de 4 anos e a grade curricular de Serviço Social é constituída por disciplinas como Sociologia, Filosofia, Direitos Humanos, entre outras.
O que estudar para concursos de assistente social?
Na parte de Conhecimentos Gerais são cobrados tópicos de Língua Portuguesa, Matemática e Atualidades. Dependendo do concurso público são exigidos conhecimentos de legislação municipal e estadual.
Quais os principais desafios do assistente social na educação?
O serviço Social na educação ainda encontra um desafio que é o de construir uma prática de qualidade no meio educacional em favor da igualdade e da justiça social. A escola por sua vez encontra o desafio de contornar a grande demanda por vagas que nem sempre são proporcionais aos números disponíveis na rede pública.
Quanto ganha um assistente social na escola?
A média salarial de um assistente social, de acordo com o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), é de R$ 5.000, considerando um momento intermediário da carreira. Os cargos de alto escalão, naturalmente, ultrapassam este valor – a média no auge da profissão é de R$ 6.000.
Como o assistente social poderá contribuir na educação atual?
Sua atuação no contexto educacional pode contribuir para a “efetivação da democratização da educação, ampliando o acesso da população à escola pública, a participação efetiva da comunidade escolar nas esferas de poder decisório da escola, bem como a parceria da escola com a família, a comunidade e a sociedade” (Martins …
